Democrata 225

Page 1

A corrida eleitoral já começou em Brasília

Página 5

Alírio Neto - PTB

Jofran Frejat - PR

Ibaneis Rocha - PMDB

Izalci Lucas - PSDB

Rodrigo Rollemberg - PSB

www.odemocrata.com - Distribuição gratuita no Entorno do DF, Brasília e Goiânia

RICARDO VALE

Ano XIII - Edição nº 225 - Distrito Federal e Entorno, Novembro de 2017 - fone: (61) 3028-5964 / 98426-5564 e-mail - odemocrata@globo.com

O deputado distrital, considerado uma das referências éticas da política do Distrito Federal, durante entrevista ao O DEMOCRATA, apela para o PT não trazer de fora um candidato ao Governo de Brasília. Ele lembra que sua atuação na Câmara Legislativa do DF é voltada para os menos favorecidos e que, em três anos, apresentou 40 Projetos. Além disso, atua permanentemente em ações que beneficiam as cidades do Gama e Santa Maria. Vale ainda avalia como positivo o trabalho dos Administradores Regionais e conta que se adaptou bem as atividades parlamentares. Sobre a disputa eleitoral do próximo ano, ele acredita que virá à reeleição. Página 3 Página 4

Hélio José se posiciona contra medidas de Temer

Durante o seu discurso, o Senador também lembrou que a Constituição prevê outras fontes de rendas para a Previdência, que são comumente desviadas para outros fins. Hélio espera que o relatório da CPI ajude de alguma forma a barrar a PEC 287, caracterizada por ele como “perversa e antipovo”. Página 5

Vereador Alceu entra para que jovens precisam Prudente diz

ser atraídos para cultura e esportes

a história da segurança pública goiana

Página 5

Vice de José

Eliton pode sair do Entorno

Cidades Limpas Valparaíso ganha chega ao Gama Página 7

1008 casas populares Página 7

O projeto Célula de Interatividade, liga a comunidade diretamente à Policia Militar, através de grupos de WhatsApp. A idéia tem se mostrado eficaz no enfrentamento à violência na cidade. Página 7


2

Novembro de 2017

Palavras Cruzadas

NA PONTA DA LÍNGUA

Por Raimundo de Sousa e André Teixeira

O DEMOCRATA

RICARDO VALE

O DEMOCRATA

Novembro de 2017

POR RAIMUNDO DE SOUSA / ANDRÉ TEIXEIRA

Esqueleto

Finalmente o Gama se livrará de uma construção inacabada ao lado do Hospital Regional. A obra deve recomeçar ainda no primeiro semestre do próximo ano. Moradores próximos ao esqueleto aplaudem a iniciativa.

Compras

O Gama vai ganhar um moderno Centro Comercial bem em frente a Rodoviária. O empreendimento deve ser aberto ao público já nos próximos dias e será uma das melhores opções de compras da região.

Cobiçado

O deputado Célio Silveira só não será candidato a vice-governador de Goiás se não quiser. Ele pode compor a chapa de Zé Eliton e até de Daniel Vilela, aquém chama de “Danielzinho”.

Grato

O prefeito de Luziânia, Cristóvão Tormin, é grato ao vice-governador de Goiás, Zé Eliton. Não existe nenhuma chance de o luzianiense apoiar outro nome ao Palácio das Esmeraldas.

Tenso

O prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Correa, estaria incomodado com os pitacos do

aliado Alex Batista. Tudo indica que os dois, nos próximos dias, estejam em caminhos opostos.

Ressuscitou?

A ex-prefeita ocidentalense, Giselle Araújo, não morreu. Ele teria sido aconselhada pelo deputado Jovair Arantes a disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás. A viúva de Plínio Araújo deve refletir sobre o assunto, já que está quase órfã de aliados.

diz que saída para a crise é o voto popular

Paz

O

Dizem que um representante do governo de Novo Gama foi visto entrando na residência do empresário Miguel Barbosa, o Miguelão, ainda na madrugada. O homem teria ido fazer as pazes com o empresário.

deputado distrital, considerado uma das referências éticas da política do Distrito Federal, durante entrevista ao O DEMOCRATA, apela para o PT não trazer de fora um candidato ao Governo de Brasília. Ele lembra que sua atuação na Câmara Legislativa do DF é voltada para os menos favorecidos e que, em três anos, apresentou 40 Projetos. Além disso, atua permanentemente em ações

Definido

Aliado

O secretário de Governo da prefeitura de Valparaíso de Goiás, Plácido Cunha avisa que a sua prioridade é ajudar o prefeito Pábio Mossoró a fazer a melhor gestão para cidade. Nas horas vagas o valparaisense pretende ajudar na reeleição da deputada Lêda Borges.

O administrador de Santa Maria, Hugo Gutemberg, não será candidato a deputado distrital. Ele, mostrando lealdade, apoia a reeleição de Robério Negreiros e do governador Rodrigo Rollemberg. A decisão de Gutemberg teria desagradado alguns aliados.

O DEMOCRATA - A um ano das eleições, como vê o cenário para 2018? Deputado Ricardo Valle Muito Complicado. Será o período eleitoral mais difícil da história recente do nosso país. Existe muita descrença com a política e com os políticos. A questão econômica e toda essa crise que atravessamos também vão interferir, espero que a população aproveite a oportunidade para melhorar o nível da representação parlamentar e escolher bons gestores para o nosso país. A única saída para essa crise é o voto popular. A decisão do povo deve ser sempre soberana. Isso é central para a democracia!

