O PEQUENO GRÃO Pensemos em um grão ou em uma pequena semente, que cai no terreno. Se permanece fechado em si mesmo, nada acontece; se, em vez disso, se quebra, se abre, então dá vida a uma espiga, a um broto, depois a uma planta e a planta dará fruto. Para dar fruto Jesus viveu o amor até o fim, deixando-se despedaçar pela morte como uma semente se deixa despedaçar sob a terra.
Justamente ali, no ponto extremo do seu rebaixamento – que é também o ponto mais alto do amor – germinou a esperança. Se alguém de vocês pergunta: “Como nasce a esperança?”. “Da cruz. Olha para a cruz, olha o Cristo Crucificado e dali chegará a você a esperança que não desaparece mais, aquela que dura até a vida eterna”.
ONDE ESCOLHEMOS CONSTRUIR NOSSAS CASAS? Na vossa imaginação construí um abrigo na floresta antes de construirdes uma casa dentro das muralhas da cidade. Pois assim como tendes vontade de regressar ao crepúsculo, também o errante que existe em vós, sempre distante e solitário o tem. A vossa casa é o vosso corpo em ponto grande. Cresce ao sol e dorme na quietude da noite; e tem sonhos. A vossa casa não sonha? E ao sonhar não deixa a cidade e vai para os bosques e colinas? Pudesse eu juntar as vossas casas na minha mão e espalhá-las pelas florestas e pelos prados. Os vales seriam as vossas ruas, e os caminhos verdes as vossas avenidas, e procuraríeis uns pelos outros nas vinhas e traríeis nas vossas roupas a fragrância da terra. Mas ainda não chegou o momento dessas coisas acontecerem. Os vossos antepassados, com receio, fizeram-vos permanecer juntos. E esse receio perdurará mais algum tempo. Mais algum tempo e as muralhas da vossa cidade separarão os vossos lares dos vossos campos. E dizei-me, povo de Orfalés, que tendes vós nessas casas? Que guardais vós a sete chaves? Tendes paz, a calma necessidade que revela o vosso poder? Tendes recordações nas abóbadas que assentam nos cumes do espírito? Tendes a beleza que conduz o coração das coisas modeladas em madeira e pedra à montanha sagrada? Dizei-me, tendes isto nas vossas casas?
Ou só tendes conforto e o desejo do conforto, essa coisa que entra na vossa casa como hóspede e logo se transforma em dono e depois se apossa de tudo? Ah, e se transforma em domador, e com o chicote faz dos vossos maiores desejos meras marionetes. Embora as suas mãos sejam de seda, o seu coração é de ferro. Embala-vos até adormecerdes para ficar junto à vossa cama e escarnecer da dignidade da carne. E troça dos sentidos sensatos e torna-os frágeis navios. Na verdade, o desejo do conforto mata a paixão da alma e depois acompanha, sorrindo, o seu funeral. Mas vós, filhos do espaço que repousais na inquietude, não vos deixareis apanhar nesta ratoeira nem vos deixareis domar. A vossa casa não será uma ancora, mas um mastro. Não será uma ténue película que tapa uma ferida, mas uma pestana que guarda o olho. Não encolhereis as vossas asas para passardes pelas portas, nem curvareis as vossas cabeças para que não batam no teto, nem receareis respirar com medo que as paredes se desmoronem. Não vivereis em túmulos feitos pelos mortos para os vivos. E, embora magnificente e resplendorosa, a vossa casa não reterá o vosso segredo nem abrigará a vossa aspiração. Pois aquilo que é ilimitado em vós habita a mansão do céu, cuja porta é a neblina matinal e cujas janelas são os cânticos e os silêncios da noite.
Boletim Semanal A Voz da Glória Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória - Largo do Machado - RJ Pároco - Padre Geovane Ferreira Silva Direção Espiritual - Diácono Jorge Monteiro Diagramação e Editoração - Pastoral da Comunicação Coordenação – Sérgio Fadul Jr
Ser semente que morre – Padre Roger Araújo / Santos – Franciscanos As indiferenças e a caridade – Sérgio Fadul / Sete dicas para vencer– Reformulado O pequeno grão – Papa Francisco / Onde escolhemos construir – Khalil Gibran Site da paróquia: www.nsdagloria.com.br Email: pascomnsdagloria1@gmail.com Facebook/Matriz.de.Nossa.Senhora.da.Gloria Whatsapp A Voz da Glória: 99443-1022 Largo do Machado s/nº - Catete – Rio de Janeiro – Tel: (21) 2225-0735 A Voz da Glória 18/03/2018 – Página 04
Boletim Semanal da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória - Largo do Machado
18/03/2018 - Edição 11 - Ano 2
AVISOS DA SEMANA Missa com Orações pela Árvore Genealógica, quarta-feira, dia 14/03, às 20 h. Catequese de Adultos (Batismo, 1ª Eucaristia e Crisma) Inscrições abertas na secretaria, ou segunda e terça a partir das 19 h. Catequese Infantil Inscrições abertas (3 a 10 anos). Encontros às quintas-feiras e sábados. Adoração ao Santíssimo Sacramento, todas sextasfeiras às 19 h. Organizada pelas pastorais. Todos são convidados. Oficinas de Oração e Vida Terças-feiras às 9 e 19 h. Terço dos Homens Segundas-feiras após a Missa das 18 h.
