Art and Design #007

Page 1

007 SETE PASSOS PARA FAZER UM BOM

PORTFÓLIO

CORES – CONCEITOS – DESENHO DO MÊS - AMBIENTES

O FUTURO É AGORA!


VEJA MAIS ONLINE artandraw.blogspot.com

NESTA EDIÇÃO

MATÉRIA DE CAPA

Vídeos e Tutoriais#001

Nova série baseada na página honônima do blog. Assista a vários vídeos instrutivos. Assuntos incluem: - Como desenhar uma boca - Como desenhar um lobo

Sete Passos Para Fazer um bom Portfólio

- Como desenhar um tigre - Como desenhar um cavalo

PÁGINAS 4-6 TOP 9 – Grafitti de Rua

03 CORES Percepção das Cores 07 CONCEITOS Conceito de Papietagem 08 As Muitas (e coloridas) Faces do Google 12 DESENHO DO MÊS All.Hail.The.King

14 AMBIENTES Castelos

O 3D graffiti pode ser feito com tinta ou giz, em paredes ou sobre a rua, representa uma nova forma de combinar as técnicas de arte renascentista com o grafite, efémero qualidades de arte urbana maravilhosa. Estes artistas dão um novo significado ao grafite, não só mais como o vandalismo. Artistas criam uma arte urbana tão incrível, que é quase impossível passar despercebida. Veja no blog um TOP9 com os melhores grafites de rua!


Cores

PERCEPÇÃO DAS CORES

Falar da percepção humana das cores, não é um assunto dos mais fáceis. A cor é uma informação visual, gerada por um estímulo, que é percebido pelo nosso olho e interpretado pelo nosso cérebro. Portanto é muito mais complexa do que apenas o que estudamos em ótica no colégio, ou o que se estuda em anatomia (no curso de medicina). De qualquer forma é interessante notar que a maneira como nosso cérebro interpreta a cor é muito importante (e pouco estudamos sobre isso). Uma cor pode ser relacionada a um sentimento, a um acontecimento, pode despertar emoções e tudo isso influencia em como percebemos esse tom. O olho humano possui dois tipos de células responsáveis por nos fazerem enxergar: os cones e os bastonetes. Os bastonetes são células que necessitam de pouca luz para serem sensibilizadas.

Entretanto não conseguem formar imagens coloridas ou nítidas. É por isso que a noite ou em locais escuro é muito difícil se distinguir cor. Já os cones são sensibilizadas com uma quantidade grande de luz e geram as imagens nítidas e coloridas. Existem três tipos de cones, os azuis, os vermelhos e os verdes. Eles são chamados assim, pois o cone azul é ativado por ondas de comprimento muito aproximado às que formam a cor azul, também chamadas de ondas curtas, enquanto os cones verdes se sensibilizam por ondas de comprimento próximo ao verde, também, chamadas de ondas médias e os cones vermelhos com ondas de comprimento próximo ao vermelho, também chamadas de longas. Assim, as cores vermelho, azul e verde são as três cores que nossos olhos captam. Todas as outras cores que vemos são formadas a partir dessas três cores. Por isso essas três cores são consideradas as cores primárias da visão* e também da síntese aditiva de cor.

*Para ver uma análise mais detalhada das cores primárias veja Art and Design#001.DESIGN, págs. 10-11


MATÉRIA DE CAPA

SETE PASSOS PARA FAZER UM BOM

PORTFÓLIO Para a maioria dos profissionais de hoje em dia, apenas um bom currículo basta. Mas para nós, publicitários, designers, fotógrafos, ilustradores, qualquer profissional relacionado a criação, é necessário um bom portfólio.

E para se destacar entre os milhares que existem, é fundamental saber as regras básicas. Com as facilidades e recursos que existem hoje ficou bem mais fácil divulgar seus trabalhos, como, por exemplo, exposição no flickr, behance, e até mesmo facebook.


Concordamos que é bem interessante ter esse tipo de divulgação, mas nada é mais importante que ter sua própria página pessoal com seu portfólio, sendo um site ou blog. Além de ter uma maior valorização, a maioria dos clientes conhecem os designers pela web.

