gestão do negócio florestal
gestão
Opiniões
do negócio florestal
A produtividade é basicamente definida como a relação entre a produção e os seus fatores utilizados. Os fatores de produção são definidos como pessoas, máquinas, materiais e outros que, no meio florestal, são fortemente impactados pelo meio ambiente e por suas condições edafoclimáticas. Quanto maior for a relação entre a quantidade produzida por fatores utilizados, maior será a produtividade. A produtividade constitui uma das melhores medidas para aferir a performance organizacional de uma empresa. Uma empresa com acrescidos resultados na sua produtividade é uma entidade mais eficiente, com melhor utilização dos seus recursos e que atinge melhores resultados, tendo assim maiores (hipóteses) probabilidades de prosperar no futuro. Essa ideia tem por fundamento a afirmação de que a produtividade, em seus diversos segmentos, é o melhor indicador para comparar a eficácia da gestão. A produtividade primária da madeira é um importante componente do negócio florestal, no entanto o negócio florestal vai muito além da produtividade e dos custos da produção primária, cujos fatores já estão devidamente abordados em outros artigos desta edição.
Quase nada na vida é por acaso, o acaso geralmente é aquilo que desconhecemos. Na vida e na floresta, colhemos tudo aquilo que plantamos, seja com uma boa ou má gestão do negócio florestal. "
Robinson Cannaval Junior Diretor Executivo da Innovatech
A Gestão do Negócio Florestal depende da produtividade primária e também de outros importantes componentes do negócio, resumidamente elencados no quadro em destaque. O negócio florestal deve ter o lucro como premissa, e não apenas como objetivo a ser alcançado. Embora possa parecer a mesma coisa, não o é, porque quando o lucro é premissa do negócio, os principais componentes em seus níveis mais detalhados possíveis são analisados e estimados adequadamente a priori e registrados como premissas do negócio, ou seja, planejados sob a melhor estimativa possível de rendimentos, custos e preços de mercado. Uma vez tomada a decisão de investimento pelo negócio florestal, o planejamento estratégico, tático e, principalmente, o planejamento operacional devem ser aderentes às premissas do negócio, pois a operação e os investimentos representam a saída de caixa do empreendimento, sendo esses os únicos sobre os quais o investidor possui maior controle e gestão, uma vez que o mercado, que representa o componente de entrada de recursos no empreendimento, pode não estar sob controle algum do investidor, dependendo da situação. ;