Page 1

PNSPS

ANO 1 | EDIÇÃO 3 | FEVEREIRO 2014

Editorial 30 anos da presença Missionária Redentorista, da Província de Porto Alegre em Belém “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu para anunciar a boanova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista, para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano de graça do Senhor” (Lc 4, 16-21) “2014 - O ano da graça do Senhor” 2014 um ano cheio da Graça do Senhor! A Congregação do Santíssimo Redentor (Padres Redentoristas), fundada por Santo Afonso Maria de Ligório, completa 120 anos de presença e evangelização no Brasil, tem seu início com a chegada dos missionários alemães em Aparecida – SP em outubro de 1894 e logo em seguida, chegando a outros lugares do Brasil. Em 1943 chegam os primeiros Missionários Redentoristas na Amazônia, um grande desafio até então para esses valorosos homens. Foram os padres André Joerger, João McCormick, José Buhler, José Ehvorthy e Jaime Martino e o Irmão Cornelius Ryan.Estes laboriosos filhos de santo Afonso fundaram casas missionárias em Manaus (1944), CoariAM (1945), Belém do Pará-PA (1948), Manacapuru-AM (1949). Nestas cidades, nas periferias e nas povoações ribeirinhas, os redentoristas pioneiros prosseguiam com simplicidade de vida, dedicação e com a teimosia de bons missionários. Assim foram conquistando a confiança e o coração de toda aquela gente. A Unidade Redentorista no Rio Grande do Sul iniciou-se em 1920 com o grupo vindo da Unidade de São Paulo, com o intuito de começar um centro de irradiação missionária. Em 1984 chegam a Belém os missionários redentoristas da Província de Porto Alegre e assumem a missão em Belém. Naquele ano assumia como Pároco o Pe. Altamiro Rossato (hoje Arcebispo Emérito de Porto Alegre - RS). Contou ainda com os seguintes missionários: Pe. José Vogel e Pe. Silvio Copetti, que formaram a primeira equipe missionária Redentorista em Belém. (Continua na próxima edição)

PALAVRA DO PÁROCO

Revitalização da Igreja Matriz

H

á longos anos nossa Igreja Matriz, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, se tornou lugar de peregrinação e oração dos fiéis e devotos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. É um espaço que reúne pessoas de todos os locais da grande Belém e outras cidades. A Novena é marca registrada na vida desta Igreja. A primeira novena em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, foi rezada em 21/12/ 1947. Esta devoção é passada de geração em geração e ainda hoje continua a reunir fiéis. Nós, enquanto Igreja dizemos: “os devotos da Mãe do Perpétuo Socorro continuam fiéis”. Diante desta fidelidade dos devotos, chegou o momento que muitos estavam esperando. A mais de um ano e meio vem sendo estudado a questão de fazer melhorias, mas como sempre, devemos ter certos cuidados e não se afobar. Começou a reforma dos bancos e ao mesmo tempo, a reforma da Capela do Santíssimo, anexa a matriz. Vendo também a necessidade de melhorar, o som da igreja foi trocado. Por fim, deu-se inicio à elaboração dos projetos de revitalização do espaço interno da Igreja matriz: acústica (colocação de um forro apropriado), colocação do piso e mudança de todo o presbitério (o que chamamos popularmente de altar). E concluída esta parte, chegará o momento da colocação do ar condicionado: climatização da Igreja. Temos a certeza que é um projeto audacioso, arrojado, mas devemos começar. Contamos com a ajuda de todos os devotos e fiéis para este trabalho. Tenho a certeza que ficará muito bonita e aconchegante a nossa Igreja. É claro, sem mudar o seu formato, os seus arcos e seus santos. Apenas o que se quer: “é dar mais vida e valorizar o que esta Igreja tem de melhor e único”.

Padre Radamés A. Centenaro

Hora Santa

de Adoração ao Santíssimo Sacramento Matriz: Quintas-Feiras às 17h00 e às 20h00 Com. Sagrada Família - 1ª Quinta-Feira do mês às 19h30 Barreiro (todas as Comunidades) - Quintas-Feiras às 19h00 ‘‘Me contaram que o Senhor ia passar E que havia uma chance de eu poder enxergar...’’

