A Voz da Glória edição 010 - Março 2018 - Ano 2

Page 1

O PEQUENO GRÃO Pensemos em um grão ou em uma pequena semente, que cai no terreno. Se permanece fechado em si mesmo, nada acontece; se, em vez disso, se quebra, se abre, então dá vida a uma espiga, a um broto, depois a uma planta e a planta dará fruto. Para dar fruto Jesus viveu o amor até o fim, deixando-se despedaçar pela morte como uma semente se deixa despedaçar sob a terra.

Justamente ali, no ponto extremo do seu rebaixamento – que é também o ponto mais alto do amor – germinou a esperança. Se alguém de vocês pergunta: “Como nasce a esperança?”. “Da cruz. Olha para a cruz, olha o Cristo Crucificado e dali chegará a você a esperança que não desaparece mais, aquela que dura até a vida eterna”.

ONDE ESCOLHEMOS CONSTRUIR NOSSAS CASAS? Na vossa imaginação construí um abrigo na floresta antes de construirdes uma casa dentro das muralhas da cidade. Pois assim como tendes vontade de regressar ao crepúsculo, também o errante que existe em vós, sempre distante e solitário o tem. A vossa casa é o vosso corpo em ponto grande. Cresce ao sol e dorme na quietude da noite; e tem sonhos. A vossa casa não sonha? E ao sonhar não deixa a cidade e vai para os bosques e colinas? Pudesse eu juntar as vossas casas na minha mão e espalhá-las pelas florestas e pelos prados. Os vales seriam as vossas ruas, e os caminhos verdes as vossas avenidas, e procuraríeis uns pelos outros nas vinhas e traríeis nas vossas roupas a fragrância da terra. Mas ainda não chegou o momento dessas coisas acontecerem. Os vossos antepassados, com receio, fizeram-vos permanecer juntos. E esse receio perdurará mais algum tempo. Mais algum tempo e as muralhas da vossa cidade separarão os vossos lares dos vossos campos. E dizei-me, povo de Orfalés, que tendes vós nessas casas? Que guardais vós a sete chaves? Tendes paz, a calma necessidade que revela o vosso poder? Tendes recordações nas abóbadas que assentam nos cumes do espírito? Tendes a beleza que conduz o coração das coisas modeladas em madeira e pedra à montanha sagrada? Dizei-me, tendes isto nas vossas casas?

Ou só tendes conforto e o desejo do conforto, essa coisa que entra na vossa casa como hóspede e logo se transforma em dono e depois se apossa de tudo? Ah, e se transforma em domador, e com o chicote faz dos vossos maiores desejos meras marionetes. Embora as suas mãos sejam de seda, o seu coração é de ferro. Embala-vos até adormecerdes para ficar junto à vossa cama e escarnecer da dignidade da carne. E troça dos sentidos sensatos e torna-os frágeis navios. Na verdade, o desejo do conforto mata a paixão da alma e depois acompanha, sorrindo, o seu funeral. Mas vós, filhos do espaço que repousais na inquietude, não vos deixareis apanhar nesta ratoeira nem vos deixareis domar. A vossa casa não será uma ancora, mas um mastro. Não será uma ténue película que tapa uma ferida, mas uma pestana que guarda o olho. Não encolhereis as vossas asas para passardes pelas portas, nem curvareis as vossas cabeças para que não batam no teto, nem receareis respirar com medo que as paredes se desmoronem. Não vivereis em túmulos feitos pelos mortos para os vivos. E, embora magnificente e resplendorosa, a vossa casa não reterá o vosso segredo nem abrigará a vossa aspiração. Pois aquilo que é ilimitado em vós habita a mansão do céu, cuja porta é a neblina matinal e cujas janelas são os cânticos e os silêncios da noite.

Boletim Semanal A Voz da Glória Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória - Largo do Machado - RJ Pároco - Padre Geovane Ferreira Silva Direção Espiritual - Diácono Jorge Monteiro Diagramação e Editoração - Pastoral da Comunicação Coordenação – Sérgio Fadul Jr

Ser semente que morre – Padre Roger Araújo / Santos – Franciscanos As indiferenças e a caridade – Sérgio Fadul / Sete dicas para vencer– Reformulado O pequeno grão – Papa Francisco / Onde escolhemos construir – Khalil Gibran Site da paróquia: www.nsdagloria.com.br Email: pascomnsdagloria1@gmail.com Facebook/Matriz.de.Nossa.Senhora.da.Gloria Whatsapp A Voz da Glória: 99443-1022 Largo do Machado s/nº - Catete – Rio de Janeiro – Tel: (21) 2225-0735 A Voz da Glória 18/03/2018 – Página 04

Boletim Semanal da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória - Largo do Machado

18/03/2018 - Edição 11 - Ano 2

AVISOS DA SEMANA Missa com Orações pela Árvore Genealógica, quarta-feira, dia 14/03, às 20 h. Catequese de Adultos (Batismo, 1ª Eucaristia e Crisma) Inscrições abertas na secretaria, ou segunda e terça a partir das 19 h. Catequese Infantil Inscrições abertas (3 a 10 anos). Encontros às quintas-feiras e sábados. Adoração ao Santíssimo Sacramento, todas sextasfeiras às 19 h. Organizada pelas pastorais. Todos são convidados. Oficinas de Oração e Vida Terças-feiras às 9 e 19 h. Terço dos Homens Segundas-feiras após a Missa das 18 h.