Definido II

Casas

Serão investidos em Valparaíso R$ 75 milhões na construção de 1008 casas populares. O convênio foi assinado na manhã de quarta-feira 29 pelo prefeito Pábio Mossoró.

Ao contrario de Hugo, a administradora do Gama, Maria Antônia, será candidata a distrital pelo Solidariedade. A mulher é considerada uma grande tocadora de obras na cidade.

Aliviada

Curado

A prefeita de Novo Gama, Sônia Chaves, agora respira aliviada. Depois de levar uma bordoada dos vereadores, a política, graças a astucia do advogado Delmar Carneiro, conseguiu aglutinar a sua base no parlamento.

3

Depois de vivenciar a cura gay, o deputado distrital Rodrigo Delmasso levantou a bandeira em defesa da heterossexualidade. Propôs a aprovação de um projeto de lei que cria a Semana da Difusão da Cultura Heterossexual.

“Meu mandato é voltado para melhorar a qualidade de vida de nossa população”. O seu partido terá candidato ao Buriti? Dizem que será um nome de fora. O PT precisa decidir se terá e rápido. Mas antes, precisa decidir que programa apresentará para a polução para governar o DF mais uma vez. O partido tem excelentes nomes para governar o DF, caso ninguém se apresente espero que o partido não importe um candidato de fora, alguém que não conheça e não tenha história em nossa cidade. O senhor trabalha por

que beneficiam as cidades do Gama e Santa Maria. Vale ainda avalia como positivo o trabalho dos Administradores Regionais e conta que se adaptou bem as atividades parlamentares. Sobre a disputa eleitoral do próximo ano, ele acredita que virá à reeleição. Confira a entrevista completa de Ricardo Vale da Silva, nascido na cidade de Sobradinho, onde estudou, criando laços de amizade e relações de afeto, constituiu família e onde mora até hoje.

diversas Regiões Administrativas do Distrito Federal. Como é essa atuação? Tenho atuado de forma muito coerente com o que me prontifiquei a fazer como deputado em todo DF. Meu mandato é voltado para melhorar a qualidade de vida de nossa população, principalmente para os mais carentes. Por isso, defendo os menos favorecidos, destino recursos, cobro e brigo muito pela melhoria dos serviços públicos, da educação, saúde, segurança, transporte, moradia e setor produtivo. Meu foco é sempre esse. E percebo nas ruas e nas reuniões que faço que a população reconhece o nosso trabalho. Como é sua atuação especificamente para a Região do Gama e Santa Maria? Sempre escutando a comunidade e procurando encaminhar as demandas que chegam. Tenho destinado recursos, por meio de emendas parlamentares, para melhorar a cidade. Investimos mais de R$ 1 milhão em emendas para as escolas públicas, atividades culturais e temos atuado muito na área da saúde. Destinaremos emendas, de 2018, para a reforma no Centro Cultural Semente, demos um apoio para a revitalização do Parque da Prainha, para a Creche Pipoquinha, para o evento do dia 18 de maio “Contra a violência contra as crianças”, aniversário do Gama, além da Cavalgada da Nossa Senhora de Fátima e tantos outros apoios ao esporte, lazer, cultura, saúde e educação. Em Santa Maria nós participamos de várias ativida-

des ao longo desses três anos de mandato, como por exemplo: A Marcha contra o abuso e exploração Sexual de Crianças e Adolescentes 2015, Expossanta, Festival de música estudantil de Santa Maria, apoio para o Quadradão Cultura e para transformação do coreto em uma Concha Acústica, debate sobre o Combate o Machismo nas Escolas Públicas, além de estar junto da comunidade em outras tantas reinvindicações por melhorias na saúde, educação e segurança. Sinto-me realizado em estar à frente de um mandato parlamentar que serve à população e está focado em atender às necessidades da nossa comunidade. Continuarei ouvindo o povo, procurando atender as demandas e fazendo o novo! E em relação a segurança pública, um assunto que chama a atenção no Gama e região. Que avaliação faz? A sensação de insegurança está alarmante. Precisamos rever, urgentemente, o Plano de Segurança do Distrito Federal. Não é só colocar mais policiais nas ruas. Devemos valorizar a categoria, tratar nossas forças policiais com respeito e dignidade. É necessário também que o Estado aumente as possibilidades de estudo e trabalho para os nossos jovens e precisamos criar mais incentivos para que empresas possam se instalar no DF. Para diminuir a sensação de insegurança na cidade devemos pensar em políticas públicas de prevenção, não só no combate a violência. Será candidato à reeleição ano que vem?

Provavelmente serei, devo decidir nos próximos meses. Primeiro tenho que consultar nosso grupo político, apoiadores, minha família e simpatizantes. Só aí decidirei se serei candidato. Não sou personalista e não posso ser candidato de mim mesmo. Cheguei até aqui porque eles quiseram, acreditaram e me ajudaram a estar deputado. Se eles avaliarem que devo continuar no parlamento e que devo disputar outra vez uma cadeira no Legislativo, decidiremos juntos a que cargo público concorrer.

