Jornal O Defensor - 10 de junho de 2023

Page 1

Após o susto

Policiais Militares recuperam veículo roubado em avenida de Taquaritinga

Ação policial resulta na localização do veículo Hyundai HB-20, abandonado e danificado, após roubo na região central da cidade

Em uma primeira edição de B.O., os policiais militares Rodrigo e Torres relataram na Delegacia de Polícia, na noite de quarta-feira (7), que foram acionados a comparecer no Pronto-Atendimento da Santa Casa de Taquaritinga, onde se encontrava uma vítima de roubo de seu veículo.

No local, em contato com a vítima, apurou-se que ela, ao estacionar seu veículo Hyundai/HB20, no cento da cidade, e retirava alguns objetos do seu interior, dois indivíduos magros, de estatura mediana, um deles trajando blusa de moletom branca e ambos de bonés e bermudas estampadas, sendo um armado com uma pistola, anunciaram o roubo, pedindo para que adentrasse no veículo no banco traseiro.

Logo depois, nas proximidades do Sindicato

Levem as crianças

Rural, pela Rua Carlos Gomes, pediram para a vítima pular do caro que estava em movimento, vindo a mesma a lesionar o pé direito. Posteriormente, um amigo da vítima passou pelo local, socorrendo-a até o Pronto-Atendimento da Santa Casa, permanecendo sob cuidados médicos, devido ao fato de ter feito um corte no pé e passar por exames de Raio X. Já na madrugada do dia seguinte (8), em uma segunda edição, os PMs informaram, na Delegacia de Polícia, que em patrulhamento pelo Jardim Paraíso 2, receberam informação, via CAD 190, que no Jardim do Bosque de Santa Luzia, um veículo Hyundai HB-20, da cor prata, estaria sendo conduzido de forma perigosa e que seu condutor quase teria atropelado um transeunte.

Diante das informa-

ções, os PMs passaram a patrulhar as imediações, que fica aos fundos do Jardim Maria Luiza 2, por uma estrada de terra, onde observaram que havia ras-

Campanha Faça Bonito acontece na Praça de Santa Luzia no Jardim Buscardi

tro de veículo adentrando em um carreador de cana de açúcar. Dessa forma, lograram êxito em localizar o veículo Hyundai HB-20, produto de roubo ocorrido

Meninas na quadra

na data anterior. O veículo estava abandonado e ainda com o capô quente, apresentando avarias na lateral direita e alguns riscos na lateral

esquerda. A vítima compareceu no local com a chave reserva, conduzindo o veículo até sua residência, onde seria acionada a perícia do I.C. de Araraquara.

Futsal feminino de Taquaritinga enfrenta São Carlos na terça-feira no ginásio ‘Manoel dos Santos’

Acontece neste sábado (10), a última rodada da primeira fase dos eventos programados pela Prefeitura de Taquaritinga, denominados Faça Bonito, que tem o ob-

jetivo de informar, mobilizar, sensibilizar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Preparem-se os torcedores e torcedoras do futsal feminino. Na próxima terça-feira (13), no ginásio de esporte “Manoel dos Santos”, a equipe de futsal feminino de Taquaritinga, que faz uma

excelente campanha no campeonato Paulista & Sul Minas de 2023, enfrenta o five do Deportivo Sanka, de São Carlos, a partir das 20h30.

Versão Digital TAQUARITINGA | 10 de junho de 2023 | Ano XL | Edição 2051 | Distribuição On-line |
O Defensor Página 3 Página 11
2
2
Taquaritinga, Cândido Rodrigues e Santa Ernestina
Colunas desta edição Página
Página

Dia dos Namorados e Santo Antônio Cemitério

Municipal de Taquaritinga

O Cemitério Municipal de Taquaritinga, que deveria ser um local de respeito e dignidade para aqueles que partiram, tornou-se um exemplo claro do descaso e da falta de compromisso da atual administração. Após uma reforma parcial realizada durante o primeiro mandato do prefeito Vanderlei Mársico, a situação atual revela um cenário de abandono e desleixo.

Eeis que, mesmo nesse conturbado ano de 2023, o 12 de junho, Dia dos Namorados, está chegando.

Isso no Brasil, é claro. Na maioria dos outros países, a troca de presentes entre os apaixonados ocorre em 14 de fevereiro, dia de São Valentim, o conhecido “Valentine’s day”.

No caso brasileiro, a data está ligada, na verdade, ao dia seguinte, 13 de junho. A religião católica dedica esse dia a Santo Antônio. Pode até ser que, neste ano, as comemorações do Dia dos Namorados para muita gente seja um pouco diferente, por conta dessa lenta e confusa pandemia. Porém, não vão faltar beijos e abraços.

Já em relação a Santo Antônio, se dedicou cedo aos estudos, sendo aluno da Universidade de Coimbra, em Portugal. Mais tarde, ordenou-se na Ordem Franciscana, viajando como missionário pela França, chegando à Itália, mas precisamente em Pádua, onde

faleceu em 13 de junho de 1231. Foi beatificado em 1232 pelo papa Gregório IX e canonizado no mesmo ano.

Santo Antônio é padroeiro de Lisboa e de Pádua e secundário de Portugal. Era conhecido como padroeiro dos humildes e também pela ajuda que dava às moças solteiras que precisavam conseguir dotes para o casamento.

Conta a lenda que uma mulher, desesperada para arrumar seu dote e casar-se, ajoelhou aos pés de uma imagem de Santo Antônio. Naquela época, ficar solteira era inadequado. Um castigo para as mulheres. A mulher gritou palavras de súplica e de muita fé diante da imagem. Pouco tempo depois, moedas de ouro surgiram diante dos seus olhos. E, assim, ela pode se casar pagando o seu dote. Parece, ao que tudo indica, que vem daí a fama de casamenteiro. Fama que atravessou o Atlântico com os portugueses e aqui chegou. E se firmou.

www.odefensor.com.br

ODefensor

Com circulação diária, de terça-feira à sábado. O Defensor mantém seu trabalho sério, imparcial e independente, voltado única e exclusivamente para os interesses da comunidade.

