Padre Dehon - 178º Aniversário

Page 1

178.º

Aniversário

Padre

DEHON 14

d e

m a r ç o


Pe. Dehon João Leão Dehon nasceu em La Capelle, diocese de Soissons (França) a 14 de março de 1843. Desde os doze anos sente que Deus o chama para ser sacerdote, mesmo contra a vontade de seu pai. A 19 de dezembro de 1868 é ordenado sacerdote. Adquire uma intensa formação intelectual e desenvolve uma enorme atividade pastoral em São Quintino (França). Em 1878 fundou a Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, propondo aos seus religiosos que sejam “profetas do amor e servidores da reconciliação”. A Educação, as Obras Sociais, os Centros Espirituais, as Missões e a Comunicação foram outras das suas grandes paixões. Faleceu em Bruxelas a 12 de agosto de 1925.


Educação No ano de 1877, o Padre Dehon fundou o Colégio São João que virá a tornar-se uma referência em São Quintino. Os primeiros anos do Colégio foram muito lindos, cheios de atividade, prósperos, alegres e fecundos para a formação cristã dos jovens. O Colégio São João teve também uma revista semanal (A Águia do São João).


Obras Sociais O Padre Dehon foi capelão na cidade industrial de São Quintino. Levado pela degradação social e pelo seu zelo apostólico, interessou-se pelo mundo do trabalho, estudando a fundo os problemas sociais à luz do Evangelho e do magistério da Igreja. Fundou o Patronato de S. José, obra em favor dos operários. Foi um apóstolo da ação social, um percursor, um animador e um formador de consciências.


Centros Espirituais Em 1874 Padre Dehon fundou o Oratório Diocesano com o objetivo de fazer algo pelo clero, “já que a sua santificação é o melhor apostolado”. O Oratório Diocesano, segundo Dehon, “fez certamente um bem imenso, mantendo um certo número de sacerdotes na fidelidade ao seu regulamento quotidiano”.


Missões Desde o início da fundação da Congregação, o Padre Dehon viu as Missões como um campo onde realizar o carisma. Enviou os seus religiosos aos “países longínquos”, como era o seu desejo: Equador (1896), Alto Congo, atual Zaire (1897), Brasil (1093), Boémia (1904), Finlândia (1907), Canadá (1910) e Camarões, (1911) e África do Sul (1913) e dizia “sou missionário com os mais de cem missionários que tenho em todas as partes do mundo”.


Comunicação Desde o início do seu ministério, o Padre Dehon sentiu a necessidade de um diário católico em São Quintino. Com a ajuda dos seus pais e amigos conseguiu levar adiante este projeto e em dezembro de 1874 fundou o Jornal Católico O Conservador de Aisne. O Padre Dehon dizia que o cristão devia ter numa mão a bíblia e noutra o jornal.


ORAÇÃO para obter graças

Ó Deus, Pai de misericórdia, que concedestes ao vosso servo, o Leão Dehon, a graça de penetrar no Coração aberto do vosso Filho, reconhecendo a profundidade do vosso amor pelos homens e de os amar como Vós os amais, por sua intercessão nós Vos pedimos a graça de… para vosso louvor e glória na santa Igreja. Ámen.

(Pai Nosso, Ave Maria e Glória)


Escola Católica Dehoniana Como o Pe. Dehon, sonhamos formar homens e mulheres, para que, à luz do Evangelho, se empenhem na construção de um mundo novo. Um mundo com coração, à imagem e semelhança do Coração de Jesus.

“Descobrir o Deus do Amor e viver no Amor de Deus.”


Caminho do Monte 180 9050 - 288 FUNCHAL @colegioinfantedhenrique www.colegioinfante.net 969 875 764 - 291 743 258 colegioinfantedh@gmail.com


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.