Page 1

Ano XX no 1097 R$ 2,00 Diretor de redação: Waldemar Cezar | Balneário Camboriú, 20 de julho de 2012

O Pronto Atendimento 24 Horas da Barra está funcionando irregularmente. O prazo de dois anos para concessão daquele posto venceu nesta semana, mas a prefeitura não tomou o cuidado de lançar nova licitação.

A lei municipal que permitiu a concessão fixou prazo de dois anos, por isto se o prefeito Edson Dias realizar pagamentos à empresa que explora o Pronto Atendimento, cometerá crime de responsabilidade.

Por outro lado, o PA é necessário, porque presta um serviço relevante à comunidade e, sem possibilidade legal da prefeitura efetuar os pagamentos, seu futuro é incerto.

Leia mais nesta edição.

Waldemar Cezar

PA da Barra está irregular página

3

Ponto do Conflito - Essa semana a Autopista Litoral comprometeu-se em acelerar as obras e executar um projeto com novas opções de acesso.


2

Balneário Camboriú, 20 de julho de 2012

O p i n i ã o

e d i t o r i a l

“Educação de qualidade” no Brasil

Aniversários “Há 16 anos escolhi essa cidade para morar. Quando me aposentei realizei meu sonho. E aqui estou feliz da vida. Porque Balneário Camboriú é uma cidade maravilhosa cheia de charme e nos oferece tudo o que uma cidade grande tem. Já era veranista e cada ano quando ia embora, ia chorando, por não poder morar aqui. Agora passeio, vou à praia, ao shopping contente, sem chorar. Não preciso mais ir embora. Minha vida é aqui. Nesta cidade que faz jus ao nome Princezinha do Atlântico Sul”. Este texto é de uma leitora que atendeu ao convite do Página 3 de manifestar seu amor por Balneário Camboriú e como se pode ver ela ama mesmo a cidade. Isto acontece com a maioria das pessoas que vive aqui ou nos visita. A empresa Página 3 administra também um sítio na internet denominado camboriu.com.br, canal de informações turísticas que mantêm diário e intenso intercâmbio com pessoas que vieram ou querem vir a Balneário Camboriú. Invariavelmente são moradores de outras cidades que ouviram falar que aqui no sul do Brasil tem uma praia legal, com qualidade de vida, onde as pessoas são mais educadas do que a média nacional, os serviços são de qua-

Editorial | Opinião | Cartas

lidade, os preços justos e o povo hospitaleiro. Muitos desses visitantes quando voltam para suas casas enviam comentários sobre sua experiência e invariavelmente, quase a totalidade, só tece elogios. Nesta edição especial –que é também comemorativa da fundação do Página 3, em 26 de julho de 1991, portanto há 21 anos-, procuramos contar um pouco como era a cidade mais de 40 anos atrás. Com toda simplicidade e dificuldades de um núcleo de urbanização em desenvolvimento, Balneário Camboriú já ostentava as condições que a tornariam famosa, beleza natural e localização privilegiada. Hoje as dificuldades econômicas da prefeitura estão superadas, somos um dos municípios mais fáceis de administrar, se confrontada a arrecadação com as demandas sociais, por isso nosso desenvolvimento tem sido constante. É verdade que temos problemas, alguns sérios, que necessitam ser resolvidos, mas isto é assunto para outra edição, hoje é aniversário e toda comunidade merece comemorar porque, ao contrário do que eles pensam, não foram os políticos e sim o povo que construiu Balneário Camboriú.

Luiz Carlos Amorim

A televisão mostrou incansavelmente o “discurso” da nossa presidente (sim, presidente, nenhuma lei de afogadilho vai me obrigar a escrever errado) sobre a educação no Brasil. Entre outras tantas coisas, ela disse, na 9ª Conferência Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente, que “uma grande nação deve ser medida por aquilo que faz pelas suas crianças e seus adolescentes.” E eu pergunto: quando o Brasil será uma grande nação? E ela continua: “O país precisa garantir ensino de qualidade para todos, ensino de padrão de primeiro mundo. Não é o produto interno bruto que importa, é a capacidade do país, do governo, de proteger o presente e o futuro de nossas crianças e adolescentes.”  Se ela sabe de tudo isso, porque não faz acontecer? Ela não devia estar falando do Brasil, evidentemente, pois nossas escolas públicas estão defasadas, abandonadas, muitas delas caindo aos pedaços, sem os equipamentos necessários, com os professores ganhando menos do que deveriam para formar os nossos adultos de amanhã, que regerão os destinos do país. A

educação brasileira está jogada às traças, cada vez mais sucateada, o sistema de ensino foi mudado para pior. A julgar pelo que a presidente disse, o que se pode dizer do Brasil, pelo que ele faz pelas suas crianças? Gostaria que a presidente respondesse. Uma coisa boa que ela disse, no tal discurso, foi prometer que vai “aumentar o numero de escolas em tempo integral no país”, vai dobrar o número de colégios de ensino fundamental e também do ensino médio desse tipo, que hoje é de 33.000 estabelecimentos. “Nenhum país desenvolvido tem escolas de período único.” Eu, particularmente, não conheço nenhum colégio de ensino integral, mas torço para que já exista o número que ela citou.    Será que podemos acreditar numa promessa dessa num ano eleitoral? Aliás, não precisava nem ser ano eleitoral, a dúvida existiria. Seria muito bom se fosse verdade. Quero que ela me mostre que a minha descrença não tinha fundamento e implante todas as escolas que prometeu, que as faça funcionar, com professores qualificados, bem pagos, e que as escolas sejam bem equipadas, funcionais.

Mas e as escolas públicas que estão aí, sem reformas há dezenas de anos, sendo desativadas, obrigando as que sobram a aumentar os turnos, diminuindo assim a carga horária dos estudantes? Ou então colocando em risco a vida de alunos e professores em salas com o teto quase caindo, com instalação elétrica oferecendo perigo de serem eletrocutados, com a instalação hidráulica não funcionando, etc., etc.? Se as “novas escolas” apenas substituirão as que aí estão, não haverá aumento de escolas. A presidente falou em disputar “economia do conhecimento”, afirmou e reafirmou que o Brasil só vai ser um país desenvolvido quando todas as crianças e jovens tiverem acesso à educação de qualidade”. Ótimo, todos achamos isso. E onde está a educação de qualidade? Por que o Brasil não providencia ensino de qualidade para suas crianças e jovens?  Por que não recupera a educação, não investe mais nela para que ela volte a ter qualidade? Por que não há mais respeito pela educação, por parte dos donos do poder? Luiz Carlos Amorim é escritor (Http://luizcarlosamorim.blogspot. com - lc.amorim@ig.com.br)

Os textos para esta coluna devem ter até 2.000 caracteres . Envie para marlise.jp3@gmail.com.br.

www.odontoimagem.com.br Fone: (47)

3363-4231 Rua 300, nº 145 - Baln. Camboriú expediente Ano 21 no 1097 Tiragem: 2.300 exemplares Diretor de redação: Waldemar Cezar Neto Jornalista responsável: Caroline Schneider Cezar CNPJ: 04.097.083/0001-30 Redação e escritórios: Rua 2448, 360E, Centro, Balneário Camboriú, SC. Fone/FAX: 47 3367-3333 e-mail: jornal@pagina3.com.br site: www.pagina3.com.br / blog: www.blogp3.com.br

Artigos assinados e colunas não refletem necessariamente a opinião do jornal.


Geral

Autopista promete agilizar a obra de acesso à rodovia, trabalhando dia e noite Waldemar Cezar Neto

Balneário Camboriú, 20 de julho de 2012

3

Emasa prepara mais uma licitação falcatrua Uma licitação da Emasa lançada semanas atrás e cancelada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por “graves irregularidades, foi lançada novamente, mas agora com valor mais baixo e na modalidade de carta convite para escapar da fiscalização prévia do TCE. É uma falcatrua, grande parte do objeto licitado (projetos etc.) já foi contratada e paga em outras licitações, inclusive

as obras foram executadas em grande parte. A Emasa até o momento não conseguiu receber financiamento de mais de R$ 20 milhões da Caixa, aprovado há mais de um ano, porque parte dos projetos e das obras já realizadas não foram aprovados pelo agente financeiro, por isto é necessário refazer esse projetos, maquiando-os para atender as exigências.

No mínimo dois meses até a ETE e R3 funcionarem de fato A Autopista Litoral garantiu em reunião realizada na última quarta-feira, em Itapema, com representantes da prefeitura, que irá acelerar o ritmo das obras na Marginal Oeste, iniciadas semana passada, no último acesso à BR-101/sul. O ex-secretário do Planejamento Auri Pavoni participou da reunião na condição de técnico e contou que, além de trabalhar ‘dia e noite’ para terminar o quanto antes a obra, também ficou decidido que a concessionária deverá fechar o acesso da Marginal Leste em direção à BR-101/norte, na altura da Rua 3100, bem em frente à churrascaria Rio Grande.

“E a partir daí realizar projeto de uma subida à rodovia um pouco mais próximo da 3ª Avenida, porque quando duplicaram a BR-101, aquelas subidas e descidas eram muito importantes para o acesso à cidade”, afirmou.

Em Brasília A discussão chegou até Brasília, no mesmo dia e segundo o ex-ministro Altemir Gregolin, a reunião foi positiva. O Diretor Nacional da Autopista Litoral Sul, juntamente com o Diretor da ANTT e o prefeito Edson Dias conseguiram entrar em um acordo. Foi decidido que haverá aumento nos recursos e equipamentos nas obras realizadas

Daniele Sisnandes

na BR-101, que serão custeadas pela concessionária, e também o compromisso de executar outras obras nos acessos a Balneário Camboriú. “Nós conseguimos colocar em pauta estudos para construção de duas pontes paralelas à ponte do rio Camboriú. O Governo Federal através da ANTT se comprometeu em realizar a construção de uma das pontes paralelas, facilitando o tráfego para o norte e o sul da cidade, sem que o motorista precise pegar a BR-101. A outra ponte deverá ser construída pelo município. Felizmente tivemos uma grande conquista”, comemora Gregolin. A Estação de Tratamento de Esgoto, inaugurada há algumas semanas, ainda deve levar algum tempo para que o tratamento tenha resultado efetivo. O diretor da EMASA Eduardo Régua explicou que isso acontece porque os microorganismos usados no processo de tratamento ainda não se desenvolveram. “As pessoas confundem começar a funcionar com eficiência. A Estação já começou a funcionar, mas como dependemos dessa evolução biológica, ela ainda não tem eficiência. Depois que isso acontecer, acredito que dentro de dois meses, poderemos alcançar 95% de tratamento do esgoto da cidade”, disse. Na semana passada, o Página 3 publicou uma fotografia do Rio Camboriú extremamente impactado com o despejo de esgoto praticamente in natura. Uma fonte informou à reportagem que além das bactérias, o tratamento não havia iniciado de fato, pois a EMASA ainda não havia implantado canos para injeção de ar para o sistema

de tratamento por aeração. Régua confrontou a informação. Ele explicou que no dia da inauguração o sistema já estava implantado, mas que a estação precisava estar cheia para que só então, o sistema fosse ligado.

R3 Já o chamado R3, conjunto de dois reservatórios de água instalados no topo da Rua Venezuela (foto) sequer foi conectado à rede. A previsão divulgada em 2009 pela prefeitura era que o R3 ficaria pronto ainda naquele ano, mas a obra se estende até hoje, já que faltam peças de conexão. “A empresa já foi contratada, mas teve alguns problemas em função da importação das peças, mas acreditamos que logo a obra inicie e que em dois meses esteja funcionando”, disse Régua. Quando deixar de ser um elefante branco, o R3 deverá solucionar o problema de abastecimento de água para a região do Bairro das Nações e Ariribá. Os reservatórios somarão 2 milhões de litros de água.


4

Política

Balneário Camboriú, 20 de julho de 2012

CPI do hospital indica 16 supostos responsáveis por descalabro no hospital

Divulgação/CAMBC

Boa escolaridade predomina entre candidatos a vereador Dos 155 pré-candidatos a vereador, apenas 25 nasceram em Balneário Camboriú. A maioria é natural de Santa Catarina, mas não deste município. Depois dos catarinenses predominam os gaúchos (21); paulistas (14) e paranaenses (13). A maioria dos candidatos é casada, além de 43 solteiros e 22 separados ou divorciados. O grau de estudo universitário completo

Dão, sim

Claudir, sim

Depois de três semanas de disputas nos bastidores, os vereadores aprovaram na última terça-feira, por cinco votos a quatro, o relatório final da CPI do Hospital Municipal Ruth Cardoso, recomendando o indiciamento de 16 pessoas, dentre elas, o prefeito Edson Renato Dias. O relatório inicial assinado pelo relator Marcus Kurtz, trazia dois nomes, mas a oposição apresentou substitutivo com 15 nomes. O governo então tentou uma emenda, através do vereador Nilson Probst, responsabilizando quatro pessoas do governo anterior, inclusive o ex-prefeito Rubens Spernau. Ao final a oposição saiu vitoriosa conseguindo aprovar os 15 nomes e concordando com uma emenda da situação que incluiu uma 16ª pessoa.