“Devemos tratar nossas forças policiais com respeito e dignidade”. Como foi sua adaptação à Câmara Legislativa nesse primeiro mandato? Me adaptei bem. Foi necessário um tempo de apren-

dizado, mas já tinha certa familiaridade com a Casa, pois acompanhei de perto os mandatos do meu irmão, Paulo Tadeu, durante sua trajetória política no DF. Tenho trabalhado muito. Apresentei mais de 40 Projetos de Lei nesses 3 anos e participei de discussões importantíssimas na CLDF, sempre ao lado do trabalhador, sempre em defesa dos mais pobres. O senhor tem acompanhando o trabalho do Governo do Distrito Federal nas Regiões Administrativas? As administrações têm pouco poder de “transformar” a cidade. Elas não podem fazer quase nada, porque têm pouco orçamento e dependem dos mais variados órgãos do governo. Os administradores, infelizmente, têm pouca autonomia financeira e administrativa, por isso têm muita dificuldade na execução dos projetos de parlamentares. Mas avalio que os gestores estão fazendo um bom trabalho, correndo atrás do prejuízo. Tenho procurado ajudar com emendas, cobrando a pre-

sença do Estado, fazendo reuniões com a comunidade. Na Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar que preside, quais são os desafios? A Comissão atua em duas frentes: na defesa dos direitos humanos e como guardiã dos princípios éticos que regem a Câmara Legislativa e a atuação dos parlamentares. Em relação ao primeiro aspecto, a atuação é diversificada em várias áreas de atuação, como o combate à violência contra a mulher, a defesa dos direitos da população LGBT, na defesa da pessoa com deficiência e contra a desigualdade racial, respeito à diversidade religiosa e o direito à saúde e à moradia principalmente. E nos casos de processos para investigar supostos crimes de parlamentares, temos atuado com isenção e transparência. Tenho a certeza que essa é uma das comissões mais importantes da CLDF nesse momento, uma vez que a população está vivendo dias de intolerância de quebra de valores.

APAE promove jogo beneficente da Seleção tetracampeã no Bezerrão

Quinta-feira 30/11, Dia do Evangélico, a APAE do Distrito Federal em parceria com o Senador Romário organizaram um jogo beneficente em favor das pessoas com deficiências intelectual e múltipla, Intitulado “APAE é 11”. O evento trouxe, como principal atração, um amistoso de futebol entre o time do senador Romário, tetracampeão pela seleção brasileira e seus convidados. A população do Gama e Cidades próximas tiveram a oportunidade de ver seus ídolos que marcaram historia no futebol em partida protagonizada por Romário e os amigos, Popó Freitas, o humorista e deputado Tiririca, entre outros nomes conhecidos por sua trajetória como, Lúcio, Marcelinho Carioca, Túlio Guerreiro, Fabio Braz, Alex Dias, Dimba, Danrlei, Paulo Victor, Deley, Lira, Valber, Romarinho, Esquerdinha e Iranildo. Também marcaram presença a administradora Regional do Gama, Maria Antônia, a convidada especial do senador Romário, Patrícia Rodriguez pré-candidata deputada federal pelo PSC, o líder esportista do Gama Santinho e Alexandre, o

O Democrata Diretor: Raimundo Nonato de Sousa

Editor: Raimundo de Sousa - Cel.: 61 98426-5564

Jornalista Resp.: Raimundo de Sousa - Reg.JP8391/DF Diagramação: Rodrigo Xavier - Cel.: 61 98448-5833

Colunistas:

EXPEDIENTE

Fotos: Equipe O Democrata

Impressão: Igrafica Editora Ltda.

Raimundo de Sousa

Publicação: Mensal

André Teixeira

Distribuição: Distrito Federal, Cidades do Entorno e Goiânia

Tiragem: 10 mil exemplares

Proj SCC S/N Proj. 09 - Sala 716 - Ed. Central - St. Central - Gama-DF - CEP.: 72.404-903 Tels. (61) 98426-5564 / (61) 3028-5964

Este jornal é de propriedade da empresa Democrata Comunicações LTDA. CNPJ:07174200/0001-00

site: www.odemocrata.com e-mail:odemocrata@globo.com

diretor do Estádio Bezerrão. A Presidente da APAE do Distrito Federal, Diva Marinha ficou satisfeita com o evento e destacou que o projeto é direcionado a pessoas com deficiência. “A realização de jogos solidários como este, acaba atraindo a atenção do público, da mídia e divulgando o trabalho das instituições como a APAE, que po-

dem, além dos alimentos, conquistar diversos outros ganhos diretos e indiretos, como novos parceiros e patrocínios para seu trabalho social”, conclui Diva. O ingresso foi a doação de 1kg de alimento não perecível. Segundo os organizadores, o evento que foi um sucesso, contou com a presença de mais de 2 mil pessoas.


4

O DEMOCRATA

Novembro de 2017

Gama limpo e com muitas obras “Precisamos avançar muito mais, fazendo obras que ajudem todos os moradores da nossa cidade.”