Circulação: On-line

Uma publicação da:

Nova Dimensão Editora

Ltda.

Diretor Presidente:

Gabriel Silvestre Bagliotti gabrielbagliotti@gmail.com

Vendas: comercialodefensor@ gmail.com

Edição e Diagramação:

Nathalia Davoglio Sabbatini

Na época, a entrada do cemitério recebeu uma atenção especial, com a pavimentação da avenida central, pintura renovada, vasos ornamentais e flores, além de uma ampla divulgação nas redes sociais e na rádio FM do prefeito. Nós, inclusive, deste veículo de imprensa, concedemos crédito àquela obra. No entanto, passados alguns anos, quem visita o local depara-se com sujeira, ruas em condições precárias e inadequadas para uma família sepultar seu ente querido.

Apesar da boa vontade por parte da equipe de coveiros e dos administradores em manter o funcionamento básico da necrópole, o espaço já se mostra insuficiente e necessitado de uma reforma completa. Diante da falta de espaço, a administração municipal autorizou a construção de túmulos em áreas que antes eram destinadas a ruas. Isso resultou em dificuldades para o cortejo fúnebre chegar ao seu destino final, causando ainda mais angústia às famílias enlutadas.

A atual administração ostenta o slogan "Quem Ama Cuida", porém, se não estamos cuidando do local que acolhe nossos entes queridos falecidos, como poderemos lidar com o dia a dia de uma cidade? Nos últimos dias, visitei o cemitério em algumas ocasiões, e pude constatar a sujeira e a falta de cuidado presente no espaço. Todas as ruas necessitam do mesmo tratamento que foi dado à avenida central, mas infelizmente, o descaso persiste.

É lamentável que um local tão importante, que deveria ser um espaço de respeito e tranquilidade para as famílias

enlutadas, seja relegado a um segundo plano. Afinal, cuidar dos entes queridos após a morte é uma expressão de amor e respeito, e isso deve ser refletido na atual gestão.

É fundamental que a administração assuma a responsabilidade de proporcionar um ambiente digno e bem-cuidado para as famílias taquaritinguenses que utilizam o cemitério como espaço de luto e memória. Além disso, é necessário que sejam feitos investimentos em ampliação e infraestrutura adequada para garantir que todos os falecidos tenham um local apropriado para descansar, que todas as questões levantadas sobre uma possível ampliação sejam colocadas em prática e algo saia efetivamente do papel.

A população de Taquaritinga espera que as autoridades competentes tomem as devidas providências e que o Cemitério Municipal seja tratado com o respeito e a atenção que merece. Os entes queridos que partiram merecem um descanso eterno em um ambiente que reflita o amor e a consideração de seus familiares e da comunidade como um todo. *Gabriel Bagliotti é jornalista responsável e diretor presidente de O Defensor.

Jornalista Responsável: Gabriel Silvestre Bagliotti (Reg. MTB nº. 66972/SP)

Caro leitor: Participe de O Defensor. Envie sugestões ou comentários. Desta forma podemos construir um jornal que atenda a suas expectativas.

Site e e-mail: www.odefensor.com.br

odefensor@odefensor.com.br

jornalodefensor@gmail.com

“Artigos assinados não representam necessariamente a opinião do jornal."

O Defensor | 10 de junho de 2023 www.odefensor.com.br 2
de Jornalismo – Rua Campos Sales, 307 - Sala 203 - Tel: (16) 3252-5696Taquaritinga-SP
E-mail:
Central
-
jornalodefensor@gmail.com
reflete a falta de cuidado da atual administração
Obras inacabadas e falta de manutenção evidenciam a negligência no espaço de descanso final dos entes queridos

Campanha Faça Bonito neste sábado na Praça de Santa Luzia no Jardim Buscardi

Acontece neste sábado (10), a última rodada da primeira fase dos eventos programados pela Prefeitura de Taquaritinga, denominados Faça Bonito, que tem o ob-

jetivo de informar, mobilizar, sensibilizar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O “Sábado de Lazer e

Desenvolvimento Infantil

Conscientização para a Família” será na Praça da Igreja de Santa Luzia, no Jardim Buscardi, das 14h30 às 18h30, através da Secretaria Municipal de Desenvolvi-

mento Social, Fundo Social, CRAS e CREAS, com apoio da OAB, Diretoria Regional de Ensino, CMDCA e Conselho Tutelar.

Senhores pais ou res-

ponsáveis levem suas crianças para uma tarde com muita música, teatro, brinquedos, pipoca, algodão doce, refrigerante e muito, mas muito mais.

A Campanha Faça Bonito é diversão garantida para toda a família. Por isso mesmo vá e se divirta com os filhos, sobrinhos e familiares.

Vereador propõe contratação de fonoaudiólogo para rede pública de Taquaritinga

Indicação visa atender crianças com dificuldades na fala e demanda especializada na área da saúde

diagnósticos que somente um profissional especializado pode detectar e tratar adequadamente.

Na noite da última segunda-feira, 5 de junho, a Câmara Municipal de Taquaritinga realizou a 13ª Sessão Ordinária do ano. Durante o encontro, o vereador Eder Mineiro apre-

sentou uma indicação de grande relevância para a comunidade, sugerindo ao prefeito municipal que estude a possibilidade de contratar um fonoaudiólogo para atuar na rede pública

de saúde do município.

