
2 minute read
Fórum dos países exportadores de gás
from O.Económico Report • A informação que você não pode dispensar (Edição Outubro 2022)
by O. ECONÓMICO
Moçambique participa, pela primeira vez, na reunião ministral do Fórum dos Países Exportadores de Gás (GECF) a decorrer hoje no Cairo, Egipto, após torna-se observador em fevereiro deste ano.
O encontro pretende debater, entre outros, a visão global do mercado de gás no mundo, o relatório de gestão do Comité Executivo para o ano 20022 e a revisão da estratégia de longo termo.
Advertisement
O ministro dos Recursos Minerais e energia, Carlos Zacarias, que representa Moçambique no encontro, , manteve segunda-feira, 24/10, encontro com o Secretário-Geral do Fórum dos Países Exportadores de Gás, Mohamed Hamel, com quem partilhou informações sobre os projectos nacionais em curso e em prespectiva, tendo na ocasião reafirmado o desejo do País continuar a trilhar caminhos para que se torne membro efectivo e de plenos direitos.
Hamel reafirmou a importância de Moçambique no fórum acrescentando que estudos da organização referem que Moçambique vai se tornar, nos próximos anos, no quinto maior exportador de Gás Natural Liquefeito (GNL) do mundo, tendo apelado que o País continue a garantir a implementação de um quadro legal e regulatório adequado à indústria, que resulte em desenvolvimento sustentável.
O GECF é uma organização intergovernamental para troca de experiências dos países-membros, produtores e consumidores deste recurso a fim de melhorar a estabilidade e segurança da oferta e demanda nos mercados do gás em todo mundo.
Os Estados-membros da GECF representam 72% das reservas de. Gás, 43% da produção comercializada, 55% das exportações por gasoduto e 50% como exportações de GNL NO MUNDO.