Jornal O Defensor, 8 de junho de 2023

Page 1

8 de junho

Taquaritinga comemora 155 anos de sua fundação

Nesta quinta-feira, 8 de junho, Taquaritinga comemora 155 anos desde a sua fundação. Foi nessa data, no ano de 1868 que se oficiali-

zou a doação de terras por proprietários rurais liderados por Bernardino José de Sampaio. A área, de 64 alqueires,

Comércio varejista fechado

Supermercados,

fazia parte da Fazenda Boa Vista, no entorno do Ribeirão dos Porcos. As terras, avaliadas em 180 mil réis, foram doadas

para constituírem a localidade de São Sebastião dos Coqueiros, considerado o primeiro nome de Taquaritinga.

Nota de Pesar

O marco a partir do qual a doação foi feita é onde se encontra atualmente a praça “Dr. Waldemar D’Ambrósio”. Esses foram os mo-

vimentos iniciais da nossa cidade, que chega aos 155 anos de fundação, neste 8 de junho, dia de Corpus Christi.

Falece José Paulo Jabor

Por: Nilton Cesar Morselli

Taquaritinga recebeu com tristeza, na tarde desta quarta-feira (7) a notícia do falecimento de José Paulo Jabor, cidadão prestativo e respeitado em todos os segmentos da sociedade. Ele estava internado na Santa Casa de Misericórdia. Dentre as várias homenagens que recebeu, está o Diploma de Honra ao Mérito, que lhe foi conferido por esta Câmara Municipal no ano de 1988.

Embora tenha sido registrado em Itápolis e vivido até os 12 anos no distrito de Nova América, José Paulo Jabor nasceu em Taquaritinga. Foi na casa da avó que veio ao mundo, no dia 5 de outubro de 1946, filho de Jorge Jabor Sabal e Romil da Previdelli Jabor.

Em Nova América, concluiu os estudos de 1.º grau, mas foi em Taquaritinga que se formou em contabilidade pelo Colégio Dr. Aimone Salerno, onde mais tarde se tornaria professor da disciplina, de 1975 a 1989.

tório de contabilidade e administração de imóveis - e, mais tarde, especializado em seguros. Na administração pública, foi chefe de gabinete no primeiro ano da gestão do prefeito Milton Nadir (1989).

A par de todas essas atividades, encontrou tempo para se dedicar ao chamado terceiro setor. Foi presidente do Asilo São Vicente de Paulo (entre 1971 e 1972), presidente do Serviço de Obras Sociais (1982/1984), membro do Conselho do Clube Náutico, diretor do Clube Imperial, presidente da Associação Comercial, ministro da Eucaristia, coordenador do Movimento Treinamento de Liderança Cristã (TLC), membro do Cursilho de Cristandade, diretor e coordenador da Casa Pastoral Jesus Bom Pastor, coordenador desde 1970 da Peregrinação de Leigos Cristãos (PLC), membro da Coordenação das Quermesses de São Sebastião e membro do Conselho da APAE.

Conforme acordo estabelecido no início do ano, entre Associação Comercial e Industrial de Taquaritinga – ACIT – e o Sindicato dos Comerciários – Sincomércio – o comércio varejista da cidade não funcionará nesta quinta-feira, dia 8 de junho, data dedicada ao feriado de Corpus Christi.

Porém, os supermercados, açougues e varejões estarão atendendo os consumidores e clientes, até às 13h.

No próximo final de semana, segundo sábado do mês, o atendimento no comércio varejista em Taquaritinga será feito até às 15h, enquanto que supermerca-

dos, açougues e varejões farão seu atendimento até às 19h.

No domingo, os supermercados, açougues e varejões estarão com suas portas abertas, para atendimento ao público, até às 13h.

A todos os consumidores, boas-compras.

Na Unaerp, em Ribeirão Preto, cursou técnicas comerciais. Iniciou sua vida profissional aos 12 anos como comerciário, foi auxiliar de escritório e caixa da firma Agroindustrial Amália S/A (1963/1967), encarregado administrativo da Paoletti (1967/1970).