M

aria Antônia está ajudando a construir uma nova cidade do Gama: Mais humana feliz e com visual moderno e extremante limpo. Os gamenses presenciam obras em diversas áreas. No Setor Sul, por exemplo, estão sendo construídas calçadas e estacionamentos, tudo dentro de um projeto humanizado, com acessibilidade total. Recentemente um dos símbolos da cidade foi totalmente reconstruído. A Praça Lourival Bandeira, em homenagem ao repentista morto há cerca de 10 anos, agora é um lugar de orgulho da comunidade. De frente para o Cine Itapoã, o lugar ganhou calçamento em bloquete intertravado, revitalização do coreto, construção de rampas de acessibilidade e instalação de

lixeiras. Também teve diversas obras nos setores, Central e Norte. Ainda teve avanços importantíssimos na Zona Rural e no Engenho das Lajes. Só que a maré de avanços do Gama não para por aí. Na segunda-feira 27, equipes do programa Cidades Limpas chegaram à cidade. Homens, mulheres e máquinas ficarão na Satélite até o dia 8 de dezembro. A ação envolve 314 trabalhadores em várias atividades e conta com o apoio de 78 equipamentos. O Cidades Limpas, que teve inicio do Gama em novembro de 2016, é coordenado pela Secretaria das Cidades e tem o objetivo de revitalizar áreas públicas com ações como limpeza de boca de lobos, pintura de meios-fios, poda de árvores e recolhimento de entulho.

Rollemberg disse que “Este é um programa de sucesso porque a gente percebe claramente como as cidades mudaram depois de um ano”. Na ocasião, o secretário das Cidades, Marcos Dantas disse que o programa tem mudado a qualidade de vida dos moradores, além de ter diminuído o índice de ocorrências de casos de dengue em 80%, com o apoio da força-tarefa. A Administração Maria Antônia também assinou ordens de serviços e criou a Farmácia de Alto Custo, facilitando à vida de várias famílias. “Precisamos avançar muito mais, fazendo obras que ajudem todos os moradores da nossa cidade. Sou obstinada e apaixonada e pelo Gama”, disse a gestora, que aproveitou para desejar boas festas a todos aos gamenses.

Lançamento do “Cidades Limpas” em frente a rodoviária do Setor Central. Presidente da Novacap Júlio Menegotto, Governador Rodrigo Rollemberg, Secretário das Cidades Marcos Dantas, Secretária de Projetos Estratégicos Maria Abadia e a administradora do Gama professora Maria Antônia.

Estrada do Total Ville será iluminada pela Administração de Santa Maria demanda. Uma vez o orçamento pronto, ele não hesitou em liberar a emenda, por entender que a comunidade realmente necessitava”. O novo passo é conseguir a pavimentação da estrada.

Ciclovia

A estrada vicinal que liga Santa Maria (passando pelo Total Ville) a Valparaíso de Goiás será iluminada pela Administração Hugo Gutemberg. Ao todo serão contemplados mais de quatro quilômetros. O investimento é de R$ 527 mil, proveniente de uma emenda do deputado distrital Wasny de Roure. A obra já está em

fase de teste e deve ser inaugurada pelo governador Rodrigo Rollemberg nos próximos dias. O administrador lembra que a vicinal existe há anos e que, agora, com o grande número de residências é necessária a iluminação. “Nós agradecemos ao deputado Wasny pela sensibilidade de acolher essa

Além da iluminação da vicinal 371, o Governo de Brasília ainda está construindo a ciclovia da DF-290. São quase 10 quilômetros entre o Parque da Prainha e o Polo Industrial JK. Segundo Hugo, o empreendimento deve ser entregue à comunidade até janeiro do próximo ano. Atualmente operários trabalham na sinalização. Jardinagem e na conclusão do trecho próximo ao Gama. As duas obras foram solicitadas, também, pelo presente da Câmara de Vereadores de Valparaíso, Alceu Gomes. “Valparaíso tem orgu-

lho da grande parceria com o Amestrador Hugo Gutemberg. Nos dois casos a população da nossa cidade será beneficiada”, esclarece Gomes.

O DEMOCRATA

Novembro de 2017

A corrida eleitoral já começou em Brasília A

corrida eleitoral para escolha do próximo governador do DF já começou. Nos bastidores, os principais partidos articulam alianças para ingressar na disputa – com muitos pré-candidatos, contudo, nenhuma chapa está garantida. Até agora os principais correntes são Izalci Lucas (PSDB), Jofran Frejat (PR), ex-distrital Alírio Neto (PTB), Ibaneis Rocha (PMDB), Rodrigo Rollemberg (PSB) e Chico Leite (Rede). Izalci, depois de um embate com a ex-governadora Maria de Lurdes, que sonha em ver o PSDB no palanque do governador Rodrigo Rollemberg, conseguiu reagir e deve bancar a sua candidatura ao Palácio do Buriti. Ele foi deputado distrital, secretário de Estado e está no segundo mandato de deputado federal. Entre os possíveis candidatos ao Governo e Brasília,

Alírio Neto - PTB

Jofran é um dos pré-candidatos mais fortes. Em 2014 terminou a eleição em segundo lugar, com 44% dos votos. Hoje ele teria o apoio do clã Roriz e também do ex-governador José Roberto Arruda. Segundo diversas pesquisas, lidera todas para as eleições de 2018. O delegado de policia e

Jofran Frejat - PR

Ibaneis Rocha - PMDB

ex-deputado distrital, Alírio Neto sonha em formar um bloco para ter alguma chance de ocupar o Palácio do Buriti. Ele nutre a possibilidade de aliança com o deputado Alberto Fraga, pré-candidato ao Senado. Alírio tem fama de ser ético, trabalhar e nunca ter se envolvido em escândalos. O advogado Ibaneis Ro-

cha, ex-presidente da OAB-DF, não representa nenhuma novidade na política. Ele preferiu se filiar a um partido velho e com vários vícios. O PMDB carrega o carma de ter em suas fileiras figuras impopulares, como o presidente Michel Temer e o ex-governador Tadeu Filippelli, preso pela Polícia Federal, no âmbito da Opera-