Via Sacra, às sextas-feiras às 16 h. Creche Monsenhor Franca pede doações de material escolar e doações de caixa de bombom para a Páscoa das crianças. Estão disponíveis os novos carnês da creche. Mais informações na secretaria. Marianinhas e Coroinhas Inscrições abertas. Mais informações fala com Rosa, ou Camila, ou Pedro Lucas, após a missa das 17 horas. D.A.S.A. – Irmandade que trata de dependência amorosa, obsessão romântica, vício sexual, anorexia e codependência. Os encontros acontecem às quintas-feiras às 19:30 h.

SER SEMENTE QUE MORRE Ao ver o homem jogando as sementes pelo nascer a cada dia e renascer para a plenitude campo, você pode dizer: “Aquela semente vai com Sua Morte e Ressurreição gloriosa. Nós desaparecer!”. E vai mesmo, ela vai cair por terra contemplamos o Cristo Crucificado, que morreu e nesta ela vai ser fecundada e regada, vai crescer pelos nossos pecados, e podemos dizer assim: e deixar de ser um grão para passar a ser uma “Meu Senhor não deveria morrer!”. Se olharmos planta, uma árvore esplendorosa e dela virão para a nossa vida, nenhum de nós quer passar muitos e muitos frutos. E que pena seria se o por essa experiência da morte, podemos dizer agricultor pegasse a semente e simplesmente a que é ela muito dura, que vai acabar com a guardasse, ela não serviria para nada, seria nossa vida, com tudo que sempre foi, mas somos apenas uma semente. apenas uma semente aqui [Terra] e a nossa A verdade é que Deus não quer que nem eu nem função nessa vida é semear para a eternidade. você e que nenhum de nós sejamos apenas uma Para isso é preciso que a cada dia eu morra para semente. O que Deus quer é que nós cresçamos, mim mesmo, para que frutos novos nasçam da que nós potencializemos a nossa vida para que minha renúncia e do meu sacrifício. O marido ela possa produzir muitos frutos em abundância morre [para si mesmo] para a esposa e vicee com qualidade. versa; e quando um morre para o outro nasce Nosso Senhor Jesus Cristo dá o exemplo, Ele é o um amor mais lindo, mais belo e mais próspero. “grão” que vai ser enterrado na terra e dali Da mesma forma, os pais precisam, muitas vezes, ressurgirá, glorioso e, de Sua Ressurreição gloriosa, morrer para si mesmos para que possam educar haverá frutos abundantes. Eu e você somos frutos os filhos. E assim é a nossa vida: a experiência de da Ressurreição de Jesus; todo aquele que tem a morrer a cada dia para que o novo nasça. vida ressuscitada em Deus é uma criatura nova! No entanto, há mortes que nós não precisamos Mas precisamos primeiro morrer, isto é, passar temê-las; pelo contrário, devemos buscá-las com pela experiência de fazer morrer o “homem toda a intensidade do nosso coração: a morte velho”, “a mulher velha”, que está em mim, que para os vícios, para os pecados e para a vida está em você! velha a fim de que a vida nova de Cristo Jesus Cristo foi o homem sempre novo por transfigure e transborde cada vez mais em nossa excelência, mas mesmo assim Ele fez questão de vida! ___ VOCÊ QUER RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE A PARÓQUIA, REFLEXÕES DIÁRIAS, AVISOS E OUTROS CONTEÚDOS DA IGREJA? BASTA VOCÊ NOS CADASTRAR NO SEU WHATSAPP E SOLICITAR ATRAVÉS DELE PARA RECEBER AS INFORMAÇÕES DO ‘A VOZ DA GLÓRIA’. É FÁCIL E SIMPLES. A VOZ DA GLÓRIA - (21) 99443-1022


