Art and Design#11

Page 1

ANO I O QUE FIZEMOS? O blog já está no ar há quase um ano! Veja uma retrospectiva completa mostrando o que fizemos desde a época da “Art &Draw” até os dias de hoje

EDIÇÃO #011


EDIÇÃO ESPECIAL

ANO I NESTA EDIÇÃO

O QUE FIZEMOS? Marque abaixo o que mais o (a) atrai no blog Art and Design:

MATÉRIA DE CAPA

A oportunidade de divulgar sua arte Apreciar a arte de outros Assistir aos úteis “Vídeos e Tutoriais” Ler todo mês a dinâmica revista “Art and Design” Outro

ESPECIAL ANO I: O QUE FIZEMOS? PÁGINAS 2-7

8 DESENHO DO MÊS Eros Pleasure 10 AMBIENTES Restaurante 12 Como tirar fotos boas com o celular 16 NOTÍCIAS

Talvez seja até difícil responder ao breve questionário acima, mas com certeza não é difícil disfrutar das inúmeras aplicações do blog Art and Design. Bom, o blog já está no ar há quase um ano! Veja uma retrospectiva completa mostrando o que fizemos desde a época da “Art &Draw” até os dias de hoje, as origens por trás das séries do blog e da revista e muito mais! Vamos começar o tour? Antes, porém, talvez ache útil capturar o código ao lado e navegar no blog enquanto lê esta matéria.


- Encontrar vídeos diferentes sobre desenho, pintura e sobre o mundo digital!

As aplicações do blog Veja algumas aplicações que poderá encontrar no blog: - ENVIE e receba desenhos GRÁTIS e divulgue sua ARTE!

COMO FAZER: Adicionem-nos no seu Google+ e poste seus desenhos ou nos mande um e-mail com seu desenho. - ASSISTA a vídeos técnicas de pintura, photoshop e muito mais!

mostrando desenho,

COMO FAZER: Acesse a página do blog chamada “Vídeos e Tutoriais” e/ou acompanhe a série homônima que é postada esporadicamente no blog. - LEIA on-line a tutoriais em mais de 70 idiomas com técnicas de programas como PhotoScape e Picasa³! - BAIXE revistas como essa dois formatos diferentes!

COMO FAZER: Acesse a página “Publicações” e/ou vá em “Lista” e clique em “Edições” - AVALIE a arte de outras pessoas! COMO FAZER: Clique em “Nota do Desenho” ou poste um comentário.

Além do blog, nós temos um Google+, e lá, você pode: - Encontrar desenhos, dicas e truques de photoshop. -

Compartilhar

Um APP para você Nosso app oficial também está disponível para Windows Blue. Veja algumas funcionalidades dele: - Em Galeria de Arte você encontra os principais desenhos já postados no blog, sua descrição e o autor. Você pode enviar um e-mail para webdesagner@gmail.com com um desenho e sua descrição para ele ser postado no blog. - Em FEED você encontra as postagens mais recentes do blog e, se quiser, pode criar um alerta para receber quaisquer postagens novas feitas - A aba Wallpapers pode-se parecer com a aba Galeria de Arte, mas é diferente. Lá, você encontra os desenhos já postados no blog em tamanho “Wallpaper”. Você pode fazer o download da imagem e fazê-la de plano de fundo de seu PC. - Em Biblioteca você irá encontrar todos os artigos desta revista e, até alguns artigos inéditos de próximas edições. A biblioteca tem sido descrita como “muito útil” para pesquisar. ATENÇÃO: Os artigos da biblioteca não são formatados como na revista propriamente dita e não contém imagens e textos em negrito/itálico.

links

- Postar comentários e dar dicas para melhoria

Nas páginas a seguir você irá ver a uma retrospectiva completa do primeiro ano de nossa história!


e você é um leitor assíduo do blog, você irá reconhecer a imagem ao fundo dessa página: A.G – Art and Draw. Se você não for, tudo bem poderá saber a história do passado recente do blog.·.