Legal! Agora vem a parte importante… como fazer com que esse portfólio brilhe nos olhos de quem vê! Vamos ás dicas!


Separe os bons dos “não tão bons”. Sabemos que todos “jobs” são seus filhos queridos, que você criou com tanto carinho e quer que todos vejam que lindos eles se tornaram. PARE POR AÍ. Ninguém gosta de entrar em site/blog e ser atolado com centenas de projetos. Primeiro que a pessoa não vai saber pra qual olhar, e nem saber qual é mais relevante ou não. Então saiba separar seus melhores “filhos” e poste somente eles. A maioria dos clientes prefere ver poucos, mas os melhores trabalhos do profissional. Dica: Atualize seus projetos, não deixe trabalhos velhos, feitos anos atrás. Somente se ele valer muito a pena ser mostrado!

2

Ou um, ou outro. Separe seus trabalhos profissionais dos pessoais. Clientes geralmente são meios chatos quanto a isso. Caso você não tenha muitos trabalhos profissionais, faça um portfólio para somente os pessoais. E outro para somente os profissionais. E especificando o máximo possível qual foi seu papel no projeto postado. Por exemplo: Você trabalha em uma agência ou estúdio onde todos colaboraram com o projeto. Quando for divulgar se lembre de colocar todos que participaram e qual foi a função de cada um. Isso é muito importante para não ter problemas futuros. Processo de criação. É bem válido você descrever como foi seu processo de criação em cada projeto, o cliente valoriza muito isso. Além de mostrar que você tem talento para a coisa, mostra também que você sabe exatamente o por que você fez aquilo, como interpretou o briefing e chegou nesse resultado.

3

Imagem, imagem e…imagem. Tudo bem, você é um designer e quer mostrar o que sabe fazer logo de cara. Então faça uma boa galeria de imagens… imagem chama mais a atenção e a curiosidade! Pode ser simples, mas que seja direta, mostre somente imagens e talvez um pequeno texto. E caso o cliente se interesse e queira saber mais a fundo, tenha algo mais explicativo sobre o tal processo de criação.

4 5

Dê o que o cliente quer. Você está prestes a concorrer por uma vaga, então nada melhor que concorrer saindo na frente. Coloque na frente todos projetos relacionados ao que o cliente ou agência procura, facilite a vida dele e a sua. Impressione ele logo de cara com clareza e rapidez, não deixando dúvidas do que você sabe e consegue fazer.

6

Quem é você? Tenha uma página, ou mesmo um cantinho, que diga a respeito do profissional que você é: formação, cursos, prêmios, clientes. Podemos dizer que é um mini currículo, mas bem mais simples e objetivo. O mais importante é contar em quais coisas você é bom, suas habilidades, pode ficar a vontade e soltar a lingua.

7

Contato. Por último e não menos importante, o contato! Muitos portfólios são maravilhosos, cheios de talento, mas na hora de contatar… cadê? O profissional se esquece dessa super importante parte, colocar um e-mail, telefone, celular, bip, qualquer coisa! Dica: Ao escrever seu e-mail, deixe de um modo que a pessoa possa sublinhar, dar um control+C e control+V!! É realmente irritante aquele endereço de email ser uma imagem e ter que ficar copiando letra por letra. Alguns até desistem.


Conceitos

CONCEITO DE PAPIETAGEM Papietagem Definição: O Wikitionário define papietagem da seguinte maneira: 'É uma técnica artesanal em que se utiliza papel recortado e cola para dar forma a uma escultura ou objeto'. O assimsefaz.com.br define assim: A papietagem é uma técnica onde se aplicam diversas camadas de cola e jornal a fim de se criar uma superfície rígida. Pela maleabilidade do papel, diversos objetos podem ser confeccionados, tudo depende da imaginação do artista. Além de tudo, realizar a papietagem é uma prática ecológica, já que na maioria das vezes o jornal é utilizado com ingrediente-base, dando utilidade a algo que iria para o lixo. Papietagem Sua origem: Segundo o rubiamarques.com esta é a origem da papietagem: Durante séculos, o papel era muito valioso. O processo para fazer papel machê foi demorado e trabalhoso. Os franceses chamavam de “papier mache”, que significa papel amassado e os

