O CONSOLO DE DEUS NA ORAÇÃO (Frei Ignácio Larrañaga - Encontro) Em meio a tantas dificuldades, exigências e desafios neste mundo, chegamos em nossas casas mais cansados e, junto com o cansaço, a ansiedade, a preocupação e desanimo. Como falamos na semana passada, não existe problemas que o nosso Deus não seja maior, pois para todos as perguntas, problemas... a resposta está em Deus. Então, que tal uma conversa com Ele todos os dias antes de dormir? Que tal falar com Ele sem interesses, mas como um filho que gosta de falar com o seu pai? Nestas noites mais difíceis, segue uma oração que irá ajudar muito no descansar e em ficar com o coração unido à Deus: Meu Pai, agora que as vozes silenciaram e os clamores se apagaram, aqui ao pé da cama minha alma se eleva a Ti, para dizer: Creio em Ti, espero em Ti, e amo-te com todas as minhas forças, glória a Ti, Senhor! Deposito nas tuas mãos a fadiga e a luta, as alegrias e desencantos deste dia que ficou para trás. Se os nervos me traíram, se os impulsos egoístas me dominaram se dei lugar ao rancor ou à tristeza, perdão, Senhor! Tem piedade de mim.
Se fui infiel, se pronunciei palavras em vão, se me deixei levar pela impaciência, se fui um espinho para alguém, perdão Senhor! Nesta noite não quero entregar-me ao sono sem sentir na minha alma a segurança da tua misericórdia, a tua doce misericórdia inteiramente gratuita. Senhor! Eu te agradeço, meu Pai, porque foste a sombra fresca que me cobriu durante todo este dia. Eu te agradeço porque, invisível, carinhoso e envolvente, cuidaste de mim como uma mãe, em todas essas horas. Senhor! Ao redor de mim tudo já é silêncio e calma. Envia o anjo da paz a esta casa. Relaxa meus nervos, sossega o meu espírito, solta as minhas tensões, inunda meu ser de silêncio e de serenidade. Vela por mim, Pai querido, enquanto eu me entrego confiante ao sono, como uma criança que dorme feliz em teus braços. Em teu Nome, Senhor, descansarei tranquilo. Amém.
9 SINAIS QUE INDICAM A URGÊNCIA DO DESCANSO (A Mente é Maravilhosa) Muitos de nós nos achamos verdadeiros 5. Você está sempre pensando no trabalho super-homens e mulheres maravilhas, que 6. Você está sempre de mau humor suportamos com muita facilidade as 7. Você tem dificuldade para lembrar dificuldades e conseguimos fazer mais que informações os outros, controlando, agitando e colhendo 8. Sua saúde está deteriorada - A fadiga progressivamente os frutos do trabalho. Mas, este corpo no qual te encontra, tem contínua e o estresse afetam o sistema imunológico seus limites e ele dispara diversos sinais, para 9. Você comete cada vez mais erros que possamos prestar atenção para Mas, quando falamos de descanso, é física e seguirmos o caminho completo, ou mentalmente. Portanto, é necessário que pararmos no meio da estrada. Portanto, também deixemos a ansiedade de lado, de pensar leia atentamente estes sinais e se quiser mais só no problema que nos atinge. Muitos problemas são resolvidos no descanso, sem pedirmos, pois a detalhes, veja no nosso site: 1. Você se sente cansado, mais cansado do mente, assim como o nosso corpo, se organiza e que o habitual - Estar cansado devido a um vence o problema. Muitos casais que querem também só conseguem quando esforço físico ou mental prolongado e/ou intenso “engravidar” é normal. O que não é normal é prolongar esse relaxam... Dê um tempo para si, viaje, se possível. Veja coisas cansaço dia após dia. que não liguem ao seu dia a dia. Se não 2. Você não consegue aguentar o dia sem diferentes der um tempo para você, pode ser que o tempo estimulantes lhe cobre um período maior, por causa de doenças 3. Você tem muita dificuldade em manter e outras coisas piores. a concentração Rezem e se entreguem ao silêncio do corpo e da 4. Você trabalha cada vez mais - Trabalhar alma. Deixem-se sentir vazios e entregues à providência. mais tempo não significa fazer mais __ Pastoral da Comunicação - Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória Pároco - Padre Geovane Ferreira Silva Coordenação – Sérgio Calado Fadul Jr Site da paróquia: www.nsdagloria.com.br Email: pascomnsdagloria1@gmail.com Facebook/Matriz.de.Nossa.Senhora.da.Gloria Whatsapp A Voz da Glória: 99443-1022 Largo do Machado s/nº - Catete – Rio de Janeiro – Tel: (21) 2225-0735 A Voz da Glória 03/06/2018 – Página 04
Boletim Semanal da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória - Largo do Machado
03/06/2018 - Edição 21 - Ano 2
AVISOS DA SEMANA MISSA EM HONRA A SÃO PADRE PIO dia 06/06, quarta-feira às 20 h. MISSA DE POSSE DO PADRE GEOVANE como vigário Episcopal do Vicariato Sul, presidida pelo Cardeal Arcebispo Dom Orani João Tempesta dia 07/06, quinta-feira às 18 h MISSA PELA VIDA dia 05/06, terça-feira às 19:30 h PASTORAL DA FAMILIA convida a todos para as reuniões as segundas-feiras 20 h. Sala de inscrições de batismo. Família eixo da sociedade, recém-casados, 2ª união, viúvas e viúvos. APOSTOLADO DA ORAÇÃO dia 08/06, sextafeira às 15 h. Hora Santa em seguida Santa Missa. - Nos dias 05,06 e 07/06 às 16 h, Tríduo em preparação para a FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. - Dia 08 de junho Missa Solene com Dom Luiz Henrique às 15 h.
