Jornal "O Ardina"

Page 1

5

OUTUBRONOVEMBRODEZEMBRO2012

Colónia de Férias da Obra do Ardina

(Um pouco de história)

…”O que mais gostava para o ano era termos carrinha para irmos à praia e à serra. Gostava muito de ir para a apanha da pêra.”…

…”O que mais gostei foi o convívio, da “piscina a fingir” e principalmente da festa de Chão de Sapo.”…

As colónias ou Campos de Férias da Obra do Ardina são mais antigas que a própria instituição. Isto porque quando o jovem sacerdote Moreira das Neves chegou a Lisboa em 1934, foi esta uma das primeiras actividades que pôs à disposição dos Ardinas, tendo para isso a especial colaboração da Colónia de Férias do Século em Santo Amaro de Oeiras. Os Ardinas, após a venda dos jornais da manhã, iam para a praia na Colónia do Século, e ao final da tarde voltavam a Lisboa para a distribuição dos jornais do final do dia. Logo que foi possível a Associação de Protecção aos Ardinas começou a organizar as suas colónias ou campos de férias, as quais com muitas alterações se forma adaptando à evolução e por vezes involução dos tempos… Ter uma casa no campo ou na praia, foi um sonho de Maria Luísa Ressano Garcia, conseguindo, para o efeito, adquirir instalações onde se realizaram as colónias fechadas de 1962 a 1975. Digo Colónias fechadas, porque estas decorriam nesse regime e também, porque fazíamos colónias abertas, destinadas principalmente às crianças dos A.T.L`s oriundas dos bairros mais pobres de Lisboa, que chegámos a dar resposta a cerca de 400 crianças. Nos Verões que decorreram entre 1975 e 1985 levamos a efeito colónias fechadas em vários locais,onde conseguimos boas condições para isso.

De 1986 a 1995 tivemos ao nosso dispor o aldeamento de Belverde, com a belíssima praia da Fonte da Telha, instalações que nos foram cedidas pela Caritas Portuguesa e pela Caritas Diocesana de Lisboa, cujos proprietários eram os irmãos Estrada. As referidas instalações situadas num Pinhal constituíam uma maravilha da natureza que muito contribuíam para o excelente trabalho social, educativo, e recreativo que ai desenvolvemos. O sonho de termos casa própria para férias prevaleceu Mas o sonho de ter casa própria na praia ou no campo voltou a ser uma nova esperança, desta vez de Alexandre Martins, que com o incondicional apoio da sua esposa, tudo fez para o conseguirem, primeiro em instalações cedidas pelo próprio casal em Martin Joanes, lançando depois uma campanha de angariação de fundos para a construção de casa própria com 256 m2 de área coberta, onde se passaram a realizar não só os campos de férias, mas também actividades de fins de semana e dias feriados. Foi na referida casa de férias de Martin Joanes, que este ano alguns dos jovens dos lares estiveram neste último Verão desde 16 de Julho a 02 de Setembro. Embora 7 destes jovens tivessem no dia 02 de Setembro partido uns dias para uma colónia de férias, finan-

ciado pelo Instituto do Desporto e da Juventude, bem como pelo Instituto da Segurança Social. Finalizando assim o período de férias de Verão de 2012. Ao encerrarmos as férias de verão em Martin Joanes, em jeito de balanço,lançamos a alguns jovens as perguntas que a seguir se indicam: Perguntas 1. Qual o teu nome, o local onde nasceste e que idade tens? 2. Desde quando estás na Obra do Ardina e quantas vezes vieste à colónia de férias? 3. Qual a escola que frequentas e qual o ano ou o curso em que te encontras? 4. O que mais gostaste desta colónia? 5. Dá sugestões para a próxima colónia. Respostas 1. Eu chamo-me Vítor André Gouveia, nasci em Lisboa, tenho 24 anos. 2. Estou na Obra do Ardina há 13 anos e já participei nas colónias de todos os anos. 3. O que mais gostei foram os jogos tradicionais, jogar à bola e a festa na aldeia de Chão de Sapo. 4. Frequento a Crinabel no curso de tapetes 5. Ir à festa de Chão de Sapo. Gostaria de ir à praia e à piscina do Dr. João Torrão. 1. Eu chamo-me João Manuel Delgado Sanches. Nasci em Lisboa no dia 28 de Novembro de 1993.Tenho 19 anos. 2. Estou na Obra do Ardina há 9 anos e é a nona vez que venho às colónias. 3. O que mais gostei foi ir a Santa Cruz à piscina do Dr.