Tatá, sim

Moacir, sim

A surpresa foi o comportamento do vereador José Carlos Hannibal que, até então, estava alinhado com a oposição, mudou de lado e votou contra. Além dele, votaram contra os vereadores Marcos Kurtz, Nilson Probst e Asinil Medeiros. Pela aprovação do substitutivo votaram Dão Koeddermann, Claudir Maciel, João Tatá Miguel, Moacir Schmidt e Fabrício de Oliveira. As pessoas responsabilizadas no relatório são: Edson Renato Dias (prefeito); Eroni Forest (coordenador médico nomeado pelo prefeito); Luiz Fernando Michels Brito (presidente do Conselho Municipal de Saúde); João Batista Leal (secretário municipal da administração); José Roberto Spósito (ex-secretário de saúde); Nício Brasil Lacorte (presi-

Fabrício, sim

dente da Cruz Vermelha Rio Grande do Sul); Rafael Martins Carrara (funcionário da prefeitura); Rafael Steiner Schroeder (ex-gestor e atual secretário municipal da saúde); Rui Dobner (comprador do município); Deisi Kuztra (presidente da Organização Mundial da Família), Walmir de Jesus Moreira Serra Júnior (presidente da Cruz Vermelha Brasileira); além dos ex-superintendentes, diretores ou consultores do hospital, todos ligados à Cruz Vermelha, Anderson Marcelo Choucino; Vitor Ferreira; Marcos Roberto Romero Sanche; Marcos Fatuch e Daniel Bicalho. O relatório agora será encaminhado ao Ministério Público, que poderá usar ou não, as conclusões da CPI nos inquéritos em andamento.

Conheça as acusações contra o prefeito As acusações contra o prefeito Edson Renato Dias aprovadas na CPI são as seguintes: contribuir decisivamente para as irregularidades levantadas ao contratar serviços com objetos diversos dos que foram licitados; ter autorizado os repasses de verbas à Cruz Vermelha Nacional do Maranhão; utilizar indevidamente, em proveito próprio bens, rendas e serviços públicos ao utilizar o equipamento com fins políticos ao indicar apadrinhados políticos para exerce-

rem cargos no Hospital Ruth Cardoso.

de dois anos e meio para abrir o Hospital Ruth Cardoso.

Prossegue o documento: omitir-se na prática de atos de seu ofício em especial ter aguardado mais de seis meses para tomar providências quanto aos desmandos e irregularidades praticados pela entidade Cruz Vermelha Rio Grande do Sul na administração do Hospital Ruth Cardoso; omitir-se e negligenciar na defesa de bens, rendas, direitos e interesses do município ao ter levado mais

E finaliza: permitir que uma entidade sem quaisquer condições técnicas, que não preenchia os requisitos do edital assumisse a administração hospitalar e por ter praticado atos de improbidade administrativa que causaram prejuízos ao erário e atentaram contra os princípios da administração pública, especialmente o da legalidade.

ou incompleto predomina, 67 pré-candidatos estão neste nível de escolaridade. Outros 64 cursaram o ensino médio, 26 o fundamental e três lêem e escrevem. Por profissão, 16 são empresários, oito administradores, sete advogados, cinco corretores e três médicos. Os demais têm profissões variadas. A maioria (36) declarou a profissão “outros”, seja lá o que isto signifique.

Campanhas eleitorais devem começar no dia 15

Reprodução

As campanhas eleitorais a prefeito de Edson Renato Dias/ Cláudio Dalvesco/ e Rubens Spernau/Fabrício de Oliveira deverão iniciar no segundo semestre de agosto. O comitê de Piriquito teria marcado o lançamento oficial para

o dia 15 e o de Rubens Spernau teria programado a mesma data. Com a falta de dinheiro na economia todos os candidatos, inclusive a vereador, deram uma travada nas campanhas visando economia.

Spernau vai propor uma campanha sem barulho O candidato a prefeito Rubens Spernau pretende apresentar a seu adversário Edson Piriquito nos próximos dias a proposta de fazerem as campanhas sem carros de som. O candidato tucano alega que, se a lei eleitoral for seguida, a campanha com som é quase impos-

sível, já que é proibida nas proximidades de diversas instalações, como prédios públicos, escolas etc. Ele também entende que os carros de som não cumprem a finalidade de levar propostas concretas aos eleitores e são antipáticos, os eleitores não aprovam.


Colunista

Dedo na Moleira N

Balneário Camboriú, 20 de julho de 2012

c o l u n i s t a

Waldemar Cezar Neto

waldemar@camboriu.com.br

esta semana o Página 3 completa maioridade, 21 anos de circulação e isto significa que já moro aqui na cidade há 24 anos. Nesse tempo Balneário mudou muito, mas sua trajetória não foi tão ruim quanto poderia ter sido.

Cidades Explico. Nos meus 57 anos de vida morei em cinco cidades: Porto Alegre, Genebra, Rio de Janeiro, São Paulo e Balneário Camboriú. Tirando Genebra, que não visito há mais de 30 anos e não sei como está, as demais foram para o vinagre mais rapidamente do que Balneário. Estamos indo, mas em ritmo menor.

5

Caroline Cezar

Camboriú neste ano está em 7,4 e a de Camboriú espantosos 27,9.

para obter um piso de R$ 1 mil para a categoria. Eles ganham R$ 740,00 e acharam um argumento forte, o piso é menor do que o salário reclusão, aquele pago aos presos. Tem lógica, o cara que trabalha oito horas por dia, ganha menos do que um detento.

Salário 2

Cidades 5 O problema em São Paulo, além do trânsito, é tudo que decorre dele, estresse, poluição, atrasos para compromissos etc. É uma roda viva, mas com possibilidade de ganhar muita grana e isto mantém as pessoas hipnotizadas, como se existisse um pote de ouro no final do arco-íris.

Na rua onde vivi em Porto Alegre, no centro, todas as portas e janelas ostentam grades de ferro, porque a violência chegou a níveis insuportáveis. A degradação urbana é de chorar. No Rio e em São Paulo há o trânsito infernal, apesar de possuírem metrô, bons sistemas viários e tudo o mais, não é possível vencer essa máquina que se reproduz feito coelho, chamada automóvel.

Sempre desconfio quando dizem que sobram vagas e falta pessoal qualificado. Acho que falta mesmo é gente disposta a trabalhar pelo salário que oferecem. Se o cara for eletricista e atender dois quebra-galhos por dia, ao final do mês ganhará três vezes o que ganha um comerciário. E sem aturar patrão murrinha.

Cidades 6

Administrador

Anos atrás coloquei anúncios nos jornalões de São Paulo contratando gente para a filial paulistana de uma empresa catarinense. Fui lá fazer as entrevistas e metade dos candidatos acreditava que a vaga era para Santa Catarina. Queriam vir, até ganhando menos, desejavam investir na tal qualidade de suas vidas.

Cidades 3

Cidades 7

As pessoas acham o Rio violento, mas não é, tem que saber por onde e como andar. Se quiser ostentar correntes de ouro vá a Paris, no Maracanã vão lhe arrancar do pescoço.

Balneário tem três problemas gravíssimos: saúde, trânsito e violência. Não só a criminalidade, mas a violência decorrente da falta de civilidade, de respeito entre as pessoas. O mesmo cidadão que reclama do cachorro na praia é capaz de cruzar a faixa de segurança sem qualquer consideração pelos pedestres. Vemos isto diariamente.

Vi o prefeito Dias na TV comentando que é formado em Administração Pública. Menos chefe, você é formado tecnólogo em administração pública, curso por computador à distância, com dois anos de duração. Qualquer pessoa com o diploma do segundo grau, um computador e 500 reais por mês pode fazer este curso que não exige vestibular.

Cidades 2

Cidades 4 São Paulo é violento, certo? Errado, por ser grande e existir o Datena os crimes aparecem todos os dias na TV, mas sua taxa de homicídios por 100 mil habitantes é 9. A de Balneário

Cidades 8 No entanto, como dizia o pro-

Uma homenagem aos meus colegas que fazem o Página 3, que nesta quinta-feira(26) completa 21 anos de vida. A foto ajuda a entender porque, anos atrás, mudamos do formato grande (standard) para o menor (tablóide). No futuro não muito distante meu neto mais velho Davi, esse guri legal que aparece aí em cima e que hoje tem 12 anos, não terá que manusear papel para ler Página 3, usará seu computador de bolso.

fessor José Ricardo, temos um grande prefeito, sujeito extraordinário, Deus. Ele fez, os que vieram depois dele tentaram desfazer.

Cidades 9 Há mais de 20 não tomo banho na praia central. Conheço pouca gente que se banha ali. Talvez o alargamento da praia, no futuro, cause em Balneário o mesmo efeito que as praias largas têm

núcleo

sobre os cariocas, salão de festas, ponto de encontro, a convivência do dia-a-dia passa a ser a areia, não mais o shopping. Tirando quem caminha, faz ginástica e surfa, conheço pouca gente que usa nossa praia como prolongamento do seu espaço de convivência.

Salário Sindicato dos comerciários de Itajaí com campanha nas ruas

Administrador 2 O curso de Administração Pública, por exemplo, da Udesc, entre os melhores do Brasil, exige quatro anos de estudos presenciais, o cara tem que ir à aula. E, principalmente, tem que passar no vestibular. Talvez se o prefeito tivesse feito um curso de alto nível aprendesse a administrar, coisa que decididamente, na minha modesta opinião ainda não aprendeu.

Instalação e Manutenção

C O N T A B I L I D A D E

VENDAS E ASSISTÊNCIA TÉCNICA AUTORIZADA

CONTABILIDADE DE CONDOMÍNIOS

Apoio gerencial ao síndico. Participação e assessoria ao condomínio. Emissão de Boletos bancários. Extrato individual por condômino. Balancete Mensal. 47

3363-3952

sandro@nucleocontabilidade.com.br

AQUECEDORES DE AMBIENTE EXTERNO

contato@rafaeldespachantemaritimo.com.br

5ª Avenida, nº 83 - sala 2 - Vila Real. Fone: 47 3367-5554

AQUECEDORES DE ÁGUA A GÁS - ELÉTRICO E SOLAR CONDICIONADORES DE AR SPLIT - PRESSURIZADORES AQUECEDORES DE AMBIENTE EXTERNO - ASPIRAÇÃO CENTRAL Fone: 47 3363.4723. Rua 1910, nº 333, Sala 01 - Baln. Camboriú - SC www.kvaquecedores.com.br - kvaquecedores@terra.com.br


6

Geral

Balneário Camboriú, 20 de julho de 2012

Hotelaria: expectativa de 45% de ocupação Marcela Viecelli

O que vai e não vai funcionar no feriado

Balneário Camboriú completa 48 anos com programação intensa Divulgação PMBC

Correios Agências estarão fechadas. Comércio Atendimento normal Bancos Não funcionarão.

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares(Sindisol) fez levantamento junto a seus associados e concluiu que a expectativa de ocupação na rede hoteleira gira em torno dos 45%, igual ao mês de julho do ano passado. “A primeira quinzena foi decepcionante, muita chuva atrapalhou, então vamos considerar o percentual a partir de agora, já que as férias acontecem na segunda quinzena”, disse a presidente do Sindisol Karina Peters. Segundo Karina, os turistas de inverno virão de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Com a duplicação da BR-101, é possível constatar o aumento de gaúchos nas praias catarinenses.

Karina espera que as expectativas se confirmem, mas enfatizou que as obras na avenida Atlântica (foto) são ‘um agravante serissimo’. “Não sei se foi por conveniência de liberação de verbas, mas escolheram uma época de muita chuva e isso está complicando a vida de todo mundo, restaurantes, trânsito e os turistas irão sentir isso”, colocou. No Portal de Informações Turísticas (PIT), da Secretaria de Turismo, entraram desde o primeiro dia de julho 92 ônibus de turismo, dos quais 72 brasileiros, 10 argentinos, 4 chilenos, 4 uruguaios e 2 bolivianos, totalizando 3.199 passageiros. No mesmo período, ano passado, entraram 69 ônibus de turismo.

Shoppings O Atlântico Shopping das 10 às 22h e a praça de alimentação e cinema das 11 às 22h. O BC Shopping das 14 às 21h, a praça de alimentação e o cinema das 11 às 23h. Saúde No feriado as unidades de saúde estarão fechadas. O SAMU atenderá sem interrupções (192), assim como o Hospital Ruth Cardoso e o PA da Barra. Supermercados Atendimento normal Emasa Emergência 24 horas através do número 0800-643-6272. Ambiental Coleta normal. Lotéricas Não funcionarão.

Nesta sexta-feira, dia 20, Balneário Camboriú completa 48 anos de emancipação política e para marcar a data uma série de eventos estão agendados para hoje (20) e os próximos dias. Hoje, as festividades começam com corte do bolo, na Rua 3100, às 9h. Às 10h30 inicia um desfile na Avenida Atlântica. “Participarão alunos da rede municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, bombeiros, Guarda Municipal e pessoal de diversos setores da prefeitura”, explicou Larissa Correia, a diretora do gabinete do prefeito Edson Dias. A caminhada começa na altura da Rua 1001 e segue em direção à Praça Almirante Tamandaré.

À tarde, a Tamandaré continua agitada com a Rua de Lazer e shows culturais das 14h às 17h, com a participação de bandas locais, que participaram do 2º Festival da Canção. O Casamento Coletivo vai oficializar a união de 48 casais locais no Class Lounge, a partir das 16h. As comemorações continuam amanhã (21), com a Festa da Tainha, evento itinerante, que acontece este ano na 5ª Avenida, esquina com a Rua Biguaçu. No sábado das 18h às 22h e no domingo das 11h às 15h. O cronograma de atividades termina no dia 29, com a 3ª Cãominhada, às 10h, com saída na Praça Tamandaré.

Baile Municipal e Encontro dos Amigos ficaram de fora esse ano O Encontro dos Amigos, marcado para o dia 28 de julho, foi adiado esta semana. Larissa Correia, diretora do gabinete do prefeito, disse que ainda não há nova data definida, mas que “é possível que seja transferido para início de setembro. Como decidiram manter a festa naquela região da Atlântica, fazer o evento neste momento seria complicado por causa das obras”, disse.

Não haverá O aniversário da cidade não será comemorado este ano com o Baile Municipal. “O Baile não vai ser realizado porque para isso dependia da arrecadação de recursos particulares, já que não pode ser custeado com recursos públicos, mas não conseguimos reunir o valor necessário e por isso ele foi tirado do cronograma”, informou Larissa.