A iniciativa do vereador surge em resposta às crescentes reclamações de pais, professores e outros profissionais da área da saúde em relação à existência de mui-

tas crianças que enfrentam dificuldades na fala. Essas dificuldades podem ser causadas por diversos fatores, como problemas crônicos, questões familiares, aspectos psicológicos ou outros

A atuação de um fonoaudiólogo na rede pública de saúde de Taquaritinga se faz necessária para garantir o atendimento adequado a essas crianças e proporcionar-lhes o suporte necessário para o desenvolvimento de suas habilidades de comunicação. Além disso, a presença desse profissional contribuiria para a identificação precoce de possíveis transtornos de fala e a intervenção terapêutica oportuna, evitando que essas dificuldades afetem negativamente o aprendizado e a sociabilização dos jovens taquaritinguenses.

Ao propor essa indicação, o vereador Eder Mineiro busca dar voz às deman-

das da comunidade, que tem expressado a importância de contar com um serviço especializado na área da fonoaudiologia. A contratação de um fonoaudiólogo para a rede pública de saúde do município seria um investimento no futuro das crianças e um compromisso com a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade para todos.

A proposta será agora analisada pela prefeitura, que avaliará a viabilidade da contratação do profissional. Caso seja acolhida, a medida trará benefícios significativos para os alunos da rede pública, suas famílias e toda a comunidade escolar, fortalecendo a assistência à saúde e o suporte necessário para a superação das dificuldades na fala enfrentadas por algumas crianças.

www.odefensor.com.br O Defensor | 10 de junho de 2023 3 Levem as crianças

Semana que vem completo 24 anos como profissional da Educação. Mais de duas décadas destinadas, dedicadas ao trabalho docente. Semelhante a um jovem alcançando sua maturidade, esta que não está relacionada com a quantidade, porém à análise, à prática, ao labor etc.

A primeira aula a gente nunca esquece, pode até parecer comercial de TV aberta, todavia a marca deixada por aquele primeiro momento é inigualável. São marcas que carrego na alma, são memórias que insistem em desfilar em meio ao caos educacional deixado pela pandemia, realmente, é o gás que insiste em alimentar o gosto ardente de poder transmitir o conhecimento teórico e, também, a experiência de vida. Como todos bem sabem, a Escola brasileira atravessa, talvez, o seu período mais difícil, ou seja, vivemos uma decadência nos lares, famílias desestruturadas e com isso crianças e adolescentes cada vez mais sem-limites, acostumados apenas ao “sim” como resposta. Alunos com sérios problemas psicológicos clamando por uma palavra amiga e verdadeira, algo que os lares não propiciam mais. Chegamos ao ponto, meus caros leitores, de pais dizerem aos professores que não conseguem mais controlar os seus filhos, crianças, que apenas necessitam de limites. Estamos diante de um efeito letárgico familiar. A impotên-

cia dos lares. Com isso a escola torna-se o local onde a barreira deve ser construída, o limite imposto, o não a ser tratado como um advérbio de negação, porém a ordem que faltava em casa.

Em 1999, no dia 15 de junho, aniversário da minha avó Carmem, recebo uma ligação da Escola Prof. Francisco Silveira Coelho, a coordenadora, Rose, chamando-me para a substituição. Alegre e feliz não só pelo fato de iniciar-me diante da carreira docente, no entanto o dinheiro (como hoje) era essencial. Com ele a independência financeira, a ajuda aos meus pais que sempre não mediram esforços para me ajudar. Antes de me dirigir à escola passei na casa da minha prima Celina e do meu primo Márcio (in memória), peguei um apagador e uma caixa para depositar os gizes a serem usados (era giz ainda, e o quadro verde que insistiam em chamar de negro). Foi uma tarde agradável. Alguns alunos que não desejavam saber de aprender, outros, muitos, ávidos pelo conhecimento. Com vinte e um anos, na época, era interessante que tinha apenas um pouco mais de idade que alguns alunos; mas, era durante o período noturno que acabava sendo o mais novo da sala, pois ali tínhamos o Supletivo (hoje EJA, Ensino de Jovens e Adultos).

A primeira música que trabalhei para explicar a Gramática de forma contextualizada foi

Um guia para torcer

“Família” do Titãs, a banda que eu amo. E trouxe para a explicação um dos quadros de um pintor colombiano, que agora não me recordo do nome, cujas características de suas obras traçam a obesidade, um retorno aos clássicos das artes plásticas. Aprendi com o Padre Marcelo Rossi a tornar minhas aulas um show. Não só um espetáculo, mas também, um momento em que os alunos aprenderão ao conteúdo, pois a contextualização faz-se fundamental. E não parei mais, músicas e filmes, séries, memes, charges, HQs, textos das redes sociais, todos, elementos que só agregam às minhas aulas. E lá se passaram 24 anos. Amigos, alunos, amigos, ex-alunos, companheiros de trabalho, professores etc. Pessoas que chegam a ti e dizem: “Hoje sou professor por ti”. Que sensação!

Sei que o salário deveria ser maior, sei que somos desvalorizados, sei que muitos familiares não entendem por que tanta dedicação, todavia é algo subjetivo, é uma necessidade, é o amor. É a vontade de dividir minhas leituras, meu conhecimento, alimentar mentes ávidas pela saúde mental. Ávidos pela paz psicológica, o colo de um pai.

Nesses vinte e quatro anos acho que fui mais que um professor. Você foi meu aluno¿ *Prof. Sergio A. Sant’Anna –Professor de Redação nas Redes Adventista e COC em SC e jornalista.

A vida do torcedor brasileiro é uma montanha russa de emoções. Dessa vez, não falo do Corinthians, – afinal, como previsto em coluna anterior, bastaram duas vitórias para que este colunista já passasse a sonhar com um duelo entre Luxemburgo e Guardiola no mundial de clubes – mas do tênis.

Na semana passada, o tenista Thiago Wild conseguiu o impensável: derrotou o russo Medvedev, 2º melhor do mundo, e chegou às oitavas de final de Roland Garros. Desde o tricampeonato de Gustavo Kuerten, vencido em 2001, um brasileiro não ia tão longe naquele que é um dos maiores e mais charmosos torneios do circuito internacional de tênis.

