Outdoor Regional

Page 63

Tira Teima sobre DSTs Mitos e verdades sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis por Dr Marcelo Galvão

A

pesar de muita informação disponível e pessoas cada vez mais abertas em discutir sobre o tema, o número de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) ainda cresce em todo o mundo. Para esclarecer algumas dúvidas, escolhi os principais mitos e verdades para responder.

nonucleose Infecciosa ou a Herpes Labial, por exemplo, pode ser transmitida através de um beijo.

Na primeira vez não se pega DST ou se engravida.

Verdade! O SUS garante o tratamento das DSTs. Procure uma unidade básica de e se informe dos tratamentos disponíveis.

Mentira! Não importa se é a primeira ou a última vez. Se pega DST através do contato da pele/mucosa com secreções contaminadas. Já a gravidez pode ocorrer desde que as pessoas envolvidas estejam dentro do período reprodutivo.

Só pega AIDS quem é homossexual? Falso! O vírus do HIV não escolhe homem ou mulher, criança ou idoso, casado ou solteiro, heterossexual ou homossexual. Basta que um esteja com o vírus e tenha contato com qualquer fluído sexual, leite materno ou sangue através de mucosa, feridas e objetos cortantes contaminados.

Posso beijar todo mundo? Depende! Apesar de você poder beijar quem você quiser, a “doença do beijo”- Mo-

O SUS garante o tratamento das DSTs?

No sexo oral não se pega doença, não é mesmo? Falso! Qualquer tipo de relação (vaginal/ anal/ oral) pode transmitir DSTs. Apesar de o índice parecer menor no caso do sexo oral, a transmissão pode ocorrer. Além do HIV, pode ocorrer a transmissão do HPV ou Gonorreia que podem se instalar na garganta.

Toda DST tem cura. Depende! Boa parte das doenças sexualmente transmissíveis têm cura, porém outras não. O HIV, a Hepatite C e a Herpes, por exemplo, possuem tratamento que melhora a qualidade de vida do paciente, mas não existe cura. Por isso, a prevenção é o melhor caminho. Há também vacina para algumas, como no caso das Hepatites A, B e D e do HPV.

dica fundamental é usar camisinha em todas as relações Mãe positiva para HIV pode ter filho negativo? Verdade! Hoje em dia, mães que são positivas e fazem o pré-natal corretamente, praticamente zeram a possibilidade de ter filhos também positivos. Caso ainda tenha alguma dúvida, procure um farmacêutico ou um médico. Na internet há muitos sites bons de referência no assunto, como o www.aids.gov. br, mantido pelo Ministério da Saúde. A dica fundamental é usar camisinha em TODAS as relações. Se o (a) parceiro (a) não quiser usar, use você! Retire gratuitamente nas unidades de saúde, tanto a camisinha masculina como feminina. Antes de tudo, se ame e previna-se! Quer sugerir alguma matéria para as próximas edições? Envie um email para m-galvao@outdoorregional.com.br Você confere o conteúdo exclusivo dessa e de outras matérias no site: www.chameofarmaceutico.com.br

OUTDOOR REGIONAL - EDIÇÃO 71

63


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.