Cara Preta

Page 1


CARA PRETA

CAROLI NA MARIA DE JESUS

Nasceu em Sacramento, Minas Gerias, mas passou os anos de sua vida na favela do Canindé na cidade de São Paulo. Mesmo sendo semi-analfabeta foi reconhecida por escrever livros e marchinhas de carnaval. Quem a descobriu foi o jornalista Audálio Dantas. Seu primeiro livro: Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada, foi traduzido para diversos idiomas e ganhou o mundo em pouco tempo, mas mesmo assim, a escritora morreu a míngua onde cresceu.

#1


CARA PRETA

CONCEIÇÃO EVARISTO Nascida em Belo Horizonte se formou em literatura na UFRJ. Escreveu seu primeiro conto em 1990, em uma série intitulada de Cadernos Negros. Conceição transita entre a poesia, ficção e ensaio. Seus livros são, até hoje traduzido para vários idiomas. Em 2018 a escritora recebeu o Prêmio de Literatura do Governo de Minas Gerais pelo conjunto da obra.

#1


CARA PRETA

MARI ELLE

FRANCO Marieele Franco foi uma Vereadora do Estado do Rio de Janeiro que foi assassinada com 13 tiros na rua Estácio, no dia 14 de março de 2018. Mãe, preta, favelada e lésbica. Vereadora eleita e socióloga, Marielle escreveu como tese do seu mestrado a dissertação intitulada: “UPP - A redução das favelas a três letras: uma análise política de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro”. Ganhou notoriedade por lutar pelos direitos humanos, feministas, comunidade LGBTQIA+ entre outros direitos das minorias.

#1


CARA PRETA CARA PRETA


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.