2 minute read

Coral Sul

CORAL SUL LNG DENTRO DO CRONOGRAMA

Está sendo um cumprimento a risca do cronograma do projecto de Gás Natural, Coral Sul LNG, para o gaudio do Governo, mas, acima de tudo de toda a sociedade que deposita na materialização dos projectos de gás natural como uma das fontes impulsionadora do crescimento e transformação económica do País.

Advertisement

Com efeito, na senda do cumprimento milimétrico do cronograma estabelecido do projecto, o evento mais recente, da conta do posicionamento do Primeiro Cargueiro de Gás Natural Liquefeito, ao largo da costa de Cabo Delgado, para transportar o primeiro Gás Natural Liquefeito (GNL) da bacia do Rovuma.

O navio de grande calado chegou ao País no último domingo, 16 de Outubro, e acredita-se que possa fazer o enchimento de gás dentro de dias.

O PCA do Instituto Nacional de Petróleos (INP), Nazário Bangalane, é citado pelo Jornal Notícias, a confirmar que a extracção e produção de GNL na plataforma flutuante está a decorrer dentro da normalidade e do cronograma estabelecido, esperandose que uma comunicação oficial por parte do Governo seja feita no justo momento que se processar a primeira exportação.

Bangalane não precisou datas sobre o término desta operação, assegurando apenas que, quando chegar o período da exportação, o Governo partilhará a informação com a sociedade.

Também a ENI, líder do projecto, confirmou que os trabalhos estão a decorrer com toda a normalidade embora sem precisar data do início da exportação, mas depreendendo-se que esteja iminente.

Operada pela ENI a plataforma flutuante Coral Sul está projectada para produzir 3,4 milhões de toneladas de gás por ano. Este será o primeiro projecto a entrar em operações, após a descoberta de reservas de gás natural de classe mundial entre 2010 e 2012, na bacia sedimentar do Rovuma, na província de Cabo Delgado.

O gás natural do projecto Coral Sul FLNG será comercializado através da British Petroleum (BP) por um período de 20 anos.

This article is from: