Outdoor Regional

Page 54

Finanças

Fábio Sanqueta f-sanqueta@outdoorregional.com.br

O aumento virá, mas não será a curto prazo No dia 16 de outubro, Maria das Graças Foster, a presidente da estatal Petrobrás, afirmou que o aumento do combustível será inevitável e ocorrerá no momento certo, porém sem um prazo específico.

Quando?

“O aumento de combustíveis certamente virá. Quando? Não tem data, é importante dizer”, afirmou ela aos jornalistas após ser homenageada em almoço no Copacabana Palace, promovido pelo Lide, Grupo de Líderes Empresariais. Como ela mesma mencionou, o aumento será a médio ou longo prazo. Como se esta afirmação nos deixasse confortável com tal situação, sabendo que nosso combustível é um dos mais caros do mundo e também um dos que contém os mais pesados níveis de impostos sobre circulação de serviços (ICMS), afetando diretamente em consideráveis 30% no preço final do combustível ao consumidor. O fato é que a administração e os custos estavam de-

fasados, e se o país não acordar e o governo não tomar medidas efetivas (e não emergenciais), realizando uma reestruturação monetária, adequando as taxas, oferecendo margens e ao mesmo tempo bom preço, estatais do porte da Petrobras e qualquer outro tipo de segmento são “forçados” a operar apertadamente e/ou trabalhar em partes ilegalmente.

A situação

De acordo com a executiva, há algum tempo a Petrobras trabalha com margens ruins no abastecimento por importar combustível e atender a demanda interna. Em se tratando de um país privilegiado no que se diz respeito a petróleo, é um absurdo sabermos da importação de combustível e o pior, com preços muito, mas muito mais caros que outros países de pequeno porte. Foster ainda afirmou que um esperado aumento do etanol na mistura com a gasolina não está descartado, reduzindo assim a

O aumento de combustíveis certamente virá. Quando? Não tem data, é importante dizer importação do combustível fóssil, ou seja, o desempenho dos veículos retrocederia. Pelo menos este ano (faltam dois meses), estamos livres deste aumento. A COPOM anunciou uma projeção de aumento zero no preço dos combustíveis, nos deixando “aliviados”. E assim seguem as palhaçadas de nosso querido país, sem planejamento e organização, deixando a inflação correr e se aproveitar.

54 | www.outdoorregional.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.