O Jornalzão, edição 1250

Page 1

O JORNALZÃO - ED . 1.250 - 31/10/2020

PÁGINA 1

®

Diretor: André Nagib Moussa (Mtb 34286) - Santa Rosa de Viterbo, 31/10/2020 - Ano 26 - N.º 1.250 - Semanal - Preço do exemplar

R$ 3,00

Decão perde recurso no TRE-SP e vai recorrer em Brasília Carlinhos da Saúde e Chico Vacis recorrem contra decisões de Juiz, favoráveis a Dr. Marco e partido de Omar Nagib

SUPER DOG SRV

Cães tem hotel e clubinho de lazer

Centro Odontológico “Seu” Agnello é inaugurado

Campanha de 1988 ainda é recordista em número de candidatos a prefeito

Nome é homenagem a dentista que atuou 46 anos nas escolas estaduais de Santa Rosa

Até FHC esteve na cidade na campanha com mais prefeituráveis até hoje

ONDA DE FURTOS Justiça Eleitoral recomenda que eleitor Média em outubro é de um por dia leve caneta para votar Recomendação é que assinatura do livro de presença no dia da votação seja feita com caneta própria do eleitor

Em uma residência no Luiz Gonzaga, ladrão bebeu cerveja da vítima e fez cocô no quintal

Hacker clona celulares de torcedores do SRFC

Caçambas transbordantes - Problema sério que o próximo prefeito terá que resolver


PÁGINA 2

O JORNALZÃO - ED . 1.250 - 31/10/2020


O JORNALZÃO - ED . 1.250 - 31/10/2020

"Seu" Agnello dá nome a Centro Odontológico No último 23 de outubro, o dentista de tantas gerações recebeu uma homenagem, através da criação do Centro Odontológico Municipal "Dr. Agnello Villas Bôas de Andrade". Para os antigos alunos das escolas da Fazenda Amália, Teófilo Siqueira e Conde Francisco Matarazzo era apenas "Seu Agnello", que foi dentista durante 46 anos nestas escolas estaduais. Jeito simples e bastante conversador, as crianças, com ele, não tinham medo de ir ao dentista. Seus atendimentos tinham uma particularidade, pois pintava os alunos como indiozinhos, utilizando sementes de urucum, tanto para tratar os dentes ou mesmo aplicar o flúor. "Seu" Agnello nasceu na Fazenda Bom Sucesso, em Nhumirim, em 1919 e faleceu em 1993. A família participou ativamente na reforma do prédio, visando a inauguração do novo Centro Odontológico, pois acredita que o espaço poderá ampliar o número de atendimentos, favorecendo assim, a população santa-rosense, além de continuar de alguma forma o trabalho iniciado pelo "Seu Agnello", em 1940.

PÁGINA 3

Decão perde recurso no TRE-SP e vai recorrer em Brasília Carlinhos da Saúde e Chico Vacis recorrem contra decisões de Juiz, favoráveis a Dr. Marco e partido de Omar Nagib O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo acompanhou a decisão do Ministério Público e do Juiz Eleitoral local Alexandre Cesar Ribeiro e manteve a impugnação da candidatura do ex-prefeito Decão. Em sua decisão, o desembargador Nelton Agnaldo Moraes dos Santos, que analisou os sete processos de Decão, que resultaram na sua impugnação, afirmou que "restou comprovado, pois, o reconhecimento do caráter doloso, ainda que genérico, do ato de improbidade administrativa. Dessa forma, tendo em vista a condenação sofrida nos autos do processo nº 0000300-33.2001.8.26.0549, deve ser mantido o indeferimento do pedido de registro de candidatura do recorrente, com base na incidência da hipótese de inelegibilidade prevista no art. 1º, I, "l", da Lei Complementar nº 64/90". O pedido de impugnação da candidatura de Decão foi feito pelo Ministério Público Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa, por causa de sete processos sofridos pelo ex-prefeito na época em que ele foi prefeito.

Edmilson H. Silva, presidente do Patriotas, partido de Decão, afirmou ontem ao Jornalzão que o exprefeito vai recorrer junto ao TSE - Tribunal Superior Eleitoral em Brasília. Por causa das eleições estarem próximas, os recursos são analisados com celeridade. Mais um recurso do TRE-SP - Os candidatos Carlinhos da Saúde e Chico Vacis recorreram das decisões do Juiz Eleitoral Alexandre Cesar Ribeiro, que liberou toda a chapa do PSB e também o candidato a vice-prefeito Dr. Marco Sério para concorrer nas eleições municipais. A dupla reafirmou no TRE que houve um erro na convenção do PSB local que legitimou a candidatura de Omar Nagib a prefeito. Reafirmaram também que o médico Marco Sério deveria se desligar do posto de Diretor Técnico da Santa Casa para concorrer a vice-prefeito. A chapa do PSB e o doutor Marco foram liberados tanto pelo Ministério Público quanto pelo Juiz Eleitoral.


