especial
As rolhas são ainda o principal subproduto da transformação da cortiça. Mas hoje em dia, a inovação não conhece limites e podemos encontrar todo o género de aplicações da cortiça, desde a construção, decoração, isolamentos e revestimentos, até às jóias e à moda. Nesse sentido, a organização da Ficor aposta forte nestes aspectos inovadores e vai promover um conjunto de atividades em que se destaca o desfile de moda Coruiche Fashion Cork e que este ano incluirá algumas criações do designer Júlio Torcato e do criador de moda Tony Miranda e com a apresentação de Cristina Alves, uma cara conhecida da televisão.
FICOR 2012 - CORUCHE
Coruche recebe Feira Internacional da cortiça De 24 a 27 de maio Coruche é a capital mundial da cortiça, com a realização da FICOR.
Pelo quarto ano consecutivo o Município de Coruche organiza a FICOR - Feira Internacional da Cortiça, que se realiza entre os dias 24 e 27. Este ano um dos temas principais da feira é o lançamento da “Década da Biodiversidade”, em linha com o anunciado pelas Nações Unidas que, neste âmbito, criou um plano para 2011-2020 que contém cinco objetivos e 20 metas que vão desde a incorporação dos assuntos da biodiversidade à atividade dos governos e da sociedade, até medidas para proteger os ecossistemas, as espécies e a diversidade genética. A Feira Internacional da Cortiça ganha este ano ainda mais
relevância com a instituição do sobreiro como Árvore Nacional de Portugal, uma petição levada a cabo pelas associações ambientalistas Transumância e Natureza e Árvores de Portugal, aprovada a 22 de dezembro no Parlamento. Com a atribuição deste estatuto, pretende-se valorizar e proteger cada vez mais o sobreiro e despertar a população para a importância que esta árvore tem não só a nível nacional, mas também a nível mundial. Este é também um objetivo do Município de Coruche, para o qual têm contribuído as várias edições da FICOR, bem como as diversas ações de divulgação e promoção da cortiça que o Município promove ao longo de todo o ano.
Durante a 4.ª edição da FICOR realizam-se conferências e debates de caráter científico, mais direcionados para os profissionais do setor. Mas este certame tem também um caráter lúdico com a intenção de chegar a todos e sensibilizar a população para a importância e potencialidade da cortiça. Música, provas de vinho, atividades de natureza como balonismo e passeios no montado são algumas das atividades propostas pelo Município. O Coruche Fashion Cork é sempre um dos pontos altos da feira, com várias figuras públicas da moda e da televisão a marcarem presença neste desfile de moda onde a cortiça é a principal protagonista. 24 maio 2012 O RIBATEJO 21