FESTA JUNINA nos dias 02, 03, 09 e 10/06. As pastorais estão precisando de ajuda. Por favor, procurá-los. APRESENTAÇÃO MUSICAL dia 08/06 às 19:30 CATEQUESE DE ADULTOS (Batismo, 1ª Eucaristia e Crisma) Inscrições na secretaria ou segunda e terça a partir das 19 h CATEQUESE INFANTIL Inscrições abertas para catequese infantil (3 a 10 anos). ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO Toda sexta-feira a partir das 19 h. Organizada pelas pastorais. Todos são convidados. D.A.S.A – IRMANDADE Irmandade que trata dependência amorosa, obsessão romântica, vício sexual, anorexia e codependência. Os encontros acontecem toda quinta-feira às 19:30 h.
SÁBADO? POR QUE A IGREJA GUARDA O DOMINGO? (Felipe Aquino) O motivo mais importante é que Jesus Cristo ressuscitou no Domingo, inaugurando a “nova Criação” libertada do pecado. Assim, o Domingo é a plenitude do Sábado judaico. Sabemos que o Antigo Testamento é uma figura do Novo; o Sábado judaico é uma figura do Domingo cristão. O Catecismo da Igreja assim explica: “O Domingo distingue-se expressamente do sábado, ao qual sucede cronologicamente, cada semana, e cuja prescrição ritual substitui, para os cristãos. Leva à plenitude, na Páscoa de Cristo, a verdade espiritual do Sábado judaico e anuncia o repouso eterno do homem em Deus. Com efeito, o culto da lei preparava o mistério de Cristo, e o que nele se praticava prefigurava, de alguma forma, algum aspecto de Cristo (1Cor 10,11)” - §2175. Os Apóstolos celebravam a Missa “no primeiro dia da semana”; isto é, no Domingo, como vemos em: “No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para a fração do pão…” (At 20,7) Também vemos: “Após o Sábado, ao raiar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria vieram ao Sepulcro…” (Mt 28, 1) E “no dia do Senhor, fui movido pelo Espírito…” (Ap 1, 10) e a coleta era feita “no primeiro dia da semana” (1Cor 16,2). A Epístola de Barnabás (74 d.C.) um dos documentos mais antigos da Igreja, anterior ao Apocalipse, dizia: “Guardamos o oitavo dia (o domingo) com alegria, o dia em que Jesus levantou-se dos mortos” (Barnabás 15:6-8). Santo Inácio de Antioquia dizia: “Aqueles que viviam segundo a ordem antiga das coisas _______
voltaram-se para a nova esperança, não mais observando o Sábado, mas sim o dia do Senhor, no qual a nossa vida foi abençoada, por Ele e por sua morte” (Carta aos Magnésios. 9,1). “Devido à Tradição Apostólica que tem origem no próprio dia da ressurreição de Cristo, a Igreja celebra o mistério pascal a cada oitavo dia, no dia chamado com razão o dia do Senhor ou Domingo” (SC 106). O dia da ressurreição de Cristo é ao mesmo tempo “o primeiro dia da semana”, memorial do primeiro dia da criação, e o “oitavo dia”, em que Cristo, depois do seu “repouso” do grande Sábado, inaugura o dia “que o Senhor fez”, o “dia que não conhece ocaso”. (Cat. §1166) São Justino escreveu: “Reunimo-nos todos no dia do sol, porque é o primeiro dia após o Sábado dos judeus, mas também o primeiro dia em que Deus, extraindo a matéria das trevas, criou o mundo e, neste mesmo dia, Jesus Cristo, nosso Salvador, ressuscitou dentre os mortos“ (Apologia 1,67). São Jerônimo disse: “O dia do Senhor, o dia da ressurreição, o dia dos cristãos, é o nosso dia. É por isso que ele se chama dia do Senhor: pois foi nesse dia que o Senhor subiu vitorioso para junto do Pai. Se pagãos o denominam dia do sol, também nós confessamos de bom grado: hoje levantou-se a luz do mundo, hoje apareceu o sol de justiça cujos raios trazem a salvação. ” (CCL, 78,550,52) Desta forma a Sagrada Escritura e a Sagrada Tradição da Apostólica nos mostram porque desde a Ressurreição do Senhor a Igreja guarda o Domingo como o Dia do Senhor.