PÁGINA 4

O JORNALZÃO - ED . 1.250 - 31/10/2020

Comunicado importante da

Justiça Eleitoral A Justiça Eleitoral informa que a UNICID ("Escola Guimarães" ou "Anglo") não será local de votação nessas eleições e que os eleitores que votavam neste local nas seções 62, 63, 64 e 65, deverão se dirigir à EE Teófilo Siqueira, situada na Av. Rio Branco, nº 35, Centro. Além disso, considerando a revisão obrigatória do eleitorado e transferências efetuadas de ofício, a Justiça Eleitoral recomenda que todos os eleitores consultem no app "E-Título" ou no site "www.tre-sp.jus.br" o respectivo local de votação e número da seção em que se deve comparecer para votar. Informa também que o horário de votação foi ampliado - será de 7h às 17h, sendo o horário de 7h às 10h preferencial para pessoas com mais de 60 anos. Por fim, além da apresentação do documento oficial com foto, o uso de máscara é obrigatório para adentrar no local de votação, sendo recomendado, inclusive, que cada eleitor leve sua própria caneta para assinatura do caderno de votação.

Caçambas Transbordantes II – Na semana que passou, mais um montão de lixo foi depositado ao redor das duas caçambas da rodovia Hani Debs, cuja função é atender aos moradores da zona rural. Até um capacete de motoqueiro estava, anteontem, enfeitando o medonho festival que exibe muita falta de cidadania – de algumas pessoas – e de fiscalização – pela Prefeitura que passou por lá ontem e retirou o mais grosso. Mas, como tem acontecido, deixou um resíduo que vai se incorporando na paisagem. O lixo se espalha por até 300 metros longe das caçambas, carregado pelo vento. E outros núcleos de lixo vão nascendo, até debaixo de placa de advertência. O próximo prefeito precisa rever esse jeito de gerir o serviço de limpeza. Sem uma fiscalização minimamente eficiente, o problema, por certo, vai continuar. E crescer.


O JORNALZÃO - ED . 1.250 - 31/10/2020

PÁGINA 5

ENTREVISTA ANTIGA

Campanha de 1988 ainda é recordista em número de candidatos a prefeito Os seis candidatos a prefeito, que disputarão a eleição do próximo dia 15, não constituem o recorde histórico numérico de Santa Rosa que ainda pertence ao pleito de 1988, com seus 7 candidatos. Veja a seguir quantos foram os concorrentes ao cargo, quem venceu e quem perdeu em cada uma das 17 eleições realizadas no município desde 1947, depois do fim da ditadura Vargas que dominava o país desde 1930. Apenas uma vez, em 1951, houve eleição com candidato único: João de Souza Lage. Eleições com 2 candidatos: 1947 (vitória de Antônio Guimarães contra Theóphilo Siqueira), 1955 (vitória de João Baptista ‘Zizico’ Garcia contra Cássio de Assis Cunha), 1976 (vitória de Edson Luiz Bonacin contra Elias Baú Manoel de Barros), e 2012 (vitória de Cassio de Assis Cunha Neto contra Luiz Fernando Gasperini). Com 3 candidatos: 1959 (vitória de Vergínio Melloni contra Antônio Guimarães e Antônio Cézar Ribeiro), 1972 (vitória de Francisco Antônio da Silva contra Arys Eleutério e José Glberto M. V. Boas), 1996 (vitória de Edson Luiz Bonacin contra Edmar T. Esteves e Luiz Fernando Gasperini) e 2004 (vitória de Luiz Fernando Gasperini contra Vicente Cintra e José Tadeu Chiaperini. Com 4 candidatos: 1963 (vitória de Antônio Guimarães contra Orvaldo Sério, Antônio Cézar Ribeiro e Florentino Bertocco), 1968 (vitória de Elias Manoel de Barros contra Moacyr Juns, Orvaldo Sério e José Muniz Ferraz), 2000 (vitória de Luiz Fernando Gasaperini contra Vicente Cintra, Omar Nagib Moussa e Giza Badan) e 2008 (vitória de José Tadeu Chiaperini contra Adalberto Gonini Jr., Luiza da Caixa e Arlindo Caetano). Com 5 candidatos: 1982 (vitória de Nagib Moussa contra Elias Bau Manoel de Barros, José Vicente Gentil, Ary Carneiro Barbosa e Edson Fonseca Duarte) e 2016 (vitória de Luiz Fernando Gasperini contra José Tadeu Chiaperini, Geraldo Tadeu Cicolani, Fernando Engenheiro e Estela B. Esteves). Com 6 candidatos: 1992 (vitória de Omar Nagib Moussa contra Celso Luiz Medeiros Lima, José Luiz Feltrin, Mineiro do ônibus, Renato Salles dos Santos Cruz e Tião Miranda). Com 7 candidatos: 1988 (vitória de Edson Luiz Bonacin contra Luiz Tertuliano Ribeiro, Gerson Ap. Barbosa, Elias Baú Manoel de Barros, Mário Titarelli, Francisco Antônio da Silva e João Gregório de Bem).

Guimarães não teve tempo de realizar o que prometeu A campanha eleitoral é momento especial para o eleitor analisar as propostas dos candidatos. Em tempo de internet, os postulantes ao cargo de prefeito – nas eleições deste ano – divulgam, quase em tempo real, cada detalhe do que pretendem realizar se forem eleitos. Mas, e antes da internet, das redes sociais, como é que eram divulgadas essas mensagens? O Jornalzão trás para seus leitores uma entrevista concedidas por Antônio Guimarães – eleito prefeito em 1963, e empossado no primeiro dia de 1964 –, ao jornal ‘Passagem’, e publicada em 13 de janeiro daquele ano, na qual enumera o que pretendia para a Santa Rosa em sua nova administração. O texto começa informando que Guimarães era o primeiro homem em Santa Rosa a ser reeleito prefeito, já que ocupara o cargo entre 1948/51. “1964 é o ano da esperança”, ele previu na entrevista, e justificou: “Não só pelas obras esportivas e assistenciais da cidade, que de repente tomaram um vulto espantoso – exemplo, a Juventude Atlética (Santarosense), o clube, a Casa da Criança –, como pelo plano de obras gigantescas que a minha administração vai anunciar no correr do ano”.

O entrevistador foi, nada mais, nada menos, que José Hamilton Ribeiro, em início de carreira. “Antônio Guimarães, experiente e cauteloso, prefere não agarrar o vazio, e nem dizer coisas temerárias, mas matreiramente relembra: ‘Da outra vez que fui prefeito, fiz o Ginásio contra tudo e contra todos. O custo das obras era muitas vezes maior do que o orçamento da prefeitura. Desta vez, as obras de minha administração, no correr dos quatro anos, serão também muito mais valiosas do que os orçamentos, com uma vantagem sem preço: contamos agora com o apoio de todos, especialmente dos ilustres membros da nova Câmara Municipal’”. Sua “obra capitânia” seria um estádio poliesportivo Zé Hamilton brinca com o fato do prefeito dentista: “Depois de entregar um comprimido à filha Maria Emília, que está com dor de dente (‘em casa de ferreiro o espeto é de pau’), Guimarães começa a alinhar o seu plano de trabalho”. Sua “obra capitânia” seria um “grande estádio, para prática de todos os esportes”, já que, como frisou, o campo de futebol (hoje estádio “Rubens Bellizzi”) estava muito aquém da cidade. “É um campo de colônia”, ironizou. Ele pretendia barganhar o estádio por ou-

O candidato discursando na praça Guido Maestrello, em 1947 tra área capaz de abrigar “um campo de futebol digno de clube profissional, lago para prática de esportes náuticos, pistas de tênis e atletismo e sede social para os esportes de recinto fechado”. Guimarães reconheceu que assumia o cargo com sobra de recursos no caixa municipal de “mais de um milhão de cruzeiros”, e, por tal, elogiou seu antecessor, Vergínio Melloni. Prometeu uma Escola Normal na cidade, ampliação do Ginásio (atual “Conde”), uma Escola Comercial da Prefeitura, funcionando à noite, uma Escola Industrial, um novo matadouro, novo prédio para delegacia de polícia, asfaltamento da rodovia entre Santa Rosa à Via

Anhanguera (atual “Conde F. Matarazzo Jr.”), reformulação da banda musical e apoio ao folclore. O “repórter mais premiado do Brasil” arremata assim sua reportagem: “A conclusão é esta: capacidade e vontade de trabalhar, o Guimarães tem. Vamos ajudá-lo e, esperar, contando em que o único beneficiado seja a nossa ‘San Viterbo de las rosas’, como chamou a nossa cidade um jornal cultural de São Paulo”. Antônio Guimarães não sobreviveria para tanto. Faleceu pouco mais de um ano depois, em 24 de maio de 1965. Logo em seguida a Escola de Comércio, que levou seu nome, começou a funcionar.

