A Voz da Glória edição 020 - Maio 2018 - Ano II 1

Page 1

CONSCIÊNCIA COMO PARTE DO AMOR E SANTIFICAÇÃO (Sérgio Fadul)

Muitas vezes, em nossa vida, nos deparamos com situações, nas quais ficamos em dúvida, pois vemos, diariamente, em nosso meio, coisas diferentes expressas como verdade, que gritam, impõe e exigem de nós, mas, ao viver a busca da santidade, nos vemos em meio a verdades totalmente diferentes para a mesma situação. Somos mais de 7,6 bilhões de pessoas na Terra. É interessante que não existem duas pessoas que sejam perfeitamente iguais. Se pensarmos melhor, nem as próprias pessoas, em nível individual, são as mesmas nos diferentes estágios de amadurecimento. Temos, assim, uma grande mistura de ideias. Elas irão demonstrar uma diversidade de pontos de vista e, junto, uma sortidade de amadurecimentos. Quantas vezes não somos questionados por conta do aborto, da eutanásia, da pena de morte, do divórcio... do que é pecado, ou moral, ética... isso constantemente e em vários tempos da nossa vida! E é, em alguns momentos, onde estamos emocionalmente carregados, que tomamos decisões erradas, absorvemos, como verdade, as mentiras que nos sãos ofertadas. Quantas pessoas criam um “novo ambiente” de fé, onde aceitam as coisas que não são certas, de forma a se tornar mais fácil a “santidade”, de entender um deus que reflete nós mesmos. No mundo, a ética é formada pelo conjunto de códigos de moral, e a moral é formada por valores que aceitamos em nossas vidas. A ética cristã é formada com valores morais, cuja verdade está em Deus, em Cristo Jesus, não nas nossas particularidades e em comodidades. Por isso a resposta firme de Jesus aos fariseus sobre o divórcio, onde diz sobre a dureza dos corações.

Existe uma forte relação entre o Amor e o Conhecimento, mas também existe com a Consciência e, por consequência, com a Santidade. Na busca da santidade, muitos tomam ações austeras, outros acham que está em suas tantas orações, ir à missas, ouvir homilias, ler muitos documentos e ofícios, receber a comunhão. Outros acham que uma vida de silêncio, solidão, disciplina e frequência em atividades sociais. Mas qual é a forma certa de encontrar a perfeição? Não estou colocando em dúvida nenhuma destas formas, pois elas são fortes instrumentos quando usadas com discrição, não como a única forma de santificação. Elas nos dão forças, nos preparam para superação de nossas fraquezas, nos orientam quanto às nossas reações diante do nosso ego, nos possibilitam ir mais distante que o normal. Mas a nossa falta de humildade nos mostra que muitos acham ser o suficiente, encerrando a jornada no início ou no meio do caminho. Um grande teólogo, no século III, nos alertou para a forma de entender as coisas: podemos entender de forma literal (a grande maioria), moral ou espiritual (são as mais difíceis, até mesmo para padres e religiosos). Elas são resultado de um progresso da nossa consciência e do esvaziamento de nosso ego. Quanto a nós, que somos pequenos aprendizes, devemos sempre ter em nossas mentes que quando achamos estar alcançando a santidade, deve ser acionado o nosso alerta de humildade. Os santos e mártires viveram situações de mudança muito forte por muitos anos, não foi algo de momento. Devemos ser provados no fogo como o ouro e a prata, então, nos preparemos para os sofrimentos que nos são reservados.

NÃO TOME DECISÕES PRECIPITADAS (Desconhecido) Existiu um lenhador viúvo que acordava às 6 da manhã e trabalhava o dia inteiro cortando lenha, e só parava tarde da noite. Ele tinha um filho lindo, de poucos meses e uma raposa, sua amiga, tratada como bicho de estimação e de sua total confiança. Todos os dias o lenhador ia trabalhar e deixava a raposa cuidando de seu filho. Todas as noites ao retornar do trabalho, a raposa ficava feliz com a sua chegada. Os vizinhos do lenhador alertavam que a raposa era um bicho, um animal selvagem e, portanto, não era confiável. Quando ela sentisse fome comeria a criança. O lenhador sempre retrucando com os vizinhos, falava que isso era uma grande bobagem. A raposa era sua amiga e jamais faria isso. Os vizinhos insistiam:

- Lenhador abra os olhos! A raposa vai comer seu filho. - Quando sentir fome, comerá seu filho! Um dia o lenhador muito exausto do trabalho e muito cansado desses comentários ao chegar em casa viu a raposa sorrindo como sempre e sua boca totalmente ensanguentada. O lenhador suou frio e, sem pensar duas vezes, acertou o machado na cabeça da raposa. Ao entrar no quarto desesperado, encontrou seu filho no berço dormindo tranquilamente e ao lado do berço uma cobra morta. O lenhador, cheio de dor no coração e na mente, enterrou o machado e a raposa juntos. Se você confia em alguém, não importa o que os outros pensem a respeito, siga sempre o seu caminho e não se deixe influenciar, e, principalmente, não tome decisões precipitadas.

