Jornal EFA - AEMRN

Page 4

Página 4

Edição única

A evolução da comunicação Ao longo dos tempos, a comunicação evoluiu paralelamente com a evolução do homem, desde os primórdios da sua existência, até aos dias de hoje. As primeiras formas humanas eram quase isentas de um meio de comunicação, limitavam-se a imitar os sons que a natureza lhes transmitia, ouviam os sons dos animais (predadores e presas), o som da chuva, dos trovões e etc.). A forma de comunicar também evoluiu. A Humanidade teve a necessidade de se exprimir nas mais diversas formas (visual, gestual e verbal, apesar desta última, ser de uma forma muito rudimentar), começou a pintar cenários do seu quotidiano como pinturas de caça, começou a imitar os animais para possibilitar a distinção entre eles, começou a criar algumas palavras. Com a criação dos computadores, o homem evoluiu de outra forma, pois adquiriu a capacidade de emitir e receber mensagens num código comum, pôde partilhar conhecimentos na agricultura, passando pela matemática até à arte. Nos dias de hoje, é extremamente fácil ter acesso aos mais diversos meios de comunicação pois dispomos de inúmeras formas de comunicação tais como Televisão, Rádio, Jornais, Revistas, Livros, Telefone, Internet, Redes Sociais, entre muitos outros. Hoje em dia, é possível receber e emitir informação dos pontos mais remotos do planeta Terra em tempo real, podemos estar no conforto da nossa casa e aceder a todo o tipo de informação através da internet, podemos transportar muita informação num pequeno espaço como um cartão de memória. Em suma, a evolução dos meios de comunicação acompanhou e acompanha ainda hoje a evolução do Homem. Desta forma, verificamos que à medida que o ser humano vai avançando no seu conhecimento e aprofundando as suas capacidades de criação, vai surgindo cada vez mais variados meios de comunicar. Hoje em dia é fácil constatar que o uso dos meios de comunicação permite encurtar as distâncias a nível geográfico com as populações de todo o mundo, enquanto que antigamente os meios de comunicação eram essencialmente para comunicar com a pessoa que estava perante outra.

Dia Mundial da Criança No passado dia 3 de junho comemorou-se o Dia Mundial da Criança, na escola EB de Moure e Ribeira do Neiva. O convite para a festa ficou a cargo da associação de pais e encarregados de educação de Moure, que pretendia dar uma festa às crianças dos jardins de infância, 1º, 2º e 3º ciclos e um conjunto de atividades lúdicas. Esta iniciativa apresentou-se da seguinte forma: “Uma tarde diferente, a partir das 14:30, na escola sede do Agrupamento em Moure, cá estaremos para vos receber, pais, crianças, amigos e restante comunidade escolar para uma tarde com muitas brincadeiras, jogos, comes e bebes, com lanche gratuito para as crianças”. A festa decorreu num grande ambiente de alegria e diversão, onde os mais novos puderam contar com as pinturas faciais (destaque para a forte adesão e para o ambiente de animação que pairava no ar) e os insufláveis disponíveis para dar azo às mais diversas brincadeiras, sempre com muita cor, música e alegria à mistura. As máquinas de diversão Momento Hip Hop faziam as delicias dos mais pequenos. Para os mais graúdos existiam disponíveis mesas de matraquilhos e os mais diversos jogos tradicionais, onde se assistiam a acesas disputas, sempre envoltas num grande clima de respeito e alegria. Por volta das 16h e para o entusiasmo de muitos, assistiu-se ao workshop de Hip-Hop que fez saltar do lugar muitos dos “festeiros” presentes. O momento foi talvez o mais apreciado da tarde. Logo de seguida veio a parte mais importante da festa, o lanche, o verdadeiro descanso do guerreiro, o carregar de baterias para mais uma maratona de diversão, em que os mais novos se deliciaram com os cachorros e refrigerantes, entre outras surpresas que a organização disponibilizou. Não podemos deixar de falar dos animadores presentes que muito contribuíram para o sucesso da festa e também para a excelente organização da associação de pais e encarregados de educação de Moure. Associação de Pais e Encarregados de Educação


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.