Notícia para comemorar, certo? Com certeza seria, não fosse por um detalhe: ainda durante a repercussão positiva da vitória, começaram a surgir prints de conversas do brasileiro com sua ex-namorada. Nas mensagens, ele não só ameaçava e abusava psicologicamente da moça, como também se orgulhava de ser um “machista opressor” e – pasmem - ter

um tataravô que pertencia ao partido nazista.

Não parece ser coincidência, portanto, o fato de “wild” significar “selvagem” em inglês. O tenista brasileiro pode até ser muito bom com uma raquete nas mãos, mas coisas mais simples, como viver em sociedade, não estão entre seus maiores talentos.

Talvez seja uma das grandes dificuldades do mundo contemporâneo: atualmente, não basta torcer para o ídolo – seja ele músico, esportista, político ou ator – ter uma boa performance na atividade pela qual se tornou conhecido. Devemos torcer também para que ele não tenha cometido nenhuma bobagem na vida pessoal – se tiver, não demoraremos a descobrir.

Depois do caso de Thiago Wild, estou precavido. Agora, só comemoro a vitória de um esportista depois de ter feito uma verdadeira auditoria. Primeiro, jogo o nome do sujeito nos sites dos principais tribunais: há processos contra ele? Se sim, do que se tratam? Na sequência, coloco o CPF no sistema da Receita Federal: ele paga seus

impostos em dia? Se já deixou de pagar, ao menos está em dia com os parcelamentos? Por fim, vou às redes sociais: tem curtida em post do Bolsonaro? Já compartilhou Felipe Neto ou Luisa Mell? Posta foto de prato que não serve sequer uma pessoa? Escreve textão de aniversário para os amigos? Emite opiniões rasas sobre arcabouço fiscal, taxa de juros ou outro tema complexo que der na telha? A minha devoção e torcida dependerão das respostas corretas às perguntas anteriores. Enquanto escrevo, a tenista Bia Haddad joga as semifinais do mesmo Roland Garros, feito não atingido por uma brasileira desde a gigante Maria Esther Bueno em 1964. Torçamos para que ela vença a partida – e o campeonato, óbvio. Mas, principalmente, torçamos para que não surjam motivos para cancelá-la.

*Carlos Galuban Neto é advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

O Defensor | 10 de junho de 2023 www.odefensor.com.br 4
Vinte e quatro anos. Você foi meu aluno!

Vereador propõe inscrição no Programa Mais Médicos para melhorar atendimento em Taquaritinga

Indicação visa garantir a chegada de profissionais de saúde qualificados ao município

sionais do Programa Mais Médicos ao município traria benefícios significativos à população, melhorando o atendimento e ampliando o acesso aos cuidados de saúde. Com médicos qualificados, Taquaritinga poderia suprir demandas crescentes e garantir um atendimento mais eficiente e abrangente, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades em encontrar atendimento médico adequado.

A indicação do vereador Dr. Valmir Carrilho reflete a preocupação em proporcionar uma saúde de qualidade para todos os taquaritinguenses. A inscrição no Programa Mais Médicos seria uma oportunidade de trazer profissionais capacitados que contribuiriam para fortalecer o sistema de saúde local e atender às necessidades da população.

Durante a 13ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Taquaritinga, realizada na última segunda-feira, 5 de junho, nas dependências do Cine São

Pedro devido às obras de reforma na sede do Legislativo, o vereador Dr. Valmir Carrilho apresentou uma indicação de grande importância para a melho-

ria do atendimento à população local.

A indicação do vereador tem como objetivo solicitar ao prefeito municipal que realize a ins-

crição de Taquaritinga no Programa Mais Médicos. Reconhecido por sua excelência e comprovado impacto positivo na saúde pública, o programa oferece

a possibilidade de receber médicos capacitados para atuar em áreas prioritárias e regiões carentes de assistência médica.

A chegada de profis-

A administração municipal avaliará a indicação e analisará a viabilidade de inscrição no programa. Caso acatada, essa medida poderá trazer impactos positivos na oferta de serviços médicos, garantindo um atendimento mais eficiente, ágil e humanizado para a população de Taquaritinga.

www.odefensor.com.br O Defensor | 10 de junho de 2023 5 Indicação oportuna

Necessidade Financeira

Vereadora solicita que prefeito não desconte auxílios durante as férias dos servidores municipais

Pedido visa preservar o orçamento familiar dos funcionários e garantir benefícios durante o período de descanso

Na última segunda-feira, durante a 13ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Taquaritinga, realizada no Cine São Pedro devido às obras de reforma na sede do Legislativo, uma das indicações apresentadas chamou a atenção dos presentes. A autoria da proposta é da vereadora Profª Mirian Ponzio e tem como objetivo solicitar ao prefeito municipal uma medida de preservação do orçamento familiar dos servidores municipais. No pedido, a vereadora Mirian Ponzio ressalta que, recentemente, foi concedido um dissídio de apenas

4,18% aos servidores, além de um aumento de R$ 300 no auxílio alimentação para os ativos e de R$ 100 no auxílio saúde para os aposentados. Diante disso, a vereadora solicita que o prefeito evite o desconto integral dos auxílios no mês em que os servidores da ativa usufruem de suas férias. A justificativa para essa solicitação é a importância desses valores no orçamento familiar dos funcionários municipais. Tais benefícios têm um impacto significativo na composição das despesas mensais e contribuem para a qualidade de vida dos

servidores e suas famílias. Portanto, a vereadora Mirian Ponzio destaca a necessidade de preservar esses recursos durante o período de férias, garantindo que os servidores possam desfrutar de seu descanso sem prejudicar seu orçamento familiar.