S

Porém, a premissa do blog era muito limitada,apenas artesanato. Com o tempo, o blog foi se tornando um blog sobre tecnologia (tudo a ver com artesanato, não?). E, a ideia de cirar seu próprio blog, que começou a criar raízes antes mesmo dele assumir o PA, tornouse realidade.

Padula Artesanato

Art and Draw

Para quem não sabe, Agnaldo Neto, administrador do Art and Design é(ra) o editor-chefe do (agora inexistente) Padula Artesanato (“PA”. Porém, sua sócia (e administradora do blog) Mônica Padula estava cada vez mais ausente e decidiu “passar a batuta” para ele. Com que resultado?

Daí, Agnaldo Neto decidiu abandonar o PA e assumir seu próprio blog, que falava sobre seus assuntos, tecnologia, arte, design... O nome? “A.G: Art and Draw”

Ele passou a lançar no blog várias séries de sucesso (e até mesmo vídeos) que somente aumentaram o número de visitas do blog. Inclusive, uma dessas séries (chamada “Conceitos”) ele vendeu para si mesmo, adaptando-a para esta revista (você poderá lê-la online ou em PDF nas edições #004 a #007).

A ideia original do blog era simplesmente divulgar desenhos das pessoas e falar sobre o mundo do photoshop (genéricamente falando, claro). Dentro de pouco tempo essa premissa mudou, fpassando a falar mais sobre tecnologia em geral, não só photoshop.


A Revista No mesmo mês da criação do blog, Agnaldo se “empolgou” e logo lançou uma revista digital (esta) homônima ao blog, que na época era “Art and Draw". Sobre o que a revista falaria? Em vez de postar osartigos sobre arte e tecnologia direto no blog, por que não postá-los em PDF ou ISSUU (online) de maneira segura e dinâmica?

Art and Design – Algo maior Desde o lançamento do blog, Agnaldo Neto tinha dúvidas sobre o nome que escolheu para ele. Algo que o incomodava também era o fato de o blog não ter uma logo específica, nem um estilo padrão. Ele também não tinha como objetivo atrair atenção a si mesmo, mas o nome “A.G – Art and Draw” não ajudava (por causa do “AG”), e o termo “Art and Draw” era redundante e dava destaque somente à parte do blog sobre arte, e ignorava a parte (maior) que falava sobre informática. Ficava claro que esse nome PRECISAVA ser alterado.

Agnaldo, na época, não considerava aquele blog como algo definitivo, permanente. Quando ele o criou, ele estava pensando em algo maior, padronizado, com uma logo, e etc. Então, não havia nenhuma desculpa para não reformular o blog. Em fevereiro de 2014 Agnaldo decidiu mudar completamente a cara do site, padronizando tudo e o organizando melhor. E com relação ao nome? “Art and Design – O Melhor de Dois Mundos” era algo perfeito. A partir disso uma logo simples, mas decente foi criada, inspirada no estilo JW.ORG. Daí era fácil explicar aos leitores o motivo da mudança.

________________________ “Não havia cabimento o site continuar como antes (sem nem mesmo um logotipo). Havia de ser algo maior - e melhor!” _________________________ Isso foi feito de diversas formas. Uma delas foi por fazer uma breve postagem explicando isso.


O que se segue é uma cópia adaptada

da postagem: “Não, você não digitou o endereço do blog errado. Esse é o Art & Draw. Pelo menos era. A verdade é que o Art & Draw era uma versão BETA de algo maior. O Art [and] Design, a versão final do blog é a permanente. Nos adaptamos aos padrões de design atuais, [estilo flat]. Esse foi o motivo de minha ausência durante esse tempo. Mais detalhes sobre o "novo" blog veremos em Art [and] Design#001 (A revista não terá uma reestréia, pois ela estava apenas na edição 2. Ela apenas sofrerá mudanças de layout e no nome) que será lançada em breve. [...] A Equipe”

