7 minute read

Nutrição

Vanessa Vichi Nutricionista Clínica e Esportiva CRN3 18387

nutricao@outdoorregional.com.br

Advertisement

Congelamento

Saiba como preparar e armazenar os alimentos de maneira adequada

Os dias estão mais agitados e, devido essa correria, na maioria das vezes, os alimentos industrializados são os escolhidos, pela praticidade, porém esses alimentos são repletos de corantes, conservantes, sódio e gorduras. Mas nem tudo está perdido, pois há a possibilidade de termos praticidade e consumirmos alimentos saudáveis, e uma excelente opção é você preparar e congelar os seus alimentos.

Organização

Uma sugestão é reservar um dia da semana para o preparo dos alimentos, armazenando-os de forma correta para que os mesmos não percam o sabor e os nutrientes durante o congelamento. O ideal é que os alimentos sejam congelados nas porções que serão consumidas, já que uma vez descongelado o alimento não pode ser recongelado.

Capacidade do freezer

Ocupe no máximo 3/4 da capacidade do seu congelador ou freezer para permitir que o ar continue circulando e resfriando adequadamente o espaço e os alimentos que ali estão. Se o freezer deixar de funcionar, não congele novamente os alimentos. Os alimentos retirados do freezer devem ser consumidos em no máximo 24 horas, e os frutos do mar, em até 12 horas.

Recipientes adequados

As embalagens para congelar os alimentos devem apresentar características e resistência à baixas temperaturas, fechamento hermético, além de não oferecer risco de componentes do material da embalagem para o alimento. Os recipientes de plástico devem ser livres de Bisfenol A (BPA), uma substância química tóxica. Essa dica vale para o congelamento e

aquecimento dos alimentos. No caso dos sacos herméticos, os mesmos devem ser retirados todo o ar antes do congelamento, evitando assim a proliferação de bactérias. Já os recipientes de vidro são recomendados, pois são resistentes às baixas temperaturas. Não acondicione conteúdos quentes em recipientes de vidro e depois coloque no freezer: o choque térmico pode provocar trincas e o mesmo vale para retirar do freezer e ir diretamente para o forno. Durante o congelamento o líquido se expande, por isso, deixe um espaço vazio de pelo menos dois centímetros ao guardar os alimentos em potes de vidro e recipientes plásticos para evitar rompimento.

Alimentos não indicados para congelamento

Os alimentos não indicados para o congelamento são: ovos, maionese, produtos lácteos, vegetais e frutas com alto teor de água, como a melancia. Esses alimentos perdem as suas características organolépticas, inclusive o sabor e a textura.

Quais alimentos po dem ser congelados?

Podem ser congeladas as hortaliças que são consumidas cozidas, as frutas previamente selecionadas, higienizadas, cortadas e sem caroço e seus sucos, e temperos naturais. As carnes bovinas, suínas, de aves e seus derivados, os peixes e frutos do mar, os produtos de panificação e confeitaria, como pães e bolos e as refeições prontas para consumo. As carnes devem ser congeladas em seu estado natural, ou seja, cruas, enquanto os vegetais, principalmente as hortaliças e os tubérculos, devem passar por um tratamento pré-congelamento denominado branqueamento.

O que é branqueamento?

O branqueamento consiste em dar um choque térmico no alimento, que interrompe a ação enzimática de amadurecimento e envelhecimento dos vegetais e legumes e ainda limpa a sua superfície, retirando os micro-organismos, mantendo ao máximo as características dos alimentos, inclusive suas propriedades nutricionais.

Val Dantas Designer de interiores, empresária e criadora de conteúdos especializados para as áreas de: Moda, decor, lifestyle e table decor

contato@valdantas.com.br

Tendências de Design de Interiores

A área de Design de Interiores, mais do que nunca, mostrará sua força em 2021

Desde o ano passado estamos aprendendo muito com a pandemia e a quarentena nos fez repensar a casa e valorizar o home office. Para começar vamos falar dos tetos coloridos.

“Mais cor, por favor!”

As cores que estavam concentradas na altura dos nossos olhos, agora vão para as alturas e o destaque fica para a pintura colorida no teto. Tonalidades vivas em tons fechados vão substituir a paleta variante do branco com muita ousadia. Vale soltar a imaginação no rodateto ou vigas criando uma atmosfera monocromática. Sob o conceito “mais cor, por favor!” a marcenaria ganha acabamentos coloridos, onde antes predominavam os tons neutros. Com novos recursos e cores para as lacas e pintura eletrostática até laminados, o uso da cor tem crescido nos projetos. A impressão que se tem é que a pandemia nos fez despertar para o poder das cores na nossa vida! Destacam-se: o azul índigo, azul petróleo, berinjela, marsala, laranja abóbora, mostarda e ocre.

Lavabos em destaque

Outra tendência forte de 2021 é a valorização do lavabo. Uma intensa oferta de variedade de produtos está transformando esse espaço com muita personalidade, principalmente no estilo monocromático. Os azulejos com cores sólidas sobre as paredes e o forro e piso pintados ou revestidos em um material na mesma paleta de cores virou mania. E fica lindo demais! Anote aí: os tons terrosos estão de volta! E o destaque fica para a tonalidade terracota, uma cor que evoca o aconchego que vem da natureza. Nos azulejos, cobogós, e nos tecidos de sofás e poltronas, parece ser a paleta ideal para combinar com madeira, couros marrons, cobre e aço corten. Um verdadeiro espetáculo aos olhos!

Apartamento Arch 78-Bohrer Arquitetura. Foto Fellipe Lima

Loft 5 Senses-Talita Nogueira Arquitetura. Foto Eduardo Macarios

Apartamento JMR-Prototype. Foto Maíra Acayaba Apartamento com partições-Casa100 Arquitetura. Foto Gui Morelli

A vez dos gomos

É a hora e a vez dos confortáveis gomos! Cabeceiras, sofás, poltronas e cadeiras apresentam novos visuais e maior conforto com a costura em gomos, que também permite que as peças modulares obtenham a sensação de unidade. As junções camufladas entre os gomos

conferem a percepção de aconchego com naturalidade. Tenho a certeza que os sofás em gomos nasceram do nosso interesse por texturas, pois elas podem trazer muita personalidade sem quebrar as paletas atemporais. As peças do mobiliário em gomos são fortes referências com memória afetiva, devido à percepção de acolhimento que causam.

Ladrilho hidráulico e luminárias minimalistas

O ladrilho hidráulico chega com força total no revestimento de móveis e painéis. Desde o Império Bizantino, esse material vem sendo utilizado para a ornamentação de pisos e paredes. Os modelos em tons terrosos dão um ar rústico e aconchegante ao ambiente. Já as propostas florais são excelentes para trazer um toque de ousadia aos espaços e ficam ótimos em salas e quartos. Outra tendência belíssima de 2021 são as luminárias minimalistas em latão que com suas linhas simples e silhuetas puras transformam um ambiente com a sutileza da luz e roubam a atenção com os mais diversos formatos. O destaque fica para o latão com pintura eletrostática semi brilho preta ou ainda escovada em cobre ou dourado. Impossível não se apaixonar!

Sofá bilateral e “canto alemão”

Mais uma tendência forte é o sofá bilateral, essa peça modular possui uma gama de infinitas possibilidades e nos mais diversos layouts. Capaz de dividir um living em dois ambientes e acomodar as pessoas de maneira prática e confor-

Apartamento ARQ-Sala2 Arquitetura. Foto Evelyn Muller Apartamento DN-BC Arquitetos. Foto Denilson Machado Casa Jardim Consuelo Jorge Arquitetos. Foto Fran parente

Apartamento RZ-ZALC Arquitetura Foto Romulo Fialdini

tável, esse modelo de sofá é um verdadeiro sucesso na decoração. 2021 será o ano do “canto alemão”, uma composição mobiliária utilizada na cozinha ou na sala de jantar, em que a mesa de refeições não fica no centro do ambiente e sim no canto de uma das paredes. A ideia dessa mesa é otimizar espaço, melhorar a circulação e permitir mais pessoas à mesa ao mesmo tempo. Essa solução frequentemente vista em projetos comerciais de bares e restaurantes, agora está ganhando protagonismo nos projetos residenciais, especialmente nos pequenos apartamentos.

Apartamento Insight-Bohrer Arquitetura. Foto Fellipe Lima Vanguard Home

Casa Ônix-Studio Gabriel Bordin. Foto Mariana Boro Apartamento RF-SuperLimão Studio. Foto Maíra Acayaba

Apartamento Karine Vilas Boas Julliana Camargo Arquitetos. Foto Maíra Acayaba

Varandas

As varandas ganharão mais importância e serão eleitas como espaços fundamentais em 2021. Com o aumento do home office as visitas à varanda ficaram mais frequentes. Vale ressaltar que uma pesquisa feita pelo Imovelweb concluiu que em 2020 cresceu em 128% a busca por imóveis com varanda em comparação a 2019. Tendência que veio para ficar, não é mesmo? Então, essas são algumas tendências da minha área que compartilho com vocês. O design de interiores traduz os movimentos do mundo!