italianos “tabs carta”. Enquanto na América, nós chamamos de papel machê, papietagem , papel revestido, cartapesta. Os termos são sinônimos, eles só têm a sua origem em diferentes países. Essas duas técnicas, papietagem e papel machê são tão relacionados, que levou o nome do outro. Na verdade, muitas vezes usado em uma peça, ou como base para o outro. O papel machê feito com massa de papel e cola e a papietagem com sobreposição de tiras de papel coladas. Na França, durante o século XVI, a papietagem e papel machê foram utilizados para as cabeças de boneca. Mas somente no século XVII houve interesse dos artesãos franceses, em usar o papel machê nas aplicações comerciais. Desde 1670, a idéia se espalhou para a Inglaterra, este crescente interesse tinha a ver com a popularidade de objetos Oriental: japoneses e chineses utilizaram em larga escala. Assim móveis e objetos de arte em papel machê e papietagem fizeram a sua entrada na França. Pedro, o Grande e Catarina da Rússia eram colecionadores de peças em papel mache. Eles estabeleceram fábrica de papel machê em seu império. Durante o século XIX, a papietagem e papel machê foi muito popular na Europa, foi a época áurea da produção de mobiliário na Inglaterra. Na Rússia, a produção de papel machê não atingiu seu pico até 1830. Eram típicas em bonecas lacadas, caixas de rapé, cigarreiras, caixas, bandejas de chá


e muitos utensílios. Foi também popular como uma imitação de trabalho de estuque e gesso decorativo. Os britânicos importaram grandes quantidades de trabalho em laca da China e do Japão, que inspirou os fabricantes a produzir papel machê lacado. Foi envernizado, pintado, incrustado de ouro com pedras preciosas, mármore ou pintado com flores. Foi revestido com essas técnicas: cabines de luxo, barco até portas, mesas, etc. Papietagem – PaP: Veja o Passoa-Passo (PaP) de papietagem: Encontre um molde quе lhе agrade. É necessário quе hаја umа base раrа quе vосê possa fazer а papietagem. Existem duas formas dе aplicar еѕtа técnica: cobrindo um objeto, normalmente соm alguma modificação оu tirando о molde dе um item раrа formar outro, isto, nо caso dе produtos еm alto relevo, соmо umа máscara, onde utilizando а papietagem, podemos formar umа camada acima dа mesma quе ѕеrá retirada е servirá соmо outra máscara feita соm еѕtа técnica. Normalmente, раrа cobrir о objeto, а maioria utiliza о isopor, pois еѕtе é fácil dе ѕеr manuseado е modificado соm umа lixa dе construção, quе pode ѕеr encontrada еm casas especializadas, dе maneira quе vосê poderá dar а forma quе quiser ао isopor e, consequentemente, ао objeto final. Caso а segunda opção ѕеја utilizada, раrа tirar о molde е fazer um novo objeto, о papel craft

deverá ѕеr amolecido nа água е usado, servindo dе base раrа а segunda camada соm jornal; Rasgue оѕ papéis. Sеm а ajuda dе tesoura оu estilete, corte оѕ papéis соm аѕ próprias mãos, nãо deixando еѕtеѕ muіtо pequenos, раrа quе ѕеја possível а junção dе todos оѕ papéis utilizados, além dа técnica dе papietagem tornar-se mаіѕ rápida е fácil; Cole оѕ pedaços dе acordo соm о formato. Cоm оѕ papéis rasgados ао ѕеu lado, pegue um роr um е passe cola líquida, preferencialmente dе umа marca boa раrа quе nãо hаја nenhum problema nо decorrer dо processo. Opte реlа cola branca dе tubo grande, quе é umа dаѕ mаіѕ potentes. Cоm о auxílio dе um pincel, passe а cola líquida еm um dоѕ lados dо jornal оu papel craft е coloque-o sobre а base utilizada; Repita о processo dе colagem аté quе todo о molde fique coberto. Muitas vezes é necessário colocar mаіѕ dе umа camada dе papel раrа obter maior durabilidade dо objeto; Espere аté quе а cola seque роr completo e, nо caso dе utilizar umа base, retire cuidadosamente о novo objeto јá pronto. Caso а técnica dе papietagem tеnhа sido usada раrа aplicar еm umа base dе isopor оu outro material, о trabalho јá estará pronto раrа quе possa ѕеr pintado оu раrа quе ѕе faça alguma personalização final.