Geral

Conselho aprova Centro da UFSC em Balneário Divulgação

Em reunião extraordinária, o Conselho da Cidade(foto), presidido pelo secretário André Ritzmann, aprovou na quarta-feira e encaminhará à Reitoria da Universidade Federal (UFSC)e ao Ministério da Educação, pedido para criação de um projeto de viabilidade inicial, para construção de um

Centro de Belas Artes, em Balneário Camboriú. Os conselheiros também solicitarão apoio às autoridades e lideranças políticas nas três esferas e da imprensa para divulgar essa iniciativa, que partiu do Movimento pela Universidade Pública Gratuita (Movup), presidido pelo den-

tista Hélvion Ribeiro. O abaixo-assinado que iniciou há duas semanas já possui mais de 3 mil assinaturas. “Assinar o documento é a força que a população terá em dizer sim ao Centro de Belas Artes”, disse o presidente do Movimento. Na reunião do Conselho também foi discutido o local apropriado para instalar o Centro e um dos mais indicados é onde está o presídio desativado recentemente. “Já imaginou um presídio se transformar em um centro de artes”, pergunta Ribeiro. A princípio estão relacionados os cursos superiores de Bacharelado em Artes Visuais, Artes Cênicas, Audiovisual(Cinema-TV-Rádio), Música, Moda, Design, Arquitetura e Urbanismo, Museologia, Literatura, Jornalismo.

Estatística revela primeiro semestre violento A Secretaria de Segurança do Estado divulgou esta semana um levantamento sobre a violência em Santa Catarina neste primeiro semestre. Balneário e Camboriú figuram entre as cidades com maior número de homicídios. Ambas tiveram aumento deste crime comparado a 2011. Aqui, foram oito assassinatos este ano, já em Camboriú, 17. No ano passado, Balneário fechou o 1º semestre com sete assassinatos e Camboriú, 14. A cidade vizinha inspira atenção. Camboriú aparece no pri-

meiro lugar entre os municípios com maior taxa de homicídio por 100 mil habitantes. Além disso, a cidade é uma das sete em que foram registrados assassinatos em todos os meses da primeira metade do ano. Roubos e furtos Regra geral, os roubos (com uso de arma ou violência) em Santa Catarina estão ficando mais comuns. Balneário Camboriú continua na lista dos dez municípios com maior incidência destes crimes, mas este ano teve redução na estatística. Só no 1º semestre foram 207

Terreno do presídio poderá ser permutado ou vendido Em reunião realizada semana passada na Delegacia Geral de Santa Catarina, em Florianópolis, a delegada regional Magali Nunes Ignácio sugeriu permutar o terreno onde funcionava o presídio desativado com uma empresa particular. Esta semana o delegado geral adjunto, responsável pelo setor financeiro e administrativo da Polícia Civil, Valério Alves de Brito avalizou a sugestão, mas afirmou que a decisão será da Secretaria de Estado da Administração. “A idéia é aproveitar o terreno em que estava o presídio, que é uma área central e bem valorizada, e trocar pela construção de uma unidade central da polícia, em uma área mais afastada”, disse Brito. O delegado

acrescentou que o pedido foi encaminhado à Secretaria de Administração, mas não tem previsão de resposta, ele acha que deverá demorar. Várias outras sugestões já foram apontadas para aquele local, inclusive um Centro de Artes da Universidade Federal de Santa Catarina, para o qual está circulando na cidade um abaixo-assinado, liderado pelo Movimento pela Universidade Pública Gratuita (Movup) que, com a força da comunidade, pretende convencer a Reitoria da importância de criar um Centro de Artes com vários cursos. “Ali seria um local bem central e de fácil acesso”, sugeriu o líder do movimento Hélvion Ribeiro.

registros de roubos em Balneário. No ano passado foram 340, segundo os registros da SSP. Já o número de furtos assusta, mesmo com redução. Foram 1.948 ocorrências desta natureza registradas na cidade só nos primeiros seis meses de 2012. No ano passado foram 2074. Nos dois tipos de crime houve diminuição comparando com o ano passado, o que não extingue a necessidade de investimento em políticas de segurança nesta área, principalmente quanto à prevenção.

Balneário Camboriú, 20 de julho de 2012

7

Frio melhorou um pouco as vendas, dizem comerciantes Marcela Viecelli

O frio chegou e com ele as férias de julho. Quem agradece são os comerciantes da cidade, que acabam vendendo mais o estoque de frio que estava ficando nas prateleiras. “As pessoas ainda associam vinho ao frio”, afirma Elisabeth Lebtag, proprietária do Armazém do Vinho, que há 13 anos está na Rua 1111. Ela diz que esta é a época que sua loja mais vende, tanto para mercados, restaurantes como para os compradores que vão até lá. Nos últimos dias a procura por vinhos aumentou, e até faltou mercadoria. Segundo ela o tinto é o que mais sai, mas este ano o branco também tem boa procura, talvez pelo veranico de junho. A Villa Chic, que vende roupa feminina, na Av. Brasil e no Shopping Atlântico, também sentiu o reflexo do inverno atrasado nas vendas, mesmo com as clientes fixas que garantem suas peças ainda no início da coleção, no mês de março. “No dia 20 de junho fomos obrigadas a

colocar as peças em promoção, e foi bom, deu um giro legal”, conta a proprietária Michelle Mangarda(foto). Ela completa dizendo que as férias de julho também deram uma movimentada maior nas vendas, além do frio que acabou com as últimas peças mais pesadas. Comparado com os outros cinco invernos da loja, esse foi um pouco mais fraco, levando em consideração que o frio demorou para chegar. “Junho foi muito fraco, as férias de julho que trouxeram um movimento”, conta a gerente da PinUP, loja de roupa e Melissas, Malu Delavi, que acredita que o inverno em BC é sempre assim, apenas para manter a loja, no verão é que vem o lucro. “Esse mês melhorou, o frio interferiu, até então as vitrines com casaco não vendiam, sapatos vendem o ano todo”. A loja tem apenas 8 meses e por isso Malu ainda não consegue comparar com outros invernos.


8

Balneário Camboriú, 20 de julho de 2012

Geral

Itajaí sediará Fórum para planejar Turismo, Cultura e Esporte na região e no Estado O Fórum de Turismo, Cultura e Esporte que acontecerá na próxima segunda(23) e terça-feira(24) em Itajaí, para discutir políticas públicas que servirão para construir um documento que irá fortalecer o Plano de Desenvolvimento Regional assim como o Plano Catarinense, deverá concentrar mais de 300 pessoas dos 9 municipios da Secretaria de Desenvolvimento Regional. Eles acontecerão nas 10 Regionais catarinenses. Itajaí sediará a primeira delas na atual gestão. A gerente regional de Turismo, Cultura e Esporte da SDR Cristina Machado Bitencourt explicou que o resultados dos 10 fóruns regionais será aproveitado para aprimorar o Plano de Desenvolvimento de Santa

Catarina. “Esses fóruns são uma exigência nacional, não existe mais projeto isolado. As reivindicações precisam estar alinhadas, as regionais, as estaduais e as nacionais”, disse. Segundo Cristina, foram emitidos mais de 1500 convites e ela espera que ‘pelo menos, 300 pessoas das três áreas, participem nos dois dias do evento’. “Este é o momento para discutir as questões, o que queremos e para onde iremos, não adianta só criticar depois, é preciso participar e este é o momento de fortalecer cada uma dessas áreas”, afirmou. O turismo, segue Cristina, é a área mais desenvolvida nesse sentido em Santa Catarina, mas cultura e esporte ainda exigem bastante trabalho e esforço.

Divulgação

Todos os Fóruns Regionais seguirão uma metodologia que prevê a organização por grupos de trabalho. A meta é discutir diretrizes, ações e prioridades a partir do material apresentado na conferência estadual, realizada em 2009, e do Plano Nacional de Cultura. O Fórum será realizado na Univali (Bloco de Direito, salas 201, 202 e 203). A abertura será na segunda-feira, às 19h30 com a participação dos presidentes das Associações de Cultura, Joceli de Souza, e de Esportes, Adelir Pecos Borsati, e o Presidente da Santur, Valdir Walendowsly. Na terça-feira, das 8h30 às 18h, acontecerá o Fórum da Cultura e Esporte e das 8h30 às 12h, o Fórum de Turismo.

Fórum de Transparência convida sociedade para integrar comissões Divulgação

O Fórum de Transparência e Controle Social realiza nova reunião na próxima quinta-feira (26), às 19h. Na pauta está a conclusão do organograma de funcionamento. “Estamos nos organizando e vendo entre as pessoas

que já participam do Fórum, em quais áreas elas têm mais afinidade, pois é preciso ter familiaridade com o assunto para ter o Controle Social de forma organizada”, explicou o coordenador do Fórum, advogado Anderson Beluzzo.

Ele lembra que o Fórum está aberto para a participação da sociedade e para cidadãos que queiram integrar as comissões técnicas. “Notamos que temos que aprofundar conhecimento para que possamos orientar inclusive os órgãos públicos”, disse Beluzzo.

Na semana em que o

Página3 completa

21 anos quem ganha é

você!

21 assinaturas para os 21 primeiros* que ligarem no dia do nosso aniversário * promoção válida para assinantes novos

assinaturas

8402.3824


Publicidade

O IPI REDUZID

PROMOÇÃO

CHANCE MASTER COROLLA

TODA LINHA COROLLA COM A MELHOR NEGOCIAÇÃO ESSA É A SUA CHANCE

NÃO ESPERE MAIS NOVA HILUX SR/SRV COM UMA NEGOCIAÇÃO IMPERDÍVEL

IDO Z U D E R I IP

47 2104 1000 ITAJAÍ RODOVIA OSVALDO REIS, Nº 155 – FA ZENDA

Balneário Camboriú, 20 de julho de 2012

48 2108 1000 FLORIANÓPOLIS MARGINAL DE ACESSO BR 282 VIA EXPRESSA, Nº 2005 – ABRAÃO

9


10

Balneário Camboriú, 20 de julho de 2012

Saúde

No hospital Ruth Cardoso “continua a mesma esculhambação”

Posto de Atendimento da Barra tem contrato ilegal Divulgação PMBC

O Conselho Municipal de Saúde (Comus) resolveu apertar a prefeitura, que está administrando o Hospital Municipal Ruth Cardoso, em regime de intervenção. Existe a suspeita de má medicina, não cumprimento de metas e descontrole no uso do dinheiro público. O cenário, se verdadeiro, é semelhante em diversos pontos àquele que levou à intervenção do município na gestão da Cruz Vermelha no hospital. “Aquilo está uma esculhambação”, confidenciou à reportagem um dos

conselheiros municipais. No dia 9 de julho o Comus oficiou à secretaria de saúde, pedindo esclarecimentos sobre 19 pontos, aqueles que a Cruz Vermelha deveria cumprir, se estivesse administrando o hospital. O prazo para fornecer as informações era 72 horas, mas na quinta-feira (dia 12), a prefeitura pediu mais 10 dias de prazo, que vence na semana que vem. O presidente do Comus Luiz Fernando Michels Brito ante-

cipou à reportagem que, se não vier a resposta no prazo, ele encaminhará o assunto ao Ministério Público.

Tributos Existe a suspeita, não confirmada, que a prefeitura estaria retendo, mas não depositando os direitos trabalhistas dos funcionários do hospital. Se isto for verdadeiro trata-se de crime. A reportagem tentou vários contatos com o secretário da saúde Rafael Schroeder para esclarecer o assunto, mas não

Aditivo de 13 milhões é falso É falsa a notícia divulgada pelo Sistema Menina de Comunicações que o Hospital Municipal Ruth Cardoso teve um aditivo contratual ilegal de R$ 13 milhões. Esta informação aparece num relatório errôneo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), mas basta ler a defesa dos acusados ou examinar os pagamentos feitos pela prefeitura para constatar que não existiu o aditivo, foi um equivoco do analista do TCE. Por motivos políticos há mais de três anos tentam menospre-

zar a contribuição da Organização Mundial da Família (WFO) à saúde pública do município. O hospital custou R$ 26 milhões e desse total a WFO doou R$ 7,8 milhões, os outros R$ 18,2 milhões foram pagos por prefeitura e governo do estado. Avaliação feita pela Madrigano Hospitalar, empresa catarinense especializada em projetos de hospitais estimou o custo da obra em R$ 30 milhões, portanto ela custou R$ 4 milhões mais barato do que a avaliação. Depois da pronta a obra a

mesma Madrigano fez uma nova avaliação e calculou que o hospital custaria R$ 39 milhões. O técnico do TCE pegou 39, diminuiu de 26 e deduziu que havia um aditivo, mas não havia. Os fatos não foram esclarecidos junto ao TCE também por negligência da prefeitura, documentos não foram juntados ao processo no TCE e a prestação de contas da construção está dormindo nas gavetas do controlador do município, Militino Testoni, há dois anos.

O contrato de terceirização do PA 24 Horas da Barra está ilegal, na semana passada venceu o prazo de dois anos da licitação, que entregou à uma empresa privada a administração daquela unidade de saúde. O contrato não pode ser renovado, a lei municipal 3072, estabeleceu que o contrato seria firmado por um ano e poderia ser renovado por mais um, prazo que agora acabou. O município não poderá pagar à empresa, porque o prefeito

estará cometendo crime de responsabilidade; uma nova licitação demora pelo menos um mês e o posto não pode ficar fechado, sem atender os doentes. O caso do PA da Barra é um exemplo da péssima administração da saúde pública do município, fica a impressão de que no gabinete do prefeito e na secretaria da saúde ninguém se entende, são incapazes até mesmo de prever situações primárias, como o vencimento de um contrato.

