Art and Design #002.1

Page 1

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: O QUE VOCÊ NÃO SABIA Veja dicas e truques incríveis para mandar bem na arte de fazer HQ’s!


VEJA MAIS ONLINE artandraw.blogspot.com

NESTA EDIÇÃO

MATÉRIA DE CAPA

Como desenhar um rosto feminino:

Encontre um método de desenho inteiramente novo! TOP 9 – Grafitti de Rua

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: O QUE VOCÊ NÃO SABIA PÁGINAS 6 - 7 3 Segredos de um olho realista 5 ANIMAIS Como desenhar um gato – PARTE UM DE TRÊS 8 PICASA³ Efeitos do Picasa³ 10 Conhecendo as cores primárias 12 Escolhendo um bom lápis 13 AMBIENTES TorreEiffel

O 3D graffiti pode ser feito com tinta ou giz, em paredes ou sobre a rua, representa uma nova forma de combinar as técnicas de arte renascentista com o grafite, efémero qualidades de arte urbana maravilhosa. Estes artistas dão um novo significado ao grafite, não só mais como o vandalismo. Artistas criam uma arte urbana tão incrível, que é quase impossível passar desapercebida. Veja no blog um TOP9 com os melhores grafites de rua!


Os segredos de um

OLHO REALISTA Confira um tutorial incrível retirado do blog Carlos Damascenos Desenhos e descubra como desenhar olhos realistas! Primeiro Passo Faça um esboço sobre Papel Canson Grain. Uma vez que o esquema é muito leve e provavelmente vai estar manchado quando começar o sombreamento, tenha cuidado e levemente refaça as linhas com um lápis macio. Neste caso, lapiseira um milímetro 2B Faber-Castell 0.5.

Passo dois Usando um pincel macio embebido em pequenas quantidades de pó de grafite, cubra o contorno com duas ou três camadas de tom. Qualquer pincel pode ser utilizado, desde que ele produza um efeito muito liso e preencha o dente do papel. Se fizer qualquer grafite lá, bata a área com uma borracha Amassou limpa. Terceiro Passo Utilizando uma versão menor da escova I, utilizada na etapa anterior, começe a formar as formas do olho , definindo as zonas mais escuras .

Passo Quatro Com uma borracha Amassou, limpe os destaques. Passo Cinco Use um lápis A Dong 0,5 milímetros 2B mecânica para desenhar as áreas mais escurasa sombra na parte superior da íris e do vinco da pálpebra superior. Passo Seis Concentrando-se na íris, por agora, use um lápis duro (5H Staedtler) com bastante pressão. Isto irá manter o papel com uma grande quantidade de grafite no passo seguinte. Passo Sete Tendo usado um 5H na etapa anterior, agora você poderá tirar tons mais escuros sobre a íris usando um lápis escuro (lapiseira 2B). Passo Oito Passando para o branco do olho, cubrao com uma camada de 5H para criar um efeito suave. Então use uma lapiseira 2B sobre as áreas de sombra para formar o globo ocular.


Passo Nove Aqui, comece a trabalhar sobre a pele. Usando a lapiseira um milímetro HB 0,5 e um movimento circular de luz, adicione tons na pálpebra superior e a pele circundante – começando pela primeira vez em uma área que irá receber mais grafite (neste caso, a pele em volta do vinco) e movendo-se no sentido das áreas mais leves. Use uma toalha de loja e um pincel para suavizar manchas ásperas. Passo Dez Continua com a parte inferior da pele. Passo Onze Ainda continuando com a lapiseira HB. Adicione sombras para a pele. O lápis Staedtler 5H também pode ser usado na espessura da pálpebra inferior. Lapiseira 2B pode ser usada para suas áreas mais escuras. Passo Doze Para criar as rugas na pele, desenhe levemente linhas com a lapiseira HB e depois use uma borracha Amassou para criar bons destaques ao lado de cada linha. Um coto de papel e uma escova podem ser usadas para amaciar e misturar as linhas. O mesmo método será no branco do olho. O HB será utilizado para a sobrancelha – começando com a raiz de cada cabelo e diminuição da pressão para a ponta. Passo Treze Uma vez que os cílios superiores serão mais escuros do que os inferiores e a

sobrancelha, use uma lapiseira Dong-A 2B que é muito mais escura do que a Faber-Castell. Novamente, seguindo a direção do crescimento e começando a partir da raiz, diminuindo a pressão, venha para a ponta. Reflexões dos cílios também serão desenhadas no destaque da íris. Passo Quatorze Os cílios inferiores serão desenhados com a lapiseira Faber-Castell 2B.


