REVIPLAST 50

Page 24

embalagem Beck Automation

Copos com decoração dupla A tecnologia de rotulagem no molde permite transformar um vulgar copo de plástico num suporte de promoção da imagem. Na imagem pode ver-se o resultado de uma demonstração feita em Outubro de 2009 na feira Fakuma (Alemanha): os copos de plástico têm uma decoração exterior e também uma decoração interior, tirando partido da elevada transparência do plástico (neste caso, PS, poliestireno). Os copos são produzidos numa máquina de injecção, equipada com sistema robotizado que coloca os rótulos nas cavidades dos moldes (sistema IML, in mould labelling). Na referida demonstração, foi utilizada uma máquina de injecção ENGEL (Áustria), com molde de quatro cavidades fabricado pela Glaroform (Suiça). O sistema robotizado de IML foi projectado e instalado pela Beck Automation (Suiça/Áustria) e utilizou rótulos fabricados pela Viappiani (Itália).

Copos de PS com IML A aplicação do processo de rotulagem no molde (IML) em copos de poliestireno (PS) transparente utiliza uma máquina de injecção Engel 180/55, equipada com molde de 4 cavidades fabricado pela Glaroform. A demonstração evidenciou um tempo de ciclo de 3,3 segundos, notável para um processo com esta complexidade em que cada copo tem um peso de 10,25 g. Com a

tecnologia IML é possível duplicar a decoração: os copos podem ter uma imagem por fora e outra por dentro.

Borealis

Plásticos para esterilização A Borealis apresentou na conferência Pharmapack (Paris, 1 e 2 de Fevereiro), um grau específico de polietileno para embalagens esterilizáveis por vapor, capaz de suportar temperaturas até aos 110 °C. Comercializado sob a designação Bormed™ LE6609-PH, este material é indicado para embalagem médica, produzida pelo processo de enchimento no molde (blow-fill-seal, BFS). Apesar de se tratar de um PEBD (polietileno de baixa densidade), este material tem ponto de fusão elevado e daí a capacidade para

24

reviplast

suportar a esterilização ao vapor e a possibilidade de aumentar a eficiência na produção (reduzindo o tempo de residência em autoclave). Por outro lado, a distribuição molecular optimizada permite reduzir o peso da embalagem até cerca de 7%. Os materiais Bormed têm conformidade com as Farmacopeias Europeia e US e têm Drug Master File registado. São também conformes com os critérios de biocompatibilidade da norma ISO 10993.

Nº 50 Abr/Mai/Jun 2010


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.