Montou uma loja de calçados, a Casa São Paulo, depois trabalhou na Casa Modelo e foi para o escritório do saudoso Antonio Abbud. Em 1971, fundou um escri-

Jabor ingressou no Rotary Club Taquaritinga em 1º de maio de 1984. Considerado um dos mais respeitados rotarianos do país, tendo chegado à governadoria do Distrito 4540. Em 13 de janeiro de 1973, casouse com Maria Tereza Ferreira Jabor, com quem teve as filhas Tereza Paula, Cristiane e Marília. Sempre considerou a família como porto seguro, sempre fez questão de manter contato quase diário com as irmãs Maria Janete, Marilda e Carmem Lúcia.

DIÁRIO
O Defensor
TAQUARITINGA | 8 de junho de 2023 | Ano XL | Edição 2050 | Versão Digital | Taquaritinga, Cândido Rodrigues e Santa Ernestina
açougues e varejões abertos nesta quinta-feira, feriado de Corpus Christi, até às 13h

Administrando a Prefeitura às duras penas

„ Garotos das categorias de base do Clube Atlético Taquaritinga – CAT – sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20, cada vez mais animados com as disputas dos campeonatos organizados pela Federação Paulista de Futebol.

„ Sub-11 e sub-13 jogam em Taquaritinga, no estádio “Taquarão”, no domingo, às 9h e 10h30, respectivamente, contra as equipes das

mesmas categorias do Barretos pelo grupo 2. O sub-11 está com 3 pontos ganhos, enquanto que o sub-13 ocupa a 3ª colocação com 6 pontos ganhos.

„ No sub-15 e sub-17, os times do CAT estarão atuando na cidade de Novo Horizonte, contra o Novorizontino, no sábado, às 9h e 11h. O sub-15 ainda não somou pontos, mas o sub-17 está em segundo

Oportunidade e conhecimento

lugar no grupo 4, com 16 pontos ganhos.

„ Pelo sub-20, uma situação inusitada para os garotos do CAT até agora no campeonato. Os seis pontos conquistados, em oito rodadas foram contra a Catanduvense, pelo sistema W.O., já que a equipe de Catanduva está suspensa pelo TJD da Federação Paulista. Neste sábado (10), às 15h, o CAT recebe a Ferroviária, que

é líder do grupo 4 com 24 pontos ganhos.

„ Enquanto isso, o time sub-23 do CAT, que disputa a segunda divisão, lidera o grupo 2, com 15 pontos ganhos, de maneira invicta no campeonato. O próximo compromisso será nesta sexta-feira (9), às 20h, em Catanduva, contra o time da casa.

Fatec Taquaritinga promove 9ª edição da Feira do Agro na terça-feira

Evento é gratuito e aberto ao público; visitantes terão a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos pelos alunos e as novidades do setor agropecuário

Acada dia que passa, o governo municipal, administrado pelo empresário Vanderlei José Mársico, encontra dificuldades para “tocar o barco” na Prefeitura de Taquaritinga.

Desde que assumiu a cadeira no paço municipal, e já se passaram 6 anos e cinco meses, o prefeito não encontrou a “paz desejada”, situação criada por ele mesmo, ao longo dos anos.

Com promessas de realizar uma administração voltada aos interesses da população, Mársico, em sua primeira gestão, entre 2017 a 2020, se deu bem, sem pensar em fazer “loucuras”, apenas o necessário que a cidade precisava.

Reeleito com boa margem de votos sobre os demais candidatos se achou no direito de fazer o “que bem desejasse”, sem mesmo consultar secretários, empresários, amigos de campanhas, como se a prefeitura fosse sua empresa, sem dar o mínimo de atenção a quem quer que seja.