AS MUITAS (E COLORIDAS) FACES DO

Em 1998, Sergey Brin cria uma versão computadorizada das letras do Google no programa de edição de imagens GIMP. O ponto de exclamação ("!") colocado ao final do logotipo foi copiado do logótipo do motor de busca Yahoo!. "Havia várias interações de cores diferentes", disse Ruth Kedar, o designer gráfico que desenvolveu o logotipo do Google. Como uma marca pode ter tantas faces? O Google já teve vários logotipos desde a sua criação. O logotipo atual da empresa foi desenhado por Ruth Kedar, baseado na fonte tipográfica Catull. O Google também realiza várias modificações em seu logotipo, como recursos cómicos ou animações, para utilização em feriados, aniversários de pessoas famosas e em grandes eventos, como os Jogos Olímpicos. Estes logotipos especiais, alguns desenhados por Dennis Hwang, tornaram-se conhecidos como Google Doodles. O YouTube, uma subsidiária do Google, também já teve alguns logotipos personalizados para destacar os eventos especiais que ocorrem no

site. Estes logotipos foram oficialmente chamados de "Yoodles". História Tudo começou na parte descrita no início do artigo. Depois, em 2010, o logotipo do Google recebeu a sua primeira grande revisão permanente desde 1999. O novo logotipo foi testado pela primeira vez em novembro de 2009, e foi lançado oficialmente em 06 de maio de 2010.6 Ele utiliza um tipo de caractere idêntico ao do logótipo anterior, mas a letra "o" possuía tons de laranja, e não amarelo, como o "o" do logótipo anterior. A sombra projetada por trás da palavra Google foi suavizada, ficando em um tom mais sutil. Em 19 de setembro de 2013, o Google introduziu um novo logótipo "flat" (bidimensional), com uma paleta de cores ligeiramente alterada. As Doodles O primeiro Google Doodle a ser criado foi em homenagem à edição de 1998 do festival Burning Man. Este doodle foi criado por Sergey Brin e Larry Page para notificar os utilizadores de suas ausências, em caso de problemas nos servidores. Subsequentes doodles foram sendo desenhados por um fornecedor externo, até que, em 2000, Sergey e Larry pediram ao então estagiário Dennis Hwang para criar um logotipo em


comemoração ao Dia da Tomada da Bastilha. Desde então, Hwang é quem cria os Google Doodles. Já foram criados diversos doodles para comemorar os aniversários de vários artistas e cientistas notáves, incluindo Andy Warhol, Albert Einstein, Leonardo da Vinci, Rabindranath Tagore, Louis Braille, Percival Lowell, Edvard Munch, Nikola Tesla, Béla Bartók, René Magritte, John Lennon, Michael Jackson, Akira Kurosawa, H. G. Wells, Freddie Mercury, Samuel Morse, Hans Christian Ørsted, Mahatma Gandhi, Dennis Gabor, Constantin Brâncuşi, Antonio Vivaldi, Abdel Halim Hafez e Júlio Verne, entre outros. Além disso, o lançamento do doodle de Percival Lowell coincidiu com o lançamento de outro produto do Google, o Google Maps. Os doodles também são utilizados para representar os principais eventos do Google, como o seu próprio aniversário. O novelista britânico Roald Dahl foi homenageado pelo Google com um logótipo composto por vários personagens e itens de alguns de seus livros, como Matilda. As celebrações de acontecimentos históricos é um tema comum nos Google Doodles, como podemos ver em um logótipo do Google composto por várias peças de Lego, em homenagem ao 50º aniversário dos produtos Lego. O aniversário de H. G. Wells, autor do livro A Guerra dos Mundos, também foi celebrado com um doodle. Em 14 de fevereiro de 2007, Dia dos Namorados (no Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho), o doodle do Google apresentou um morango de chocolate, como uma combinação das letras "g" e "l" do logo. O Google foi criticado em 2007 por não ter apresentado doodles para feriados patrióticos dos Estados Unidos, como o Memorial Day e o Veterans Day.13 Naquele mesmo ano, o Google apresentou um logótipo comemorativo ao Veterans Day.14