IMPRENSA ANTIGA Natal - Movimentam-se os dirigentes da Associação Amália D. A. preparando tudo para proporcionar aos filhos de seus associados mais um grandioso Natal, distribuindo brinquedos oferecidos pelo Sr. Eduardo Matarazzo que demonstra mais uma vez grande generosidade. (Folha de Santa Rosa, 26 de outubro de 1958)


O JORNALZÃO - ED . 1.250 - 31/10/2020

PÁGINA 6

EDITORIAL EDITORIAL

Segunda-feira é dia de Finados e por causa da pandemia não acontecerá a tradicional Missa no cemitério local. As missas serão nas matrizes das duas paróquias. É o virus interferindo na saúde, no bolso e na fé. A pandemia também atrapalhou e muito a eleição, principalmente a busca pelos votos. Os candidatos estão cautelosos e tomando as medidas necessárias para evitar aglomerações. O TSE divulgou hoje recomendações ao eleitor, entre elas, para que leve a caneta para assinar o livro de presença. Realmente esse virus danado mudou toda nossa rotina. Santa Rosa bateu ontem 369 casos confirmados de Covid-19. São 29 ativos, com 4 óbitos e 336 recuperados. Existe ainda 38 casos suspeitos. Os números continuarão crescendo se toda população não seguir as orientações da Saúde local. O uso de máscara e higienização das mãos é importantíssimo. E só saia de casa em caso de extrema necessidade. Se todos fizerem a sua parte, a gente vence o vírus. Que a empresa que adquiriu a Helenotur continue a gerar os empregos na cidade, que não demita, pelo contrário, que contrate. Sejam bem-vindos. Parabéns aos ex-proprietários da Helenotur, que por tantos anos levaram para todo o canto desse Brasil nós santa-rosenses. Bastou ver a tristeza dos funcionários na despedida para saber que ali era uma grande família, onde todos eram tratados com respeito, como irmãos. Obrigado a vocês.

CHICO XAVIER

CRÔNICA E CONTEXTO

Grupo Espírita “Bezerra de Menezes”

por João de Bem

O talento celeste

Homens, mulheres, cajus e beringelas em disputa pela vereança!

Nem sempre contamos com o dinheiro necessário ao socorro fraterno na luta material. Nem sempre dispomos de valores culturais suficientes para acesso à solução dos mais altos enigmas da vida. Nem sempre possuímos recursos sociais avançados de modo a estender influências e cooperar, de imediato, em realizações de vulto. Nem sempre conseguimos entesourar bastante saúde física para mobilizar o corpo terrestre no rumo dos serviços que desejaríamos executar sem detença. Mas ninguém vive deserdado da riqueza das horas para consagrar-se ao bem. O tempo, no fundo, é o talento celeste que o supremo Senhor derramou, a mancheias, em todas as direções em favor de todas as criaturas. Se dispões de uma hora, não lhe percas o sublime valor substancial. Com ela, é possível a obtenção de novos ensinamentos, o cultivo da fraternidade, a bênção do consolo ao irmão que padece nos braços constringentes da enfermidade, a conversação sadia que ajuda ao próximo necessitado, a escrituração de uma carta amiga e edificante, a plantação de algumas árvores preciosas que, mais tarde, oferecer-te-ão asilo seguro... Não desperdices o sagrado talento dos minutos, comprando com ele as amarguras da crueldade, os remorsos do crime, as aflições da maledicência ou as espinhosas sementes da leviandade... Muita gente exige do mundo valiosos cabedais de felicidade, aguardando castelos de abastança e de alegria, mas não se anima a gastar uma simples hora na construção dos alicerces indispensáveis à paz da própria existência. Não te demores na furna envenenada do tempo perdido... Não esperes pelo dinheiro ou pelo título acadêmico, pelo poder pessoal ou pelas disposições físicas favoráveis para empreenderes a gloriosa romagem de elevação. O Céu para nós começa na Terra. Iniciemo-nos na escalada divina. Uma frase de compreensão, um sorriso afetuoso, uma prece ou um pensamento de auxílio podem ser os primeiros passos na direção do paraíso que intentamos atingir. Não nos esqueçamos, assim, do dia que passa, porque neste minuto mesmo brilha o nosso divino momento de começar a gloriosa ascensão. Emmanuel Página extraída do livro "Moradias de Luz" - Psicografia de Chico Xavier.

EXPEDIENTE O JORNALZÃO CNPJ 24.933.354/0001-57 - Contato: Celular e whatsapp: (16) 99373.25 33 - Diretor de Redação: André Moussa Free lancer - Romeu Antunes Tiragem: 1.400 exemplares - Circulação: Santa Rosa de Viterbo, São Simão, Tambaú e Cajuru Periodicidade: Semanal - R$ 3,00 por exemplar - E-mail: andre@ojornalzao.com Impressão: Três Pontos, Ribeirão Preto. “Artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do jornal.” O JORNALZÃO É AFILIADO À ABRARJ

