O Cartolinha / L Cartolica 2014

Page 15

Jornal do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro

julho de 2014

Notícias

pdf. A7- Pensa que este meio de comunicação - o jornal em formato papel – vai sobreviver às novas tecnologias? J.C. - A vossa geração dir-me-á se o papel sobreviverá ao passar dos tempos. Hoje em dia não há receio em torno desta questão. Os jornais estão preparados para apostarem em plataformas multimédia e terão muito a ganhar com isso, reduzindo elevados encargos com tipografias, correios, canais de distribuição. Também o Meio Ambiente ganhará muito com o fim da era do papel, que a seu tempo acontecerá.

Durante a entrevista a João Campos.

A7 – O “Nordeste” é vendido fora da região nordestina?

os serviços de modo a estar presente em todos os eventos que justifiquem cobertura jornalística. É necessário coordenar equipas, marcar serviços, propor trabalhos, ...

J.C. - Vendido não, mas é enviado para assinantes que residem noutros países da Europa, de África e para o Brasil

A7 – Passemos ao trabalho de elaboração do jornal… Por onde se começa?

A7 – Como sobrevive financeiramente o “Jornal Nordeste”?

J.C. - Tudo pode começar por um simples telefonema, um alerta para a ocorrência de uma acidente e a partir daí inicia-se o processo de recolha de informação, que depois é editada e paginada para ser publicada em jornal ou difundida na rádio.

J.C. - A nossa principal receita advém da publicidade e das parcerias comerciais com os nossos clientes. Outra receita importante resulta da venda do jornal por assinatura e em algumas dezenas de quiosques e papelarias do distrito de Bragança.

A7 – Quais são as fases de elaboração de um jornal?

A7 – Relativamente à sua equipa de trabalho… Quantos elementos formam a equipa da redação do seu jornal?

J.C. - Recolha de informação, paginação e tratamento de imagens, impressão e distribuição.

J.C. - No total, a equipa do grupo Pressnordeste é composta por doze profissionais, que alimentam órgãos de comunicação social como o Jornal Nordeste, a Rádio Brigantia e o jornal Terra Quente

A7 – Qual é o critério de seleção dos temas a tratar? J.C. – Acima de tudo a atualidade e a proximidade. Nesta era da Globalização, os temas têm que ter uma grande relação com o leitor. É esse o papel da Imprensa Regional, noticiar o que não é veiculado pelos “media” nacionais, o que não interessa aos grandes meios, mas tem forte impacto na nossa comunidade.

A7 – Que funções desempenham? J.C. - Jornalismo, Locução, Administração, Paginação, Design, Marketing e Vendas. A7 – Como se organiza o trabalho numa redação de jornal? J.C. - É um trabalho diário, que visa organizar 15


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.