Izalci Lucas - PSDB

ção Panatenaico. O governador Rodrigo Rollemberg deve vir à reeleição com o apoio de vários partidos e também da máquina administrativa. A seu favor, o chefe do Executivo Candango tem o fato de ter sanado as finanças do GDF e de nunca ter trocado de partido. Ele ainda conta com o apoio da ala do PSDB ligada a

Rodrigo Rollemberg - PSB

Maria de Lurdes. Agora no Rede, o Procurador de Justiça e professor de Direito Penal, Chico Leite, que já foi do PT, quer chegar ao Buriti com o apoio da ex-senadora Marina Silva, sempre bem votada na capital federal. Ele está em seu 3º. mandato consecutivo na Câmara Legislativa do DF.

Prudente diz que jovens precisam

ser atraídos para cultura e esportes

infracionais. Um dos públicos alvos do Esporte à Meia-Noite são meninos e meninas em conflito com a lei. “Por meio de práticas esportivas, os adolescentes assistidos pelo Estado terão a oportunidade de se socializar e de ser estimulados em suas potencialidades no esporte”, disse o governo de Brasília, através da Agência Brasília.

Porto Rico

As obras de infraestrutura do Condomínio Porto Rico, em Santa Maria, estão com drenagem quase executada. Esse avanço deu condições para acelerar a pavimentação asfáltica, iniciada em outubro, e para manter a previsão de entrega em abril de 2018. Cerca de 20 mil moradores serão beneficiados. O governo de Brasília vai construir 15 quilômetros (km) de rede de drenagem no local. A pavimentação está quase 50% executada e inclui 19,5 km de asfalto, 45 mil metros quadrados (m²) de calçadas e 38 mil m² de meios-fios. O investimento na região é de R$ 29,1 milhões.

5

Planos de Saúde

Para o deputado distrital Rafael Prudente, os jovens precisam ser atraídos para atividades culturais e esportivas. A avaliação foi feita durante sessão da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças da Câmara Legislativa, aprovou a institucionalização do programa Esporte à Meia-Noite para jovens nas regiões administrativas do Distrito Federal. Prudente, que relatou a matéria, disse que a proposta consolida o programa em lei, garantindo sua execução pelos futuros governos de Brasília.

“Esse projeto atende inúmeras reivindicações que recebemos nas reuniões que realizamos em várias cidades do Distrito Federal, os moradores reclamam da falta de atividades para os jovens. Nós precisamos retirar os jovens das ruas atraindo eles para programas esportivos e culturais”, disse Rafael. O autor da proposta é o deputado Júlio Cesar. Em Brasília o programa atende diversos segmentos sociais. A ideia existe para fortalecer a convivência entre os jovens e prevenir violência e atos

A Lei 5.989/2017, de autoria do deputado Rafael Prudente, obriga os Planos de Saúde do DF a reembolsar integralmente as despesas com profissionais especialistas necessários ao tratamento das pessoas com deficiência, quando não disponíveis na rede credenciada já estão em vigor. A nova Lei garante o reembolso integral de despesas realizadas em hospitais, clínicas e laboratórios de análises clinicas e de imagem quando os estabelecimentos da rede credenciada não dispuserem de horários e vagas para atendimento prioritário para a pessoa com deficiência.

PROMOÇÃO! Cursos Brigadista e Guarda vidas R$250,00 (cada)

Grupo PREV faz promoção em cursos O Grupo Prev é tradicional no ramo de terceirização de serviços. Fundado em 2006, há 10 anos; oferece cursos de qualificação profissional, como: brigadista, garçom, socorrista, guarda de piscina, entre outros. E tem buscado a inclusão dos alunos formados no mercado de trabalho. A empresa atua também com atestados na área de audiometria, clínica geral, eletroencefalograma, eletrocardiograma, espirometria, aptidão física,

PCMSO, PPRA e PPP. Alguns dos clientes, Clubes: ASSEJUFE TRF1, ASSEFAZ, AABB, VIZINHANÇA, NAVAL, CALIFÒRNIA, BELA VISTA; CATÓLICA DE BRASÍLIA, PETROBRÁS, DATA PREV, GLOBO AMBIENTAL, AUTOGLASS, VOLVO, IATERMUND, SENAC, IGREJAS: ADEG, SÃO SEBASTIÃO(Gama e São Sebastião), IMACULADA, entre, outros, totalizando vários contratos ativos. Atualmente a empresa terceiriza vários pro-

fissionais, altamente capacitados para proporcionar melhor atendimento aos clientes, o que garante total eficiência em todos os serviços que executa. A empresa é estruturada e oferece aos clientes do Distrito Federal e Goiás o melhor serviço, inclusive para outros estados com a mesma qualidade prestada ao longo dos anos. Grupo Prev está à disposição para atendê-lo, ligue agora e marque uma visita.