Luiz Castro (Carlinho)


N

Solidariedade Redentorista

o dia 19 de Janeiro, a Guarda de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizou mais uma ação de solidariedade e fraternidade junto aos desabrigados pela erosão do Rio Maratauíra em Abaetetuba. Doações de roupas e alimentos foram entregues na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, um dos pontos de arrecadação na cidade. Ao visitarem o local, puderam sentir a triste realidade do ocorrido e além de doações materiais, o grupo está em oração por aquelas famílias e continuarão a fazer campanhas de ajuda para quem precisa. A Juventude Redentorista, após uma abrangente campanha de arrecadação entre nossos paroquianos, também esteve junto aos desabrigados levando doações materiais e, com seu dinamismo, esperança de dias melhores. PARABÉNS!

Grupo de Oração Terço dos Homens

O

Grupo de Oração Terço dos Homens realizou em nossa Paróquia no dia 19/01 um encontro de espiritualidade e estudos para estruturação de suas atividades para 2014. As Paróquias da Região Santa Cruz estiveram presentes com seus coordenadores e membros do GOTH. O encontro foi marcado por testemunhos e palestras que destacaram a importância da oração em família e na Igreja. Padre Radamés Centenaro acompanhou as atividades e encerrou esta manhã com a Celebração Eucarística. O encontro do GOTH da região metropolitana está previsto para maio deste ano. Terço dos Homens na Matriz - Segundas-Feiras após a Missa das 19h00.

Congregação Redentorista, CSsR. A casa Redentorista de nossa Mãe do Perpétuo Socorro recebeu em Janeiro os padres Inácio e Ênio, da Provincia de ós, Porto Alegre, que vieram somar nas a t i v i d a d e s d o S a n t u á r i o e m missionários, nos colaboração aos seus confrades no sentimos bem no acolhimento e atendimento aos fiéis, Novenas e atendimento no Missas, e encaminhar a Missão Redentorista de Bujaru que será Santuário. Aqui realizada nos próximos meses de acontece um grande trabalho de evangelização e alegria da vivência da fé cristã por meio da Outubro e Novembro. Padre Ênio e Padre Inácio retornaram ao Rio Grande devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.’’ do Sul no dia 29/01. Palavras dos confrades à equipe Anunciai!

N

Santa Rita

Missa da Família

A Comunidade Santa Rita de Cássia celebrou com grande alegria no dia 19/01, a bênção do Sacrário em sua Capela. Padre Radamés Centenaro exortou a importância de ter o lugar do Santíssimo Sacramento na Comunidade, como devemos cuidar, respeitar e valorizar o local onde o Corpo de Deus está guardado. Por fim, abençoou, também, as salas multiuso que estão localizadas na parte de trás do prédio principal.

Em preparação para o Ano Eucarístico 2016, as Comunidades Santíssimo Redentor, Santo Antônio de Pádua, São Francisco de Assis e Santa Maria, conjuntamente, realizarão toda última quinta-feira do mês às 20h00, a Santa Missa com as Famílias. O local será a Capela da Comunidade Santíssimo Redentor por ter maior espaço. Na Comunidade São Benedito as Missas acontecem na última quinta-feira do mês às 20h00 e a Novena de São Benedito todas as sextasfeiras às 19h00. “O Rosário é a homenagem mais agradável à Mãe de Deus”. Santo Afonso

CATEQUESE MISSIONÁRIA

Apresentação do Senhor A festa da Apresentação de Jesus no Templo, dia 2 de fevereiro, está em união com a festa do Natal, pois, pela Lei, “depois da purificação da mãe e do menino, todo primogênito masculino deveria ser consagrado ao Senhor” (Ex 13,2). Jesus cumpriu todas as leis e costumes de seu povo. Esta festa não pretende descrever o fato, mas dizer que Jesus é consagrado ao Pai. A Apresentação de Jesus relata como cantamos, no salmo vinte e três, a gloriosa entrada de Deus no Seu templo: “Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto antigas portas, a fim de que o Rei da glória possa entrar!”. Esta é a glória predita pelo profeta quando se reconstruía o templo: “A glória futura deste Templo será maior do que a passada, disse Javé dos Exércitos, e neste lugar eu darei a paz - oráculo do Senhor " (Ag 2,9). Jesus veio trazer a paz (Lc 19,42). Jesus é levado ao Templo para ser apresentado ao Senhor. O verbo apresentar tem conotação sacrifical. Como o primogênito pertencia a Deus e deveria ser entregue em sacrifício, é resgatado (Ex 13,11-15), por ser pobre, por dois pombinhos. O Menino é oferecido a Deus, por Lhe pertencer. Por que o primogênito pertencia a Deus? No Egito, no momento da morte dos primogênitos, os filhos dos hebreus foram poupados. Como passaram a pertencer a Deus, deviam ser adquiridos através do sacrifício. Para Lucas Jesus não é resgatado, pois continua pertencendo a Deus. A narrativa da Apresentação se encerra com uma curiosa presença de dois anciãos. Simeão é justo e piedoso. Ana servia a Deus com jejuns e orações. Simeão era cheio do Espírito Santo e pôde identificar em Jesus, o Messias. Maria, José e os dois anciãos representam o “resto fiel – os pobres de Javé” que mantiveram a fé na esperança do Messias e O acolhem. A festa, em sua conclusão, mostra a necessidade de envelhecer vivendo a fé, deixar-se guiar pelo Espírito Santo, ouvi-Lo e distingui-Lo no meio dos rumores e saber entregar a vida após ter visto a salvação. Como Ana, contar a todos a alegria de ter encontrado o Messias, a Igreja é convidada a dar proteção e saber aproveitar-se dos bens espirituais que acumularam. Todos são convidados a crescer como Jesus em todas as dimensões. Só assim poderemos amadurecer na fé como Padre Luiz Carlos, CSsR. consagrados a Deus.


PASTORAL FAMILIAR Preparação para a Vida Matrimonial. Nos dias 14, 15 e 16 de março, acontecerá na Igreja Matriz o primeiro curso de noivos de 2014. As inscrições ocorrerão no período de 20/01 a 01/03 na Secretaria da Paróquia.

Tema: Mãe do Perpétuo Socorro modelo de vocação. Lema: Na humanidade de Maria respondemos ao chamado do Redentor. Com alegria e expectativa, estamos lançando o Concurso para a criação do cartaz da Festividade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Objetivo Geral: Celebrar com alegria e comunhão a Festividade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, tornando esse momento marcante na vida dos fiéis. Os trabalhos deverão ser entregue entre os dias 18 de Janeiro e 11 de Fevereiro. Maiores informações no site: www.paroquiansperpetuosocorro.com.br/mural

Nos passos do Redentor

Padre Paulo Cruz Padre Paulo Humberto Cruz será empossado Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Distrito Industrial, no dia 09 de Fevereiro. Padre Paulo já esteve à frente de nossa Paróquia e desejamos a ele muita luz, sabedoria e prosperidade em sua nova missão.

FESTIVIDADE Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes «Na humanidade de Maria, celebramos a libertação da pessoa humana»

Suriname

com Padre Antônio Zanini

02 de Fevereiro - Procissão Luminosa Missa Solene com D. Teodoro Tavares

Feliz Aniversário

C

heguei dia 13 de janeiro, Padre Crhoon me buscou no aeroporto: 1h de Paramaribo... Uma boa recepção com cerveja. Por enquanto, é fazer comunidade com os Redentoristas, Padre Gilson e Ir. George, atender a comunidade brasileira que são 40000hab dispersos na grande cidade. Além disso, teria milhares nos garimpos, os crentes já estão lá. Iniciamos a novena numa igreja emprestada, onde também é celebrada Missa aos domingos às 8h. O povo vem chegando. Agora ganhamos um terreno onde está sendo construído o Centro Paroquial, com quartos em cima, medindo 25 por 15m. Dois comerciantes doaram tudo, bom né? Em março estará pronto, logo se iniciará a Igreja, já com muito material doado. Querem aprontar até outubro para a festa do círio, padroeira... Nossa Senhora de Nazaré. A maioria é do Pará e Maranhão. É desafiador. São chineses, javaneses, holandeses, negros, mas a maioria é de brasileiros. Línguas difíceis, pra mim só o português mesmo... Isso aí... o reino de Deus espera e caminha... Abraços... Padre Antônio, CSsR.

ÀS 18h00.

