ANO 1 | EDIÇÃO 11 | OUTUBRO 2014
PNSPS PALAVRA DO PÁROCO
Editorial “Maria de Deus, Maria da gente, Maria da singeleza da flor. Vem caminhar, vem com teu povo, de quem provastes a dor!”
Maria de Deus, Maria da gente. Esta é certamente, a maneira mais carinhosa de chamarmos a nossa Mãe! E quando chega outubro não há filho que não a chame assim. Eis Outubro, e outubro de todas as Marias! Marias do povo simples, da catequese, da missão, da libertação, do amor, da Amazônia e do Brasil. Maria que tem um papel importantíssimo na redenção, nosso primeiro Sacrário, a primeira que nos apresentou Jesus para ser adorado! Somos todos filhos e filhas de Maria, trazemos essa herança deixada por Jesus como sua prova de amor de não nos deixar órfãos: “Mulher eis aí teu filho, filho eis aí a tua Mãe” (Jo 19,26-27). Com essas palavras Jesus nos dá Maria como mãe nossa e assim, não temermos em tê-la como Mãe. Celebremos mais um mês de Maria. Celebremos a Mãe Aparecida e a Mãe de Nazaré. Celebremos a Mãe de Jesus. Celebremos Maria que caminha com seu povo, com seus filhos e filhas, que não se cansam de pedir sua intercessão junto ao seu Filho Jesus, e por ela recebermos todas as graças do céu. No dia 12 de outubro seremos duplamente abençoados, pois os filhos terão dois imensos encontros com a Mãe. E ao encontrarmos a Mãe, também encontramos com o Filho. Jesus, que nos braços da Virgem Mãe nos derrama, abundantemente, bênçãos e mais bênçãos. Que Maria nos leve no seu colo também. Que nossa Mãe Aparecida nos conceda todas as graças e rogamos por ela pelo nosso Brasil, do qual Ela é Padroeira. Pois quanto a nós, filhos e filhas desta Amazônia mariana, com todo amor e carinho, pedimos à nossa Mãe de Nazaré que interceda ainda mais por nós... Vem Maria de Deus, vem caminhar com teu povo que te espera nesta imensa demonstração de fé, nos leve ao encontro do teu Filho, nos leve a Jesus!
O que dizer deste ato de fé dos paraenses, o Círio? Está sendo realizado no Pará há mais de dois séculos, momento que encanta os paraenses e também o mundo. É uma ação que mexe profundamente com a vida e o ritmo do povo cristão. É hora de celebrar com a Mãe de Nazaré, com familiares e com os amigos, é o Círio. De mãos erguidas e de pés descalços, lá se vão homens, mulheres, jovens e crianças. Em todo o percurso os fiéis fazem manifestações de fé, enfeitam ruas, fachadas de empresas, prédios, casas, soltam fogos em homenagem à Santa. Mãos erguidas saudando a Mãe que ali passa, agradecendo, pedindo ou somente olhando. Os pés descalços mostram a realidade sofrida de cada um que vive na simplicidade, sabendo que pouco tem, mas sabe partilhar. Certamente este devoto de Nossa Senhora de Nazaré aprendeu bem a lição de ser um bom filho, ouvindo sua mãe e fazendo tudo que ela pede. As emoções estão sempre à flor da pele. Uma procissão que reúne milhares de pessoas sem distinção de cor, raça ou nível social, por um único motivo e sentimento, a fé, é a certeza e a confiança de que Deus as ouviu, através da Mãe de Nazaré. Estes devotos ali, diante da Berlinda, observam atentos à passagem da Mãe, com gestos de amor e respeito, navegando no imenso mar de gente que se forma nas ruas de Belém. Tudo isto não teria sentido, se não, como pai, mãe ou avós, não fizessem a sua parte. Desde cedo, ensinar a criança a olhar e a amar Nossa Senhora de Nazaré, fazê-la perceber que a cada outubro que começa, a família se reúne, reza, chama os amigos e prepara pratos saborosos para o "almoço do Círio"; que neste tempo, não podemos deixar de participar dos grupos do novenário nas casas, de ir lá, escutar a Palavra de Deus, viver o sentido da espera pelo grande dia da maior procissão do Brasil, pensando em como irei pagar minha promessa por graça alcançada. Os pequeninos precisam sentir isto na pele todo ano, para que eles possam ensinar, também aos outros, esta devoção. Portanto, digo que viver o Círio, é agradecer a Deus por nos ter dado Maria como mãe. Uma mãe que, por ser dócil, generosa, espalha sua docilidade e generosidade aos seus filhos e filhas dispersos pelo mundo afora. Mãe de Nazaré, olhe por este povo que te saúda descalço e de mãos erguidas, olhe por nossas famílias, ensina-nos a rezar! Derrama suas bênçãos sobre nossa querida Belém do Pará, sobre o Brasil e o mundo e dá-nos a Paz do Teu Jesus. Feliz Círio!
Luiz Castro
"Colabore com fé e
perseverança para termos um
Santuário que evangeliza."
Padre Radamés A. Centenaro, CSsR.
Faça sua doação através dos envelopes entregues na Secretaria Paroquial ou em depósito bancário: Banco do Brasil Agência: 3372-3 (Senador Lemos) C/c: 54.744-1 Razão Social: Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro www.paroquiansperpetuosocorro.com.br/mural www.fb.com/CampanhadosDevotosNSPS