Matricule-se já! Ligue Agora: 3384-2350

Senador Hélio José se posiciona contra medidas de Michel Temer Em balanço sobre a CPI da Previdência, o parlamentar negou a necessidade da reforma e também repudiou o aumento da contribuição previdenciária dos servidores

O Senador Hélio José (Pros-DF) realizou, na última semana, um balanço das atividades da CPI da Previdência no Senado, onde criticou as ações do Governo Federal que visam a sucatear o funcionalismo público brasileiro, como a MP 805/17 e a PEC 287/16. Em sintonia com o posicionamento do Sindilegis acerca dessas medidas, o parlamentar afirmou que “nunca houve déficit na Previdência”, ao contrário do que afirma o Governo Federal de Michel Temer. “Apenas no último ano,

por conta do processo de impeachment, que paralisou o País, apontou-se um pequeno déficit, totalmente superado”, afirmou. Durante o seu discurso, o Senador também lembrou que a Constituição prevê outras fontes de rendas para a Previdência, que são comumente desviadas para outros fins. Hélio espera que o relatório da CPI ajude de alguma forma a barrar a PEC 287, caracterizada por ele como “perversa e antipovo”. O parlamentar também defendeu os servidores públicos e criticou a MP 805/17, que

eleva de 11% para 14% a contribuição previdenciária: “Nós, servidores públicos, não existimos nem para dar lucro nem para dar prejuízo, e sim para fazer o equilíbrio entre o Estado e o público, fazendo com que a burocracia funcione de forma adequada”. Ainda segundo Hélio José, “o funcionário público não pode ser um objeto, tratado de forma desleal pelos governantes. Deve ter um salário adequado, um local de trabalho adequado e condições de fazer esse equilíbrio.”


6

O DEMOCRATA

Novembro de 2017

O DEMOCRATA

Novembro de 2017

Vereador Alceu entra para

7

a história da segurança pública goiana

Lúcia Vânia vota contra Temer e beneficia municípios

FACIPLAC

“Juntos podemos mudar a realidade da nossa cidade e do Estado”

O

presidente da Câmara de Vereadores de Valparaíso de Goiás, Alceu Gomes entra para história da segurança pública de Goiás ao apoiar e incentivar o projeto Célula de Interatividade, que liga a comunidade diretamente a Policia Militar, através de grupos de WhatsApp. A idéia tem se mostrado eficaz no enfrentamento à violência na cidade. A intenção do parlamentar é ampliar o pro-

jeto, lançado oficialmente na noite de terça-feira 28 no Plenário do Legislativo local, para outras cidades do Estado. “Apoio a ideia do subcomandante da PM em Valparaíso, Tenente Tiradentes, por ser de extrema importância e muito eficaz para melhorar a segurança em nossa cidade. Tenho certeza que, se for implantado em todo o Estado, trará mais conforto ao povo goiano”, ressalta Alceu.

Segundo o presidente, hoje existem 22 células em pleno funcionamento na cidade. Bairros como Cruzeiro do Sul, 3ª. Etapa do Céu Azul, Vila Guaíra, Jardim Oriente, Valparaízo II, são alguns locais onde a população já tem contato direto com a PM-GO. Durante o ato de lançamento e em reuniões com a cúpula da segurança do estado, Alceu falou sobre o projeto. Ele conversou com o Subsecretario

de Segurança de Goiás, Coronel Edson Costa e com o Comandante Geral da PM-GO, Coronel Divino Alves de Oliveira. A sessão de lançamento do Célula Intemperante contou com a presença de várias autoridades, como o prefeito Pábio Mossoró, entusiasta da ideia, comandantes da PM de Goiás, vereadores, secretários municipais e comunidade. “Juntos podemos mudar a realidade da nossa cidade e do Estado”, ensina Alceu.

Vice de Zé Eliton pode sair do Entorno

Célio Silveira - PSDB

Hildo do Candango - PSDB

Cristóvão Tormin - PSD

Os prefeitos de Águas Lindas, Hildo do Candango e o de Luziânia, Cristóvão Vaz Tormin e o deputado federal Célio Silveira são os nomes cotados para a vice de Zé Elinton, pré-candidato ao governo de Goiás pelo PSDB. As 19 cidades goianas da Região Integrada do DF têm mais de 800 mil eleitores. O número credencia a região a ter participação efetiva em uma chapa majoritária com chances de vitória no próximo ano.

Hildo é quem mais se mobiliza para tentar viabilizar sua candidatura. Ele já, inclusive, teria conversado com todos os prefeitos que integram a AMAB (Associação dos Municipios Adjacentes a Brasília). Em Goiânia, o Água Lindense também conversou com os deputados Diego Sorgatto, Lêda Borges e Célio Silveira. Os três ouviram as propostas de Candango, prefeito reeleito e ex-deputado estadual, e prometeram avaliá-las.

Cristóvão Tormin que também já foi deputado e estadual por dois mandados e comanda Luziânia pela segunda veze, é considerado aliado de primeira hora de Zé Eliton. O Luzianiense pode ser o nome do PSD para ocupar um espaço ao lado do tucano. A seu favor Tormin tem o fato de chefiar a cidade mais rica e populosa da região. Ele ainda contaria com o apoio do secretário de Meio Ambiente de Goiás, Vilmar Rocha, considerado um dos

maiores articuladores do Estado. Célio Silveira só não será candidato a vice-governador se não quiser. Ao menos é assim que pensam grande parte dos analistas políticos goianos. Hoje o parlamentar federal comanda um time de mais de 40 prefeitos, todos alinhados com o seu projeto eleitoral. Para chegar ao Congresso Nacional, Silveira obteve 110.992 votos. Sendo o 7º. mais votado do Estado. Antes de chegar à Câmara Federal, ele foi deputado estadual por dois mandatos, prefeito de Luziânia por dois mandatos consecutivos e presidente da Agência Goiana de Esporte e Lazer. Além de Zé Eliton, querem morar no Palácio das Esmeraldas, o senador Ronaldo Caiado (DEM) e o deputado federal Daniel Vilela (PMDB). Partidos nanicos, como Psol e PCB também devem ter candidatura própria ao governo de Goiás.