A indicação da vereadora Profª Mirian Ponzio levanta uma questão relevante e sensível para os funcionários municipais, que enfrentam desafios financeiros diários. Preservar os auxílios durante as férias representa um reconhecimento da importância desses benefícios e demonstra preocupação com o bem-estar dos servidores e suas famílias.

O pedido será analisado pelo prefeito municipal, que avaliará a viabilidade e os impactos dessa medida. É por meio do diálogo e da

atenção às demandas da população que se constrói uma administração pública mais justa e responsável. A vereadora Profª Mirian Ponzio, por meio dessa indicação, busca garantir que os servidores municipais tenham

um período de descanso tranquilo, sem prejuízos financeiros, fortalecendo o vínculo entre o poder público e os trabalhadores que dedicam seu esforço diário ao serviço do município de Taquaritinga.

Descanse em paz, Jabor

Faça Bonito

O “Sábado de Lazer e Conscientização para a Família”, evento que faz parte da campanha Faça Bonito, será realizado na tarde deste sábado (10), na Praça da Igreja de Santa Luzia em Taquaritinga, das 14h30 às 18h30. Leve as crianças. Haverá música, teatro, brinquedos, pipoca, algodão doce, refrigerante e muito mais. Aproveite. É diversão garantida para toda família.

Banda Chapadão

Festa e muita música neste domingo (11), no pesqueiro e choperia Tênis Park, a partir das 18h. Presença marcante da Banda Chapadão, divertindo e sambando no melhor do estilo brasileiro.

Angelim Barbeiro

Uma moção de aplauso

das mais justas foi apresentada pelo vereador Tonhão da Borracharia, na sessão ordinária da Câmara Municipal, na segunda-feira, ao colega Ângelo Bartholomeu, o conhecido Angelim Barbeiro. No ofício, Tonhão destaca que desde sua infância, Angelim presta serviços, gratuitos, no corte de cabelo, em pessoas de diversas entidades da cidade. Parabéns.

Comércio até às 15h

Neste sábado, 10 de junho, o comércio varejista de Taquaritinga estará atendendo clientes, amigos e consumidores até às 15h.

Começo de mês e muita gente pela cidade, com a finalidade de realizar suas compras. Novidades para o mês de julho

As férias escolares do

mês de julho estão chegando e familiares já começam a fazer suas contas sobre viagens para o litoral paulista, praias do Rio de Janeiro, além das viagens já programadas para o exterior. Momentos de rara beleza e descontração a serem vividos pelos taquaritinguenses no próximo mês.

Festa da Cidade

Faltando dois meses para Taquaritinga comemorar seus 131 anos de emancipação político-administrativa. Dia 16 de agosto, a festa da cidade promete muitas novidades, principalmente em relação ao desfile a ser realizado na Avenida Paulo Scandar. Aguardemos.

Quando cheguei em Taquaritinga, uma das primeiras pessoas que conheci foi José Paulo Jabor. Eu era um jovem adulto recém saído da adolescência querendo mudar o mundo com a paixão inocente própria da juventude e ele já era um sujeito de uma estatura moral respeitável e que com sua serenidade tentava nem sempre com sucesso domar e orientar meus instintos. O Rotary Club foi uma escola de vida para mim, Jabor foi um excelente professor.

Com o tempo, nossos laços foram se estreitando. Minha fé titubeante me levava até a igreja mas a falta de prática me trazia dúvidas. Mais uma vez, Jabor foi um mestre em minha jornada. Com paciência, foi me orientando para que eu fosse capaz de perseverar mesmo diante dos conflitos que tormenta o espírito dos jovens em um mun-

do tão perverso.

E, estando perto dele, conhecendo-o melhor, vi que Jabor não era apenas um bom rotariano e um cristão fiel. Também era um profissional dedicado, um amigo leal e um chefe de família exemplar. Jabor era realmente uma luz no mundo, uma inspiração e um modelo para todos que o conheciam. Posso falar por mim e também por todos que foram impactados por sua presença, por suas atitudes e por suas palavras.

Infelizmente, Jabor partiu para seguir sua caminhada do outro lado da vida. Porém, se ele não pôde permanecer presencialmente conosco, seu legado será mantido entre nós. Tenho certeza que para sempre ele será lembrado por tudo o que fez por aqueles que conheceu, por todos que precisaram dele e, principalmente, por quem

nem o conhecia ou nem sabia que precisava dele até que, sem esperar nenhuma recompensa ou reconhecimento, ele se fez presente em sua vida.

O mundo é melhor porque nele há pessoas como Jabor. Certamente, tornou-se um lugar mais triste e desolador com sua partida. Mas, em honra a sua memória e a sua história, tenho certeza que José Paulo Jabor esperaria que permaneçamos firmes nos propósitos que sempre defendeu e observemos os valores que sempre prezou. Jabor descansará em paz. Mas nós não: seguiremos aqui com o trabalho que ele começou e levando adiante a mensagem que ele passou para cada um de nós, taquaritinguenses.

*Rodrigo Segantini é advogado, professor universitário, mestre em psicologia pela Famerp.

O Defensor | 10 de junho de 2023 www.odefensor.com.br 6
*Luiz Eduardo Schneider é jornalista e colaborador de O Defensor.

UNIP Taquaritinga está com as inscrições abertas para as turmas do segundo semestre 2023

Estudar é sempre a melhor opção, um investimento que trará benefícios em todos os aspectos, intelectual e profissionalmente. Afinal o conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de nós!

A UNIP Taquaritinga, está com condições especiais para ingresso nas turmas de segundo semestre 2023. Aproveite para ini-

ciar a sua graduação! São diversos cursos EaD, em várias áreas do conhecimento, que levarão você a conquistar um diploma com a qualidade da universidade número 1 no mercado de trabalho e com valores acessíveis. Na UNIP você tem tutoria para tirar as dúvidas 24h pelo 0800, o mesmo diploma do ensino presen-

cial, biblioteca virtual com mais de 13 mil títulos disponíveis, material digital e todo o suporte do polo que fica na Rua Dos Domingues, 251 - Centro - Taquaritinga/SP.