Conselho Municipal altera remuneração dos dentistas O Conselho Municipal de Saúde suspendeu na semana passada resolução de 2008 que autorizava a prefeitura a pagar a dentistas até 10 vezes o valor da tabela do Sistema Único de Saúde.

mento de apenas até duas vezes a tabela SUS.

O valor foi considerado fora do padrão porque para médicos, por exemplo, outra resolução do Conselho, permite o paga-

A decisão de suspender a resolução foi unânime e os conselheiros aguardam que a prefeitura apresente suas alegações.

Existe ainda no âmbito do Conselho dúvidas sobre a legalidade ou não da resolução que favorecia os dentistas.

Governo envia verba para construir uma UPA Fotos Divulgação

Segundo o secretário de Saúde, Rafael Schroeder um recurso do Ministério da Saúde na ordem de R$ 2 milhões foi enviado esta semana para o município. O dinheiro é destinado à construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que será edificada no Bairro das Nações. “Chegou hoje então vamos montar o projeto e encaminhar para o setor de compras da prefeitura, que vai então, abrir a

licitação”, completou. Esse trâmite até a abertura da licitação deve durar entre 45 e 60 dias. Além dos R$ 2 milhões para a construção, serão destinados mais R$ 190 mil para custeio mensal da unidade. Schroeder explicou que a prefeitura deverá reforçar o custeio com mais R$ 30 ou R$ 40 mil. Com a estrutura pronta, a Saúde pretende atender em média 200 pacientes ao dia. O projeto será feito aos moldes do PA da Barra. Serão cerca de 700m2, só que este será construído em sede própria. A previsão é que a unidade tenha médicos 24h, um clínico geral e um pediatra, consultórios, sala de gesso e uma de procedimentos.


Economia

Mercado Interno

Fábrica de motores

Prejuízos por fraudes

A fábrica de motores da GM de Joinville vai, progressivamente, substituir a unidade instalada em São José dos Campos (SP). Um dos motivos a estimular a vinda da GM para Joinville é que no interior paulista a montadora trava guerra com o Sindicato dos Metalúrgicos. A entidade não aceita o banco de horas como modelo de compensação para a empresa se adequar ao ritmo da atividade industrial. Por aqui, a prática do banco de horas é comum.

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) definiu o entendimento de que os bancos são responsáveis por problemas de fraudes e possíveis danos gerados ao cliente. Segundo a decisão, as instituições devem pagar por todos os danos causados pelo problema, e por não conseguirem garantir a segurança ao cliente.

Ruim A inadimplência do consumidor brasileiro aumentou 19,1% no primeiro semestre do ano na comparação com os primeiros seis meses do ano passado mostra a Serasa Experian. O crescente endividamento nos últimos três anos e o descontrole do consumidor ao assumir novas dívidas são os motivos apontados no levantamento.

CONSTRUÇÃO O custo médio para construir um metro quadrado de um imóvel residencial em Santa Catarina é de R$ 858,80 segundo o IBGE. A alta acumulada nos últimos 12 meses é de 8,23%.

Vendas menores As vendas de importados caíram 21,6% nesse semestre em relação ao mesmo período de 2011. Um dos motivos da queda é a valorização do dólar. A Associação dos Importadores prevê terminar o ano com vendas até 40% menores do que o registrado em 2011.

Comércio exterior As exportações catarinenses cresceram 5,6% no primeiro semestre, subindo para US$ 4,56 bilhões. O resultado do período foi superior à média brasileira (-0,9%). De janeiro a junho, as importações aumentaram 5%, para US$ 7,17 bilhões. O saldo da balança comercial do Estado acumula déficit de US$ 2,6 bilhões.

Nova fábrica da GM Após anunciar um investimento

Balneário Camboriú, 20 de julho de 2012

11

Augusto César Diegoli acdiegoli@ibest.com.br

de R$ 710 milhões, a GM suspendeu na última semana as obras da fábrica de transmissão em Joinville. A empresa informou que a suspensão é temporária por conta da crise na Europa. A estimativa de produção era de 150 mil transmissores por ano.

Livros As editoras brasileiras venderam 469 milhões de livros no ano passado, novo recorde para o setor. O número é 7,2% superior ao registrado em 2010, quando 438 milhões de exemplares foram comercializados. O faturamento atingiu R$ 4,83 bilhões no ano passado, um crescimento de 7,36% sobre o ano anterior.

Gorjeta O Conselho Estadual das Entidades de Turismo, em parceria com a Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina apresentou proposta à Secretaria da Fazenda de excluir a gorjeta da cobrança de ICMS. O setor é responsável por 600 mil empregos no Estado.

Mulher x pensão Decisão da TNU (Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais) determi-

nou que uma beneficiária não perderia a pensão do primeiro marido se casasse novamente. Segundo a decisão, sem a com-

provação de melhoria na situação econômica com o segundo casamento, a pensão não pode ser cancelada.


Divulgação

12

Colunis

Turismo

Balneário Camboriú, 20 de julho de 2012

Turiscope

Nagel Milton de M c h e c k

Ike Gevaerd

ikegevaerd@terra.com.br

i n

-

c h e c k

o u t

Arte subaquática na Ilha da Galé AnoBúzios que vem, em fevereiro, fazem anos que foi no instalada no fundo sete diárias de20hospedagem Imperatriz em

do mar na Ilha da Galé, a escultura em mármore Biovita I, em homeNos dias 4 e 11 de dezembro, o hotel Hilton Curaçao com café manhã, guia a REBIO Fica aacompanhante 2,5 metros abaixo do nível da navio Imperatriznagem navegará na dodaArvoredo. falando português, seguro-viaágua e pesando 60 quilos e pode ser avistada apenas por quem merrota Itajaí/Búzios/Santos/Itajaí gem. Tarifa: 10 parcelas de R$ para fazer outra gulha. Já conversei com o Pita Camargo, o escultor, num cruzeiro de cinco dias. Os 312,60 pessoa. a Biovita II, num atopor em defesa da Reservas criação doeParque Marinho hóspedes ficarãoobra, acomodados Texto e fotos Ike Gevaerd informações: cvc.com.br/brasil. do Arvoredo. Contrariando o que alguns pensam, a recategorização em cabines externas, desfrude Reserva Biológica para Parque Marinho, vai ajudar a preservar tando de todas as mordomias do Noites no Peru CORK STREET NORTHCOTE ROAD pa – A nova versão do mapa de Curitiba traz um guia com os principais atrativos da cidade e é uma fer- sistema Tudo Incluído, mais aquele patrimônio ambiental. É só ter gestão. de comiAorientar rua das galerias deexemplares arte para distribuição Clapham Juncion xtra para o turista. São 10 mil gratuita nos pontos de informações das eIke Sete noites no Peru, sendo três bebidas. Gevaerd Tarifa: entrada de hotéis, restaurantes e agências de viagens. A publicação baseada no conceito de marketing de experiência, O nosso vergonhoso das Águas no Sonesta Posada O final de tarde de uma segunda-feira é R$ 425 e nove parcelas de R$ 107. em Lima, Encontro o de uma parceria do Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau (CCVB) e o Sebrae-PR. O del Inca Miraflores e quatro em o momento certo para passear pela Cork Reservas e informações no site o descaso com o meio ambiente estampado Impressionante na capa também informações úteis como serviços, dicas de entretenimento e gastronomia, informações sobre locais Cuzco, no San Agustín,com café Street. Repleta de galerias de arte que cvc.com.br/sc. do Página3 da semana passada. A água marrom do Rio Camboriú s, eventos, agências de viagens, locadoras de veículos, entre outros. manhã, abrem suas portas neste dia para recese encontrando comdaágua pretacity-tours, do esgoto excursão da cidade,aé uma vergonha. Machu Picchu, visita ao parque Bourbon Cataratas bernaclientes e passantes paraWalk, vernissages ormações Ambiental versal City visita ao Hard 30 Amigos de Balneário CamSacsayhuaman, custa US$ 2.205 e amostras,site geralmente acompanhadas Dados do CNTUR programe0xx-11-3818-4600, Rock Café, cartão de assistência boriú tem como lema ‘Para cele- No mês de dezembro, por pessoa. Informações na Top de um bom vinho. As melhores obras se para o Shopping Diábiental.tur.br. medica internacional, moderno brar a vida’. O Escape. Conselho Nacional de 0/xx/11/5576-6300. Turismo informa que existem no Brasil Brasil: Site: dos melhores artistas são ali exibidas e rias com 30% de mais desconto kit viagem, acompanhamento 24 de 2para milhõestopbrasiltur.com.br de empresas ligadas ao setor, faturam R$ 127 Novo mapa – A nova tos de Orlando palpitadas por todos, fora, nas desde Mais vibrante que suas compras de final h/diadentro de guiase experientes bilhões e sãode responsáveis por 3,6% do PIB. Enquanto ramenta aqui recebeextra Cork Street é um dos lugares melhores. O de visitantes estrangeiros por ano, a Ucrânia, sim a para o o Brasil. Tarifa: entrada de R$ Nova York, a capital mais ano sejam aindamos ntos de calçadas. Orlando, aApar5 milhões Réveillon em Maceió turísticas,hotéis, resta que fazem de Londres especial sugere 1189 eum nove parcelasde dese R$ 529. 3 de janeiro próximo vibrante do mundo espera sua resort Bourbon Cataratas é resultado de uma pa Ucrânia recebe 21 milhões. estar viver. o dispor dos evisitantes, visita. Os preços incluem pas- relaxar nas piscinas, no Ama- Sete noites de hospedagem no Ritz mapa traz também in Ike Gevaerd Praia éna o ideal para o Reveillon de compras, eventos, a ou num ndo a seguinte progra- Clube dos 30 sagem aérea pela Delta Airlines zonia Spa Experience Foto.doc – Jantar Cápsula em Maceió, saindo de SP dia 25 Ike Gevaerd passagem aérea Curi- O Clube dos 30 Amigos, fun- na rota Brasil/Nova York/Brasil, passeio revigorante na trilha Em frente ao The Bank, onde a maioria dos freqüentadores é do de dezembro. A programação é a seios. Informações n ndo/Curitiba em vôo dado em 21 de setembro de quatro noites de hospedagem em ecológica. Os pernoites incluem Reino Unido onze noites de hospeda- 2005, mudou de local das suas Nova York com taxas e impostos café da manhã e jantar com seguinte: transporte aéreo de ida Turismo: 0xx-11-38 e volta, hospedagem com café da www.ambiental.tur bebidas não o quádruplo) no hotel reuniões de todos os dias. Um inclusos,por umJamie ingresso parapara o estabelecer O localjáescolhido Oliver sua alcoólicas. Duas crianças de até 11 anos ganham manhã em apto duplo, traslado ta Inn Convention,café dia sim e outro também. Agora Observatório Top oféthe Rock do loja-restaurante, Recipies, o inicio de uma bela camicortesia. partir de R$ 450, aeroporto/hotel/aeroporto, city- Encantos de O no por ã diário tipo continen- os encontros são promovidosnhada Rockfeller Center. Locais de hosuma das mais divertidas ruas de LondresAem diárias por apto em tour, bolsa de viagem, 1000 pon- Os encantos de Orl refeição especial com restaurante Siri na Lata, localipedagem: HotelA Milford Plaza um sábado de verão. Northcote Roadasfica a unscustam 30 acomodação dupla. Reservas tos múltiplos. Tarifa: entrada tir de 13 de jane ens Disney, visitas a zado no tradicional edifício Lon(aptos renovados),Hotel W New minutos de ônibus do Centro de Londres. Suas lojas são de R$ 440 e nove parcelas de estarão ao dispor d 0800-451010/45-3521-3900. ues temáticos, progra- drina, sob comando dos irmãos York, Hotel W Times Square. diferenciadas e personalizadas, onde os proprietários se R$ 195,55. Informações www. aproveitando a segu pecial de compras visi- Erci e Emir Soar. Esportes, pesEmbarques no RJ, SP e Brasília. dedicam a atender a vizinhança, inglesa Visite na sua grande Curaçao tamviagens.com.br/olhares. mação: passagem oppings e lojas, passeios carias, excursões, bocha, entre Validade até 15 de dezembro maioria. Nós intrusos também podemos ali nos deliciar, tiba/Orlando/Curiti Por ser livre de impostos, esta dos próximo. ntown Disney e Uni- outras atividades. O Clube comprando e degustando vinhos, provando pães orgâNoites na Argentina fretado, onze noites ilha é perfeita para quem quer nicos com um belo mel, tomando um café, petiscando Sete noites na Argentina,nos gem (apto quádrup comprar cosméticos e bebidas a comidas típicas numa das barracas de rua. Delicie-se em hotéis 562 Nogaro (B.Aires), La Quinta Inn Con preços baixos. O visitante ainda um dos seus restaurantes: no Índia Moment você pode Albatros (Ushuaia) e Design da manhã diário ti aproveita as praias, os cassiapreciar um prato preparado por um chef do Paquistão; tal, uma refeição e Suites (El Calafate), com café da nos e os pontos perfeitos para ou, se preferir algo mais britânico, vá ao The Bank – um personagens Disne manhã custa US$ 2629. E tem mergulho. A capital tem arquigastropub – e tome uma pint of ale (as tradicionais cerA calçada da Cork Street, onde a arte e artistas são oito parques mais: visita aos parques Tierra tetura típica da Holanda por London Eye, a monumental roda gigante localizada no centro de Lon- temát vejas britânicas, muito boas por sinal). Aproveite a tarde o assunto. dres, pelo na beira do Tâmisa oferece(Ushuaia) jantar parae Los até 10 pessoasmação em uma das de c especial del Fuego Glater sido colonizada país. de verão e se misture com os nativos, coisa rara hoje em suas cápsulas. O preço, R$ 3.500,00 por pessoa. Mais informações no site tando shoppings e lo ciares (Calafate), com traslados Inclui a passagem aérea, transLondres. 20 anos com vocês www.londoneye.com/PrivateCapsules porte aeroporto/hotel/aeroporto, de chegada e saída e para os pas- por Downtown Di

PELAS RUAS DE LONDRES (2)

Onde encontrar londrinos durante as Olimpíadas.