Como a postagem acima dizia, mais detalhes foram especificados na edição “#001” (que ficou mais conhecida como a edição “#001.DESIGN”) da revista. Isso aconteceu em um breve artigo intitulado “O Futuro ainda é Agora!”. Abaixo, uma cópia adaptada do artigo:

Acesse Art and Design.Blogspot ou capture o código ao lado

“Há alguns meses foi lançado na Internet o blog “A.G - Art & Draw”, que era apenas um prólogo de algo maior. Ele tinha como objetivo postar desenhos feitos por pessoas comuns, “leigas”, por assim dizer. Mas, depois da edição #002 desta revista que você está lendo agora, o blog simplesmente parou. Depois de mais de um mês, quando você foi visitalo, ele estava todo diferente (até o nome foi mudado para “Art and Design”), e na primeira página havia a seguinte mensagem [...] Lembra-se de ter lido isso? Pois é! Não havia cabimento o blog continuar como antes (sem nem mesmo um logotipo). Havia de ter algo maior - e melhor! Sim, o Art & Draw era uma versão de testes e foi testada e aprovada! [...] A mudança já começou! [...] Além disso, esta é a nova edição #001 da revista (mas a próxima


edição será a #004), e ao mesmo tempo é a #003 (então pode ser chamada de “#003.1” ou “#001.DESIGN”). Com tantas novidades assim, é melhor continuar lendo a revista, pois ficará ocupado durante horas no novo blog!” Agnaldo Neto decidiu também criar um QR Code para o site e divulga-lo aos quatro ventos.

Um aplicativo para você Logo após o lançamento do novo Art and Design, Agnaldo Neto decidiu ir mais além. Ele resolveu desenvolver um aplicativo que permite que os leitores do blog ficassem sabendo de todas as postagens, também continha uma “Galeria de Arte” aonde os desenhos postados no blog eram publicados, uma galeria de “Wallpapers” dos desenhos e pinturas do blog e servia de biblioteca para a revista, de um jeito que os leitores pudessem ter todos os artigos das edições à sua disposição, sem precisar procurar em cada uma para ver em qual o artigo procurado estava·. Assim, foi lançado o “Art and Design Official App BETA”, de início somente uma versão de testes. Para divulga-lo, foi postada como imagem de capa do blog uma imagem de um Tab com o logotipo do app e uma marca d’água escrita “Será?”. Logo após, o app saiu da versão de testes para a versão oficial e foi um sucesso!

com o objetivo de entendimento dos vídeos.

ajudar

no

Ponto Um Para se adaptar ao novo site, as edições mais antigas de Art and Design deveriam ser relançadas no novo padrão. Veja, abaixo, uma cópia adaptada da postagem que explicava isso: “As primeiras duas edições dessa revista estavam ainda na formatação "antiga" do blog. Elas tinham outro nome ("A.G - Art and Draw") e a edição #001 contém informações desatualizadas. Devido a isso, nós as relançaremos (a edição #001 este mês e a edição #002, mês que vem) na nova "formatação". Elas estarão debaixo do selo #PONTO UM (qualquer relançamento estará sobre este selo). Fiquem ligados no [site]!” O PontoUm foi um sucesso e devido a ele o site teve mais visitas do que nunca. Agnaldo Neto diz:

________________________ “Foi uma ótima estratégia de marketing, pois acabou divulgando o site junto com a revista. Foi, de fato, a ideia mais inovadora desde o lançamento do novo site” _________________________

Vídeos instrutivos e simples

Uma breve conclusão

Logo em seguida, Agnaldo Neto decidiu aprimorar ainda mais o site colocando vídeos do YouTube que ensinavam diversos tutoriais sobre tecnologia e arte. Daí ele resolveu transformar tudo isso numa série chamada vídeos e tutoriais. Até hoje ela é publicada, sempre com uma postagem complementar, escrita,

Quer como Art and Draw, quer como Art and Design, a criação de Agnaldo Neto influenciou a visão das pessoas sobre arte e design. Que essa criação continue por mais quantos anos for possível!