São muitos os alunos que conquistaram seu diploma com a UNIP e nós estaremos aqui para te ajudar a também conquistar o seu!

Com o ensino à distância, se torna mais fácil conciliar os estudos com a rotina corrida do dia a dia. Com uma plataforma atual e tecnológica, você acessa suas aulas onde estiver e pode assistir quantas vezes precisar.

A UNIP Taquaritinga também valoriza a inserção dos estudantes no mercado de trabalho. A instituição

estabelece parcerias com empresas locais, facilitando oportunidades de estágio e está atenta às demandas do mercado, ajudando seus alunos para os desafios do mundo profissional.

Se você busca uma instituição de ensino comprometida com a qualidade e que valoriza o crescimento pessoal e profissional de seus alunos, a UNIP Ta-

quaritinga é a escolha certa. Venha fazer parte dessa comunidade acadêmica e trilhe o caminho para o sucesso.

Mais informações pelo WhatsApp 16 99992-0618 Mudar a sua história só depende de você.

A UNIP Taquaritinga está situada na Rua Dos Domingues, 251 - CentroTaquaritinga/SP.

www.odefensor.com.br O Defensor | 10 de junho de 2023 7 Ensino à distância

Tonhão da Borracharia solicita informações sobre dados de servidores da enfermagem e presta homenagem a colega vereador

Requerimentos

abordam a necessidade de verificação de informações no sistema e reconhecem trabalho comunitário de Angelim Barbeiro

querimentos apresentados, dois de autoria do vereador Tonhão Da Borracharia chamaram a atenção.

No primeiro requerimento, o vereador Tonhão Da Borracharia solicita ao prefeito municipal que informe, de maneira ágil, se os dados dos servidores da enfermagem estão corretos no sistema RAAS (Registro de Ações Ambulatoriais de Saúde) e no sistema Cnes (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), do Ministério da Saúde. A correta atualização dessas informações é crucial, uma vez que, caso estejam incorretas, os valores repassados pelo governo federal podem ser insuficientes, o que dificultaria ou impossibilitaria o pagamento do piso salarial da categoria.

A preocupação de Tonhão da Borracharia com a regularidade dos dados reflete a importância de assegurar o correto repasse de recursos destinados aos servidores da enfermagem. A transparência e a preci-

são dessas informações são fundamentais para garantir uma remuneração adequada aos profissionais que desempenham um papel essencial no cuidado da saúde da população.

Em outro requerimento, o vereador Tonhão Da Borracharia propõe uma Moção de Aplauso ao colega vereador Ângelo Bartholomeu, mais conhecido como Angelim Barbeiro.

A moção visa reconhecer e enaltecer o trabalho comunitário realizado por Angelim ao longo dos anos.

Desde sua infância, Angelim Barbeiro já demonstrava sua dedicação ao próximo, cortando o cabelo das crianças do Lar São João Bosco e dos idosos do Asilo São Vicente de Paulo. Há mais de 50 anos, ele presta serviços voluntários, visitando as casas de pessoas necessitadas e doentes acamados para cortar cabelo e barba. Mesmo nos dias atuais, Angelim continua seu trabalho comunitário, atendendo às pessoas doentes, inclusive

aos domingos e feriados. A Moção de Aplauso proposta pelo vereador Tonhão Da Borracharia ressalta o espírito de solidariedade e a generosidade de Angelim Barbeiro, que dedicou grande parte de sua vida para levar cuidado e conforto àqueles que mais precisam. Sua atuação é um exemplo inspirador de como ações simples podem fazer a diferença na vida das pessoas e fortalecer os laços comunitários. O compromisso dos vereadores em fiscalizar e propor ações que beneficiem a comunidade é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. O requerimento sobre os dados dos servidores da enfermagem e a Moção de Aplauso ao vereador Angelim Barbeiro demonstram a importância de políticas públicas voltadas ao bemestar da população e o reconhecimento daqueles que dedicam seu tempo e esforços para o bem comum.

Na última segunda-feira, 5 de junho, a Câmara Municipal de Taquaritinga realizou a 13ª sessão or-

dinária do ano, marcada pela discussão de diversos requerimentos. O encontro aconteceu nas dependên-

cias do Cine São Pedro, devido às obras de reforma em andamento na sede do Legislativo. Entre os re-

O Defensor | 10 de junho de 2023 www.odefensor.com.br 8 Cobrança e Reconhecimento

CAT divulga agenda de jogos para este sábado e domingo

Clube Atlético Taquaritinga terá desafios em diferentes categorias de base

O Clube Atlético Taquaritinga (CAT) divulgou sua agenda de jogos para este final de semana, que traz confrontos em diversas categorias da base do clube.

Neste sábado, dia 10 de junho, o time sub-20 do CAT entra em campo. O adversário será a Ferroviária, e o jogo acontecerá às

15h no Estádio Dr. Adail Nunes da Silva, conhecido como "Taquarão". A entrada para a partida será um quilo de alimento não perecível, reforçando o aspecto solidário presente no evento.

As equipes sub-15 e sub-17 do CAT também terão jogos no sábado. Os times enfrentarão o Novo-

rizontino, com o sub-15 entrando em campo às 9h e o sub-17 às 11h, ambos no Estádio José Antônio Rossi. Encerrando a semana de jogos, no domingo, dia 11 de junho, será a vez das equipes sub-11 e sub-13 do CAT enfrentarem o Barretos. O sub-11 jogará às 9h, seguido pelo sub-13 às

10h30, ambos no Estádio Dr. Adail Nunes da Silva, o "Taquarão".

Com uma agenda movimentada, o CAT demonstra seu compromisso em proporcionar oportunidades para os jovens atletas mostrarem seu talento em diferentes categorias. Além disso, a diversidade de confrontos e a realiza-

ção de jogos em diferentes estádios contribuem para a promoção do esporte e a interação entre os times.