programa. O prefeito Mossoró avisa que, quem fará a análise e aprovação dos cadastros será

a Caixa Econômica Federal e a Agehab. Pábio Mossoró lembra que o governo de Goiás, na gestão Marconi Perillo, já construiu 250 mil casas pela Agehab, por meio do Cheque Mais Moradia, e também por meio de parcerias com as prefeituras e com a Caixa Econômica Federal. O chefe do Executivo local ainda esclarece que o Goiás na Frente Habitação envolve a apresentação das áreas pelas prefeituras e a liberação de recursos pelo governo estadual (por meio do Cheque Mais Moradia), e pelo governo federal, por meio da Caixa Econômica Federal. Os recursos serão liberados ao longo deste ano e do ano que vem.

Valparaíso construirá 1008 casas para famílias carentes

O prefeito Pábio Mossoró conseguiu uma grande vitória para diminuir o déficit habitacional da cidade. Graças ao apoio do vice-governador do Estado, Zé Eliton e da deputada estadual licenciada, Lêda Borges, famílias de baixa renda do município serão contempladas com 1008 casas populares. O anuncio foi feito na manhã desta quarta-feira 29, no Ginásio de Esportes do Jardim Oriente. As unidades habitacionais serão construídas, através da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e em parceria com o governo municipal. Os recursos são do Programa a Goiás na Frente Habitação, destinado exclusivamente à construção de moradias populares para as famílias goianas.

Empresários e moradores de Novo Gama podem quitar seus débitos com a prefeitura, através do Programa de Recuperação Fiscal – REFIS 2017, até o final da gestão da prefeita Sônia Chaves, que termina em 2010. O programa é a oportunidade de regularizar os seus débitos com o município, tais como: IPTU, taxas, ISS, ISSQN e taxas de contribuições de melhorias, inscritas

Os formulários de inscrição começaram a ser feitos no mesmo dia do lançamento do

Refis em Novo Gama vai até 2020

em Dívida Ativa e outras dividas de natureza não tributária constituída e vencida, inscrita ou não em dívida ativa, ajuizados ou à ajuizar, com exigibilidade suspensiva ou não, exceto aqueles resultantes de multas ambientais. Segundo o governo local, ficam estabelecidos os seguintes exercícios: Para pagamento à vista, em cota única, será concedido desconto de

95% sobre o valor da atualização monetária, dos juros e da multa. Para pagamento em até 4 parcelas, serão concedidos desconto de 70%, também sobre o montante, juros e multas. A secretaria de Finanças da cidade esclarece que para pagamento em 6 parcelas será concedido desconto de 60%. Já quem preferir par em 12 o desconto é de 50%. Parcela-

mento em 24 vezes o desconto é de 40%. A prefeitura ainda esclarece que a suspensão da exigibilidade para fins de expedição de certidões será reconhecida após a comprovação do recolhimento da primeira parcela. Para maiores informações os interessados podem ligar na Secretaria Municipal de Finanças, através do telefone 3628-1008.

A Senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) votou quarta-feira (22) no Congresso Nacional pela derrubada do veto do presidente Michel Temer que suspendia pontos da Lei 13.485/2017, que parcela e concede descontos às dívidas previdenciárias dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. O chamado encontro de contas  - quando débitos dos municípios com a União podem ser reduzidos pelos créditos que as prefeituras têm para receber do governo- havia sido incluído no texto por uma emenda da Câmara, permitindo que os valores devidos pelas prefeituras fossem revistos antes do eventual

parcelamento. A medida beneficia prefeituras que precisam receber da União créditos previdenciários, gerados por motivos como compensação entre regimes de previdência, devolução de valores pagos indevidamente e restituição por conta da redução das dívidas, entre outros. Segundo a senadora Lúcia Vânia, a derrubada do veto presidencial vai amenizar a situação de crise fiscal em que se encontram cerca de 70% dos municípios. O texto aprovado pelo Congresso manteve o fracionamento dos débitos previdenciários e reduziu as multas e encargos legais.

Cidade Ocidental diz

não à violência contra a Mulher

O prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Correa, comanda uma companha pesada para inibir qualquer tipo de violência contra as mulheres. O lançamento da companha aconteceu no último dia 25, sobretudo nas redes sociais. Na segunda-feira 27, por volta das 9h, os ocidentalenses soltaram balões para chamar a atenção sobre o tema. No mesmo dia, o prefeito se reuniu com os integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de segurança pública. A intenção do encontro foi avaliar as ações desenvolvidas para impedir que mais mulheres sejam agredidas no município. O governo ainda investe em oficinas de confecção de flores, sabão, reciclagens e vidros artesanais, destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade. Também foi entregue canetas com flores à turma da terceira idade.