Com isso, os problemas administrativos e financeiros na prefeitu-

ra foram se acumulando, recebendo, por parte dos vereadores oposicionistas na Câmara Municipal, e até mesmo de parte do funcionalismo público, críticas e mais críticas, ao ponto de ser chamado de “prefeito desqualificado” por alguns adversários políticos.

Com os problemas se avolumando, o prefeito, sem o apoio necessário para administrar, principalmente das esferas governamentais, encontra-se “num beco sem saída”, até mesmo para achar algum nome de sua confiança para lançar candidato às eleições municipais em 2024.

Recentemente, o desgaste foi ainda maior, em razão do impasse criado contra o funcionalismo, devido ao índice de reajuste salarial apresentado de apenas 4,18%, ocasionando, inclusive, uma paralisação de algumas classes dos servidores públicos municipais.

O que se espera agora, resolvidas algumas questões que se encontravam travadas, é que o chefe do Executivo coloque “as manguinhas de fora” e comece a trabalhar para valer.

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Taquaritinga, localizada na região Central, realiza, na próxima terça-feira (13), a nona edição da Feira do Agro. Gratuito e aberto ao público, o evento ocorre na unidade e não necessita de inscrição.

Organizada semestralmente por professores e estudantes do curso superior de tecnologia em Agronegócio, a feira tem o objetivo de aproximar a comunidade local da faculdade. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer as iniciativas, pesquisas desenvolvidas pelos alunos, além de se informarem sobre as novidades e inovações do setor agropecuário. As atividades com os alunos serão divididas em dois horários, das 13 horas às 16h30 (vespertino) e das 19 horas às 21h30 (noturno).

A Feira do Agro abre espaço para a troca de experiências e compartilhamento de ideias com apresentação de novas soluções e a possibilidade de que parcerias sejam estabelecidas. Os projetos apresentados durante o evento são fruto do empenho dos alunos em todos os semestres do curso e abrangem diversas áreas do agronegócio, como:

• Novos métodos de cultivo e práticas de manejo sustentável;

• Gestão em finanças e marketing;

• Cadeia de suprimentos e logística;

• Tecnologias que visam aprimorar a produção pecuária e agroindustrial;

• Agricultura de precisão presente nos projetos, refletindo o compromisso da instituição em promover soluções eficientes e sustentáveis para o setor.

Os estudantes aproveitam a feira para expor os novos produtos desenvolvidos por eles, a partir do aproveitamento de resíduos de matérias-primas, que, muitas vezes, são descartados inadequadamente no meio ambiente.

Essa abordagem criativa e sustentável demonstra o comprometimento com a inovação e a busca por soluções que agreguem valor ao agronegócio.

Vestibular

Além do curso de Agronegócio, a Fatec Taquaritinga oferece outras quatro graduações no processo seletivo para o segundo semestre de

2023: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Empresarial EaD, Produção Industrial e Sistemas para Internet.

Quem deseja disputar uma das 18.895 vagas oferecidas pelas Fatecs no Vestibular para o segundo semestre de 2023 ainda tem tempo. As inscrições podem ser feitas até as 15 horas da próxima segunda-feira, 12 de junho, pelo site vestibularfatec.com. br. São 91 opções de cursos superiores de tecnologia em todas as regiões do Estado.

Serviço 9ª edição da Feira do Agro

Data: 13 de junho

Horários: das 13 horas às 16h30 e das 19 horas às 21h30

Local: Fatec Taquaritinga

Endereço: Av. Dr. Flávio Henrique Lemos, 585, Portal Itamaracá –

Taquaritinga/SP Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).

