HINO AO ESPÍRITO SANTO (SANTA TEREZA BENEDITA DA CRUZ) Quem és tu, Doce Luz que me preenche e ilumina a obscuridade do meu coração? Conduzes-me como a mão de uma mãe E se me soltasses, não saberia nem dar mais um passo. És o espaço que envolve todo meu ser e o encerra em si. Se fosse abandonado por ti cairia no abismo do nada, de onde tu o elevas ao Ser. Tu, mais próximo de mim que eu mesmo e mais íntimo que minha intimidade, E, sem dúvida, permaneces inalcançável e incompreensível, E que faz brotar todo nome: Espírito Santo — Amor eterno! Não és Tu o doce maná que do coração do Filho flui para o meu, alimento dos anjos e dos bem aventurados? Aquele que da morte à vida se elevou, também a mim despertou a uma nova vida do sono da morte. E nova vida me doa Dia após dia. E um dia me cumulará de plenitude. Vida de minha Vida. Sim, Tu mesmo, Espírito Santo, – Vida Eterna! Tu és o raio que cai do Trono do Juiz eterno e irrompe na noite da alma, que nunca se conheceu a si mesma? Misericordioso e impassível penetras nas profundezas escondidas. Se ela se assusta ao ver-se a si mesma, concedes lugar ao santo temor, princípio de toda sabedoria que vem do alto, e no alto com firmeza nos unes à tua obra, que nos faz novos, Espírito Santo — Raio penetrante! Tu és a plenitude do Espírito e da força com a qual o Cordeiro rompe o selo do segredo eterno de Deus?
Impulsionados por ti os mensageiros do Juiz cavalgam pelo mundo e com espada afiada separam o reino da luz do reino da noite. Então surgirá um novo céu E uma nova terra, e tudo retorna ao seu justo lugar graças a teu alento: Espírito Santo — Força triunfante! Tu és o mestre construtor da catedral eterna que se eleva da terra aos céus? Por ti vivificadas as colunas se elevam para o alto e permanecem imóveis e firmes. Marcadas com o nome eterno de Deus se elevam para a luz sustentando a cúpula, que cobre, qual coroa, a santa catedral, tua obra transformadora do mundo, Espírito Santo — Mão criadora! Tu és quem criou o claro espelho, Próximo ao trono do Altíssimo, como um mar de cristal aonde a divindade se contempla amando? Tu te inclinas sobre a obra mais bela da criação, e resplandecente te ilumina com teu mesmo esplendor. E a pura beleza de todos os seres, unida à amorosa figura da Virgem, tua esposa sem mancha: Espírito Santo — Criador do Universo! Tu és o doce canto do amor e do santo recato, que eternamente ressoa diante do trono da Trindade, e desposa consigo os sons puros de todos os seres? A harmonia que une os membros com a Cabeça, onde cada um encontra feliz o sentido secreto de seu ser, e jubilante irradia, livremente desprendido em teu fluir: Espírito Santo — Júbilo eterno!
OS SETE DONS DO ESPÍRITO SANTO Fortaleza - Por essa virtude, Deus nos propicia a coragem necessária para enfrentarmos as tentações, vulnerabilidade diante das circunstâncias da vida e também firmeza de caráter nas perseguições e tribulações causadas por nosso testemunho cristão. Sabedoria - O sentido da sabedoria humana reside no reconhecimento da sabedoria eterna de Deus, Criador de todas as coisas que distribui seus dons conforme seus desígnios. Ciência - Nos torna capazes de aperfeiçoar a inteligência, onde as verdades reveladas e as ciências humanas perdem a sua inerente complexibilidade.
Conselho - Permite à alma o reto discernimento e santas atitudes em distintas circunstâncias. Entendimento - Torna nossa inteligência capaz de entender intuitivamente as verdades reveladas e naturais, de acordo com o fim sobrenatural que possuem. Piedade - É uma graça de Deus na alma que proporciona salutares frutos de oração e práticas de piedade ensinadas pela Santa Igreja. Temor de Deus - Teme a Deus quem procura praticar os seus mandamentos com sinceridade de coração.
