Paróquia Nossa Senhora da Luz
Boletim Informativo Paroquial
https://www.facebook.com/PasComLuz • www.arquidiocese.org.br
ANO XVI - Edição 237
Rio de Janeiro, agosto de 2017
TODOS OS PAIS DE DEUS O
mês de maio é um mês notadamente: mulher, já o mês de agosto é o mês mais masculino de todos. É nesse mês que celebramos o dia dos pais. Para muitos de nós, Pai significa muito, muito mesmo. Nosso porto seguro, nossa mão firme, nosso herói, nossa melhor memória. A todo o momento em nossas orações, clamamos por ele: “pai nosso, que estás nos céus ...” na terra também. E na Bíblia? Onde estão os pais? São tantas as passagens que nos mostram como os pais são importantes, que nesse espaço faltariam linhas para rendermos homenagens a esses homens que fizeram a história santa de Deus. Adão foi o primeiro dos pais narrado no livro santo, sua desobediência no Jardim do Éden fez nascer nossa paternidade, infelizmente seus filhos deixaram um legado de dor e sofrimento para a humanidade. Depois Noé. Foi ele o pai de uma nova humanidade, depois de um período de pecado, ele faz nascer uma nova esperança graças a sua dedicação. A história de Abraão é muito rica, ele é “o pai de todos que tem fé”, assim chamado pela própria Bíblia. E seu nome, mudado pelo próprio Jeová, de Abrão para Abraão, significa: “PAI de uma multidão”. Ele não tinha filho, mas uma geração nasceria dele, e com 100 anos Jeová deu a ele e a Sara seu filho Isaque. Em Isaque Abraão dá a maior prova de amor a Deus, prestes a sacrificar seu filho, um anjo segurou sua mão e as promessas de Deus se cumpriram. Seu filho Isaque foi um dos patriarcas da nação de Israel, teve dois filhos Esaú e Jacó.
Jacó não era o filho preferido de Isaque, mas era de Rebecca. Essa não preferência fez nascer em Jacó inveja do irmão que até se fez passar por ele no leito de morte de seu pai, sendo abençoado no lugar do irmão. Quando Esaú soube quis mata-lo e ele partiu para terras distantes. Bem mais tarde e rico voltou para terras de seu pai. Ao retornar foi obrigado a lutar com um homem e depois de vencido recebeu o nome de Israel. Ele e seus 12 irmãos foram os patriarcas das 12 tribos de Israel. Jacó teve 11 filhos, mas seu preferido era José, isso gerou inveja e ira nos irmãos que o venderam como escravo para o Egito. Para Jacó eles disseram que ele morreu. José se tornaria o Governador de todo o Egito, pois tinha um extraordinário dom de previsão e salvou o Egito da fome. Anos depois ele conseguiu fazer os irmãos confessarem o que fizeram, perdoou-os e uniu todos na terra do Egito. Outro pai famoso é o Rei Davi, pai de Salomão e o matador do gigante Golias. Teve um filho de adultério e Deus o castigou, com a morte desse filho. Foi um Rei excelente, mas teve vários problemas com sua família. Ele,
como todos nós tinha muitos defeitos, mas amava a Deus e se arrependia com humildade e de todo seu coração. José o pai adotivo de Jesus, descendente da casa de Davi, é a imagem do pai amoroso e zeloso, trabalhador e chefe de família deixanos a imagem do provedor. Em um tempo em que o adultério era condenado com a morte, acolheu Maria como esposa e aceitou o filho divino como se seu fosse. Padroeiro dos trabalhadores, ele é também o padroeiro da família. Tantos são os pais da Bíblia, que merecem destaque pela sua figura de pai, mas um tem o papel fundamental de pai amoroso, misericordioso, provedor, cuidadoso e acima de tudo acolhedor, o PAI do Filho Pródigo. Ele é o exemplo de generosidade, desprendimento e justiça quando seu filho pede em vida sua herança, ele entrega grande soma em dinheiro, mesmo sabendo que poderia perdê-la, ele assim o fez. Ele é a figura do pai misericordioso que o recebe de volta correndo ao seu encontro e devolve a dignidade de um filho maltrapilho e derrotado. Ele é o sábio mentor quando convence o filho mais velho de que aquele outro filho estava morto e agora está vivo e que tudo o que possui é por direito seu uma vez que o outro já dispôs de sua parte. Pai todo poderoso, abençoa todos os pais derramando sobre eles a sabedoria necessária, a misericórdia plena, o amor incomparável e a paz acolhedora em sua tão divina tarefa de ser PAI. (Fonte: Bíblia Ave Maria)
Paulo Mesquita
Cidadão: Os Sete Dons Do Espírito Santo.
Pastoral: Ministério Do Acolhimento.
Formação: São Tarcísio: O Mártir Da Eucaristia.
Ora Da Verdade: A Importância De Protegermos Nossas Florestas.
Orientação: Mil Razões Para Viver.
Reflexão: Santa Clara De Assis.
49