Folha de São Miguel - 0015

Page 3

|A3

São Miguel Arcanjo - Sábado, 14 de julho de 2012 - Edição 0015

Charge Movimento Constitucionalista história

de 1932 comemora 80 anos No dia 9 de julho, o estado de São Paulo comemorou o aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932. A data representa um marco importante na história do estado e do Brasil. O movimento exigiu que o país tivesse uma Constituição e fosse mais democrático. Na época, Getúlio Vargas ocupava a presidência da República devido a um golpe de Estado, aplicado após sua derrota para o paulista Julio Prestes nas eleições presidenciais de 1930. O período ficou conhecido como “A Era Vargas”. A Revolução Constitucionalista de 1932 representa o inconformismo de São Paulo em relação à ditadura de Getúlio Vargas. Podemos dizer que o Brasil teve quase uma guerra civil. Uma das principais causas do conflito foi a ruptura da

Foto: Acervo Casa do Sertanista

Flagrante da trincheira do Rio das Almas - 1932

política do café-com-leite alternância de poder entre as elites de Minas Gerais e São Paulo, que caracterizou a República Velha (1889-1930). Aliada do poder, a classe dominante de São Paulo passou a exigir do governo federal maior participação. Augusto Camargo / FSM

Monumento com o nome dos combatentes na praça

Atas e Editais “A Empresa SELZIO PEZZATO - ME, estabelecida na Rua Gov. Pedro de Toledo, nº 393, Centro, São Miguel Arcanjo/SP, CEP 18230-000, inscrita no CNPJ sob nº 71.895.742/0001-70, Inscrição Estadual nº 650.013.538.117, comunica para todos os efeitos legais o extravio dos seguintes documentos fiscais: Talões de Notas Modelo 01, não há série/não há sub-série, parcialmente utilizado da N.F. 001 a N.F. 300; Livro de Registro de Entradas (Mod. 1-A); Livro de Registro de Saídas; Livro de Registro de Inventário (Mod. 7); Livro de Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termo de Ocorrências (Mod. 6).”

Como resposta, Getúlio Vargas não apenas se negou a dividir poder com os paulistas como ameaçou reduzir seu poder dentro do próprio estado de São Paulo, com a nomeação de um interventor não paulista para governar o estado. Os paulistas não aceitaram as arbitrariedades de Getúlio Vargas, o que levou ao conflito que opôs São Paulo ao resto do país. É hora da gente se aprofundar mais na história de São Miguel Arcanjo. Estamos muito na superficialidade dos anos 60, 70 e 80. Como comemoramos o dia nove de julho é hora da gente recordar a importância da cidade na Revolução de 32 como ponto estratégico, principalmente por estar próxima ao Rio das Almas onde o bombardeio foi intenso. A imagem mostra um flagrante da trincheira do Rio das Almas principalmente para que a nova geração tome conhecimento dessa página vivida na nossa região. O monumento feito em granito rosa adorna a praça desde 1963, quando mudaram o layout daquele passeio público rodeado de arbustos e de arcos de cedrinho por algo mais moderno para a época. Entretanto, havia desde 1945 um jacarandá plantado quando da vinda dos nossos heróis da segunda guerra numa solenidade histórica. Não havia naqueles anos 60 os ferrenhos defensores da natureza e por isso, a árvore símbolo da paz caiu sob a força do poder do machado. Substituindo o verde vivo de antes, tombado como que a apagar uma página da história, decidiram por ornamentar o lugar com essa lápide contendo o nome de cada combatente incrustado na pedra. Fonte: portaldoarcanjo.com.br / educacao.uol.com.br

Mês de julho era o tempo do povo se preparar para a romaria à Iguape no começo de agosto. Principalmente os moradores da zona rural para quem essa peregrinação anual consistia no mais importante ato de fé à vencer 180 quilômetros do sertão da Serra da Macaca. Outros preferiam a dureza da estrada de pó, marchando com pesadas mochila nas costas, outros mancando com os pés sangrando ou fazendo bolha. O importante era chegar no altar do Senhor Bom Jesus de Iguape. Não havia naquele tempo nada para facilitar romeiros e caminhantes. Depois do primeiro pouso no Taquaral, no Anízio Domingues ou no Aristides Manoel, só Deus sabia onde iriam pernoitar. Nas imagens de hoje dois registros dessa época.

Os peregrinos Adib Miguel e Vicente Piedade chegando às escadarias da igreja depois de cinco dias de marcha entre serras e sertões. (Acervo:Casa do Sertanista)

Romaria do bairro do Rincão conduzido por Jairo de Almeida Costa. Dá para identificar além da família do Jairo, José Ruivo e sua esposa Aparecida e o filho nego. (Acervo Jairinho)

&

Tempo Temperatura

Climatempo.com.br


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.