PNSPS
ANO 1 | EDIÇÃO 3 | FEVEREIRO 2014
Editorial 30 anos da presença Missionária Redentorista, da Província de Porto Alegre em Belém “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu para anunciar a boanova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista, para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano de graça do Senhor” (Lc 4, 16-21) “2014 - O ano da graça do Senhor” 2014 um ano cheio da Graça do Senhor! A Congregação do Santíssimo Redentor (Padres Redentoristas), fundada por Santo Afonso Maria de Ligório, completa 120 anos de presença e evangelização no Brasil, tem seu início com a chegada dos missionários alemães em Aparecida – SP em outubro de 1894 e logo em seguida, chegando a outros lugares do Brasil. Em 1943 chegam os primeiros Missionários Redentoristas na Amazônia, um grande desafio até então para esses valorosos homens. Foram os padres André Joerger, João McCormick, José Buhler, José Ehvorthy e Jaime Martino e o Irmão Cornelius Ryan.Estes laboriosos filhos de santo Afonso fundaram casas missionárias em Manaus (1944), CoariAM (1945), Belém do Pará-PA (1948), Manacapuru-AM (1949). Nestas cidades, nas periferias e nas povoações ribeirinhas, os redentoristas pioneiros prosseguiam com simplicidade de vida, dedicação e com a teimosia de bons missionários. Assim foram conquistando a confiança e o coração de toda aquela gente. A Unidade Redentorista no Rio Grande do Sul iniciou-se em 1920 com o grupo vindo da Unidade de São Paulo, com o intuito de começar um centro de irradiação missionária. Em 1984 chegam a Belém os missionários redentoristas da Província de Porto Alegre e assumem a missão em Belém. Naquele ano assumia como Pároco o Pe. Altamiro Rossato (hoje Arcebispo Emérito de Porto Alegre - RS). Contou ainda com os seguintes missionários: Pe. José Vogel e Pe. Silvio Copetti, que formaram a primeira equipe missionária Redentorista em Belém. (Continua na próxima edição)
PALAVRA DO PÁROCO
Revitalização da Igreja Matriz
H
á longos anos nossa Igreja Matriz, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, se tornou lugar de peregrinação e oração dos fiéis e devotos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. É um espaço que reúne pessoas de todos os locais da grande Belém e outras cidades. A Novena é marca registrada na vida desta Igreja. A primeira novena em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, foi rezada em 21/12/ 1947. Esta devoção é passada de geração em geração e ainda hoje continua a reunir fiéis. Nós, enquanto Igreja dizemos: “os devotos da Mãe do Perpétuo Socorro continuam fiéis”. Diante desta fidelidade dos devotos, chegou o momento que muitos estavam esperando. A mais de um ano e meio vem sendo estudado a questão de fazer melhorias, mas como sempre, devemos ter certos cuidados e não se afobar. Começou a reforma dos bancos e ao mesmo tempo, a reforma da Capela do Santíssimo, anexa a matriz. Vendo também a necessidade de melhorar, o som da igreja foi trocado. Por fim, deu-se inicio à elaboração dos projetos de revitalização do espaço interno da Igreja matriz: acústica (colocação de um forro apropriado), colocação do piso e mudança de todo o presbitério (o que chamamos popularmente de altar). E concluída esta parte, chegará o momento da colocação do ar condicionado: climatização da Igreja. Temos a certeza que é um projeto audacioso, arrojado, mas devemos começar. Contamos com a ajuda de todos os devotos e fiéis para este trabalho. Tenho a certeza que ficará muito bonita e aconchegante a nossa Igreja. É claro, sem mudar o seu formato, os seus arcos e seus santos. Apenas o que se quer: “é dar mais vida e valorizar o que esta Igreja tem de melhor e único”.
Padre Radamés A. Centenaro
Hora Santa
de Adoração ao Santíssimo Sacramento Matriz: Quintas-Feiras às 17h00 e às 20h00 Com. Sagrada Família - 1ª Quinta-Feira do mês às 19h30 Barreiro (todas as Comunidades) - Quintas-Feiras às 19h00 ‘‘Me contaram que o Senhor ia passar E que havia uma chance de eu poder enxergar...’’
Luiz Castro (Carlinho)