Publicidade

Balneário Camboriú, 20 de julho de 2012

13


14

Tecnologia

Balneário Camboriú, 20 de julho de 2012

‘A década perdida da Microsoft’ Bill Gates teria rejeitado a ideia de lançar um e-reader com tela de toque em 1998. A revelação está numa demolidora matéria da revista americana Vanity Fair, que relata como a Microsoft perdeu a liderança no mundo da tecnologia graças a decisões ruins e excesso de burocracia.

OFERTA!

Lançamento: Apto 3 dorm, 2 gar.priv, 1 por andar, próximo da Igreja Sta Inês. Entrada de 15% saldo

Por Redação Link / Estadão

Além de entrevistas com diversos ex-empregados da Microsoft, o jornalista Kurt Eichenwald teve acesso também a emails internos da empresa. O artigo, chamado “A década perdida da Microsoft”, “poderia ser usado em escolas de administração como estudo das armadilhas do sucesso”. De acordo com a reportagem, um sistema que exigia que cada departamento produzisse um ranking de desempenho dos seus funcionários foi um dos maiores responsáveis por produzir uma cultura onde “o foco dos empregados era competir entre si em vez de competir com outras empresas”. A matéria defende que essa mentalidade tirou o foco da inovação. Um ex-gerente de

marketing que trabalhou na empresa por 16 anos exemplifica na matéria: “Você olha para o Windows Phone e fica se perguntando ‘Como foi que a Microsoft desperdiçou a liderança que tinha com os aparelhos Windows CE [sistema operacional móvel desenvolvido em meados dos anos 90]? Eles estavam anos luz na frente. E jogaram tudo fora… por causa da burocracia.” Segundo um programador entrevistado pela reportagem, Bill Gates não aprovou um e-reader em 1998 “porque não gostou da interface de usuário, porque ela não parecia como o Windows”. “Eles costumavam apontar o dedo para a IBM e rir”, diz Bill Hill, ex-gerente da Microsoft. “Agora eles se tornaram aquilo que desprezavam”.

financiado.

Vendo UNO 2007, prata, 4 portas. R$ 16.500. Tratar 96246752 c/ Cairo.


Publicidade

Balneário Camboriú, 20 de julho de 2012

15


Colunista

Balneário Camboriú, 20 de julho de 2012

J. Junior

c o l u n i s t a

Jonas Ramos

jonasramos3011@hotmail.com Rodrigo Schultz

Mala Direta » Como já era esperado a Autopista Litoral Sul faz o que bem entende na área sob seu domínio, independentemente do prejuízo causado aos munícipios lindeiros à rodovia. Avacalharam com o nosso trânsito esta semana e não tão nem aí. Ir pro sul agora ficou mais complicado, ou se vai pela saída da Marambaia Veículos ou pela Vila Real pela nova ponte e descendo próximo à Santur. É o fim. Ou o começo.

A bela Sharon Stone, acompanhada do namorado Mica, que mora em Balneário, fez sucesso na competição de bodyboard. A atriz estava muito à vontade e até posou com o pessoal que estava competindo na Praia Brava, domingo.

» O que mais se ouve à boca pequena na cidade é que o prefeito Piriquito tem nele próprio o seu maior inimigo. Ou seja, se ele manter o discurso que fez na Record essa semana, Spernau vai deitar e rolar. Ainda não se deu conta que não é mais oposição.

Terceira

Debate

A Terceira Avenida ficou bem melhor de circular depois das alterações no seu sentido. Agora o importante é a sua manutenção, que deve ser revista de tempos em tempos. Como ocorre no caso da lombada da esquina da Rua 2500, que está muito irregular em alguns pontos na parte de acesso. O que tem ocasionado solavancos e consequentemente prejuízos à saúde dos carros. Acho que deu prá entender. Então mãos à obra.

Uma boa parte dos eleitores com quem tenho contato aguarda ansiosamente o primeiro debate entre Piriquito e Spernau. Todos sem exceção acham que vai ser o momento de se avaliar o potencial administrativo de cada um. Tem quem aposte que Spernau se sairá melhor, em função de ser dele a maioria das obras que o atual prefeito colocou em prática. O que em tese não haveria nada de errado, pelo contrário, deveria ser uma prática governamental levar adiante projetos de interesse público. É esperar prá ver.

» Um empresário que não quer se identificar (é claro) me disse que não vê a necessidade de uma mudança imediata no jeito de governar a cidade do PMDB. Diz que a sede fiscal do governo anterior era muito grande e que o empresariado vivia com medo do rigor da fiscalização. Segundo ele dá pra aguentar mais quatro anos. » Hoje a cidade completa 48 anos e eu que vim prá cá em 81 posso dizer que daquela época pouco sobrou. Só me lembro da Tutys Pão, Restaurante Pharol, Dom João Modas e Macarronada Italiana só prá ilustrar. Tá virada numa mega cidade com seus portentosos arranha-céus que, em breve passarão de 80 andares. Onde vamos parar? » Tô quase desativando meu e-mail e páginas sociais, sinto que vai ser uma enxurrada de propaganda eleitoral dos candidatos a vereador e prefeito. Haja proteção pra tanto Spam. » ESSE ANO VOTE CERTO. FAÇA VALER SEU VOTO.

(47) 3366-7001 - 9923 9872

16


Roteiro

Roteiro

marcela@pagina3.com.br

Cinema

Programação válida até quinta-feira (26).

GNC 5 - Para Roma Com Amor (legendado) - às 14h10, 16h20, 18h45, 21h.

Excepcionalmente nesta edição não será divulgada a programação. Ingressos: R$ 14,00 e meia (Seg, ter, quinta) para idosos, deficientes e estudantes com carteira. Sab, dom e feriados, R$ 15,00 e meia. Na quarta-feira todos pagam R$ 6,00 e no último sábado de cada mês todos pagam R$ 7,00. Informações: 3366-1580.

Para Roma Com Amor - Dividido em quatro segmentos. Em um deles, um casal americano (Woody Allen e Judy Davis) viajam para Roma para conhecer a família do noivo de sua filha. Outra história envolve Leopoldo (Roberto Benigni), um homem comum que é confundido com uma estrela de cinema. Um terceiro episódio retrata um arquiteto da Califórnia (Alec Baldwin) que visita a Itália com um grupo de amigos. Por último, temos dois jovens recém-casados que se perdem pelas confusas ruas de Roma. Filme de Woody Allen.

17

Marcela Viecelli

aranha (10 anos, legendado) às 19h30, 22h10.

Atlântico Shopping

Balneário Camboriú, 20 de julho de 2012

Ingressos: R$ 15 (segunda, quarta e quinta-feira); 3D - R$ 22. Na terça R$ 7,50, 3D - R$ 11. Sexta, sábado, domingo e feriados R$ 18, 3D - R$ 24. Meia entrada para idosos, estudantes com carteirinha e deficientes todos os dias. Informações 3062-8001.

Diversos One Love A Banda One Love Marley Project estará no Didge hoje (20). Uma boa chance para ver a banda paulista homenageando o Rei do Reggae. Os grandes clássicos de ‘Bob Marley and The Wailers‘ em arranjos únicos e inovadores, construídos com criatividade e dedicação, e que contam com um violoncello, vocais e percussões inusitadas. Informações 3361-6414.

Tributo a Cazuza Na próxima sexta-feira (27) a banda Dick Vigarista faz uma homenagem a Cazuza, o tributo acontece no Didge. Informações 3361-6414.

Feijoada Renal Vida A

Associação

Renal

Vida

Fotos Divulgação

convida para sua tradicional feijoada beneficente, no próximo dia 11 de agosto, no Clube do Médico, na Praia Brava. A feijoada será servida das 12h às 14h. Valor R$ 25,00. Informações 3248-7900.

Parador Fantasy Está em tempo de tirar do armário, alugar, comprar ou montar a sua fantasia para a festa do próximo dia 4 de agosto no Parador. O local estará com decoração temática e o uso de fantasia é obrigatório. A música fica por conta de Maycon Schramm, Carlo Dall Anese e Marcel Coelho. Informações: 3361-6661.

Kirtan A escola Ashvatta Yoga convida para um Kirtan com os experientes professores Pedro Kupfer e Angela Sundari. Próximo dia 1, às 19h30 na escola que fica na Praia Brava. A entrada é um quilo de alimento ou um agasalho. Contato 3349-1133.

Winter Festival- O Green Valley comemora 5 anos de Winter Festival neste sábado (21). A festa conta com 13 atrações entre brasileiros, alemão, inglês, francês e norte-americanos. O americano Markus Schulz, 9º Melhor Dj do Mundo, está entre os mais aguardados. Os tickets já estão no 3º lote. Informações: 3360-8097.

Dança no Municipal Esse final de semana o Teatro Municipal de Itajaí recebe dois festivais de dança. O primeiro acontece no sábado, com duas sessões, às 18h e 20h. O valor é R$16 (inteira) e R$8 (meia). O tema da apresentação será “The Beatles”, e as modalidades ballet clássico, jazz, dança de rua,

dança de salão, sapateado, musicalização e dança do ventre. Informações: 3349-6447.

Dança no Municipal 2 O segundo espetáculo acontece no domingo, às 19h30. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia). Com duração de duas horas o VI Festival de Dança Studio K’dance contará com convidados de outros estúdios para subirem ao palco.

Informações: 3349-6447.

‘Esse Pastor é uma Piada’ Na próxima quarta-feira (25), o Municipal de Itajaí recebe o humorista José Passinato, com o Stand-up Comedy “Esse Pastor é Uma Piada”. O show começa às 20h, os ingressos custam R$40 (inteira) e R$20 (meia). Informações: 3349-6447.

BC Shopping GNC 1 - O espetacular homem aranha - 3D (10 anos,dublado) - às 13h40, 16h20; versão legendada às 19h10, 22h. Valente 3D (livre ,dublado) - às 16h40. GNC 2 - A era do gelo 4 - 3D (livre, dublado) às 15h40, 17h40, 19h40, 21h50. Valente 3D (livre ,dublado) - às 13h50. GNC 3 - Valente (livre, dublado) - às 13h20, 15h20, 17h20, 19h20, 21h20. GNC 4 - A era do gelo 4(livre, dublado) - às 13h30, 15h30, 17h30. O espetacular homem Tele Entrega

3367.0894

3ª Avenida, nº 910 (esq. nº 695)

4ª Avenida, nº 145


18

Colunista

Balneário Camboriú, 20 de julho de 2012

Fabulando

c o l u n i s t a

Fabiana Langaro Loos fabiloos@terra.com.br

“A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida” (Vinícius de Moraes) Ton Antony estreia coluna no Jornal de Santa Catarina O jornalista e DJ Ton Antony estreia dia 30 de julho coluna diária no jornal de Santa Catarina. A coluna faz parte do novo caderno que o grupo RBS prepara exclusivamente para o litoral norte e virá encartado também nos jornais Diário Catarinense e A Notícia. Ton é graduado em Jornalismo e, desde 2009, vem conciliando suas produções textuais com a carreira artística de DJ. Apesar de manter o título da coluna em segredo, ele antecipa que terá um tom contemporâneo, com notas sobre lazer, moda, entretenimento e vida noturna. Além da versão impressa, Ton também comandará o blog da coluna dentro do Clicrbs. Ninguém perde por esperar! Andréa Schaefer

Juarez Machado no Museu de Arte de Santa Catarina

Michele Gaertner Etzold comemorou o lançamento de seu blog no Riviera Concept Na última quinta-feira, a empresária Michele Gaertner Etzold lançou seu blog www.maemulherempresaria.com no showroom do Riviera Concept. O blog tem foco na realidade da mulher moderna que acumula múltiplas tarefas no seu cotidiano. Segundo Michele, o blog “Mãe, mulher e empresária” é uma homenagem a todas aquelas mulheres que precisam administrar suas inúmeras funções, com entusiasmo e dinamismo, sem perder sua essência e sua individualidade. João Souza

O Museu de Arte de Santa Catarina, sob a administração de Lygia Helena Roussenq Neves, conta até dia 5 de agosto de 2012, com a exposição “Soixante-Dix”, de Juarez Machado. A exposição individual que é composta por mais de 55 obras originais e inéditas em nosso país, entre pinturas, desenhos, esculturas, figurinos e objetos, comemora 70 anos do pintor joinvilense, radicado em Paris. Paineis fotográficos dos ateliês que Juarez montou em diversas partes do mundo: Nova York, Paris, Veneza, Nice, Rio de Janeiro, Londres, Joinville, Curitiba e Saint Paul de Vince compõem a mostra. Um atelier modelo também foi reproduzido no local, com cavaletes, telas, tintas, pinceis, taças e garrafas de champagne. Florianópolis é a única cidade do Brasil a receber com exclusividade a exposição. Porém, nenhuma das obras está à venda, pois integram o acervo do Instituto. Os catarinenses e demais visitantes da exposição poderão adquirir livros e catálogos do artista, editados em diversos países, durante todo o período da mostra. A exposição é uma promoção entre a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, a Fundação Catarinense de Cultura, o Museu de Arte de Santa Catarina e o Instituto Internacional Juarez Machado. A visitação ocorre de terça a domingo, das 10 às 21:15 horas no CIC (Centro Integrado de Cultura - Avenida Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica - Florianópolis/SC), com entrada gratuita. Simplesmente Imperdível!