A prefeitura ainda investe na alto-estima das ocidentalenses. Um mutirão exclusivo para o público feminino realizou massagem, corte de cabelo, designer de sobrancelha, relaxamento corporal e defesa pessoal. Para o primeiro dia de dezembro o município prepara palestras sobre violência domestica e coffe break. O evento acontece no Fórum local, às 9h. Maria da Penha A maior arma de enfrentamento à violência doméstica no país é a Lei Maria da Penha (11.340/06), que completou 11 anos em agosto. Ela é um marco histórico na defesa dos direitos das mulheres brasileiras. Segundo a Organização das Nações Unidas, a Lei é a terceira melhor e mais avançada no mundo em relação ao enfrentamento a violência doméstica e familiar contra as mulheres.

Vereadores querem faculdade para Novo Gama

Graças ao trabalho dos vereadores, Novo Gama pode ganhar um campus de a faculdade Alfredo Nascer, uma das instituições de ensino de maior prestigio de Goiás. Os parlamentares da cidade se reunião com o diretor da faculdade para tratar do assunto. O presidente do Legislativo local, Gessivan BB, deixou o encontro otimista. No mesmo clina estavam os vereadores Cid Bento, Adriano do Transporte e Pelé. “Será uma grande parceria, que trará mais opções de educação de ní-

vel superior para todas as cidades da região. Além disso, gera emprego e renda para a nossa cidade”, analisou BB. O diretor da UNIFAN, professor Alcides Ribeiro Filho, disse que existe a possibilidade real de a instituição se instalar no município do Entorno, dentro da política de expansão da faculdade. BB, por último, garantiu que a cidade tem interesse na parceria, já que os moradores da região serão beneficiados com uma entidade do nível da Alfredo Nasser.


8

Novembro de 2017

Raimundão

Aline e Larissa comemoram aniversário Aline Sousa Santos e Larissa Sousa Santos comemoram juntas seus aniversários no último dia 25. Aline fez 24 anos, é casada com o ex-jogador de futebol, Thiago Barreto, e aguarda o nascimento de seu primeiro filho, o Edu Lorenzo. Já Larissa que fez 22 anos, dedica-se a cuidar da filha, a pequena Lauana Mel. A festa foi na residência da família, no Setor Sul do Gama e reuniu amigos e familiares.

O DEMOCRATA

DESTAQUE

raimundodemocrata@gmail.com

Ailton Miranda deve sair distrital

Um dos mais atuantes líderes comunitários do Gama, Ailton Miranda, lamenta a precariedade de alguns serviços básicos, como saúde, educação e segurança. Sargento da Policia Militar do Distrito Federal, foi conselheiro Tutelar por 17 anos e ainda é presidente da Associação dos Piauienses do DF e Entorno. Miranda acredita que seja possível mudar a realidade nacional e de Brasília investindo em cidadania e na juventude que, segundo ele, padece com a falta de atividades como esporte, lazer e cultura. Ailton Miranda Defensor da família, Ailton ainda acredita que, para diminuir à violência na região é preciso que seja estreitado os laços familiares e religiosos. O tema foi uma de suas bandeiras na campanha eleitoral de 2014, onde “só coma a cara e a coragem”, obteve mais de 3 mil votos.

Ailton Miranda diz que hoje não tem nenhuma filiação partidária. Ele analisa com lupa diversas propostas e optará pela melhor para a sua comunidade. “Ainda tem tempo”, desconversa ele. O ex-candidato a distri-

Adauto fala com Eliana e volta se animar com política

O empresário e ex-administrador do Gama, SIA e Riacho Fundo I, Adauto Rodrigues, voltou a fazer politica no Distrito Federal. Na terça-feira 21, a convite do líder comunitário Antônio Gomes Formiga, ele se reuniu com Eliana Pedrosa, cotada para ser candidata a uma vaga majoritária nas próximas eleições. O gamense que ainda não é filiado a nenhum partido político garantiu que dará apoio “em quem fizer o povo do Gama feliz”. O encontro aconteceu no escritório de Eliana. Em nenhum momento Adauto falou de suas pretensões políticas. Tudo indica que ele será candidato a deputado distrital. Segundo aliados, Adauto é uma

pessoa generosa, de bons princípios e amigo. Além disso, é considerado um dos principais defensores do Gama, onde tem comércio na rodoviária do Setor Central. “Ele está sempre preocupado com as pessoas menos favorecidas. Tem relevantes serviços prestados aqui e nas cidades que administrou”, lembrou Formiga. O ex-administrador tem sido muito pressionado pelos amigos a disputar uma vaga no Legislativo de Brasília. Contudo, ele desconversa quando tocam no assunto. Eliana, depois de rasgar elogios a Formiga, prefeito comunitário da Quadra 30 do Setor Oeste, ressaltou as qualidades de Adauto. Ela disse que a

conversa amistosa, serviu como inicio de uma relação política. A ex-deputada distrital mostrou-se ainda em harmonia como o seu novo partido, o Podemos. Antes, porém, Antônio Gomes, falou do amigo. Lembrou que Adauto tem compromisso histórico com o Gama e sempre apoiou projetos que melhorassem a qualidade de vida dos moradores da cidade que comandou por duas vezes. Por último, o ex-administrador agradeceu a hospitalidade e deixou o local refletindo sobre uma possível candidatura a distrital. A ideia deve ser discutida com familiares, aliados e amigos.

tal, segundo aliados e amigos, também está sendo procurado por deputados federais, senador e pré-candidatos ao Governo de Brasília. “Ouça a todos, a decisão final virá dos apoiadores, amigos e familiares”, resume Ailton.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.