Algum eleitor já teve a pachorra de olhar no site do TSE as fotografias dos candidatos a vereador? Também já gastou tempo olhando o perfil dos candidatos - um por um? Passei um tempão fazendo esse trabalho que pode parecer desnecessário para alguns, mas para mim não. São 153 disputantes (tem dezoito aguardando deferimento) para 11 cadeiras. A razão é de quase 14:1. A sociedade santa-rosense me parece representada em todo o espectro social. Também olhei o patrimônio declarado de alguns. Nem todos cumpriram esse quesito até aquele momento. Em percentuais os aspirantes ao cargo estão assim identificados em instrução formal: – 33,34% representam os que não têm ensino fundamental completo, ensino fundamental e médio incompleto; 40,52% possui ensino médio e superior incompleto, enquanto 26,14 % estão graduados em curso superior. Idade, cor da pele, gênero, partidos não foram considerados por questões óbvias. Quase todos fazendo pose com a “canjica” arreganhada em riso forçado repetindo o ritual de todos os anos. São heróis em batalha que pretendem dispor de tempo precioso para contribuir “altruisticamente” com seus pares representados na aplicação do dinheiro público (?). Quantos guerreiros dispostos a se sacrificarem pelo bem comum! Os que tentam a reeleição se apresentam personalizados – alguns com jeitão de sério, outros sorridentes sem graça, enigmáticos. Dos candidatos que já estiveram na câmara o olhar nostálgico os denuncia - parecem implorar pelo voto - dado o semblante marcado pelo tempo. Dos que estão disputando pela primeira ou mais vezes, o que se percebe é a vontade de arrumar a vida nos próximos quatro anos, com possíveis exceções. Seria oportuno o eleitor responsável, isento de emoções, abdicar de votar naqueles políticos profissionais, que estão lá intencionados em permanecer pelo salário, e se valem do cargo exclusivamente para se beneficiarem da função, se valendo do clientelismo para se reelegerem. Tentar de alguma maneira identificar e eleger aquele menos contaminado, que menos precisa do soldo, comprometido a legislar para todos. O que se pergunta é: – Qual a contribuição legislativa que pode oferecer aquela pessoa que por ter direito de ser votada está operacionalmente limitada por alguma condição particular de exercer efetivamente a função? Seria justo para com a comunidade integrada, eleger – para ajudar - aquela que, por circunstancial estado social, está necessitando particularmente de auxílio financeiro? Minha percepção particular é que vistos os perfis, salvo engano, a maioria absoluta está disputando para representar o povo por um bom motivo – o salário - relativamente compensador!


O JORNALZÃO - ED . 1.250 - 31/10/2020

PÁGINA 7


PÁGINA 8

O JORNALZÃO - ED . 1.250 - 31/10/2020


O JORNALZÃO - ED . 1.250 - 31/10/2020

PÁGINA 9


PÁGINA 10

O JORNALZÃO - ED . 1.250 - 31/10/2020


O JORNALZÃO - ED . 1.250 - 31/10/2020

PROSEANDO Por Zé Pretinho

O Espetáculo! “Zé do Preto, enche o pulmão e faz uma narração da política pra nóis, chama o DJ vaca magra. Proseia como no rodeio, na rádio, bota emoção dentro da arena da política!” - Ôoooo, a viagem é longa, deixa comigo garotinho! Vamos se embora povão! A disputa na arena da política tá esquentando! Na arena os candidatos a vereadores (as), prefeito e vice-prefeito, empunhando a bandeira do azul e branco da nossa Terra Querida! De mãos dadas, irmãos! Senhores (as) candidatos, o compromisso é sério! Não mintam, vendendo ilusões, agora tudo se resolve, não ostente uma posição da qual não se tem competência! Uma administração é complexa!! Respeitem nossas crianças, vamos bem preparar o futuro! Dos 150 candidatos a vereador (a) presente na arena, gostaria de montar um time de 11 sacudidos que aceitam, se eleitos, abrir mão do salário? (silêncio). Ninguém?! Só por Deus! Vamos aos “malucos” que brigam pra ser prefeito e ganhar problemas! É ele! Seguuuraaa Japonês, xique 10! Candidato garantido, vem do oriente pra ensinar política pra nossa gente! Japonês tá sentido firmeza!! Promete levar o povo para a terra prometida, Nova Canaã! Segura Japa! O sistema é bruto e o processo é lento! Pareando com Japa, voto a voto, é ele! A lenda Decão, não entrega os pontos, se sente lotado de votos e imbatível! Decão dança na corda americana, se esquiva da caçada, promete voltar com tudo em nome do povão apaixonado! Seguuuraaa Decão! Vai com Deus índio velho apaixonado! A urna é o limite! Preparado, vem o jovem da saúde é oque interessa, o resto não tem pressa! Carlinhos é novato, sabe que o sistema é bruto, explana na arena seu plano de governo, acredita vencer o páreo duro! Confiante no seu trabalho como vereador, Tadeu Cicolani garras de Tamanduá, experiente na vida pública, espora batida, mete a boca no trombone! Bão de briga política! É temido pelos braços curtos! E querendo dar sequência no seu trabalho, Nando experiente político, sabe o que é montar no touro chamando crise e não cair durante quatro anos. Nando diz; Com dinheiro é mole, quero ver é duro! E avisa que a pandemia minguou a arrecadação, pra governar os próximos quatro anos, é preciso ser um excelente Peão na administração, senão cai no primeiro pulo! Omar Nagib, não assusta do touro por causa do rastro, sabe tourear os desafios! Nagib vem pela terceira vez, dominar a administração, amor por Santa Rosa, terra Graciosa! Competidores, quem não pode com a mandinga, não carrega patuá... Palmas as Padroeiras do Brasil e de nossa Terra Querida... PS - Na concorrência pelas causas públicas, que vençam os melhores.