Feliz aniversário Balneário Camboriú

Ton Antony, jornalista e DJ, irá nos brindar com boas notícias, todos os dias, no Jornal de Santa Catarina. Estamos ansiosos com a estreia!

Michele Gaertner Etzold e a gerente de marketing do Grupo Riviera, Mariana Russi, felizes com o sucesso do evento

A Fabulando deseja um feliz aniversário a nossa linda cidade. Que possamos crescer sempre com olhos voltados ao futuro, contemplando o cidadão que reside ou que visita nossa cidade, com perseverança para aliar o crescimento da construção civil com nossas belas paisagens naturais, sempre voltados à qualidade de vida, ao respeito à natureza e ao bem estar comum. Parabéns, Balneário Camboriú, por seus 48 anos! *trilha sonora da semana: Selvagens da Monareta / Licking Balls


Colunista

Sonia Tetto » Amanhã, sábado, no Guest House, Praia do Estaleiro, a partir das 12hs, acontece a Feijoada do Shed, os convidados, serão protagonistas deste dia inigualável, que promete ser de muita animação. A tarde será animada ao som sertanejo da dupla Téo e Edu e do músico Eric Neto. Informações: 3366-4375/84542656 A festa continua à noite na Shed, com o som de Téo e Edu e a bela voz de Luciana Arouca.

O DJ e produtor Daniel Kuhnen está, pelo terceiro ano consecutivo, representando Santa Catarina entre os muitos artistas da música eletrônica que migram para o velho mundo durante o nosso inverno. Ele está em tour pelos melhores clubes e festivais da Europa.

19

c o l u n i s t a

Sonia Tetto

colunistasoniatetto@yahoo.com.br Fotos Divulgação

Primeira Dama Lourdes Bellini, Prefeito de Navegantes Roberto Carlos, Prefeito de Itajaí Jandir Bellini com seu neto, Vice-Prefeito de Navegantes Emílio Vieira e Vereadora de Itajaí Susi Bellini, na Feijoada Olímpica, promovida pela Ric Record no último sábado, em Itajaí.

A jornalista Dary Kumakola, vem fazendo muito sucesso com seu blog, onde ela posta de tudo um pouco, são dicas e muitas informações úteis que justificam o ibope do blog. Confere lá - www.darykumakola.blogspot.com

Balneário Camboriú, 20 de julho de 2012

No Shed, Sylvio Lemgruber o responsável pelas coreografias da Dança dos Famosos, da TV Globo, ao lado de Juliana Pavan e Sabrina Pereira Castagnaro.

Uma noite inigualável marcou a festa que comemorou os dois anos do TAJ. A casa que é um mix de restaurante com balada, é comandada pelos sócios Gustavo Ferroni Ferreira, Giocondo Villanova Artigas Neto, Cláudio Schurmann e Gustavo Todeschini de Andrade, que estão com planos de expansão.

O médico nutrólogo Danny Cesar Jumes muito cumprimentado por sua participação no livro de Waldemar Guimarães, empresário do ramo de esportes, que chegou às livrarias catarinenses semana passada. Na foto, o médico em visita a Expo Fitness, em Itajaí.


20

Balneário Camboriú, 20 de julho de 2012

EditaisJurídicos

Para publicar editais e comunicados ligue 3367-3333 e peça um orçamento ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIO. Comarca de Balneário Camboriú / 1ª Vara Cível. Avenida das Flores, s/ nº, dos Estados - CEP 88.339-900, Balneário Camboriú-SC - E-mail: balcamboriu.civel1@tjsc.jus.br. Juíza de Direito: Marisa Cardoso de Medeiros. Chefe de Cartório: Caroline Pedrini Kemer. EDITAL DE CITAÇÃO - SUMÁRIO - AUDIÊNCIA - COM PRAZO DE 20 DIAS. Cobrança de Valores Devidos Ao Condomínio nº 005.09.017663-9. Autor: Condomínio Edifício Residencial Misiones. Réu: Frederico Emerco Imlauer. Citando(a)(s): Frederico Emerco Imlauer, argentino(a), Casado com Hayde Matignoni Imlauer, Rua 1401, 150, ap. 201- Ed Missiones, Centro - CEP 88.330-798, Fone (047), Balneário Camboriú-SC. Audiência: Conciliatória. Local: Sala de Audiências da(o) 1ª Vara Cível, Avenida das Flores, s/nº, dos Estados - CEP 88.339-900, Balneário Camboriú-SC - E-mail: balcamboriu.civel1@tjsc.jus.br - Data e Horário: 04/09/2012 às 14:15h. Por intermédio do presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, fica(m) ciente(s) de que, neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA(S) para comparecer(em) à audiência de conciliação e resposta designada, e responder(em) à ação, querendo, de forma escrita ou oral, produzindo provas, apresentando documentos, arrolando testemunhas ou formulando quesitos se desejar(em) a realização de prova técnica. ADVERTÊNCIA: Não sendo contestada a ação no prazo marcado, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos articulados pelo autor na petição inicial (art. 285, c/c art. 319 do CPC). E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez(es), com intervalo de 0 dias na forma da lei. Eu, Caroline Pedrini Kemer, Chefe de Cartório, assino o presente ato. Balneário Camboriú (SC), 10 de julho de 2012. ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIO. Comarca de Balneário Camboriú / 1ª Vara Cível. Avenida das Flores, s/ nº, dos Estados - CEP 88.339-900, Balneário Camboriú-SC - E-mail: balcamboriu.civel1@tjsc.jus.br. Juíza de Direito: Marisa Cardoso de Medeiros. Chefe de Cartório: Caroline Pedrini Kemer. EDITAL DE CITAÇÃO - MONITÓRIA - COM PRAZO DE 20 DIAS. Ação Monitória nº 005.09.013984-9. Autor: Simoni Oliani Conceição ME. Réu: Luiz Alberto Pereira da Silva Filho. Citando(a)(s): Luiz Alberto Pereira da Silva Filho, inscrito no CPF sob n.º 498.645.210-04, com endereço na Rua Quintino Bocaiúva, 1091, Bairro Moinhos de Vento, Porto Alegre-RS., Valor do Débito / Descrição do Bem: R$ 246,99. Data do Cálculo: 05/08/2009. Por intermédio do presente, a pessoa acima identificada, atualmente em local incerto ou não sabido, fica ciente de que, neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA para efetuar o pagamento do montante exigido ou a entrega da coisa reclamada ou oferecer embargos, em 15 dias, contados do transcurso do prazo deste edital. Em caso de cumprimento ficará o réu isento do pagamento de custas e honorários advocatícios (art. 1.102-c, § 1º, do CPC). ADVERTÊNCIA: Não sendo oferecidos os embargos no prazo marcado constituir-se-á de pleno direito, o título executivo judicial (art. 1.102-c, do CPC). E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez(es), com intervalo de 0 dias na forma da lei. Eu, Caroline Pedrini Kemer, Chefe de Cartório, assino o presente ato. Balneário Camboriú (SC), 29 de maio de 2012. ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIO. Comarca de Balneário Camboriú / 3ª Vara Cível. Avenida das Flores, s/nº, dos Estados - CEP 88.339-900, Balneário Camboriú-SC - E-mail: balcamboriu.civel3@tjsc.jus.br. Juíza de Direito: Dayse Herget de Oliveira Marinho. Chefe de Cartório Designada: Ana Paula Dellagiustina da Silva. EDITAL DE CITAÇÃO - MONITÓRIA - COM PRAZO DE 20 DIAS. Ação Monitória nº 005.09.013987-3. Autor: Simoni Oliani Conceição ME. Réu: Comércio de Alimentos Belchior Ltda ME. Citando: Comércio de Alimentos Belchior Ltda ME, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 06.239.675/0001-74, com endereço Rua Bonifácio Haendchen, 875, CEP 89.110-000, Gaspar-SC, atualmente em local incerto e desconhecido e, de terceiros e eventuais interessados. Valor do Débito: R$ 633,87. Data do Cálculo: 05/08/2009. Por intermédio do presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, fica(m) ciente(s) de que, neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA(S) para efetuar(em) o pagamento do montante exigido ou a entrega da coisa reclamada ou oferecer(em) embargos, em 15 dias, contados do transcurso do prazo deste edital. Em caso de cumprimento ficará o réu isento do pagamento de custas e honorários advocatícios (art. 1.102-c, § 1º, do CPC). ADVERTÊNCIA: Não sendo oferecidos os embargos no prazo marcado constituir-se-á de pleno direito, o título executivo judicial (art. 1.102-c, do CPC). E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 2 vez(es), com intervalo de 15 dias na forma da lei. Balneário Camboriú (SC), 11 de janeiro de 2012. Dayse Hegert de Oliveira Marinho. Juíza de Direito . ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIO. Comarca de Balneário Camboriú / 2ª Vara Cível. Avenida das Flores, s/ nº, dos Estados - CEP 88.339-900, Balneário Camboriú-SC - E-mail: balcamboriu.civel2@tjsc.jus.br. Juíza de Direito: Patricia Nolli. Chefe de Cartório: Rejane Zorzo Paim. EDITAL DE CITAÇÃO - MONITÓRIA - COM PRAZO DE 20 DIAS. Ação Monitória nº 005.09.013985-7. Autor: Simoni Oliani Conceição ME. Réu: Victor Hugo Correa Rosa. Citando(a)(s): Victor Hugo Correa Rosa, brasileiro(a) (R. Rosa Pescados), RG 2.299.186, CPF 846.081.539-00, Rua Arnaldo José de Oliveira, 395, Fazenda, 47-8415-0033 - CEP 88.302-300, Fone 47-3344-2451, Itajaí-SC. Valor do Débito / Descrição do(s) Bem(ns): R$ 6.668,47. Data do Cálculo: 2009. Por intermédio do presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, fica(m) ciente(s) de que, neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA(S) para efetuar(em) o pagamento do montante exigido ou a entrega da coisa reclamada ou oferecer(em) embargos, em 15 dias, contados do transcurso do prazo deste edital. Em caso de cumprimento ficará o réu isento do pagamento de custas e honorários advocatícios (art. 1.102-c, § 1º, do CPC). ADVERTÊNCIA: Não sendo oferecidos os embargos no prazo marcado constituir-se-á de pleno direito, o título executivo judicial (art. 1.102-c, do CPC). E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez(es), com intervalo de 0 dias na forma da lei. Balneário Camboriú (SC), 17 de maio de 2012. ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIO. Comarca de Balneário Camboriú / 1ª Vara Cível. Avenida das Flores, s/nº, dos Estados - CEP 88.339-900, Balneário Camboriú-SC - E-mail: balcamboriu.civel1@tjsc.jus.br. Juíza de Direito: Marisa Cardoso de Medeiros. Chefe de Cartório: Caroline Pedrini Kemer. EDITAL DE CITAÇÃO - RITO ORDINÁRIO - COM PRAZO DE 20 DIAS. Rescisão de Contrato nº 005.11.500534-4. Autor: DJC Construtora e Incorporadora Ltda. Réu: Débora Regina de Oliveira. Citando(a)(s): Débora Regina de Oliveira, brasileira, Casada, Comerciante, RG 4.253.242, CPF 904.570.561-34, Rua Antonio Coelho de Godoy, 399, Q 01 L 02 A, Centro - Caldas Novas-GO. Por intermédio do presente, a pessoa acima identificada, atualmente em local incerto ou não sabido, fica ciente de que, neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA para responder(em) à ação, querendo, em 15 dias, contados do transcurso do prazo deste edital. ADVERTÊNCIA: Não sendo contestada a ação no prazo marcado, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos articulados pelo autor na petição inicial (art. 285, c/c art. 319 do CPC). E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez(es), com intervalo de 0 dias na forma da lei. Eu, Caroline Pedrini Kemer, Chefe de Cartório, assino o presente ato. Balneário Camboriú (SC), 29 de maio de 2012. ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIO. Comarca de Balneário Camboriú / 3ª Vara Cível. Avenida das Flores, s/nº, dos Estados - CEP 88.339-900, Balneário Camboriú-SC - E-mail: balcamboriu.civel3@tjsc.jus.br. Juíza de Direito: Dayse Herget de Oliveira Marinho. Analista Jurídico: Ileda Schenkel Fornari. EDITAL DE CITAÇÃO - RITO ORDINÁRIO - COM PRAZO DE 20 DIAS. Declaratória nº 005.10.011163-1. Autor: Maria Aparecida da Silva. Réu: Zuritas Informática Ltda EPP. Citando(a)(s): Zuritas Informática Ltda ME, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 04.097.375/0001-72, na pessoa de seu Representante Legal, com endereço na Av. do Estado, 2901, Sala 18, Centro - CEP 88.330-075, Balneário Camboriú-SC, atualmente em local incerto e não sabido e, eventuais terceiros interessados. Por intermédio do presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, fica(m) ciente(s) de que neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA(S) para responder(em) à ação, querendo, em 15 dias, contados do transcurso do prazo deste edital. ADVERTÊNCIA: Não sendo contestada a ação no prazo marcado, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos articulados pelo autor na petição inicial (art. 285, c/c art. 319 do CPC). E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 2 vez(es), com intervalo de 15 dias na forma da lei. Balneário Camboriú (SC), 22 de maio de 2012. Dayse Herget de Oliveira Marinho. Juíza de Direito. ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIO. Comarca de Balneário Camboriú / 3ª Vara Cível. Avenida das Flores, s/ nº, dos Estados - CEP 88.339-900, Balneário Camboriú-SC - Email: balcamboriu.civel3@tjsc.jus.br. Juíza de Direito: Dayse Herget de Oliveira Marinho. Analista Jurídico: Ileda Schenkel Fornari. EDITAL DE CITAÇÃO - RITO ORDINÁRIO - COM PRAZO DE 20 DIAS. Reintegração de Posse nº 005.09.011533-8. Autor: Banco Finasa S/A. Réu: Inara Rita Barbare Guimarães. Citando(a)(s): Inara Rita Barbare Guimarães, Rua Araranguá, 769, Municípios - CEP 88.337-460, Balneário Camboriú-SC. Por intermédio do presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, fica(m) ciente(s) de que, neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA(S) para responder(em) à ação, querendo, em 15 dias, contados do transcurso do prazo deste edital. ADVERTÊNCIA: Não sendo contestada a ação no prazo marcado, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos articulados pelo autor na petição inicial (art. 285, c/c art. 319 do CPC). E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez(es), com intervalo de 0 dias na forma da lei. Balneário Camboriú (SC), 20 de abril de 2012.