Pastoral da Comunicação - Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória Pároco - Padre Geovane Ferreira Silva Coordenação – Sérgio Calado Fadul Jr Site da paróquia: www.nsdagloria.com.br Email: pascomnsdagloria1@gmail.com Facebook/Matriz.de.Nossa.Senhora.da.Gloria Whatsapp A Voz da Glória: 99443-1022 Largo do Machado s/nº - Catete – Rio de Janeiro – Tel: (21) 2225-0735 A Voz da Glória 27/05/2018 – Página 04

Boletim Semanal da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória - Largo do Machado

27/05/2018 - Edição 20 - Ano 2

AVISOS DA SEMANA MISSA COM ORAÇÕES POR CURA E LIBERTAÇÃO Dia 30/05 às 20 h CONFECÇÃO DOS TAPETES PARA CORPUS CHRISTI Dia 30/05, quarta-feira. PASTORAL DA FAMILIA Convida a todos para as reuniões as segundas-feiras 19 horas. Sala de inscrições de batismo. Família eixo da sociedade, recém-casados, 2ª união, viúvas e viúvos. APOSTOLADO DA ORAÇÃO Dia 06/06, sexta-feira às 15 h. Hora Santa em seguida Santa Missa. Tríduo para a FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS Nos dias 05,06 e 07/06 às 16 h. Missa Solene com Dom Luiz Henrique dia 08/06 às 15 h. FESTA JUNINA Nos dias 02, 03, 09 e 10/06. As pastorais estão precisando de ajuda. Por favor, procurá-los. APRESENTAÇÃO MUSICAL Dia 08 de junho às 19:30 h O CANTINHO AMIGO Estará aberto neste domingo.

O MISTÉRIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE (A12.com) Pentecostes recorda-nos a vinda do Espírito Santo sobre o primeiro grupo cristão junto com os apóstolos. Preparamos a festa com a novena e a semana de orações pela unidade dos cristãos. Tal encontro fraterno de várias denominações cristãs é "um sinal de esperança diante das consequências desumanas de um mundo dividido e ameaçado pela sede de lucro e de poder". A unidade da Igreja é gerada pelo mistério do Deus uno e trino. Jesus falou muitas vezes aos apóstolos sobre sua identidade com o Pai: Eu e o Pai somos um (Jo 10,30). E lhes prometeu enviar, da parte do Pai, o Espírito da Verdade para confirmar o seu ensino e obras (Jo 15,26). Muitos textos do Novo Testamento sustentam a fé na Santíssima Trindade. Sem ela todo o Novo Testamento seria incompreensível. Ali os milagres são obras comuns ao Pai e ao Filho. Revelam que o Pai está no Filho e o Filho no Pai, unidos pelo mesmo Espírito. O mistério da Santíssima Trindade, núcleo da fé e da vida cristã, foi revelado por Jesus Cristo como a fonte do batismo em seu nome. O conteúdo dessa fé foi exaustivamente refletido e debatido ao longo dos primeiros séculos do Cristianismo e o continua sendo hoje. Não para explicar de modo científico o dado revelado, mas para aprofundar a própria

a própria compreensão da fé assimilada mais e mais pelas fracas luzes da inteligência. Um só Deus em três pessoas! Deus vive na unidade da natureza e na tríade das pessoas. Ele é em si mesmo e possui a natureza divina em três modos distintos. Deus, amor infinito, chamou-nos à comunhão de vida e amor com Ele no ato da Criação. Ele nos deu a missão de sermos apóstolos da unidade neste mundo tão dividido. O pluralismo da sociedade moderna não nos impede de dialogar com todas as pessoas de boa vontade, principalmente no Ecumenismo. O Ecumenismo é a busca sincera da unidade vivendo uma só doutrina e uma só prática do Evangelho. Interesses, erros, ideologias nos dividiram e separaram no passado. A divisão em tantas religiões, doutrinas e vivências diversas do único Evangelho de Cristo angustiam o cristão sincero. Como anunciá-lo aos outros que ainda não creem se não temos entre nós a unidade integral nele? Jesus pensou no futuro de seus discípulos e fez um testamento espiritual: a prece pela unidade. "Pai Santo guarda-os em teu nome para que eles sejam um assim como nós somos um" (Jo 17). O esforço por superar os obstáculos para a plena comunhão na Igreja é exigência do seguir Jesus.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.