Revista 100 Maiores

Page 17

DISCURSODIRECTO

Sónia Sanfona Governadora Civil do Distrito de Santarém

Confiança na economia regional

A posição central do distrito de Santarém na geografia nacional confere-lhe a possibilidade de encarar o seu desenvolvimento económico sempre como uma oportunidade de crescimento e fortalecimento, mesmo em contextos de maiores dificuldades, como o que a economia internacional neste momento atravessa. A proximidade da capital e de todos os outros pólos económicos portugueses, mas também da fronteira com Espanha, assim como dos principais portos e aeroportos nacionais, acessíveis através de uma inigualável rede de eixos rodo e ferroviários fundamentais, potencia sobremaneira a capacidade da economia ribatejana se afirmar no quadro nacional, europeu e mundial. A tradicional dualidade, das indústrias agroalimentares nas lezírias do sul do distrito, por um lado, e o cluster das madeiras nas florestas do norte, por outro, tem sido acompanhada nos últimos anos por uma crescente diversificação da economia regional através de apostas certeiras no comércio, na indústria e nos serviços. Mas cada vez mais nas tecnologias de ponta e na inovação generalizada, o que tem facilitado a crescente presença internacional dos nossos produtos. Para tão importante objectivo tem contribuído de forma decisiva uma aliança estratégica entre o associativismo empresarial, as autarquias e o ensino superior, que tem sabido assegurar a modernização da nossa economia, não desperdiçando nenhuma oportunidade com que à escala nacional, europeia ou mundial tem sido confrontada. Este entendimento institucional tem sido aliás a melhor resposta à capacidade empreendedora e à resiliência das mulheres e dos homens do nosso distrito. O futuro não pode pois senão ser encarado com um optimismo determinado. Ainda que não ao ritmo que todos desejaríamos, a conclusão dos eixos estruturantes da nossa rede viária, em complementaridade com as oportunidades que se abrirão com o TGV e o novo aeroporto internacional de Benavente/Alcochete, reforça-nos esta

confiança na pujança e na ilimitada capacidade de crescimento dos diversos sectores produtivos da economia do nosso distrito. Sinal inegável dessa realidade é a força com que a indústria do turismo nas suas diferentes vertentes se tem vindo a afirmar nos mais diversos contextos. Longe vão os tempos em que o turismo religioso e alguns pólos monumentais serviam de mero complemento aos pacotes que a capital oferecia aos visitantes estrangeiros. Hoje, a oferta cultural integrada, o agroturismo, o enoturismo, o turismo rural e de habitação, o turismo gastronómico, assim como a aposta no turismo de natureza, em particular nas praias fluviais, tem tornado cada vez mais apetecível a nossa região para os viajantes nacionais, assim como para os estrangeiros. Num sector que se sabe ser dos de maior crescimento à escala global, no presente e no futuro, a afirmação da nossa marca e da nossa imagem são a prova de que não devemos temer nenhum desafio com que o advir nos possa ainda surpreender.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.