Amados irmãos e irmãs, Neste domingo da Quaresma somos convidados a olhar para o Próprio Senhor que diz: “Quem quer preservar a sua vida, vai perdê-la. Mas quem perder a sua vida por causa de Mim vai encontrá-la”. Aqui uma pergunta é necessária: Perder a vida por causa de Cristo não significa deixar de viver, nem significa morrer. Mas significa abrir mão de suas vontades, de seus desejos, de seus afazeres, para fazer a vontade de Cristo, para fazer a vontade do Senhor. Este domingo é um domingo que temos que nos perguntar muito sobre isso. Jesus usa também a imagem do grão que quando cai na terra para que nasça um novo ramo, deve morrer. Eu fico imaginando como aquele grãozinho deve encher de água, encher, encher, encher até estourar. Dor, sofrimento. Quantas dores e sofrimentos você já passou? Você ama a Deus? Como está o seu amor a Deus? O que você é capaz de fazer por amor a Deus? O que você pode fazer por amor a Deus? Hoje, eu e vocês irmãos, nós somos convidados, somos chamados de fato, a irmos ao Seu encontro, ao encontro do Senhor. Ir ao encontro do Senhor é seguir seus passos, seguir o Seu caminho. O Senhor fala como se, naquele momento Dele, já tivesse começado a acontecer, imagina hoje! Imagina hoje o quanto o Senhor tem de salvação para cada um de nós! Não nos deixemos perder, não nos deixemos perder, não nos deixemos perder! Cristo está conosco, Cristo quer nos iluminar, Cristo quer nos impulsionar. Seja o que for que estejais vivendo, seja o que for que estejais passando. Coragem! Aproxime-se do Senhor. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Siga-o! E tudo será feito novo! O amor de Deus te envolverá, a paz de Deus te envolverá e por mais que sejam difíceis os acontecimentos, por mais que tenha dificuldades, problemas, situações, Deus sempre estará do seu lado. Deus sempre te dará respostas, Deus sempre jorrará para você amor, amor e amor! Coragem! Coragem de viver na presença do Senhor. Coragem de estar na presença do Senhor. Coragem de proclamar o reino de Deus na sua vida. Coragem de ir além. Não tenha medo. Aquele que perde a sua vida por causa de Cristo, esse a encontrará! Deus abençoe. Uma santa semana. Muita paz! A Voz da Glória – 18/03/2018 – Página 02

SANTO DA SEMANA 18 – São Cirilo de Jerusalém 19 – São José 20 – Santo Ambrósio de Sena 21 – São Nicolau de Flue 22 – São Zacarias 23 – São Turíbio de Mongrovejo 24 – Santa Catarina da Suécia 25 – Anunciação do Senhor

São Turíbio de Mongrovejo

.

.

Turíbio Alfonso de Mongrovejo nasceu na cidade de Majorca de Campos, Leon, na Espanha, em 1538, no seio de uma família nobre e rica. Estudou em Valadolid, Salamanca e Santiago de Compostela, licenciado em direito e foi membro da Inquisição. Sua vida era pautada pela honestidade e lisura, mas, jamais poderia suspeitar que Deus o chamaria para um grande ministério, quando foi nomeado Arcebispo para a América espanhola, pelo Papa Gregório XIII, atendendo um pedido do rei Felipe II, da Espanha, que tinha muita estima por Turíbio. Chegando à América espanhola em 1581, ficou espantado com a miséria espiritual e material em que viviam os índios. Aprendeu sua língua e passou a defendê-los contra os colonizadores, que os exploravam e maltratavam. Era venerado pelos fiéis e considerado um defensor enérgico da justiça, diante dos opressores. Apoiado pela população, organizou as comunidades de sua diocese e depois reuniu assembleias e sínodos, convocando todos os habitantes para a evangelização. Sob sua direção, foram realizados dez concílios diocesanos e os três provinciais que formaram a estrutura legal da Igreja da América espanhola até o século XX. Inclusive, o Sínodo Provincial de Lima, em 1582, foi comparado ao célebre Concílio de Trento. Conta-se que neste sínodo, com fina ironia, Turíbio desafiou os espanhóis, que se consideravam tão inteligentes, a aprenderem uma nova língua, a dos índios. Turíbio fundou o primeiro seminário das Américas e pouco antes de morrer doou suas roupas, inclusive as do próprio corpo, aos pobres e aos que o serviram, gesto, que revelou o conteúdo de toda sua vida. Faleceu no dia 23 de março de 1606, na pequena cidade de Sanã, Peru. Foi canonizado em 1726, pelo Papa Bento XIII, que declarou São Turíbio de Mongrovejo “apóstolo e padroeiro do Peru”, para ser celebrado no dia do seu trânsito. São Turíbio de Mongrovejo, rogai por nós!