PÁGINA 11

Hotel bom pra cachorro

Super Dog é opção de lazer e hospedagem para cães Um empreendimento tem dado muito certo, em uma chácara próximo ao Nova Roma: é o Super Dog, hotel e clubinho para cachorros. No local, os cachorros podem ficar hospedados, podem ir apenas aos sábados para interagir com outros cachorros e ainda usufruir de serviços de estética e adestramento. Lucas de Lima Troiano e Letícia Castilho Valério começaram em janeiro, mas a chegada da pandemia, no primeiro semestre, atrapalhou um pouco os planos. "Ficamos cinco meses sem trabalhar e foi uma época difícil", disseram. Com a entrada da região na fase amarela da Convid-19, que liberou o funcionamento de vários estabelecimentos, o negócio deslanchou. A hospedagem é voltada para quem precisa viajar e não tem com quem deixar o seu "filho de quatro patas". O clubinho é o lugar ideal para

trabalhar a sociabilidade do cão, estimulando-o a gastar energia voltando para casa tranquilo e equilibrado. "O clubinho é para os todos os cães, os ativos que gostam e precisam gastar energia e os cães que não possuem contato com outros cães e ficam muito sozinhos", afirmaram. O espaço é amplo e bem organizado. Tem piscina, gramado, bolas e até um pula-pula. "Em dias de muito calor a gente liga o irrigador e os cachorros fazem festa se refrescando". O espaço - Segundo os proprietários, o "Super Dog" foi criado com o objetivo de proporcionar uma rotina saudável e equilibrada tanto para o cão quanto seu dono. O espaço é de 5 mil metros quadrados. "Quando iniciamos, em janeiro, tínhamos cinco cachorros que frequentavam o clubinho e neste último sábado tivemos a presença de 40

Letícia e Lucas já pensam em expansão cães", comemora Letícia. O monitoramento é 100% supervisionado em todos os serviços e os planos do casal são ambiciosos: "Pensamos na criação de um Resort, atendendo todas as necessidades caninas e também felinas tanto de Santa Rosa de Viterbo quanto da região", disse. O espaço tem parceria com a Dog Máster de Bragança Paulista e Malukão Estética de São Paulo. A ideia e o funcionamento - O hotel, adestramento e centro estético funcionam todos os dias. O clubinho funciona aos sábados e a partir de novembro será expandido para sextas e sábados. A ideia do empreendimento surgiu do amor

do casal para com os animais. "Sempre gostamos muito de cachorros e hospedagem e recreação canina era algo que não existia em Santa Rosa. E como a área pet está crescendo cada vez mais, decidimos investir, fazendo uma junção de trabalho com hobby," disse Lucas. Quem tiver interesse em obter mais informações pode entrar em contato através do whatsapp 16 981470117 ou 991303682, e também pelas redes sociais: facebook Super Dog, instagran @superdogsrv. "Não podemos esquecer de agradecer os nossos clientes, pela confiança depositada em nós, retribuiremos sempre com amor e atenção", finalizaram.