O Google lançou uma série de doodles em 2009, incluindo um doodle com o rosto de Mahatma Gandhi, desenhado por Obed Dev em 2 de outubro de 2009 em comemoração ao aniversário de nascimento do indiano. O data de nascimento de Gandhi é considerada pela Organização das Nações Unidas como o Dia Internacional da NãoViolência. Doodles Interativos No dia 21 de maio de 2010, o Google criou um doodle para comemorar o 30º aniversário do jogo Pac-Man, sendo o seu primeiro logo jogável (e, possivelmente, o primeiro no mundo). O "doodle jogável", que possui 255 níveis, recria em detalhes o clássico jogo PacMan, e pode ser jogado em vários navegadores de Internet. Em 11 de julho de 2010, a Final da Copa do Mundo FIFA de 2010 foi comemorado pelo Google com um doodle mostrando o estádio em que foi disputado naquele dia o jogo final. Em 8 de fevereiro de 2011, o Google criou um doodle interativo em homenagem ao 183º aniversário do escritor de ficção científica Júlio Verne. Em 15 de abril de 2011, o Google lançou o seu primeiro doodle em vídeo, comemorando o 122º aniversário de Charlie Chaplin. Este doodle era um vídeo monocromático (preto-e-branco) hospedado no site YouTube, que, quando clicado, começava a mostrar um curto vídeo em homenagem a Chaplin; logo após, o utilizador era redirecionado para o resultado habitual de buscas do Google. Em 23 de novembro de 2011, o Google celebrou o 60º aniversário do primeiro livro de Stanisław Lem, The Astronauts, criando um logótipo interativo utilizando conceitos e ilustrações de The Cyberiad. Em 6 de agosto do mesmo ano, foi apresentado um doodle comemorativo ao 100º aniversário de nascimento de Lucille


Ball, em que um aparelho televisor reproduzia clipes musicais de I Love Lucy. Em 12 de outubro do mesmo ano, celebrando o 90º aniversário de nascimento de Art Clokey, o Google criou um logótipo interativo com os personagens de Gumby. Em 23 de maio de 2012, o Google mudou seu logótipo para um sintetizador jogável em celebração ao 78º aniversário de nascimento de Robert Moog. Em 23 de junho do mesmo ano, em comemoração ao 100º aniversário de nascimento de Alan Turing, o logótipo do Google tornou-se uma Máquina de Turing interativa. Em 7 de agosto de 2012, o logótipo do Google transformou-se em um jogo de corrida com obstáculos, como parte das celebrações dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012. Este foi sucedido por um doodle interativo de basquetebol, canoagem e futebol. Em 8 de setembro de 2012, o logótipo do Google transformou-se em uma cena jogável de Star Trek, em celebração ao 46º aniversário da série original. Doodle 4 Google O Google promove a competição Doodle4Google, em que estudantes das classes K-12 (equivalente aos ensinos fundamental e médio no Brasil) criam seus próprios Google Doodles. Os doodles vão para o site do Doodle4Google, onde passam pela votação do público. O autor do doodle vencedor ganha uma viagem para conhecer o Googleplex, e sua ilustração é exibida durante 24 horas no sítio web do Google. A competição teve origem no Reino Unido, em 2008, e hoje também existe nos Estados Unidos. A competição também foi realizada na Irlanda.O Google anunciou uma edição