PEDIDO DE LICENÇA AMBIENTAL LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA -- LAP LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO – LAI EMBRAED EMPRESA BRASILEIRA DE EDIFICAÇÕES LTDA, CNPJ: 78.530.375/0001-50, torna público que requereu à Fundação do Meio Ambiente – FATMA-SC pedido de análise de Estudo de Conformidade Ambiental – ECA afim de obter Licença Ambiental Prévia – LAP e Licença Ambiental de Instalação – LAI, para Implantação do Edifício multifamiliar denominado SOLAR GONSALVES , localizado a Rua Mingote Serafim, bairro Pioneiros s/n - CEP: 88.330-000, no município de Balneário Camboriú-SC.

PEDIDO DE LICENÇA AMBIENTAL LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA -- LAP LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO – LAI EMBRAED EMPRESA BRASILEIRA DE EDIFICAÇÕES LTDA, CNPJ: 78.530.375/0001-50, torna público que requereu à Fundação do Meio Ambiente – FATMA-SC pedido de análise de Estudo de Conformidade Ambiental – ECA afim de obter Licença Ambiental Prévia – LAP e Licença Ambiental de Instalação – LAI, para Implantação do Edifício multifamiliar denominado LA MARTINA , localizado a Avenida Brasil s/n - CEP: 88.330-000, no município de Balneário Camboriú-SC.

SINDPROFEBC - Sindicato dos Profissionais da Educação Municipal de Balneário Camboriú. EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA. A Presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação Municipal de Balneário Camboriú/SC SINDPROFEBC CONVOCA: Os profissionais da Educação Municipal de Balneário Camboriú, para Assembléia Geral Extraordinária no retorno das férias letivas, para tratar da seguinte ordem do dia: - Deliberar sobre a redação final do Estatuto do Sindicato dos profissionais da Educação Municipal de Balneário Camboriú. Data e horário: dia 07 de agosto de 2012, às 19h; Local: SECOVELAR. Endereço: Rua 2350, nº 1275, centro, entre a 4ª Avenida e marginal leste. Balneário Camboriú, sexta-feira 20 de julho de 2012. Marinez Ribeiro Pereira - Presidente

Sarah Moura Machado - Secretária

Comitê Camboriú - Edital de chamamento de entidades membro do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú A Diretoria do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, com base no seu Regimento Interno e no Decreto Estadual N.º 2.444, de 01 de dezembro de 1997, que reza sobre a paridade da sua composição, torna público o processo de chamamento de entidades para integrarem seu grupo de membros. Fica expresso neste edital, que as entidades que se candidatarem para as vagas divulgadas devem atender no mínimo um dos seguintes critérios: - Ter sede da instituição dentro da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú / - Ter atuação comprovada na Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú / - Possuir mais de três anos de existência legal e em situação regular / - Ter tido participação nas reuniões e/ou eventos do Comitê do Rio Camboriú. Ressalta-se que este edital é para preenchimento de duas vagas para entidades do grupo da Sociedade Civil e três vagas para entidades representantes de Usuários de Água. Os critérios expostos neste edital serão avaliados em Assembleia Geral, que examinará todas as entidades inscritas e será soberana na decisão das escolhidas para preenchimento das vagas. As manifestações de interesse das entidades candidatas devem ser encaminhadas através de Ofício à Secretaria Executiva do Comitê no seguinte endereço Rua Joaquim Nunes, s/n – Instituto Federal Catarinense Camboriú, A/C de Roberta Raquel, ou digitalmente, para o endereço comitecamboriu@gmail.com, no prazo de 30 dias a partir da publicação deste edital. Camboriú, 27 de junho de 2012 - Ênio Faqueti - Presidente.

ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIO. Comarca de Balneário Camboriú / 1ª Vara Cível. Avenida das Flores, s/nº, dos Estados - CEP 88.339-900, Balneário Camboriú-SC. Email: balcamboriu.civel1@tjsc.jus.br. Juíza de Direito: Marisa Cardoso de Medeiros. Chefe de Cartório: Caroline Pedrini Kemer. EDITAL DE CITAÇÃO - SUMÁRIO - AUDIÊNCIA - COM PRAZO DE 20 DIAS. Cobrança de Valores Devidos Ao Condomínio nº 005.10.000840-7. Autor: Condomínio Edifício San Martin. Réu: Construtora e Comércio H. Schultz & Companhia Ltda e outros. Citando(a)(s): Juan Hector Osvaldo Neuman, Av. do Estado, 2850, apto 2850, apto 229, Ed. San Martin, Centro - CEP 88.330000, Fone (047), Balneário Camboriú-SC e Maria Alicia Bove, Rua 1301, 352, Ed. General de San Martin Apto. 501, Centro - CEP 88.330-000, Fone (047), Balneário Camboriú-SC. Audiência: Conciliatória. Local: Sala de Audiências da(o) 1ª Vara Cível, Avenida das Flores, s/nº, dos Estados - CEP 88.339-900, Balneário Camboriú-SC - Email: balcamboriu.civel1@ tjsc.jus.br - Data e Horário: 04/09/2012 às 14:40h. Por intermédio do presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, fica(m) ciente(s) de que, neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA(S) para comparecer(em) à audiência de conciliação e resposta designada, e responder(em) à ação, querendo, de forma escrita ou oral, produzindo provas, apresentando documentos, arrolando testemunhas ou formulando quesitos se desejar(em) a realização de prova técnica. ADVERTÊNCIA: Não sendo contestada a ação no prazo marcado, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos articulados pelo autor na petição inicial (art. 285, c/c art. 319 do CPC). E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez(es), com intervalo de 0 dias na forma da lei. Eu, Caroline Pedrini Kemerm Chefe de Cartório, assino presente ato. Balneário Camboriú (SC), 10 de julho de 2012.


Colunista

Enéas Athanázio

Balneário Camboriú, 20 de julho de 2012

21

c o l u n i s t a

Enéas Athanázio

e.atha@terra.com.br

Artemio Zanon: obras variadas Vejo diante de mim um punhado de livros de Artemio Zanon, um dos escritores mais prolíficos e ativos que conheço. Contista, poeta e ensaísta, produz em escala industrial, sem jamais perder a qualidade. E, se isso não bastasse, é ubíquo, participa de tudo, age, interage e movimenta como poucos a vida cultural da capital e da região. É a própria alma da Academia São José de Letras (ASAJOL), da qual é presidente e redator do boletim “O Trinta-Réis”, um dos mais bem feitos de que tenho notícia. Também é integrante ativo da Academia Catarinense de Letras (ACL). O contista Artemio Zanon é autor de obra esmerada e criativa, revelando um autor de larga erudição. Não são contos para leitores distraídos, exigindo algum esforço para penetração em seus textos complexos. No volume “Bichos & Humanos” (Editora Secco – Florianópolis – 2010), reuniu 14 contos, agrupados em três partes, cujos títulos, escolhidos ao acaso, fornecem uma ideia do conteúdo: “O dia Borboleta e a noite Mariposa”, “Meu Urso, ou Excerto de uma firmada confissão de amor”, “Parábola dos 4 M” etc. Como convite ao leitor, ele abre a primeira parte com a seguinte explicação: “De como o narrador privilegia, como personagens, recriando, alguns seres viventes irracionais e de como eles, movidos unicamente pelo que dizemos ser instinto, por eles mesmos e por causa da presença e do inevitável inter-relacionamento do e com o homo sapiens, (con)vivem no cenário em que estão (sobre)vivendo” (p. 11). Assim informado, está o leitor apto a penetrar num mundo

onde a imaginação e a criatividade não encontram limites. Vale a experiência. Como poeta, Zanon esgrime com idêntica segurança o verso clássico e o moderno, a poesia metrificada como a livre e, penso eu, em certos momentos atinge a prosa poética. Apreciável parcela de sua copiosa produção no gênero se encontra nos livros “Voar de asas”, “Somos pouco todos nós”, “Árvore de mim mesmo” e “Minhas horas cristãs”. Sem esquecer o celebrado “Evangelho dos amantes”, já em sétima edição, reunindo “cem sonetos do mais profundo amor.” Como afirmou o crítico Celestino Sachet, “O Autor de Árvore de mim mesmo e de tantos outros livros, é mestre em três dimensões, uma vez que está profundamente assinalado

pela Poesia, pelo Verso e pela Ars Poética.” Lendo a poética de Zanon, diz Nelson Hoffmann, “o leitor perturba-se, problematiza-se e decide assumir-se no mundo. Precisa ser lido. E lido com urgência.” Registro ainda a incursão de Zanon no teatro em “Auto da Língua”, teatro tragicômico com proscênio e três atos, segundo o define o próprio Autor. O Auto, na verdade, são Autos de um processo da língua, envolvendo numerosos personagens, serventuários e personagens referidos. Como sempre erudito, o breve prefácio do Autor é revelador. O Auto é uma peça longa, com nada menos que 130 páginas de diálogos densos e cerrados. Resta uma palavra sobre o ensa-

Veículos com placas final 7 último prazo para parcelamento dia 10/07/2012

ísta. Muitos são seus trabalhos no gênero, dentre eles “Poesia completa de Dó”, no qual faz um balanço completo da obra de Dorinda Rabello Méis Waltrick (1930/2000), integrante da ASAJOL. Atenho-me, ainda, ao ensaio sobre Tito (Lívio) Carvalho (1896/1965), o Fundador do regionalismo campeiro catarinense, e que me parece o mais completo até hoje publicado, uma vez que unifica as informações disponíveis sobre o contista, cronista, romancista e articulista que desvendou aos catarinenses o mundo da Serra-Acima. Autor de “Bulha d’Arroio” (contos) e “Vida Salobra” (romance), Tito Carvalho esmerou-se no linguajar regional, sendo visível a influência de Simões Lopes Neto. Apesar de sua

importância, como tantos escritores catarinenses, mereceu resumida fortuna crítica. Com este ensaio, Zanon o recoloca diante dos olhos de nossos leitores, realizando um ato de justiça (*). Registro, por fim, o incansável trabalho de Artemio Zanon na organização das coletâneas da Academia São José de Letras, como “Sinfonia Poética e Prosa” e “Antologia Literária de O Trinta-Réis”, reunindo trabalhos de seus pares. É significativa sua presença no próprio Boletim, assinando colunas, poemas e artigos esparsos. _______________ (*) “Setenta anos de Bulha d’Arroio, de Tito Carvalho”, in “Sinfonia Poética e Prosa”, Florianópolis, Nova Letra/Secco, 2010, pág. 237.


22

Balneário Camboriú, 20 de julho de 2012

Cultura

Nova presidente da Academia de Letras fala sobre seus planos Marcela Viecelli

Desde o início do mês, quando assumiu o cargo de presidente da Academia de Letras de Balneário Camboriú, Miriam Almeida Pinheiro, 53, está unindo forças e contatos para que a academia seja beneficiada com a sua participação e ganhe uma sede, sua meta principal para essa gestão. Ela se considera uma escolha estratégica, e diz que foi ‘seduzida’ para aceitar o cargo, já que se fosse agir de forma racional, perceberia que não tem tempo para mais este compromisso (ela é diretora da construtora Procave). A acadêmica diz que o fato de não precisar provar nada para ninguém, e que a opção da escolha ter se dado por querer e não necessidade, a fará colaborar ainda mais com o novo compromisso. Além da academia local, a poeta e escritora Miriam também faz parte da de Biguaçu, uma homenagem a sua avó, natural da cidade. Apesar de seu envolvimento com ambas, ela não esperava ser indicada a assumir. “Preferia ficar nos bastidores”, diz. Mas já que aceitou a responsabilidade, garante que quando diz que vai conseguir uma sede,

é porque realmente conseguirá. A princípio ela está cedendo o espaço de seu escritório, que fica no Camboriú Business Center, que possui um pequeno auditório, para que a academia tenha um local de reunião. “Eles querem dividir os custos, mas a academia não tem condições e eu não poderei ceder por muito tempo, mas a principio teremos um local para encontros, um endereço, um telefone”, fala Miriam. Com isso a academia ganha corpo e credibilidade, pois até então era nômade e não

conseguia criar raízes –segue Miriam. “Um dia na casa de um, outro dia na casa de outro, invadindo a privacidade das pessoas”, resumiu.. A acadêmica acredita que sua maior colaboração é o fato de ser ‘um ser incansável, de muita fé’, e conta que uma das formas que mostrou isso foi quando escreveu seu primeiro livro, “Fragmentos Inteiros”, há cerca de 30 anos, quando tinha três filhas pequenas, duas faculdades, não tinha empregada, nem fraldas descartáveis, e mesmo

assim, em meio ao caos, fez poesia, escreveu um livro de frases. Hoje ela diz fazer poesia concreta, ao decorar os apartamentos que a Procave vende mobiliados.