PÁGINA 12

O JORNALZÃO - ED . 1.250 - 31/10/2020


O JORNALZÃO - ED . 1.250 - 31/10/2020

PÁGINA 13


PÁGINA 14

O JORNALZÃO - ED . 1.250 - 31/10/2020


O JORNALZÃO - ED . 1.250 - 31/10/2020

Recado importante aos pais de alunos da escola Teófilo Siqueira Queridos alunos, pais e/ou responsáveis, A EE Teófilo Siqueira está muito preocupada com a situação dos alunos durante este período de pandemia. E está trabalhando intensamente para garantir a participação dos estudantes nas atividades escolares. Como é de conhecimento de todos, durante o bimestre, os professores de todas as disciplinas, semanalmente, enviam tarefas nos grupos de whatsapp e Facebook referentes às aulas exibidas no Centro de Mídia do Estado de São Paulo. Ao enviar as tarefas aos docentes, os alunos estão sendo avaliados de acordo com o seu desempenho. Além das tarefas semanais, os professores estão reforçando os conteúdos bimestrais preparando atividades de Recuperação e Aprofundamento, oferecendo assim, mais uma oportunidade para os alunos conquistarem suas notas. É importante enfatizar que todos os alunos devem retirar, com urgência, as atividades de recuperação e os materiais referentes ao 4º bimestre, que teve início no dia 19 de outubro, principalmente, aqueles que não tem acesso à internet. A Escola funciona das 7h às 17h para atender a todos, respeitando o protocolo de segurança. Também, é de extrema importância, que os alunos continuem acompanhando às aulas no Centro de Mídias do Estado de São Paulo e as postagens dos professores no whatsapp e Facebook para ajudá-los na realização das atividades semanais, evitando assim, que elas se acumulem. Estamos sempre à disposição para atender pais e alunos via whatsapp, telefone e/ou chamada de vídeo para esclarecer qualquer dúvida. Cada esforço de vocês é reconhecido e valorizado pelas equipes gestora e docente, pois entendemos que todos estamos enfrentando muitas dificuldades. Contamos com o empenho e a colaboração de todos. Equipe da EE Teófilo Siqueira

PÁGINA 15

Cuidado, seu celular pode estar clonado

Hacker invade celulares de grupos de torcedores de futebol do SRFC Alguns torcedores do Santa Rosa FC e do Palmeiras, pertencentes a grupos locais de whatsapp, tiveram seus celulares clonados esta semana. O hacker invadiu o whatsapp e pediu dinheiro a alguns familiares, além de fazer ameaças. Uma das vítimas foi Geraldo Dias Araújo, contador. Ele é candidato a vereador e juntamente com sua esposa pedia votos em ruas da Vila Ranzani. Por volta das 14h30, sua esposa, que estava na rua de cima, ligou e perguntou porque ele estava pedindo dinheiro pra ela. “Eles mandaram um zap pra ela do meu número, falando que era pra depositar 400 reais na lotérica”, contou. Geraldo imediatamente procurou a Polícia Militar e foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde prestou queixa. Seu aplicativo whatsapp não funcionava mais. Ele conta que o hacker bagunçou os grupos, desativando um deles. Pelo menos mais três pessoas sofreram o mesmo ataque que Geraldo. “Mudei a criptografia, mas acho que vou trocar de número para ficar mais seguro”, finalizou Geraldo. O delegado Gabriel Freiria das Neves informou que só esta semana fez três boletins de clonagens de celulares. Precauções - Se você desconfia que pode estar sendo vítima deste golpe, é possível tomar algumas atitudes para recuperar o acesso à sua conta ou desativá-la definitivamente. Confira a seguir dicas de autoridades sobre o que fazer caso seu WhatsApp tenha sido hackeado: 1 – Apague o WhatsApp e reinstale diferentes vezes ao dia, 2 – Ative a verificação em duas etapas, 3 – Avise todos os seus amigos e familiares, 4 – Cheque

todas as conexões do WhatsApp Web, 5 – Bloqueie ou troque seu número junto à operadora, 6 – Bloqueie ou exclua a sua conta do WhatsApp, essa opção é uma última medida, bem mais radical, que pode ser a desativação da sua conta no aplicativo. Para isso, envie um e-mail para support@whatsapp.com com o assunto “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta”. No corpo da mensagem, digite o seu número de telefone iniciado pelo código do país, seguido pelo DDD e seu número. Por exemplo, +55 99 99999-9999. Em alguns minutos ou horas, a sua conta será desativada pelo WhatsApp e as mensagens enviadas pelos seus amigos não serão entregues. A partir daí, conta-se um prazo de até 30 dias para recuperação do seu perfil. Após isso, tudo será apagado definitivamente.

Em outubro, média é de um furto por dia O Delegado de Polícia Gabriel Freiria das Neves informou ontem que este mês a média de furtos a residências e comércio aumentou substancialmente e é de um por dia. Ele afirmou que a maioria dos furtos foi investigada e solucionada, com os bens furtados sendo devolvidos às vítimas. “Boa parte destes furtos foi cometido por usuários de drogas e tivemos sucesso na investigação e posterior solução graças às muitas câmeras instaladas nas residências da cidade”, disse Gabriel. O delegado informou ainda que em apenas um dia, houve três furtos. Pancada, cerveja e cocô – Na terça-feira, 27, um indivíduo roubava uma loja de acessórios e celulares na rodoviária, quando foi surpreendido pelo pai do proprietário. O bandido deu uma forte pancada na cabeça da vítima e fugiu, mas foi capturado pela Polícia. Ele é de Cajuru e está preso. Em outra ocorrência, no bairro Luiz Gonzaga, o bandido, além de roubar a residência, bebeu a cerveja do dono da casa e fez cocô no quintal.