COMO DESENHAR UM GATO - Parte Um de Três

Na edição anterior vimos como desenhar um cavalo. Nesta série veremos como desenhar o felino doméstico em três métodos. Nesta parte um veremos como desenhar um gato mais realista em oito passos simples.

1- Desenhe o esboço do corpo. Desenhe um círculo para a cabeça e adicione linhas cruzadas no centro. Use um círculo bem maior para o corpo e uma linha curva ligada no círculo na parte de trás. 2 - Desenhe o esboço da face. Faça as bochechas rechonchudas e as orelhas pontudas e saindo cada uma dos lados da cabeça. 3 - Adicione duas pequenas formas oblongas na parte inferior da cabeça, adicione uma linha curva conectada a esses círculos. Esse será seu guia para desenhar o focinho e a boca. Desenhe mais duas pequenas formas oblongas na parte inferior do corpo e adicione uma longa forma retangular em um dos lados.

4 - Desenhe os detalhes do rosto. Faça os olhos em formato de amêndoa, desenhe o focinho e enquadre o rosto, desenhando pequenos rabiscos para fazer com que o gato pareça peludo. 5 - Adicione os bigodes do gato e suas sobrancelhas usando traços mais longos.

6 - Desenhe as patas, a cauda e as garras. Lembre-se de usar pequenos traços para fazer o animal parecer peludo. 7 - Desenhe o resto do corpo com pequenos traços. 8 - Apague quaisquer linhas desnecessárias e pinte o desenho


MATÉRIA DE CAPA

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: O QUE VOCÊ NÃO SABIA

É comum ouvir a frase "Ele tem o dom do desenho" ou "ele tem talento pra desenhar". A verdade é que toda pessoa sabe desenhar, toda pessoa tem a capacidade de desenhar. A prova disso é a escrita. Ela nada mais é que um conjunto de desenhos usados para registrar a língua falada. Para cada som da língua falada, se usa um símbolo que é desenhado. Então, sim, você sabe desenhar.

Talvez ainda não desenhe outras coisas além de letras (algo conhecido como “escrever”), mas isso é simplesmente a questão de prática. Você fala inglês tão bem quanto pratica, você escreve tão bem quanto pratica, você lê tão bem quanto pratica e desenha tão bem quanto pratica. Mesmo os famosos "bonecos palito" são uma forma de desenho. Se você evoluir esse boneco palito, ele pode

acabar se transformando em um desenho complexo e realista. Faz muito bem você desenhar por desenhar, rabiscar por rabiscar, assim como escrever por escrever, com total liberdade e sem compromisso, mas lembre-se que o nosso foco aqui é a produção de HQs, então tenha uma ideia mínima de como é aquilo que você está desenhando. De preferência já esteja com sua história estruturada e seus personagens imaginados.


Estilos e estrutura do corpo Existem muitas técnicas pra fazer desenho. Talvez, nem seja possível descrever todas elas aqui ou mesmo em um grande livro, até porque a arte é uma coisa tão livre que novas maneiras são criadas e reinventadas todos os dias. O que será comentado aqui é a técnica mais usada. Hoje em dia temos muitos estilos de quadrinhos, cada um com seus próprios padrões, mas todos eles começam pelo mesmo princípio: a estrutura de corpo. Mas, o que é a estrutura do corpo? A estrutura de corpo funciona como esqueleto do personagem. A estrutura de corpo é o que sustenta o desenho e colabora na construção visual do personagem. É como se essa estrutura fossem os ossos do desenho e o desenho em si, o design do rosto, as roupas, fossem a "carne" que vai ser preenchida depois. Eu gostaria de poder dizer todas as funções dela, mas são inúmeras, então vou dizer pra quê ela serve. Muitos usam a estrutura para definir tamanho do personagem, espaço que ele vai ocupar em cena, tamanho dele em relação a outros personagens e cenário, etc. Ela também

ESTILOS DE HQ’s - O quadrinho de super herói (ou “Comics”, como alguns dizem) tem a estética realista, com olhos, nariz, boca, enfim, a anatomia, muito próxima ou idêntica ao que vemos nas ruas normalmente. Isso varia de artista pra artista.

harmoniza o desenho. Em que sentido? Não deixa um braço maior que outro, não deixa os olhos altos demais, não deixa o desenho ficar desproporcional. Abaixo, alguns exemplos de estrutura de corpo.