Padre Hélio Bosse 19/02 "Se o amor de todas as pessoas, todos os anjos, todos os santos fossem colocados juntos, eles não se igualariam à menor parte do amor de Deus por você". Santo Afonso

VOCACIONAL

PARABÉNS!

www.paroquiansperpetuosocorro.com.br/vocações

Ano Vocacional Com. São Benedito «O Redentor te chama pelo nome. Sê forte na fé e alegre na esperança»

de 16 de Fevereiro a 02 de Março

Carna Christi, Tarde Vocacional, Noite Cultural Novenas, Visitas e muito mais! Programação no site: www.paroquiansperpetuosocorro.com.br/mural

ATENÇÃO CATEQUISTAS Formação ANO VOCACIONAL Dia 07 das 19 às 21:30hs. Dia 08 das 14 às 18hs. Dia 09 das 08 às 12hs.


www.paroquiansperpetuosocorro.com.br/artigos

PAPA FRANCISCO

O Vaticano divulgou a mensagem do Papa Francisco para o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O tema da mensagem, conforme já havia sido anunciado, é “Comunicação ao serviço de uma autêntica cultura do encontro”. Francisco adotou a parábola do Bom Samaritano para explicar como a comunicação pode estar a serviço da cultura do encontro. “Na realidade, quem comunica se faz próximo. E o bom samaritano não só se faz próximo, mas cuida do homem que encontra quase morto ao lado da estrada (…) Comunicar significa tomar consciência de que somos humanos, filhos de Deus”. “É importante a atenção e a presença da Igreja no mundo da comunicação, para dialogar com o homem de hoje e levá-lo ao encontro com Cristo. Uma Igreja companheira de estrada sabe pôrse a caminho com todos”. Leia na íntegra no site da Paróquia

Vale a pena saber Estão abertas as inscrições para os cursos à distância da Eletronorte (DTCOM) e do "Curso de Informática Básica" do programa Tele centros br Rede até 07.02.2014. Início das aulas: 10.02.2014. O curso é mensal e gratuito. Local: Rod. Artur Bernardes s/n (Sede da Eletrobrás-Eletronorte) Falar com Catarina do Socorro Fernandes Teles GERÊNCIA DA QUALIDADE E INFRAESTRUTURA (91) 32571966 R-8256 catarina.teles@eletronorte.gov

Espaço Criança

Notas... Parabéns a Equipe de Missa com Crianças (EMCRI) pelos 39 anos de trabalho, dedicação e amor. Parabéns a todos que participaram do Retiro Espiritual anual da Com. São Benedito no dia 19/01. Desejamos prosperidade e sucesso a todos que fazem a PAMEN. Parabéns pelo encontro arquidiocesano realizado em nossa Paróquia.

14 anos

ASSOCIAÇÃO DE OBRAS SOCIAIS NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Ambulatório N. S. Perpétuo Socorro Rod. Arthur Bernardes, 430 - Telégrafo - Belém - Pará Telefones: (91) 3233-3797 / 3254-5212 Seminário Nossa Senhora do Perpetuo Socorro Travessa Coronel Luiz Bentes, n 36 Telegrafo - Belem/PA. CEP 66113-080 Fone: (91) 3233 0894 - (91) 8217 5359 Falar com Pe Ezequiel Bridi/ Promotor vocacional

Seja um Parceiro! Anuncie e/ou fale conosco 3233-1797 8293-6110 / 8192-8388 anunciai7@hotmail.com

Ser guarda é dizer como Maria: Eis aqui os servos do Senhor. Faça-se em nós segundo a vossa palavra; Agradecemos a cada um, cada uma pela missão acolhida. A todos vocês, parabéns!

De 26 a 29 de dezembro de 2013 aconteceu a primeira Festividade da Sagrada Família. Em um período imprensado entre as festas de Natal e Ano Novo, a participação da comunidade superou a expectativa das lideranças que, em sua avaliação, concluiu que tudo foi “muito bom” e que a próxima será, também, de muito sucesso. Parabéns à Comunidade e suas lideranças.

Dia-a-Dia Paroquial Novena em Honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Terças-Feiras de 06h00 às 21h00 | Confissões de 07h00 às 21h00 Missas: Segunda, Quinta, Sexta e Sábado às 19h00 Terça-Feira: 05h30, 06h30 e 17h30 Domingo: 07h00, 08h30, 17h30 e 19h00.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós! Equipe Anunciai!: Pe. Radamés Centenaro | Pe. Ezequiel Bridi | Pe. Benedito Santos Dora Rodrigues | Elielson Neves | Erinaldo Ramos | Jéssica Fiel | Luiz Castro (Carlinho) | Tomás Alexandre Informativo mensal da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Rod. Arthur Bernardes, 459 - Telégrafo - Fone: (91) 3233-1797

www.paroquiansperpetuosocorro.com.br

anunciairedação@live.com perpetuosocorropa PascomNSPSPA @ParoquiaNSPSPA

Anunciai! 3ª edição  

Boletim Informativo da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Belém do Pará

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you