AS INDIFERENÇAS E A CARIDADE Vivemos, em nossa sociedade um problema A nossa conversão não é para nos prendermos à muito sério de “indiferença” para com Deus e as letra, mas ao espírito da Lei, pois ela está a coisas Dele. Já não se guarda o domingo, o dia serviço ao homem, para que conheçamos a do Senhor e, para muitos, os dias santos já nem ordem, a disciplina e a organização. Para que existem mais. Estamos perdendo a noção do as coisas não fiquem misturadas e tudo vire uma Sagrado. Mas se esse é um extremo da vida, da bagunça. A caridade e o amor estão acima da indiferença religiosa com o sagrado, há outro Lei. Ai de nós se não estivessem... extremismo por parte de alguns religiosos. E a caridade é se doar ao próximo em seus Colocando a Lei acima de qualquer coisa, serviços, no seu tempo, de si, sem esperar retorno. esquecem da prática da caridade. Eles podem Isto inclui, também, na paciência, pois cada um até praticar os preceitos, a vivência religiosa, vão tem o seu tempo. Não somos nós a ditar o que o aos cultos, às celebrações, às Missas e tudo mais, irmão ou a irmã deve fazer, em forma de mas seus corações são duros. imposição, mas somente em conselho e ensino. Não nos deixemos sermos rigorosos com o irmão, Respeitar a liberdade alheia não é aceitar, mas, mas sejamos conosco, busquemos antes a nossa como cristãos, temos que observar e ajudar mudança em Deus e para Deus. Sejamos sempre. Cristo está presente no próximo, no seu sofrimento e em você quando o ajuda. amáveis, tolerantes e aprendizes do amor. SETE DICAS PARA VENCER AS TENTAÇÕES DA CARNE Reconheça sua fraqueza internet facilitou muito este mal hábito. E a Alguns não conseguem vencer as fraquezas da pornografia não é só a nudez, mas gestos e carne porque acham que elas não existem, que palavras obscenas também. Não há mágica! Se elas não são fortes o suficientes para derrubá-los, quer vencer estes parasitas, deve saber se até serem derrubado por elas. Após o episódio, imunizar, tem que evitar estes lugares. prestam mais atenção, mas logo ignoram Será que Deus fará a parte Dele? novamente sua fraqueza e caem novamente. Jesus nos convida a olharmos para nós mesmos, Muitas pessoas desconfiam se Deus realmente sabermos quem somos. Olhe para você mesmo e age a favor delas. Se não tivermos fé e não admita sua fraqueza e que as tentações são agirmos em conformidade com os ensinamentos perigosas sim, além de serem constantes na vida. de Jesus, jamais teremos paz, se não temos paz, serão inconstantes as nossas emoções. Não faça da sua fraqueza uma desculpa Nenhum pecado pode te atingir, sem que para o pecado permitas antes. O mal precisa de convite para Muitos se conformam com a fraqueza da carne, entrar em tua casa, porque ele sabe que tua achando que não há como vencê-la. Como casa é sagrada, é de Deus... Mas ela é confiada a podemos empunhar uma defesa se já nos você, que deve protegê-la também. consideramos derrotados? Viver acomodado ao A escolha é sempre tua, Deus não faz escravos. pecado é viver o contrário do caminho, da Dê sempre o primeiro passo verdade e da vida que Jesus nos ensinou. Ele nos Em nossas batalhas contra o pecado, se revelam recomenda o cuidado para não cairmos na em nós marcas destas lutas. Não é fácil. Nos tentação. E àqueles que vivem o pecado, Ele machucamos muitas vezes. Muitos até desistem. clama que mudem suas vidas. Mas o chamado é constante, para que sejamos Vencer as tentações e uma parceria entre santos. Não deixe o mal vencer! Dê o primeiro Deus e você passo. Vença sua fraqueza hoje, depois a vença Aqueles que acham que poderão vencer as amanhã e depois de amanhã também, e assim tentações por milagre erram tanto quanto por diante. Um dia de cada vez, uma batalha aqueles que acham que as vencerão apenas de cada vez. Dê o primeiro passo, comece a pelas suas próprias forças. Devemos sempre vigiar e a orar mais. manter uma vigilância, buscar enxergar o que Não desista se perder uma batalha nos rodeia. Também devemos sempre confiar em Deus, em seu poder, que é maior que de todos os Aquele que faz, tem grandes possibilidades de problemas. Vigiai e Orai é uma parceria, é uma errar. Erramos às vezes com coisas já vencidas, como que quisessem nos incomodar, nos fortaleza contra as tentações. derrubar. A maioria das pessoas têm recaídas Faça sempre a sua parte diante de suas fraquezas. Se cairmos, devemos Deus se manifesta em nós, mas se não fizermos nos levantar! Procure a confissão! Deus te nossa parte, de nada adianta nossa confiança. Se conhece melhor que tu mesmo... Ele reconhece percebemos que um pecado é muito presente teu esforço. Peça perdão, levante-se e lute em nós, devemos conhecer a fonte e nos novamente, agora mais experiente e revigorado afastarmos. Pornografia é um exemplo. A para não mais cair nas mesmas armadilhas. _______ A Voz da Glória – 18/03/2018 – Página 03


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.