O Defensor | 8 de junho de 2023 www.odefensor.com.br 2
Central de Jornalismo – Rua Campos Sales, 307 - Sala 203 - Tel: (16) 3252-5696 - Taquaritinga-SP - E-mail: jornalodefensor@gmail.com Com circulação diário, de terça-feira à sabado.O Defensor mantém seu trabalho sério, imparcial e independente, voltado única e exclusivamente para os interesses da comunidade. Circulação: On-line Uma publicação da: Nova Dimensão Editora Ltda. Diretor Presidente: Gabriel Silvestre Bagliotti gabrielbagliotti@gmail.com Vendas e Comodidade: comercialodefensor@gmail.com Edição e Diagramação: Nathalia Davoglio Sabbatini Jornalista Responsável: Gabriel Silvestre Bagliotti (Reg. MTB nº. 66972/SP) Caro leitor: Participe de O Defensor. Envie sugestões ou comentários. Desta forma podemos construir um jornal que atenda a suas expectativas. Site e e-mail: www.odefensor.com.br odefensor@odefensor.com.br jornalodefensor@gmail.com “Artigos assinados não representam necessariamente a opinião do jornal." O Defensor www.odefensor.com.br
Evento é organizado por professores e estudantes do curso superior de tecnologia em AgronegócioFoto: Gastão Guedes

Alunos da Etec Taquaritinga criam tapetes artísticos em prol da paz nas escolas

Obra de arte feita com dolomita e serragem chama a atenção na Escola Técnica

Na última terça-feira, 6 de junho, os alunos da Escola Técnica - Etec Dr. Adail Nunes da Silva, de Taquaritinga, encontraram uma forma criativa de promover a paz nas escolas por meio de uma expressão artística: confeccionar tapetes artísticos. O trabalho chamou a atenção de quem passava pela Rua Francisco

Teste de fogo

Valzachi, onde a instituição está localizada, e encantou os espectadores. Sob a coordenação da professora de artes Karin Gonçalves, os alunos se dedicaram à criação dos tapetes utilizando dolomita e serragem. A inspiração veio da cidade vizinha, Matão, onde artistas, estudantes e voluntários participam da

ornamentação do tradicional tapete de Corpus Christi nas quadras da região central, por onde passa a procissão religiosa que reúne milhares de fiéis católicos.

A iniciativa, intitulada "ManifestArte: Pela PAZ nas ESCOLAS!", ganhou destaque nas redes sociais. A diretora da Etec, Professora Márcia Pires, ex-

pressou sua satisfação e parabenizou os alunos e a professora Karin Gonçalves. Em sua postagem, a diretora também agradeceu o apoio de Eduardo Oliveira Vitucci.

A ação dos estudantes da Etec Taquaritinga mostra o poder transformador da arte e sua capacidade de transmitir mensagens im-

portantes. Por meio desse trabalho artístico, eles buscaram transmitir a mensagem de paz, evidenciando a importância desse valor nas escolas e na convivência diária.

A iniciativa é um exemplo inspirador de como os jovens podem usar sua criatividade para promover a conscientização e a constru-

ção de um ambiente escolar mais harmonioso. A arte se revela como uma ferramenta poderosa para expressar ideias e estimular reflexões, contribuindo para a construção de uma sociedade mais pacífica e acolhedora. Acesse a matéria completa para ver todas as fotos clicando no título desta matéria.

CAT joga nesta sexta-feira, à noite, em Catanduva pela segundona paulista

Jogo dos mais esperados acontece nesta sexta-feira (9), às 20h, na cidade de Catanduva, estádio “Sílvio Sales”, entre o Catanduva e o Clube Atlético Taquaritinga –CAT – partida válida pela terceira rodada do returno da segunda divisão de profissionais.

O time da casa, com boa recuperação no torneio, está com 11 pontos ganhos, enquanto que o CAT, na liderança do grupo 2, está com 15 pontos ganhos, invicto na competição.

No início da semana, depois da espetacular vitória contra a Inter de Bebedouro no domingo, por 3x2, o técnico do CAT, Marcelo Marelli, elogiou o comportamento dos jogadores, porém, ressaltou que o jogo em Catanduva é encarado como o mais

difícil nesta primeira fase da competição, onde o time cateano já está clas-

sificado para a próxima fase.

Enquanto isso, o Ca-

tanduva ainda luta para chegar à classificação, por isso mesmo todo cui-

dado nesse jogo é pouco.