Momento cultural na Câmara Keila Fukushima

Na entrevista, ela citou outros objetivos, como fazer com que os moradores de BC conheçam os acadêmicos, incentivar o turismo cultural, poético e literário na cidade, tornar a academia auto-sustentável, trazer concursos de poesias para as escolas, ter um acervo de escritores catarinenses e locais. “BC hoje já tem uma vida própria, e pode-se investir na vida cultural, e eu sou essa pessoa que pode instigar fazer com que isso ganhe mais corpo, tenha maior visibilidade, quero resgatar tudo isso”, afirma. Há menos de um mês no cargo, Miriam fala com entusiasmo sobre pessoas que querem ajudar de alguma forma na construção da sede própria. “Já tenho dois arquitetos que querem fazer o projeto da academia, pessoas que se disponibilizaram a doar as cortinas e persianas, as almofadas e tapetes, os móveis. Claro que eu não esperava isso tudo tão rápido”, diz.

O poeta e declamador Edegar Soares, acompanhado dlo músico Clóvis Martinez, prestaram uma homenagem aos 48 anos de Balneário Camboriú, na terça-feira, no Momento Cultural, na última sessão legislativa do semestre. Eles também apresentaram a música ‘Saudade não maltrate a gente”, de autoria de Clóvis Martinez.


Esporte

Robertinho Série C A Série C do brasileirão prossegue neste final de semana na sua 4ª rodada com a nossa Chapecoense jogando em casa, no domingo, contra o Macaé. A vitória com uma combinação de resultados poderá colocar a equipe do oeste na vice-liderança da competição e confirmar o seu favoritismo. Vale lembrar que a Chapecoense compõe o grupo B, junto com mais nove equipes, onde se classificam apenas as quatro melhores para a sequência do campeonato e as duas últimas de cada grupo caem para Série D.

Euforia Líder da Série B o Criciúma tem um compromisso perigoso amanhã no Heriberto Hülse. Enfrenta o Paraná num daqueles jogos de seis pontos, pois o adversário é um dos que brigam por uma das quatro vagas do acesso. O torcedor do Tigre está eufórico com o time, mas é obvio que o técnico Paulo Comelli está alertando seus atletas no sentido de encarar o adversário com res-

Roberto Ferreira

roberto@faroesportivo.com.br

peito, pois somente com esta atitude o jogo poderá se tornar fácil. Com 26 pontos o Tigre está a sete do 5º colocado São Caetano.

Respeito A goleada aplicada pelo Joinville na última terça-feira na Arena, além dos três pontos, impôs um maior respeito dos seus próximos adversários e talvez fosse isso que o JEC estava precisando para se firmar definitivamente na competição. Repetir as atuações que vem tendo na Arena, na casa do adversário, é atualmente a sua maior barreira e amanhã terá outra grande oportunidade ,lograr êxito enfrentando o ABC em Natal. Está mais do que na hora da equipe mostrar qual o seu objetivo na Série B.

Definição Enquanto isso o Avaí terá uma parada duríssima pela frente. Além da crise implantada após a derrota para o Atlético PR dentro da Ressacada, o Leão irá enfrentar no Serra Dourada, o Goiás, que não perde desde que foi gole-

Atletismo rende medalhas de ouro e prata para Afadefi Thiago Barbosa (Classe T54), da Afadefi, conquistou medalha de ouro nos 100m e 400m rasos e prata nos 200m rasos, na 2ª fase regional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação, no último final de semana, em São Paulo. Ainda nos 200m Suelen Marcheski de Oliveira, 14 e Paulina Pereira da Silva, 17, ambas da Classe T37, ficaram com prata e bronze

respectivamente. Na soma dos resultados da fase regional e nacional elas estão entre as três melhores do ranking nacional. Outro bronze no atletismo veio com Fábio Vacari(Classe T53), nos 100m e 200m. Na natação o único representante local, Antônio Sanchez(Classe S4) ficou em 6º lugar nos 50m costas e 8º nos 100m livre.

Local vence etapa de Brasileiro Amador na Bahia O surfista local Gabriel Vitorino acaba de voltar com uma vitória da Bahia, onde faturou o Brasileiro Amador, na categoria júnior. Gabriel lutará pelo título nacional, já que assumiu a 5ª posição do ranking. Agora ele treina para novas etapas do Catarinense e do Brasileiro, que devem acontecer em agosto. “Continuo me preparando enquanto uma nova etapa não é marcada. Eles ainda estão acertando os detalhes para a etapa do Catarinense que pode acontecer em Imbituba, mas que depende de acordo por causa da pesca da tainha”, comentou. Para ele a Bahia dá sorte. Com esta, foram três vitórias conquistadas naquele Estado.

Marcos Vitorino

Balneário Camboriú, 20 de julho de 2012

23

Falta de ondas transferiu Challenge 2012 para a Brava Rodrigo Schultz

ado pelo Criciúma na 6ª rodada, ou seja, vem de seis resultados positivos. Na 10ª colocação daqui para frente a diretoria precisa definir: ou qualifica o elenco e tenta buscar o acesso ou mantém este elenco e administra esta posição no meio da tabela evitando qualquer possibilidade de cair.

Equilíbrio Enquanto os adversários continuam irregulares num perde e ganha sem fim, o Atlético MG agradece e começa a se distanciar na tábua de classificação. Inter e Santos continuam chorando os desfalques que servem a Seleção, porém ambos sabiam que não teriam Oscar, Damião, Neymar e Ganso. O Flamengo se demorar muito para tirar o Joel Santana vai ficar fora da briga. Que o diga o São Paulo que pagou caro por insistir com o Leão. A tendência é que tenhamos equilíbrio por muito tempo.

Parabéns Balneário Camboriú!! Um forte abraço!!

Atleta de Florianópolis repete vitória no BC Open de Jiu Jitsu O faixa preta Pedro Melo de Florianópolis conquistou o bicampeonato do Balneário Camboriú Open de Jiu Jitsu, sábado passado, na disputa que concentrou mais de 400 atletas no ginásio Multieventos Sérgio Lorenzato, no Bairro das Nações. Ele repetiu o bom desempenho do ano passado e chegou ao bicampeonato, que lhe garantiu uma passagem aérea ao Rio, onde disputará o Internacional da modalidade no final deste mês. A competição vale pontos como etapa do Campeonato Estadual. Balneário Camboriú reforçou sua equipe e acabou em 3º lugar na classificação geral, atrás de Florianópolis e Palhoça. Entre os destaques Jeison Silva e Thiago Thibes que chegaram junto à final, como aconteceu no Sul Brasileiro mês passado. Além deles, também foram bem os atletas William Medeiros, Anderson Camargo, Amarildo Lisboa, Juliano Fernandes, Rodrigo Grunfeld, Renan Luconi, Rafael Barros e Guilherme Maia.

Atletas do Paraná ocuparam as primeiras posições no pódio na categoria profissional masculino e feminino, na open masculino e na Sub-16 do BC Bodyboard Challenge 2012, válido pela 3ª etapa do circuito catarinense profissional e 2ª etapa do circuito amador, disputada no último final de semana. A competição começou sábado, no pontal norte, com ondas pequenas, que se revelaram um desafio para as categorias abaixo de 16 anos. Com cenário parecido no domingo, após reunião com atletas e dirigentes, ficou decidido que a competição seria levada para a Praia Brava. O organizador e presidente da Associação Camboriú de Bodyboard (Acambody) Júlio Wollinger disse que foi acertada a decisão. “Tinha ondas de mais de meio metro, o que proporcionou boas

manobras e atraiu bom público, até a atriz Sharon Stone e seu namorado Mica acompanharam as disputas e posaram com os atletas”, falou Julio. “Foi um dos melhores eventos da ACAMBODY que está comemorando 25 anos de história”, festejou Julio.

Os campeões Profissional M – 1º, Fernando Gomes (PR); 2º, Eder Luciano (Itapema) (na foto, no pódio). Profissional F - 1º, Pérola de Souza (PR); 2º, Maria Alice (PR); Open M – 1º, Paulo Henrique (PR); 2º, João Vitor (PR); Open F – 1º, Camile Oliveira (SC); 2º, Joelma dos Santos (PR); Sub-16 – 1º, João Vitor (PR); 2º, Adailton Camargo (PR). Master – 1º, Arleson Flores (SC); 2º, Douglas Junior (PR).

CAMPANHAS CONDOMÍNIO DESTAQUE POR EXCELÊNCIA 2012 Já estão abertas as inscrições para participação da 2ª edição da Campanha Condomínio Destaque por Excelência, promovida pelo Secovi/SC. A campanha tem como objetivo valorizar os condomínios que melhor proporcionam a qualidade de vida, conforto e segurança para seus moradores. A campanha está aberta para as cidades de Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema e Camboriú e irá premiar condomínios nas categorias: Condomínios-clubes, Condomínios horizontais e Condomínios verticais. A premiação acontecerá em cerimônia na sede do sindicato a ser realizada no dia do Síndico (30/11). Síndicos, as inscrições são gratuitas! Não percam a oportunidade de avaliar os pontos fortes e as necessidades dos seus condomínios, participe! Mais informações entre em contato com o Secovi/SC.

Parabéns Balneário Camboriú, pelos seus 48 anos de amadurecimento, evolução e solidificação. Secovi/SC Rua 3.160, 533 – 1º andar - Centro – Balneário Camboriú. Tel: 47.3367.1985 – secovi-sc@secovi-sc.com.br


24

Balneário Camboriú, 20 de julho de 2012

Informe José Mario Dias

Triathlon A triatleta de Balneário, Laura Pérez, 16 recebeu ontem a convocação da Confederação Brasileira de Triathlon, para o Mundial de Aquathlon na Nova Zelândia, em outubro. A mesma modalidade que lhe deu o título de campeã brasileira em 2011 e bicampeã catarinense 2011 e 2012, leva a atleta a vestir a camisa da seleção brasileira.

Sem facilitar O TRE indeferiu o requerimento do diretório estadual do PSDB para aumentar, de cinco para 60 prestações, o parcelamento do valor de R$ 8.399,29 a ser recolhido ao erário, referente à desaprovação das contas do exercício financeiro de 2007. A alegação foi que a prestação era alta e o diretório não teria condições de pagar, pois “vem passando por sérias dificuldades financeiras”.

Músicos Esta semana foi aprovado o PL 0070/2012, que institui 22 de novembro como o Dia Municipal do Músico em Balneário. Clóvis Martinez, presidente da Associação Cultural dos Músicos Profissionais de Balneário e Camboriú comemorou a conquista e acredita que esta é uma forma de valorizar a categoria.

ACTs A Secretaria de Educação do Estado promove até o dia 1º de agosto, as inscrições para o processo seletivo de professores

contratados em caráter temporário (ACTs). As inscrições devem ser feitas pela internet, no www.acafe.org.br.

Produtor Estão abertas até dia 14/09 as inscrições de interessados em fazer parte do programa Produtor de Águas, que vai recuperar áreas ao longo do leito do Rio Camboriú. A engenheira da EMASA, Kelli Dacol explicou que quem se cadastrar, vai receber quantias de acordo com a extensão da recuperação ambiental, que ficará a cargo da TNC, ONG internacional especializada neste tipo de serviço.

Renovação O Comitê do Rio Camboriú vai renovar sua composição. Um edital foi divulgado com cinco vagas abertas: duas para representantes da sociedade civil e três para usuários de água. Os grupos que se interessarem em compor o Comitê podem entrar em contato pelo comitecamboriu@gmail.com para conhecer o processo de seleção.

MD Na quarta-feira (18) a Polícia Federal de Itajaí flagrou dois jovens no momento em que eles negociavam a venda de mil comprimidos de ecstasy. O comprador morava na Praia Brava e em seu apartamento foram encontrados  mais 65 comprimidos de  ecstasy,  LSD, dez “buchas” de metanfetamina conhecida como MD e ainda diversas caixas de anabolizantes.

Transcatarina - 155 duplas deram início esta semana ao Rally Transcatarina em Fraiburgo. A chegada será em Balneário no sábado (21), às 15h30, na Barra Sul. O encerramento e a premiação fazem parte da programação dos 48 anos de aniversário da cidade.

Fotos Marcela Viecelli

Farmácias Só na quarta-feira duas farmácias foram alvos de bandidos na cidade. Pela manhã, funcionários notaram que a Farmácia Popular da Avenida do Estado havia sido invadida. Criminosos levaram um cofre e objetos. Já à noite, a Farma Líder, na Barra foi assaltada por dois homens armados. Nenhum suspeito foi localizado.

Tentativa Na noite de terça-feira, uma mulher foi esfaqueada pelo próprio companheiro no bairro Rio do Meio, em Camboriú. O.J.R de 32 anos, golpeou sua mulher, de 28 anos. Ela foi encaminhada para o hospital de Camboriú e depois para o Ruth Cardoso.

Incêndio Na madrugada de terça-feira (17), os bombeiros foram acionados para controlar um princípio de incêndio em um fusca, no Centro de BC. O proprietário do carro informou a PM que o incêndio foi motivado por vingança. A polícia acompanha o caso, mas por enquanto ninguém foi preso.

Na lama “Ficou sem opção, tem que sair pela Gastronômica, passar a ponte, entrar em um trecho de pura lama, sem sinalização, ficou difícil até para quem é morador, imagina para um turista”, disse Karina Peters, presidente do Sindisol, sobre as obras de acesso à BR-101.

Cenas habituais - O ônibus tenta virar na esquina, dá uma ré, mais um pouco, tenta de novo, não dá...o motorista é bom de braço, mas fica irritado, porque ninguém tem paciência e as ruas centrais de Balneário são apertadas e sempre lotadas. Fazer o quê? Alargar as avenidas? Proibir a circulação dos ônibus no centro? Esse da foto ficou alguns bons minutos tentando...o sinal verde abriu e nada...no amarelo ele continuou tentando... no vermelho estava todo enviesado, mas ainda não tinha conseguido!

Jornal Página3 - edição 1097  

Edição impressa de 20 a 27 de julho de 2012.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you