



O mundo, tal como hoje é conhecido, tem muito de Português. A sua capacidade de –por perigos e guerras esforçados, passarem além da Taprobana – levou-nos ao encontro de novos mundos. A PT281+ tem nos descobrimentos portugueses muita da sua inspiração enquanto desenho de prova. Como Pedro Álvares Cabral, também nós partiremos de Belmonte em busca de aventura e superação ao longo de todo o trajecto que percorre a Beira Baixa. É na coragem, espírito de conquista, na descoberta e inovação, na capacidade de superação que se fundamentam os princípios do projeto Portugal 281+ Ultramarathon Portugal.
Uma ultramaratona com tempo máximo de conclusão de 66 horas. São 281km com 6494m de D+(Declive positivo), o percurso deverá ser percorrido em autossuficiência entre as bases de vida estipuladas pela organização e guiados unicamente por GPS
A Badwater e a BR135 são as inspirações e a alavanca para um evento na Beira Baixa, num território de baixa densidade populacional, mas com um elevado valor em património natural, humano e histórico. Um território onde as temperaturas facilmente atingem os 44º, e onde as taxas de humidade podem ser abaixo dos 20% em algumas horas do dia.
O percurso é muito longo e exige uma boa capacidade de gestão. As 66 horas são suficientes para percorrer toda a distância, mas será muito curto se os atletas não conseguirem gerir tempos de descanso e ritmos médios de progressão.
É mais que uma ultramaratona, é mais que 281km, é uma prova, que se cada atleta, não for Além do mais, dificilmente conseguirá terminá-la.
PT281, ALÉM DO MAIS!“se queres falar com DEUS, esta é a prova”
Belmonte Sortelha Sabugal Reserva Natural da Serra da Malcata Penamacor Geopark Naturtejo
Monsanto Penha Garcia Idanha-a-Nova Lentiscais Parque Natural do Tejo Internacional Vila Velha de Ródão Proença-a-Nova
Queremos que sejam CASA, Queremos que sejam ABRAÇO, Queremos que sejam ALÉM DO MAIS.
... aumentando a notoriedade do evento na região e no mundo.
... ativando as marcas da região como destino desportivo, de natureza e lazer no mundo.
... criando impacto económico direto nos agentes turísticos locais
... aumentando a presença das marcas da região na comunicação social a nível nacional e internacional , criando outra notoriedade e prestígio.
... envolvendo as populações locais e criando movimentos de simpatia que façam do evento uma experiência única e ímpar no mundo das Ultramaratonas.
... crescendo o número de participantes e aumentar as participações estrangeiras todos os anos.
... promovendo práticas ecológicas antes, durante e após o evento fazendo do evento um exemplo de turismo sustentável.
… desde 1998.
O que vivemos é o que nos molda e transforma.
Ao longo dos quase 25 anos de projecto Horizontes, todos os nossos eventos, com sucesso ou sem ele, sempre os moldamos para um propósito: oferecer experiências únicas e indizíveis em locais de alto valor humano, histórico e ou natural. Nesse tempo e espaço queremos que experimentes novos aromas, novos sabores, que conheças outras pessoas e cidades. A história, os costumes, as tradições e etnografia são partes importantes deste projecto de Turismo Desportivo ou “Maraturismo”
Neste ¼ de século, já subimos ao ponto mais alto de Portugal, Serra da Estrela, atravessamos Portugal de norte a Sul, de este a oeste ou apenas a Beira Baixa. Já nos aventurámos pela histórica vila de Sintra, pela Ericeira e desde 2015 que rumamos ao Brasil para atravessar a mais longa praia do mundo, no estado do Rio Grande do Sul.
São mais de 100 eventos organizados e muitos os amigos em todo o mundo.