A equipe do CAT, nos seus sete jogos até agora

realizados na competição, venceu quatro vezes, empatando outras três vezes.

www.odefensor.com.br O Defensor | 8 de junho de 2023 3 Bela iniciativa
Fotos: @guilhermeveigafoto

Festa religiosa

Missa e procissão de Corpus Christi neste feriado de 8 de junho em Taquaritinga

As paróquias religiosas de Taquaritinga, em parceria com a Prefeitura Municipal, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, juntamente com os artesãos e

Pá e bola vereador

famílias taquaritinguenses, realizam nesta quinta-feira (8), a tradicional procissão de Corpus Christi, pelas ruas centrais da cidade.

O evento religioso está

marcado para acontecer logo após a missa das 16h, na Igreja Matriz de São Sebastião, saindo da praça Dr. Aimone Salerno, descendo a Rua General Glicério, contornando a Pra-

ça Dr. Horácio Ramalho, passando em frente ao Ites e Cine São Pedro, chegando à Rua Campos Sales, seguindo, daí, até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida na Praça Dr.

Waldemar D’Ambrósio.

Os enfeites das ruas foram confeccionados no almoxarifado da Prefeitura, tendo no comando o artista plástico Chico Gabozzo e demais colaboradores.

Coincidentemente, o dia de Corpus Christi neste ano de 2023, é comemorado, juntamente com os 155 anos de fundação de Taquaritinga, ocorrido em 1868.

Luciano Azevedo solicita isenção de taxa de água e esgoto para entidades assistenciais em Taquaritinga

Requerimento visa auxiliar instituições que prestam serviços sociais fundamentais

mais vulneráveis da nossa sociedade.

Na última segunda-feira, 5 de junho, a 13ª sessão ordinária do ano foi realizada pela Câmara Municipal de Taquaritinga, no Cine São Pedro, devido às obras de reforma em andamento na sede do Legislativo. Dentre os requerimentos apresentados, um deles

chamou a atenção pela sua importância social.

De autoria do vereador

Bombeiro Luciano Azevedo, o requerimento tem como objetivo solicitar ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Taquaritinga (Saaet) a possibilidade de isentar a cobrança

da taxa de água e esgoto de importantes entidades assistenciais do município.

São elas: Asilo São Vicente de Paulo, Vila Vicentina, APAE e Lar São João Bosco.

A proposta do vereador Bombeiro Luciano Azevedo busca incentivar o

poder público a dispensar esse ônus financeiro para as instituições mencionadas. Ao eliminar a cobrança das taxas de água e esgoto, essas entidades teriam a oportunidade de redirecionar os recursos para cumprir sua nobre missão, que é o cuidado e atendimento aos

Vale ressaltar que essas instituições desempenham um trabalho essencial sem buscar qualquer tipo de recompensa, suprindo lacunas que deveriam ser preenchidas pelo próprio município. O cancelamento das taxas de água e esgoto representaria um apoio substancial para o desenvolvimento efetivo de suas atividades no âmbito social, permitindo a aquisição de alimentos, medicamentos e a realização de manutenções indispensáveis.

O requerimento será encaminhado ao superintendente do Saaet, Sr. Sérgio Salvagni, para que a instituição avalie a possibilidade de atender a essa solicitação. O portal de notícias acompanhará de

perto os desdobramentos dessa proposta, mantendo o público informado sobre as respostas e possíveis encaminhamentos adotados.

A atuação dos vereadores em prol das entidades assistenciais reflete o compromisso em promover o bem-estar da comunidade. Propostas como essa demonstram a sensibilidade para com as necessidades dessas instituições, que desempenham um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

A Câmara Municipal de Taquaritinga, através dos vereadores, reafirma seu compromisso de trabalhar em favor do interesse público e de buscar soluções que promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida de todos os munícipes.

O Defensor Última Página TAQUARITINGA, 8 de junho de 2023 www.odefensor.com.br
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.