do Doodle4Google na Índia, e o logotipo vencedor foi exibido no site web do Google Índia em 14 de novembro de 2009. Uma competição semelhante realizada em Singapura, baseado no tema "Nossa Singapura", foi lançada em janeiro de 2010, e o vencedor foi escolhido entre mais de 30.000 inscritos. O doodle vencedor foi exibido no sítio web do Google Singapura, no Dia Nacional de Singapura. Logotipo Incolor Quando se recordam ou ocorrem acontecimentos trágicos, o Google substitui o seu logótipo clássico por um incolor, muitas vezes por vários dias. O logótipo foi utilizado pela primeira vez em 2010, no sítio web do Google Polónia, após o acidente aéreo que matou o então presidente Lech Kaczyński, em 10 de abril do mesmo ano. Poucos dias depois, o mesmo logótipo foi utilizado na China e em Hong Kong para homenagear as vítimas do sismo de Qinghai.


All.Hail.The King


POR: Agnaldo Neto


Ambientes e duas linhas retas no lado esquerdo que se encontram como mostrado.

CASTELOS

Você quase consegue ver a ponta destes castelos na montanha tocando o céu. Faça uma viagem ao passado e aprenda como desenhar esses castelos impressionantes. Nessa edição, nós mostraremos como desenhar estes castelos. Você pode desenhar à mão livre enquanto olha para o monitor do seu computador ou pode imprimir essa página para ver mais detalhes de cada passo.

Passo 2: Acrescente a extensão do prédio na direita e as torres com retângulos e linhas retas. Cubra algumas com triângulos. Esboce uma linha horizontal atrás do prédio. Desenhe as árvores com uma linha rabiscada comprida que cobre todo o inferior do castelo como mostrado.

Aqui nós mostraremos uma ilustração de cada passo e então, faremos uma descrição de como desenhar. Siga as linhas vermelhas de cada ilustração para saber exatamente o que desenhar naquele passo. As linhas desenhadas nos passos anteriores são mostradas em cinza.

Passo 1: Desenhe a forma básica do prédio usando um retângulo, uma caixa e um retângulo irregular para o telhado

Passo 3: Desenhe as montanhas com linhas desiguais atrás do prédio. Acrescente duas torres no topo do telhado com retângulos e triângulos. Desenhe dois retângulos embaixo das torres como mostrado. Esboce linhas curvadas no retângulo superior. Desenhe linhas curvadas em outras duas torres como mostrado. Acrescente uma linha reta vertical no topo da torre da direita e no telhado da esquerda. Bloqueie muitas janelas


usando retângulos e triângulos irregulares. Acrescente alguns detalhes na superfície da lateral do prédio com linhas retas horizontais e verticais.

Passo 4: Use retângulos irregulares e linhas para acrescentar muitas janelas à lateral do prédio. Acrescente linhas retas pequenas aos topos de grande parte das torres. Desenhe uma linha horizontal ondulada onde o telhado encontra a lateral do prédio. Use formas ovais desiguais para fazer as pedras do lado direito do prédio. Passo 5: Adicione textura ao castelo com linhas retas verticais e linhas diagonais. Sombreie a linha das árvores e das pedras no lado inferior direito com linhas diagonais. Na área onde não existem pedras, use linhas diagonais para sombrear o solo. Seu desenho está pronto! Mesmo que você não consiga acertar na primeira vez, continue praticando até estar satisfeito com o seu desenho. Todos sonham em morar em uma mansão. Aprenda na próxima edição como desenhar uma mansão.


UM BLOG ÚNICO Relançamento de Art and Design#001, em uma edição especial #PONTO UM. Não perca!

Receba todas as postagens do blog pelo nosso FEED

Leia em nossa BIBLIOTECA artigos das edições de Art and Design

Baixe WALLPAPERS dos desenhos e pinturas já postados

Receba um feed de vídeos de NOSSO CANAL


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.