Via Sacra, às sextas-feiras às 16 h. Creche Monsenhor Franca pede doações de material escolar e doações de caixa de bombom para a Páscoa das crianças. Estão disponíveis os novos carnês da creche. Mais informações na secretaria. Marianinhas e Coroinhas Inscrições abertas. Mais informações fala com Rosa, ou Camila, ou Pedro Lucas, após a missa das 17 horas. D.A.S.A. – Irmandade que trata de dependência amorosa, obsessão romântica, vício sexual, anorexia e codependência. Os encontros acontecem às quintas-feiras às 19:30 h.
SER SEMENTE QUE MORRE Ao ver o homem jogando as sementes pelo nascer a cada dia e renascer para a plenitude campo, você pode dizer: “Aquela semente vai com Sua Morte e Ressurreição gloriosa. Nós desaparecer!”. E vai mesmo, ela vai cair por terra contemplamos o Cristo Crucificado, que morreu e nesta ela vai ser fecundada e regada, vai crescer pelos nossos pecados, e podemos dizer assim: e deixar de ser um grão para passar a ser uma “Meu Senhor não deveria morrer!”. Se olharmos planta, uma árvore esplendorosa e dela virão para a nossa vida, nenhum de nós quer passar muitos e muitos frutos. E que pena seria se o por essa experiência da morte, podemos dizer agricultor pegasse a semente e simplesmente a que é ela muito dura, que vai acabar com a guardasse, ela não serviria para nada, seria nossa vida, com tudo que sempre foi, mas somos apenas uma semente. apenas uma semente aqui [Terra] e a nossa A verdade é que Deus não quer que nem eu nem função nessa vida é semear para a eternidade. você e que nenhum de nós sejamos apenas uma Para isso é preciso que a cada dia eu morra para semente. O que Deus quer é que nós cresçamos, mim mesmo, para que frutos novos nasçam da que nós potencializemos a nossa vida para que minha renúncia e do meu sacrifício. O marido ela possa produzir muitos frutos em abundância morre [para si mesmo] para a esposa e vicee com qualidade. versa; e quando um morre para o outro nasce Nosso Senhor Jesus Cristo dá o exemplo, Ele é o um amor mais lindo, mais belo e mais próspero. “grão” que vai ser enterrado na terra e dali Da mesma forma, os pais precisam, muitas vezes, ressurgirá, glorioso e, de Sua Ressurreição gloriosa, morrer para si mesmos para que possam educar haverá frutos abundantes. Eu e você somos frutos os filhos. E assim é a nossa vida: a experiência de da Ressurreição de Jesus; todo aquele que tem a morrer a cada dia para que o novo nasça. vida ressuscitada em Deus é uma criatura nova! No entanto, há mortes que nós não precisamos Mas precisamos primeiro morrer, isto é, passar temê-las; pelo contrário, devemos buscá-las com pela experiência de fazer morrer o “homem toda a intensidade do nosso coração: a morte velho”, “a mulher velha”, que está em mim, que para os vícios, para os pecados e para a vida está em você! velha a fim de que a vida nova de Cristo Jesus Cristo foi o homem sempre novo por transfigure e transborde cada vez mais em nossa excelência, mas mesmo assim Ele fez questão de vida! ___ VOCÊ QUER RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE A PARÓQUIA, REFLEXÕES DIÁRIAS, AVISOS E OUTROS CONTEÚDOS DA IGREJA? BASTA VOCÊ NOS CADASTRAR NO SEU WHATSAPP E SOLICITAR ATRAVÉS DELE PARA RECEBER AS INFORMAÇÕES DO ‘A VOZ DA GLÓRIA’. É FÁCIL E SIMPLES. A VOZ DA GLÓRIA - (21) 99443-1022