Nome da autora

Eros Pleasure


Restaurantes

Esse restaurante promete bons momentos e boa comida. Cada detalhe deste prédio - das janelas à sinalização - nos remete aos clássicos restaurantes dos anos 50. Nessa edição, nós mostraremos como desenhar esse restauranrte. Você pode desenhar à mão livre enquanto olha para o monitor do seu computador ou pode imprimir essa página para ver mais detalhes de cada passo.

Passo 1: Use a prática da perspectiva e dos pontos de fuga para estabelecer a forma básica do restaurante.

Passo 2: Esboce as formas das janelas, da porta e dos detalhes laterais usando

as regras de desenhar linhas paralelas à estrutura básica, encontradas no exercício introdutório. Acrescente linhas onduladas ao telhado como mostrado.

Passo 3: Estabeleça a sinalização sobre o restaurante e os degraus usando as regras dos pontos de fuga. Desenhe a forma dos degraus usando três linhas que se encontram no lado direito. Acrescente degraus com linhas retas. Separe as janelas com linhas retas únicas e duplas. Desenhe dois retângulos para o vidro da porta. Acrescente figuras irregulares para os canos do telhado como mostrado.

Passo 4: Coloque o nome do restaurante na placa. Faça os detalhes do telhado


com quatro linhas curvadas e figuras irregulares. Desenhe linhas horizontais nas janelas para as sombras. Acrescente uma linha vertical curta terminando em um círculo escuro embaixo. Faça os detalhes da lateral e da frente com linhas duplas. Desenhe curvas no topo e na parte de baixo da porta e duas linhas horizontais no meio. Use linhas retas verticais e horizontais para o corrimão. Acrescente uma linha paralela com a parte de baixo da frente do prédio para o estacionamento. Estique linhas retas paralelas para as vagas do estacionamento. Passo 5: Sombreie os canos do telhado com linhas diagonais. Acrescente grades nas janelas com linhas verticais e horizontais que se cruzam. Finalize o corrimão com linhas verticais. Acrescente linhas escurecidas na placa e pontos no estacionamento para as sombras. Seu desenho está pronto! Mesmo que

você não consiga acertar na primeira vez, continue praticando até estar satisfeito com o seu desenho.

Todas as metrópoles barulhentas estão cheias de arranha-céus de todos os tamanhos. Aprenda na próxima edição como desenhar um arranha-céu em somente cinco passos.


Q

ual foi a última vez que você viu um telefone celular que só faz chamadas? Hoje em dia, esses dispositivos podem enviar mensagens de texto, tocar música, navegar na Internet, mostrar o caminho até um endereço via GPS, fazer vídeos e tirar fotos. A função câmera se tornou especialmente popular nos últimos anos, à medida que a nova tecnologia melhorou a qualidade da imagem e permitiu aos usuários compartilhar fotos pela rede móvel. Em abril de 2009, 66% dos usuários de telefones celulares usaram seus aparelhos para tirar fotos; apenas um ano depois, em maio de 2010, esse número subiu para 76%. A porcentagem é ainda mais alta para os usuários entre 18 e 29 anos de idade, 93% dos quais tiram fotos com seus telefones móveis [fonte: Pew]. Apesar da popularidade aumentada, as câmeras dos telefones celulares são geralmente menos avançadas que as câmeras digitais dedicadas, por isso é importante comprar um dispositivo de qualidade e familiarizar-se com seus recursos.