Boletim Semanal A Voz da Glória Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória - Largo do Machado - RJ Pároco - Padre Geovane Ferreira Silva Direção Espiritual - Diácono Jorge Monteiro Diagramação e Editoração - Pastoral da Comunicação Coordenação – Sérgio Fadul Jr
Abrir o Coração para o Pentecostes – Papa Francisco / Santos – João Antonio Johas 12 Frutos do Espírito Santo – Senza Pagare / Sociedade sem mães – Papa Francisco Sete dons do Espírito Santo – catequisar.com.br Site da paróquia: www.nsdagloria.com.br Email: pascomnsdagloria1@gmail.com Facebook/Matriz.de.Nossa.Senhora.da.Gloria Whatsapp A Voz da Glória: 99443-1022 Largo do Machado s/nº - Catete – Rio de Janeiro – Tel: (21) 2225-0735 A Voz da Glória 20/05/2018 – Página 04
Boletim Semanal da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória - Largo do Machado
20/05/2018 - Edição 19 - Ano 2
AVISOS DA SEMANA PASTORAL DA FAMILIA Convida a todos para as reuniões as segundas-feiras 19 horas. Sala de inscrições de batismo. Família eixo da sociedade, recém-casados, 2ª união, viúvas e viúvos. PASTORAL SOCIAL Pede doações de agasalhos e cobertores para os irmãos de rua. LEGIÃO DE MARIA Convida para o Encontro Nacional que será realizado em Aparecida – SP, nos dias 02 e 03/06. Inscrições na secretaria paroquial. MIL AVE MARIAS Dia 26/05, sábado às 11 h. CONFECÇÃO DOS TAPETES PARA CORPUS CHRISTI Dia 30/05, quarta-feira. FESTA JUNINA Nos dias 02, 03, 09 e 10/06. Venha festejar conosco! O CANTINHO AMIGO Estará aberto neste domingo. ABRIR O CORAÇÃO PARA O PENTECOSTES Os cristãos que permanecem no “sempre foi feito assim” fecham o coração às surpresas do Espírito Santo e nunca chegarão à plenitude da verdade, porque são idólatras e rebeldes. Saul foi rejeitado por Deus como rei de Israel, porque preferiu ouvir as pessoas ao invés de ouvir a vontade do Senhor. O povo, depois de uma vitória em batalha, queria realizar um sacrifício a Deus com as melhores cabeças de gado, porque “sempre se fez assim”. Mas Deus, desta vez, não queria. O profeta Samuel repreende Saul: “’O Senhor quer holocaustos e sacrifícios, ou quer a obediência à sua palavra?”. O mesmo nos ensina Jesus no Evangelho, quando os doutores da lei o repreendem porque seus “discípulos não jejuavam como havia sido feito até então”. E Jesus responde: Ninguém põe um remendo novo numa roupa velha, porque o rasgão fica maior e ninguém põe vinho novo em odres velhos, porque arrebenta os velhos. Isso significa que a lei muda? Não! A lei está a serviço do homem, que por sua vez está a serviço de Deus. Dizer “sempre foi feito assim” significa um coração fechado, por isso Jesus disse: ‘Eu enviarei o Espírito Santo e Ele os conduzirá até a verdade plena’. Se alguém tiver o coração fechado à novidade ___
do Espírito Santo, jamais chegará à verdade plena. E a vida cristã será uma vida metade e metade, remendada de coisas novas, mas sobre uma estrutura que não está aberta à voz do Senhor. Este foi o pecado do Rei Saul, um coração fechado que não escuta a voz do Senhor, que não está aberto à novidade do Senhor, ao Espírito que sempre nos surpreende. A rebelião é pecado de divinização, a obstinação é idolatria. Os cristãos obstinados no ‘sempre foi assim’ pecam por divinização… Como se fossem a uma cartomante: é mais importante o que foi dito ou ouvido por seu coração fechado do que a Palavra do Senhor. Qual é o caminho? Que o Senhor nos dê a graça de um coração aberto, de um coração aberto à voz do Espírito, que saiba discernir o que não deve mais mudar, porque é fundamento, do que deve mudar para poder receber a novidade do Espírito Santo, discernir qual é a vontade de Deus. Que o Senhor nos dê a graça de um coração aberto, de um coração aberto à voz do Espírito, que saiba discernir o que não deve mais mudar, porque é fundamento, do que deve mudar para poder receber a novidade do Espírito Santo”.