PANROTAS 1.398 - Edição Especial PANROTAS 45 anos - Parte 2

Page 35

iro fevere bo, em uís Va Reserve L e e ng do r., Sola riação Vabo J , no dia de c 0 0 0 2 de

do de jantar, como me ajudou na conclusão e no fio condutor da história de Solange: é uma história de amor, regada a inovação e tecnologia. Solange e Luís Fernando (ela o chama de Fernando no dia a dia) se completam e possuem uma sinergia como poucas vezes vi nessa vida. E se ela trava em alguns momentos mais pessoais e emotivos, basta olhar para ele, que Vabo completa o que ela gostaria de dizer. E o segredo do sucesso da Solid, do Reserve e de Solange Vabo, que comemora, em 12 de novembro, 40 anos de Turismo, com certeza começa por aí, pelo amor, respeito, cumplicidade e alguns passeios a bordo de uma Brasília entre Nilópolis e Anchieta, lá na década de 1970.

TÚNEL DO TEMPO Depois de uma hora e meia de trânsito entre o Santos Dumont e a Barra da Tijuca, chego na sede do Reserve, ainda repleta de gente trabalhando, e já vejo na mesa de Solange que ela fez o dever de casa: revirou fotos, buscou recortes de jornal, relembrou fatos anotados em cadernos. “Foi uma viagem no tempo, muito bom para relembrarmos tudo o que passamos. Gratificante ver as conquistas, lembrar dos perrengues. Nessa correria do dia a dia, a gente precisa parar um pouco e olhar para trás. Foi muito bom”, disse ela, que tem 58 anos, nasceu na Tijuca, filha única de um motorista e uma dona de casa, está casada com Vabo desde 1982 (mas namora desde 1979 e conhece desde os dez anos de idade) e tem um filho, Luís Vabo Jr., de 33 anos. Vabo e Solange já eram grudados na época em que estudavam juntos, na Escola Paraíba, no Rio. Ela morando em Anchieta e ele em Nilópolis. Em 1979, sem carteira de motorista, Luís Fernando pediu à mãe para dar uma volta com a Brasília nova da família. Na autorização, a ressalva: podia ir até Anchieta, no máximo. Vabo não teve dúvida e foi visitar a velha amiga de colégio, que se surpreendeu. “O que você está fazendo aqui?”, perguntou (eles não se viam desde que Vabo fora para a faculdade). O resultado foi que a retomada da amizade levou ao namoro e ele acabou ultrapassando os limites definidos pela mãe: foram parar na Pizzaria Marlene, em Marechal Hermes, fora da área delimitada para circulação com a Brasília da família. Entre março e maio daquele ano, foram assistir a filmes como Amargo Regresso e O Expresso da Meia Noite, dançaram juntinhos na boate Night &

Day, de Nilópolis, réplica da famosa Dancing Days da época e... não é surpresa, a iniciativa do primeiro beijo veio de Solange. Vabo estudava engenharia na época em que bateu na porta dela (com a Brasília da mãe) e ela fez curso técnico no colégio Clovis Salgado e Turismo na Estácio de Sá. Mas por que Turismo? “As oportunidades no fim da década de 1970 para as mulheres não eram tão amplas. E vi no Turismo uma chance para experimentar um mundo novo, diferente. Nunca gostei de fazer nada igual aos outros, sempre quis inovar. E Turismo me parecia bem diferente e promissor”, explica ela, que desistiu de cursar Ciências Contábeis e apostou nessa nova indústria. Começou a faculdade em março de 1979 e em novembro já estagiava na Nacional Turismo, agência do banco de mesmo nome. Sim, para quem não sabe, os bancos (como Bradesco e Itaú) tinham agências de viagens naquela época e por muito tempo. Solange era atendente nacional e sua maior ferramenta era...o telefone. “O cliente pedia e a gente atendia. Preenchia uma ficha, mandava pro departamento de Reserva, que devolvia com a disponibilidade...era tudo muito manual”. Com um ano já estava inquieta, querendo crescer e sem vislumbrar possibilidade desse crescimento na Nacional. Essa vai ser sempre uma marca na carreira de Solange Vabo: inquietude e querer estar sempre à frente, em movimento, como as águas do oceano, uma das coisas que adora quando o momento é relaxar. “O mar me acalma, me conecta comigo mesma, é meu refúgio”.

13 a 19 de novembro de 2019 — PANROTAS

34 a 39.indd 35

35

07/11/19 20:16


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.