As câmeras de telefones estão aí há mais de uma década, embora aos primeiros modelos faltasse a resolução e a capacidade de armazenamento dos dispositivos de hoje. Curiosamente, o empresário de software Philippe Kahn desenvolveu o primeiro protótipo em uma hospital em 1997, enquanto sua esposa estava em trabalho de parto. Armado de seu laptop, uma câmera digital e um telefone celular, Kahn conseguiu improvisar ao juntar os três dispositivos e enviar a foto de seu novo bebê para o email de amigos e família. Dois anos depois, em 1999, os telefones com câmera chegaram ao mercado japonês, e em 2002, eles estrearam nos EUA. A popularidade desses dispositivos ficou evidente em 2010, quando o iPhone 3G se tornou a câmera mais popular no site de compartilhamento de fotos Flickr. As câmeras de telefone utilizam a mesma tecnologia das câmeras digitais comuns, mas ainda não bateram suas equivalentes tradicionais em funcionalidade e em qualidade da imagem. Sensores menos sensíveis,


lentes de menor qualidade e falta de opções personalizáveis significam que fotógrafos sérios ainda têm de carregar consigo uma segunda câmera para capturar fotografias mais profissionais. Ainda assim, as câmeras de telefones são uma maneira muito simples e conveniente de capturar momentos inesperados da vida cotidiana e compartilhá-los com os amigos. Os artigos a seguir oferecem dicas para escolher a melhor câmera de telefone e sugerem técnicas para tirar fotos melhores. Regra Básica Nem todas as câmeras de telefones são criadas iguais. As imagens que elas produzem depende seriamente da qualidade do sensor, dos tipos de materiais de que são feitos os componentes e da capacidade do sistema de software que processa as imagens. Como regra geral, você tem aquilo que você paga: é improvável que um telefone barato que vem com o plano contratado com a operadora produza os resultados que um aparelho mais caro obtém. E embora seja difícil encontrar as especificações da câmera do telefone, há algumas coisas que você pode buscar para garantir que está comprando o melhor dispositivo que possa pagar. Uma das qualidades mais difíceis de julgar em uma câmera de telefone é a resolução da imagem. Num mundo ideal, a resolução da imagem estaria diretamente relacionada à contagem de megapixels, ou ao número de photosites sensíveis à luz no chip semicondutor complementar de óxido metálico (CMOS) da câmera. A maioria dos telefones com câmera oferecem ao menos 2 megapixels - suficiente para uma imagem nítida impressa de 10 x 15 cm -, mas alguns podem chegar a 12 megapixels. Embora essa medida seja útil, a resolução da imagem depende de um número de outros fatores. Um deles é o

tamanho do sensor e o espaçamento de seus photosites (diodos sensíveis à luz que convertem luz em carga elétrica). Os pequenos sensores e os minúsculos photosites comuns a muitas câmeras de celulares podem criar um ruído visual, ou granulado, em situações de baixa luminosidade, tornando-as inúteis para muitas aplicações. Um sistema de processamento de imagens inadequado, ou uma lente de baixa qualidade também pode comprometer a resolução da imagem. A lente é outro aspecto importante na determinação da qualidade da imagem. Certifique-se de escolher uma câmera com lentes de vidro em vez de lentes de plástico, e procure por lentes que venham de fabricantes ópticos renomados. O zoom óptico também é um recurso útil para as lentes de um telefone com câmera. Esse mecanismo permite que o usuário amplie a imagem dentro do quadro sem comprometer a qualidade da foto, ao contrário do recurso mais comum de zoom digital que simplesmente corta a imagem maior. Outras características úteis para buscar incluem autofoco e configuração de abertura do diafragma. Com o autofoco, um fotógrafo pode apertar o botão de disparo até a metade, e a câmera vai focar o objeto no centro do quadro, dando maior controle ao usuário. As configurações de abertura podem indicar a versatilidade da câmera: embora a maioria das configurações de câmeras de celular estejam fixadas entre f/2.8 e f/4.0, procure uma que possa ser ajustada numa escala mais ampla. Segurando a câmera Quando escolher o assunto, é importante que você se familiarize com as limitações da câmera do seu telefone.Tais dispositivos geralmente não se dão bem com movimentos ou pouco luminosidade. Cenas com qualquer uma dessas condições pode acabar em imagem borrada, e fotos com pouca luz