Observe que todas essas estruturas são formas geométricas organizadas. Através dela você dá forma ao corpo antes de partir para os detalhes que vão definir seu desenho. Resta a você saber em que estilo vai encaixar seus personagens para saber que estrutura usar.

- O Mangá preza a estilização, com seus olhos grandes para dar ênfase as expressões, narizes e bocas pequenos e traços simplificados, às vezes apenas aparecendo como uma pequena sombra sugerindo que estão ali. - O Cartum talvez seja o mais estilizado. Olhos e narizes grandes e corpos simplificados.

É o tipo de desenho mais assimilado pela mídia, principalmente quando são usados pra ilustrar algum protesto ou ideal em forma de charge ou tirinha. Geralmente utilizam poucos traços e formas diferenciadas, como cabeças retangulares etc.


Picasa³

Efeitos do Picasa³ O Picasa³ é o editor de imagens do Google e está repleto de efeitos especiais para suas fotos. Veja alguns deles. Aumentar nitidez Torna as bordas dos objetos nas fotos mais nítidas e menos esmaecidas. Use o controle deslizante para ajustar o nível de nitidez. Sépia Dá à sua foto um efeito "vintage". O tom sépia começou como um método de impressão em 1880, e você pode usar essa ferramenta para reproduzir digitalmente esse efeito. Sua imagem será remodelada em um tom marrom avermelhado. Preto e branco Dá à sua imagem um efeito histórico ou nostálgico. Transforma qualquer foto colorida em uma foto em preto e branco. Os contrastes nítidos podem acentuar um objeto em questão. Tons quentes Esquenta os tons de uma fotografia com cores frias. Útil para melhorar os tons de pele. Para obter um controle mais manual, consulte o regulador Temperatura da cor na guia Ajuste.

Granulação de filme Adiciona um visual de filme "com pontinhos" às fotos. Por natureza, as fotografias digitais não apresentam granulação de filme, mas essa ferramenta permite simular esse efeito. O efeito pode ser sutil, mas o visual da foto fica ótimo impresso. Tingir Retira a cor da foto e aplica uma tinta colorida sobre ela. Use o controle deslizante Preservação da cor para voltar à cor original da foto sob a tinta. Saturação Use o controle deslizante para ajustar a saturação de cor. Deslize-o até a extremidade esquerda para deixar a imagem em preto e branco. Deslize-o até a extremidade direita para que ela pareça "radioativa". Filtro difusor Suaviza o foco em torno de um ponto central selecionado. Use os controles deslizantes para ajustar o tamanho da área focalizada e a quantidade de difusão aplicada. Brilho Ilumina as áreas brancas de uma foto, criando um efeito de sonho. Use os controles deslizantes para ajustar a intensidade do brilho e o seu raio de ação. Preto e branco filtrado Adicione o efeito de foto em filme preto e branco com um filtro de cor. O filtro bloqueia ou acentua determinadas cores na foto, dependendo da opção de filtro selecionada.


Preto e branco focalizado Pinte sua foto em preto e branco mantendo uma área circular colorida intacta. Você pode definir o tamanho e a nitidez da área colorida. Tingim. Gradual De forma semelhante ao filtro de cor graduado de uma câmera, esse recurso permite aplicar uma tinta colorida na metade superior da foto. É possível ajustar a tonalidade do tingimento e o seu grau de difusão no restante da foto. Isso é útil para acentuar um pôr do sol ou transformar um céu cinza em azul. Desfazer/Refazer Esses dois botões, que ficam ativos somente quando há edições não salvas na foto, desfazem e refazem edições na ordem em que foram aplicadas.


necessárias apenas três cores básicas: As primárias.

Conhecendo as cores

PRIMÁRIAS Quando olha ao seu redor, seu olho e seu cérebro trabalham juntos para colher informações. Você vê uma fruta e decide se quer comê-la ou não. Você olha para o céu e conclui que não vai chover hoje. Você vê as palavras que está lendo agora e lhes atribui significado. Na verdade, você está sendo influenciado pelas cores. Como assim? A cor da fruta que você viu o ajuda a concluir se ela está madura e pode fazer você ter vontade de comê-la. A cor do céu e das nuvens o ajuda a saber como está o tempo. À medida que lê as palavras neste artigo, o contraste de cores entre o texto e o plano de fundo permite que seus olhos leiam confortavelmente. Mesmo sem perceber, você sempre usa cores para ajudá-lo a processar informações sobre o mundo ao seu redor. Acredite, para formar a infindável gama de cores que vemos ao nosso redor, são

As cores primárias Cores primárias são conjuntos de cores que podem ser combinadas para criar outras cores. Para as aplicações humanas, três cores primárias são normalmente usadas, já que a visão colorida humana é tricromática. Para combinações aditivas de cores, como em projetores de luz sobrepostos ou em monitores, as cores primárias normalmente usadas são vermelho, verde, e azul. Em combinações subtrativas de cores, como na mistura de pigmentos ou corantes, como nos impressos, as cores primárias usadas normalmente são ciano, magenta, e amarelo, mas o conjunto vermelho, amarelo e azul é popular entre artistas. Qualquer escolha de cores primárias é essencialmente arbitrário; por exemplo, em um processo fotográfico antigo, autocromo, tipicamente eram usadas laranja, verde e violeta como cores primárias. Entretanto, a menos que quantidades de cores negativas sejam possíveis, a gama será restrita pela escolha das cores primárias. A combinação de quaisquer duas cores primárias cria uma cor secundária. As cores primárias aditivas mais usadas são as cores secundárias das cores


O vermelho traz a sensação de intensidade subtrativas primárias mais comuns, e vice versa. Biologia As cores primárias não são uma propriedade fundamental da luz, mas geralmente estão relacionadas à resposta fisiológica do olho à luz. Fundamentalmente, a luz é um espectro contínuo dos comprimentos de onda que podem ser percebidos pelo olho humano, um espaço de estímulo de dimensão infinita. Espécies com diferentes números de tipos de células receptoras terão uma visão colorida exigindo um número diferente de cores primárias. Por exemplo, para as espécies conhecidas como tetracromatas, com quatro diferentes receptores de cor, usariam quatro cores primárias. Como os humanos podem ver até o violeta de 380 nanômetros, mas os tetracromatas podem ver na faixa do ultravioleta até os 300 nanômetros, esta quarta cor primária dos tetracromatas está localizada no intervalo de menor comprimento de onda. Muitas aves e marsupiais são tetracromatas, e tem havido sugestões que algumas mulheres também são tetracromatas, tendo uma versão variante extra do cone do tipo de comprimento de onda longa. O pico de resposta para os receptores de cor humanos variam, mesmo entre indivíduos com visão colorida "normal". Em espécies não-humanas esta variação polimórfica é até maior, e pode ser adaptativa. A maioria dos mamíferos, que não são primatas, tem somente dois tipos de receptores coloridos e são, portanto, dicromatas.

Já o azul, de calma e tranquilidade

E o amarelo, de alegria

Para eles, há somente duas cores primárias. É incorreto supor que o mundo "parece colorido" para um animal (ou humano) com qualquer coisa diferente que o padrão humano de três receptores de cores. Para um animal (ou humano) nascido desta forma, o mundo irá parecer normal, mas a capacidade do animal de detectar e discriminar cores será diferente da de um humano com visão colorida normal. Se um humano e um animal olharem para uma cor natural, eles a vêem como natural; entretanto, se os dois olharem uma cor reproduzida via cores primárias, como em uma tela de TV colorida, o humano pode percebê-la como sendo igual à cor natural, enquanto o animal não. Neste sentido, a reprodução de cores via cores primárias tem que ser "sintonizada" ao sistema de visão colorida do observador.