Os torcedores podem acompanhar os jogos ao vivo nas transmissões online e presencialmente nos estádios, sempre seguindo as recomendações e protocolos de segurança vigentes. A presença e o

apoio da torcida são fundamentais para incentivar os jogadores e fortalecer o espírito esportivo na comunidade.

O CAT reforça o convite aos seus torcedores e à comunidade em geral para prestigiarem os jogos e celebrarem o futebol, sempre com respeito e paixão pelo esporte.

Respeito e reconhecimento Clube Atlético Taquaritinga presta homenagem a profissionais de destaque Médicos com longa trajetória no CAT são reconhecidos pelo clube

Durante o intervalo da partida entre Clube Atlético Taquaritinga e Internacional de Bebedouro, realizada no último domingo, 4 de junho, duas importantes homenagens marcaram o evento. O CAT aproveitou a ocasião para reconhecer e agradecer a contribuição de dois profissionais que têm uma longa história de colaboração com o clube.

O primeiro homenageado foi o Dr. Antônio Carlos Dib Jorge, que recentemente completou 50 anos de carreira médica e acumula mais de 40 anos de dedicação ao Clube Atlético Taquaritinga. Além de ser um renomado médico, o Dr. Dib também ocupou o cargo de presidente do Leão em 1990. Sua participação

em conquistas memoráveis e sua atuação pautada pela dedicação, seriedade e profissionalismo renderam-lhe uma placa como forma de gratidão e reconhecimento por parte do clube.

A segunda homenagem foi destinada ao Dr. Luis Roberto Aparecido Micheloni, médico com mais de 20 anos de experiência e atual Médico Responsável do CAT desde 2021. O Dr. Micheloni tem contribuído de forma voluntária e dedicada nos dias de jogos do clube, prestando atendimento médico essencial aos atletas. Sua atuação exemplar e sua postura profissional receberam o reconhecimento do Clube Atlético Taquaritinga, expresso por meio de um cartão de prata e agrade-

cimentos sinceros.

As placas de homenagem foram devidamente assinadas pelo Presidente do Clube Atlético Taquaritinga, Diego José Rodrigues, representando a gratidão de toda a instituição pelo trabalho e comprometimento dos homenageados ao longo dos anos.

Essas homenagens destacam não apenas a importância dos profissionais de saúde no esporte, mas também ressaltam o papel fundamental que o Clube Atlético Taquaritinga desempenha na valorização e reconhecimento de suas equipes médicas. O compromisso e a dedicação desses profissionais são fundamentais para o bom desempenho dos atletas e a

preservação da saúde de todos os envolvidos.

O Clube Atlético Taquaritinga reforça sua gratidão ao Dr. Antônio Carlos Dib

Jorge e ao Dr. Luis Roberto Aparecido Micheloni, e destaca a importância de suas trajetórias para o sucesso do clube. É por meio

de pessoas dedicadas como eles que a história do CAT é construída e que o esporte local se fortalece cada vez mais.

www.odefensor.com.br O Defensor | 10 de junho de 2023 9
Final de semana esportivo

Caporanga se une à Escola Estadual Aníbal do Prado e Silva em ação pelo meio ambiente

Projeto da Caporanga promove conscientização ambiental em parceria com escola e reforça importância da preservação do planeta

No último Dia do Meio

Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Caporanga, organização não governamental voltado para a sustentabilidade e preservação ambiental, teve a oportunidade de apresentar seus projetos e estabelecer um diálogo enriquecedor com os alunos da Escola

Estadual Aníbal do Prado e Silva. O encontro, marcado pela interação e troca de ideias, foi realizado em uma atmosfera repleta de cores, com a presença dos alunos vibrantes e o cenário envolvente dos ipês em flor, complementados pelo céu azul e o verde da natureza ao redor.

A Escola Estadual Aníbal do Prado e Silva se destaca por seu compromisso em trabalhar a consciência ambiental tanto na teoria quanto na prática. Além disso, a instituição mantém

uma parceria valiosa com o super Ecoponto da Etec Dans, na Vila Rosa, contribuindo para a promoção da saúde do nosso planeta.

A Caporanga, em sintonia com os valores da escola, expressa sua gratidão à equipe e aos alunos do Aníbal do Prado e Silva por essa injeção de esperança.

A união de esforços entre a iniciativa privada e o setor educacional é essencial para despertar e fortalecer a consciência ambiental nas novas gerações. Projetos como esse demonstram que a preservação do meio ambiente é uma responsabilidade coletiva, e a participação ativa das escolas desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos comprometidos com a sustentabilidade. Ao promover a interação entre os alunos e a Caporanga, é possível

disseminar conhecimentos, compartilhar experiências e inspirar ações que visam à proteção e conservação do nosso planeta.

A Caporanga reforça seu compromisso de continuar trabalhando em prol do meio ambiente e de colaborar com instituições de ensino que compartilham dos mesmos ideais. A conscientização ambiental é uma ferramenta poderosa para a construção de um futuro mais sustentável, e essa parceria é um exemplo inspirador para outras comunidades e empresas.

Que as ações conjuntas entre escolas e iniciativas ambientais continuem crescendo, impulsionando a transformação e cultivando a esperança de um mundo mais equilibrado, saudável e em harmonia com a natureza.

