
3 minute read
Procura global de Petróleo
from O.Económico Report • A informação que você não pode dispensar (Edição Outubro 2022)
by O. ECONÓMICO
OPEP PREVÊ AUMENTO DA PROCURA GLOBAL DE PETRÓLEO
A OPEP aumentou a sua previsão da procura global de petróleo tanto a longo como a médio prazo, revendo a sua previsão anterior para 2023 em mais 1,4 milhões de barris por dia.
Advertisement
O cartel vê agora a procura de petróleo atingir 103 milhões de barris por dia em 2023 e aumentar para 108,3 milhões de barris por dia em 2030, com a quota de mercado da OPEP a aumentar ao longo desse tempo.
A combinação de uma recuperação mais robusta do que anteriormente esperado e uma mudança global no sentido de dar prioridade à segurança energética sobre uma transição energética irá impulsionar este crescimento da procura, segundo a OPEP.
A OPEP aumentou as suas perspectivas da procura global de petróleo a médio e longo prazo, e as tornou publicas no seu World Oil Outlook de 2022 divulgado à 31 de Outubro. A OPEP indica no relatório, que a procura global de petróleo aumentará para 103 milhões de barris por dia no próximo ano – um aumento de 2,7 milhões de bpd a partir de 2022 e um aumento de 1,4 milhões de bpd em relação ao que o grupo previu para 2023 no ano passado.
A OPEP aumentou as suas perspectivas de procura de petróleo também a médio prazo, até 2027, aumentando as perspectivas em 2 milhões de bpd até ao final desse período, em comparação com o que o grupo previu no ano passado.
A razão do choque na forma como o grupo vê a procura mundial de petróleo é a recuperação mais robusta verificada este ano e no próximo, e a mudança no foco da transição energética para a segurança energética.
A OPEP vê agora a procura de petróleo a atingir 108,3 milhões de bpd em 2030, também acima do que previa para 2030 no ano passado. Ainda a longo prazo, a OPEP vê a procura global de petróleo em 2045 atingir 109,8 milhões de bpd, acima dos 108,2 milhões de bpd que previu no ano passado.
A OPEP vê a sua própria quota de mercado aumentar, mas vê a produção da OPEP baixar em 2027 do que em 2022.
No seu Monthly Oil Market Report (MOMR), publicado a 12 de Outubro, a OPEP reviu em baixa a sua estimativa de crescimento da procura global de petróleo para 2022 em 460.000 barris por dia (bpd), citando os lockdowns de Covid da China, as contrariedades económicas nas economias desenvolvidas, e as pressões inflacionistas em todo o lado. Nesse relatório, a OPEP viu a procura mundial de petróleo crescer em 2,6 milhões de bpd este ano para uma média de 99,7 milhões de bpd. O cartel também reduziu a sua previsão de crescimento da procura de petróleo para 2023 nesse relatório, em 360.000 bpd, prevendo um crescimento de 2,3 milhões de bpd no próximo ano.
A OPEP+ concordou em reduzir os objectivos de produção em 2 milhões de bpd na sua última reunião realizada a 5 de Outubro.