geralmente contêm ruído digital, ou imperfeições granuladas. Se seu telefone tem um flash embutido LED, use-o para iluminar objetos próximos, mas ele pouco fará se você estiver fotografando objetos distantes. Enquanto você enquadra sua imagem, evite usar o zoom digital porque esse recurso simplesmente corta a imagem, resultando em uma fotografia mais granulada. Em vez disso, mova-se para mais perto ou mais distante do assunto, se possível. Uma vez que você já tem sua foto composta, ainda há duas coisas a serem lembradas antes de apertar e soltar o botão do obturador. Como os telefones com câmera geralmente têm baixa velocidade de obturador, tente segurar o dispositivo o mais parado possível quanto estiver tirando a foto. Para melhores resultados, segure o telefone com as duas mãos, inspire profundamente e expire enquanto você aperta o botão. Quando você apertar o botão, provavelmente vai notar um leve atraso. Compense essa diferença continuando a segurar a câmera firmemente por um segundo ou dois depois de apertar o botão. Depois de ter tirado algumas fotos, ainda há coisas que você pode fazer para melhorá-las ou torná-las mais interessantes. O Adobe Photoshop, usado para editar fotos em um computador, oferece numerosas ferramentas com as quais você pode limpar e dar mais nitidez às suas imagens, ou menos fazê-las parecer melhor quando ampliadas. Se você quiser editar as imagens diretamente no seu telefone, programas como o PhotoForge, do iPhone, oferecem ferramentas como redução automática de ruído, balanço de brancos e ajustes de exposição, além da capacidade de criar filtros de efeitos.



EUA

A Google lançou no dia 28/10/14 o Google Fit, o aplicativo fitness para Android que busca competir com o HealthKit, da Apple. O app gratuito já está disponível na Play Store e traz funções que buscam avaliar e dar recomendações sobre seu desempenho e condicionamento físico, sendo compatível com todos os dispositivos vestíveis da Google. O Google Fit é nitidamente imaginado para rodar no Android Lollipop, trazendo o mesmo "material design" que vemos na nova versão do sistema operacional, mas ele ainda roda em qualquer versão do Android que seja 4.0 ou mais nova. Para baixar e experimentar, acesse a Play Store.

FONTE: [ Adrenaline ].com

Microsoft Além de anunciar seu novo sistema operacional, a Microsoft mostrou também um vídeo em que mostra o "technical preview" do Windows 10. "O tech preview é feito para experts em PC que ficam confortáveis em baixar softwares incompletos", informa Joe Belfiore, vicepresidente do Windows. O link para se inscrever no "Insider Program"e ter acesso aos updates do sistema e fornecer feedback para a Microsoft é o http://preview.windows.com. O vídeo recomenda que você instale o tech preview num segundo PC, uma vez que ela é um programa incompleto e instável. FONTE: [ Adrenaline ].com

EUA A Apple irá distribuir mais de US$100 milhões em iPads para estudantes de escolas carentes norte-americanas, graças a uma parceria com o projeto governamental ConnectED, que visa melhorar as condições de ensino utilizando a tecnologia. A Apple prometeu ajudar o projeto com essa quantia em fevereiro, mas só agora o destino do dinheiro foi revelado. A empresa também irá fornecer iPads e iMacs para os professores e Apple TVs para as salas de aula. Em sua página no ConnectED, a Apple deu ênfase no fato de ajudar minorias a terem acesso a tecnologia e melhor educação. 96% dos alunos de 114 escolas terão direito aos produtos gratuitamente ou com preço bastante reduzido. As escolas beneficiadas com o projeto ficam em ambientes urbanos, com estudantes na maioria negros, hispânicos e nativo americanos. Via: Engadget FONTE: [ Adrenaline ].com


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.