O Defensor | 10 de junho de 2023 www.odefensor.com.br 10 Ação conjunta

Futsal feminino de Taquaritinga enfrenta São Carlos na terça-feira no ginásio ‘Manoel dos Santos’

Preparem-se os torcedores e torcedoras do futsal feminino. Na próxima terça-feira (13), no ginásio de esporte “Manoel dos

Santos”, a equipe de futsal feminino de Taquaritinga, que faz uma excelente campanha no campeonato Paulista & Sul Minas de

2023, enfrenta o five do Deportivo Sanka, de São Carlos, a partir das 20h30. Comandadas pelo técnico Zetinho, nossas ga-

rotas entram em quadra na expectativa de conquistar uma vitória, com chances, inclusive, de voltar à liderança do torneio.

www.odefensor.com.br O Defensor | 10 de junho de 2023 11 Meninas na quadra

Prefeitura Municipal de Cândido Rodrigues

O Defensor | 10 de junho de 2023 12 www.odefensor.com.br Editais

Alunos do ensino fundamental de Santa Ernestina se engajam na preservação do meio ambiente

Parceria entre escola, setor de Meio Ambiente e SABESP promove ações de conscientização e soltura de peixes no rio local

A conscientização ambiental tem sido cada vez mais importante para garantir um futuro sustentável para as próximas gerações. Nesse sentido, os alunos do 5º ano do ensino fundamental de Santa Ernestina têm se destacado ao participar de atividades em prol do meio ambiente.

Na última semana, em parceria com o setor de Meio Ambiente Santa Ernestina, da Prefeitura Mu-

nicipal, e com a SABESP, os alunos tiveram a oportunidade de realizar a soltura de peixes no rio próximo à cidade. Essa ação teve como objetivo promover a recuperação e preservação do ecossistema aquático local, além de proporcionar aos estudantes uma vivência prática sobre a importância da conservação dos recursos naturais.

Além da soltura dos peixes, os alunos também

participaram de uma palestra sobre o tema, ministrada por profissionais especializados no assunto. Durante a palestra, foram abordados diversos aspectos relacionados à importância dos rios, lagos e mares para a vida no planeta, bem como os impactos causados pela poluição e degradação ambiental.

Essa iniciativa visa despertar a consciência ambiental nas crianças

desde cedo, incentivando-as a serem agentes ativos na defesa do meio ambiente. Ao proporcionar experiências práticas e educativas, como a soltura de peixes e palestras temáticas, os alunos têm a oportunidade de compreender a interdependência entre os seres vivos e o ambiente em que vivem, bem como a importância de preservar os recursos naturais para o equilíbrio do ecossistema.

A parceria entre a escola, o setor de Meio Ambiente Santa Ernestina e a SABESP demonstra o comprometimento das instituições em promover ações que contribuam para a conscientização e a educação ambiental. Essa iniciativa exemplar serve como inspiração para outras escolas e comunidades, mostrando que pequenas ações podem fazer a diferença na construção

de um futuro mais sustentável. A preservação do meio ambiente é responsabilidade de todos, e envolver as crianças nesse processo é fundamental para criar uma consciência coletiva de cuidado com o planeta. Que essas ações sejam cada vez mais disseminadas e incentivadas, garantindo um futuro harmonioso entre a humanidade e a natureza.

www.odefensor.com.br O Defensor | 10 de junho de 2023 13 Ação de consientização

Sobe - Reinício da construção da Praça no Jardim Sobral movimenta os moradores do bairro. Finalmente, depois de um longo e tenebroso inverno, as obras recomeçaram. Quem sabe agora, depois das reclamações, o espaço público possa ter uma sequência sem as paralisações e sua inauguração, finalmente, concretizada.

Sobe - Nas últimas semanas, pelos quatro cantos da cidade, os comentários dão conta sobre uma possível candidatura do Dr. Fúlvio Zuppani nas eleições municipais de 2024, ao cargo de prefeito. Honesto, competente, querido pela população, seu nome ecoa forte entre os eleitores e, caso os demais candidatos não colocarem “a barba de molho”, Dr. Fúlvio volta com folga para a Prefeitura Municipal em 2025.

Desce - A cada dia que passa, mais e mais o lixo e sujeira vão se acumulando defronte o imóvel que está sendo construído no bairro farwest e que, no futuro, tornar-se-á a Casa da Juventude taquaritinguense. A construção, para variar, está parada e a administração municipal não está nem aí com o que está acontecendo no local.

Desce - Era só que faltava. Durante discussão na sessão ordinária do Legislativo segunda-feira, a vereadora Mirian Ponzio disse que o novo prédio da Prefeitura, que os puxa-sacos de plantão apelidaram de Cidade Administrativa, corre um grande risco de “pegar fogo”, pois conta com apenas um transformador, insuficiente, segundo o apurado, para abastecer os departamentos. E mais: que nos corredores do prédio não existe um só extintor para combater qualquer tipo de incêndio, caso isso venha acontecer. Vixe. Cruz credo, Ave Maria.

Sobe - Prefeito viveu dias amargurados nas últimas semanas, tentando resolver o problema do aumento salarial dos funcionários públicos municipais. É isso que dá, prometer e não cumprir, como foi o caso verificado quando aumentou em quase 10% o IPTU, começo do ano, dizendo que o reajuste salarial seria nas mesmas proporções.

Sobe - A administração municipal, através do departamento de saúde, se preocupando bastante com a população taquaritinguense e dobrou, através de suas UBSs e USFs o atendimento para aplicação da vacina contra a Gripe (Influenza). Que bom que isso está acontecendo, pois a doença não espera para acontecer.

Desce - Por outro lado, durante discussão do mesmo problema na sessão ordinária da Câmara Municipal, segunda-feira (5), o vereador Dr. Daniel Galerani “bateu” firme contra a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, que concordou com o aumento de 4,18% proposto pelo prefeito.

Desce - Faltou um pouquinho de habilidade aos organizadores do calendário oficial do comércio de Taquaritinga. Poderiam ter prorrogado o horário do comércio até às 22h na quarta-feira (7), véspera do feriado de Corpus Christi. O movimento durante o dia foi intenso, deixando os funcionários apavorados e preocupados com o público consumidor.

O Defensor Última Página TAQUARITINGA, 10 de junho de 2023 www.odefensor.com.br
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.