O JORN ALZÃO - E D . 1.060 - 13/08/2016
PÁGINA 9
PERFIL
MEMÓRIA
Presidente da primeira Câmara era farmacêutico e maçom O primeiro presidente da Câmara local, Manoel José da Silveira, era sergipano e tinha farmácia em Santa Rosa no final do século XIX, no tempo em que o município ainda se encontrava dentro do território de São Simão e a cidade era apenas uma vila ao redor da igreja (hoje matriz da Paróquia Santa Rosa de Viterbo). Formou casal com Ana Antônia Marques, e aqui tiveram Noemy, psicóloga de renome nacional, e Itacy, que escreveu um livro infantil denominado 'Na Vila de Santa Rosa'. - Possivelmente ele é um dos fundadores da maçonaria de Santa Rosa, junto de Manoel Fonseca. Eles se reuniam em uma casa na praça da matriz - diz um membro da maçonaria local. A farmácia do Maneco - como era conhecido na cidade - ficava na mesma praça. Olhando a foto do antigo farmacêutico, a mesma testemunha descreve que ele está paramentado como maçom e posou em ambiente adequado à confraria. - Ele veste uma alfaia com águia bicéfala, representando grau 33 (máximo) da ordem maçônica do rito Escócia. Além disso, uma caveira, símbolo maçom, aparece no fundo da foto. A presença da maçonaria em Santa Rosa, da qual Maneco foi precursor, se mantém viva com as lojas Yara do Rio Pardo e Aurora Santa-rosense.
Doutor Geraldo diz que já consultou mais de 350 mil crianças Pelas suas contas, o médico Antônio Geraldo Balbão Filho já realizou bem mais que 350 mil consultas em Santa Rosa, onde nasceu e trabalha há quase 42 anos. Formado em Botucatu, em 1974, especializado em pediatria, vez ou outra ele encontra pessoas que o reconhecem. - Às vezes sou cumprimentado na rua por pessoas que não reconheço, mas que atendi quando eram crianças. Isso é muito prazeroso. Desde o começo da carreira atuou no hospital local, a cujo berçário passou a emprestar o nome este ano. E opina. - O hospital melhorou, de uns 5 anos pra cá. No momento atende
Médico, de 68 anos, é formado em Botucatu exclusivamente em seu consultório particular.
- Estou com alguns problemas de saúde que me
impedem de desenvolver a profissão plenamente.
Ex-vereador, ele não espera muito das eleições de outubro Vereador por um mandato (1993-96), o médico, de 68 anos, considera fracas as atuações dos atuais legislativo e executivo, e antecipa. - Não vejo melhora possível com as candidaturas que estão colocadas. O padrão parece ser o mesmo. O povo ainda não aprendeu a votar. Nas campanhas que fiz, eu já alertava: voto não tem preço, tem consequências. Enquanto vereador, "Doutor Geraldo" - como é mais conhecido - votou pela rejeição das contas de Decão, que tornaria o ex-prefeito inelegível (o que não ocorreu na prática, pois Decão voltou a se eleger para o mandato seguinte). Foi uma sessão tumultuada, com grande presença de público, na qual o vereador fez um dos discursos mais contundentes. Hoje ele afirma se orgulhar da postura. - Nem por isso eu e Decão ficamos inimigos. Foi um gesto puramente político. Leitor voraz, casado com a professora Selma Penazzo, duas filhas e duas netas, o pediatra é um dos fundadores da Susa.
Manoel da Silveira era pai da psicóloga Noemy