…”Para o ano espero termos, uma piscina a sério e em vez de bicicletas termos mini-motas.”…

João Torrão e ir ao restaurante da praia. 4. Frequento a escola da Fundação Liga, curso de artes gráficas. 5. O que mais gostava para o ano era termos carrinha para irmos à praia e à serra. Gostava muito de ir para a apanha da pêra. 1. Eu sou o Paulo Teles, nasci em Alcântara em 1995 tenho 17 ano. 2. Estou na Obra do Ardina há 8 anos. É a oitava vez que venho à colónia de férias. 3. O que mais gostei foi ir à festa de Chão de Sapo. 4. Frequento a escola da crinabel no curso de Serviço-Auto. 5. Para o ano espero termos, uma piscina a sério e em vez de bicicletas termos mini-motas. 1. Eu sou o Miguel Ângelo Grais de Oliveira, nasci na maternidade Alfredo da Costa em Lisboa, no dia 01 de Agosto de 1995, tenho 17 anos. 2. Estou na Obra do Ardina desde há 3 anos.Venho à colónia de férias desde o ano que entrei na instituição. 3. O que mais gostei foram as actividades e a festa de Chão de Sapo. 4. Frequento a Escola Secundária de Gil Vicente, no ensino normal.Estou no 9º ano. 5. Para o ano gostava de irmos à praia, à serra e a outras colónias e jogar Paintball. E queríamos ter uma carrinha para nos deslocarmos. 1. Eu sou o Ricardo Nunes Pereira. Nasci na Pontinha no dia 14 de Novembro de 1998.Tenho 14 anos.

2. Estou na Obra do Ardina desde pequenino, onde tenho crescido e me tenho sentido feliz. Tenho vindo à colónia de férias todos os anos e sempre gostei muito. 3. O que mais gostei foi a festa de Chão de Sapo… 4. Frequento a escola 2-3 de Nuno Gonçalves e estou no 8º ano de escolaridade. 5. Para o ano gostava de voltarmos a ter carrinha para podermos ir à praia, à serra e fazermos outros passeios como fazíamos nos anos anteriores A falta que mais sentimos foi a de uma carrinha Estas são as principais respostas simples desinteressadas e directas que nos deram 5 dos nossos veraneantes que estão no Ardina entre os 6 e os 10 anos que desejaram fazer um pequeno balanço, não comparativo com os anos anteriores. É que os tempos mudam, as condições de vida também, mas é preciso adaptarmo-nos aos tempos que correm e aproveitar deles o melhor, o mais fecundo e o mais saudável. Damos agora a palavra a alguns dos jovens que mais recentemente passaram a fazer parte da “Família Ardina” 1. Eu sou o José Tiago Ferreira Carvalho. Nasci em Lisboa no dia 14 de Agosto de 1994.Tenho 18 anos. 2. Estou na Obra do Ardina desde o final de Julho deste ano.

3. Não frequento nenhuma escola de momento. 4. O que mais gostei desta colónia foi ir à festa de Chão de Sapo. 5. Para o ano gostava de ir à praia, à piscina a sério e termos um campo de futebol e jogarmos painball. 1. Eu sou o Nuno Mendes. Nasci na Amadora em 1998. Tenho 14 anos. 2. Estou nesta casa desde Fevereiro de 2012 3. O que mais gostei foi o convívio, da “piscina a fingir” e principalmente da festa de Chão de Sapo. 4. A escola que frequentei foi a 2-3 das Olaias no curso PIEF. Estou no 5.º Ano. 5. Para o ano adorava que fossemos à praia que tivéssemos uma carrinha e tivéssemos actividades mais divertidas e mais fixes. 1. Eu chamo-me Ailton Lourenço da Silva. Nasci no Brasil em 9 de Agosto de 1997.Tenho 15 anos. 2. Estou na Obra do Ardina desde Junho deste ano. É a primeira vez que venho à colónia de férias 3. O que mais gostei foi da festa de Chão de Sapo. 4. Frequento a Escola secundária Dona Luísa de Gusmão, estou no 8.º ano. 5. Sugestões para o próximo ano não sei dar, mas gostava que fossem mais alegres e mais divertidas que este ano. Estas foram as principais respostas,observações e anseios de três dos jovens que mais recentemente são parte integrante da Obra do Ardina. “O Ardina”


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.