Escolhendo um bom

LÁPIS

Observe que quanto maior o número, mais acentuada a característica, representada pela letra: Exemplos: - 9H é mais duro que o H (seria 1H) - 9B é mais suave que o B (seria 1B)

É BARATO, está sempre pronto para ser usado e não pesa quase nada. Cabe facilmente no bolso, não precisa de energia elétrica, nunca vaza e suas marcas podem ser apagadas. Com ele, as crianças aprendem a escrever e os artistas talentosos criam obras-primas. A maioria de nós tem um sempre à mão para fazer anotações. De fato, o humilde lápis é um dos instrumentos de escrita mais baratos e amplamente usados no mundo. Neste artigo veremos a diferença entre os tipos de grafite/lápis e qual é o “melhor”. Escolhendo um bom lápis pela dureza A dureza do lápis é classificada em 4 tipos: B, H, F e HB. - B representa blackness, negritude; - H representa hardness, dureza; - F representa fine, fina (ponta fina); - HB representa um limiar entre B e H, que caracteriza um lápis comum, para escrita. Tipos de Lápis Escala do mais rígido para o mais macio 9H > 7H > 6H > 5H > 4H > 3H > 2H > H > F > HB > B > 2B > 3B > 4B > 5B > 6B > 7B > 8B > 9B

Qual Lápis Usar A escolha é muito pessoal, mas dá para estabelecermos um "quase padrão": - Rafes, projetos, estudos (inclusive artísticos), áreas escuras e grandes. Utilize lápis extremamente macios: 9B a 4B - Para Desenhos a mão livre macios: 3B a B - Para Desenhos Lineares (inclusive escrita) Dureza média: HB ou F - Para Desenhos Técnicos rígidos: H ou 2H De um modo geral, utilize os lápis mais duros para obter traçados claros e mais suaves para obter sombras e preencher áreas mais escuras. Os mais duros são mais difíceis de serem apagados, enquanto os mais suaves podem ser totalmente apagados, sem deixar sulcos no papel. Mas lembre-se: Escolha sempre o que melhor se adequar a sua preferência.


horizontal comprida perto da parte de baixo do triângulo para o solo.

TORRE EIFFEL

Um dos monumentos mais apreciados, a Torre Eiffel deslumbra com sua intrincada construção. Esse desenho pode parecer complexo, mas nossos passos o tornará simples. Nessa seção, nós mostraremos como desenhar a Torre Eiffel. Você pode desenhar à mão livre enquanto olha para o monitor do seu computador ou pode imprimir essa página para ver mais detalhes de cada passo.

Passo 2: Desenhe três conjuntos de linhas horizontais como mostrado. Acrescente um arco pequeno próximo ao topo do triângulo. Dê forma à torre com três conjuntos de linhas levemente angulares. Acrescente um conjunto de linhas verticais em ambas as fileiras horizontais inferiores para criar retângulos.

Desenhando Aqui nós mostraremos uma ilustração de cada passo e então, faremos uma descrição de como desenhar. Siga as linhas vermelhas de cada ilustração para saber exatamente o que desenhar naquele passo. As linhas desenhadas nos passos anteriores são mostradas em cinza. Para fazer a Torre Eiffel, desenhe um triângulo comprido e divida-o verticalmente em dois com outra linha. Passo 1: Desenhe um triângulo comprido e divida-o verticalmente em dois com outra linha. Acrescente uma linha

Passo 3: Desenhe duas linhas verticais embaixo do arco. Conecte-as ao topo com uma linha horizontal. Acrescente outra linha para cada uma das linhas levemente curvadas como mostrado. Desenhe um Y de cabeça para baixo na fileira superior com linhas duplas. Divida o retângulo próximo ao centro da torre


com uma linha horizontal dupla e uma linha horizontal única.

horizontais duplas curtas. Contorne o retângulo mais baixo. Acrescente mais arbustos com linhas onduladas.

Conecte a linha horizontal dupla superior à linha abaixo dela com uma linha angular. Acrescente duas linhas verticais curtas às linhas horizontais únicas para conectá-las às linhas abaixo. Continue as linhas duplas abaixo da segunda fileira horizontal. _____________________________

Esse desenho pode parecer complexo, mas esses passos o tornará simples. _____________________________

Desenhe linhas duplas angulares abaixo da terceira fileira horizontal. Use linhas onduladas para os arbustos.

Passo 5: Desenhe figuras duplas em formato de X em todos os retângulos criados no passo anterior. Sombreie as fileiras horizontais com linhas diagonais. Acrescente linhas duplas curvadas à curva da parte de baixo da torre e à área abaixo dela. Seu desenho está pronto! Mesmo que você não consiga acertar na primeira vez, continue praticando até estar satisfeito com o seu desenho.

Passo 4: Desenhe muitos conjuntos de linhas horizontais duplas para os suportes. Acrescente várias linhas diagonais abaixo da parte inferior da torre. Faça os detalhes dos dois retângulos mais baixos com linhas




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.