PÁGINA 16

O JORNALZÃO - ED . 1.250 - 31/10/2020


O JORNALZÃO - ED . 1.250 - 31/10/2020

PÁGINA 17


PÁGINA 18

O JORNALZÃO - ED . 1.250 - 31/10/2020


O JORNALZÃO - ED . 1.250 - 31/10/2020

FALA NOSSO TETO - POR SERGINHO GOMES

Desafios do próximo prefeito: Urbanização Em mais uma sequência do assunto, falaremos hoje sobre a urbanização. Principal porta de entrada do bairro, a avenida profª. Luíza Garcia Ribeiro é também o seu coração financeiro. Nela há uma gama diversificada de negócios sustentados pela população local e "forasteira". Comerciantes e população vivem a expectativa da revitalização da avenida. O anseio é que as árvores da espécie exótica grevílea (Grevílea Robusta), que povoam o canteiro central, sejam substituídas por outra mais adequada e que, a Ciclovia dos Ipês, seja estendida bairro adentro por meio dela. O desafio do próximo prefeito será; remover a espécie e ao mesmo tempo implantar um projeto paisagístico para a avenida e a praça Zuleika de Mello Moura Balbão. Um projeto que atraia mais consumidores e investimentos para o bairro, privilegiando o bem estar das pessoas.

Crime sem solução Permanece sem solução a morte de João Batista Ataliba Filho. O homem tinha 51 anos e foi espancado brutalmente há exatos 40 dias. O crime aconteceu nas imediações de onde ele morava, numa pensão localizada no bairro Jardim Aquárius. A Polícia até o momento ouviu diversas pessoas sem, contudo, conseguir juntar elementos comprobatórios da autoria do homicídio e segue investigando. Quem tiver alguma informação que possa ajudar a desvendar o crime, deve denunciar pelos telefones; (16)3954-1205, 190 ou 181 (anonimamente se preferir). -Queremos justiça. Quem matou o Joãozinho tem que pagar pelo crime, disse uma das irmãs do falecido.

PÁGINA 19

Dia de São Judas Tadeu

A comunidade São Judas Tadeu comemorou o Dia do seu Padroeiro (28/10/2020), com Missa solene realizada às 19h30, no Anfiteatro Waldomiro Lima, localizado na praça Zuleika de Mello Moura Balbãopraça do Teto. Conhecido como o Santo das causas impossíveis, São Judas Tadeu era primo-irmão de Jesus. Padre Alex Cássio Pereira, pároco local, dirigiu a cerimônia que foi transmitida ao vivo pela internet. Ele foi auxiliado pelo Cônego Pedro Cruz, padre "Luizinho" (filho do bairro), além dos diáconos, Éder, José Aragão e Wilson. Diferentemente de anos anteriores, esse ano as comunidades que compõem a Paróquia não trouxeram os seus padroeiros para a festa, devido à pandemia da Covid-19. Pela mesma razão várias medidas de prevenção foram adotadas para evitar um possível contágio pelo vírus. Por exemplo, as cadeiras foram dispostas de modo a manter o distanciamento social. Na arquibancada do Anfiteatro, um "x" assinalado com fita adesiva indicava onde as pessoas deveriam se assentar, além do uso obrigatório de máscara. Durante a pregação, o Vigário fez menção à dificuldade causada pela pandemia e destacou que as coisas começaram a melhorar a partir do dia da padroeira da cidade, Santa Rosa de Viterbo, em 04 de setembro, de 2020. "A solução dos problemas não está em nenhum laboratório, está em Deus", aludiu ele, em defesa da importância da fé. Após a Missa, os devotos seguiram em procissão com o andor de São Judas Tadeu, até a Igreja que leva o seu nome. - Fiz a novena em louvor ao padroeiro em agradecimento a uma graça alcançada. Participo da Paróquia desde criança e amo estar aqui, disse Talita Moizes Moreira, uma das participantes.


PÁGINA 20

SOCIAIS DO ÉDI CARLOS

O JORNALZÃO - ED . 1.250 - 31/10/2020


O JORNALZÃO - ED . 1.250 - 31/10/2020

SOCIAIS DO ÉDI CARLOS

PÁGINA 21


PÁGINA 22

SOCIAIS DA CLÉLIA ZANARDO

O JORNALZÃO - ED . 1.250 - 31/10/2020


O JORNALZÃO - ED . 1.250 - 31/10/2020

PÁGINA 23


PÁGINA 24

O JORNALZÃO - ED . 1.250 - 31/10/2020


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.