O Aplauso nº11

Page 1


da vida. A vida, a realidade e a intensidade dos sentimentos sempre me motivaram a escrever os versos poéticos, como também a querer estar nos poucos literários fazendo as minhas narrativas. Agora eu estou escrevendo esse livro novamente, trazendo novas sensações, resgatando o início de tudo. Essas sensações também se refletem no meu livro “Poesia Viva e Frangalhos” publicado em 2024 pela Editora Contos Livres.

O Aplauso: Você é uma voz ativa na luta pela mulher negra e pela valorização da cultura afrobrasileira. De que forma essa militância se reflete na sua escrita?

Clarisse: Cresci sem a referência de mulheres negras na literatura, estudei numa sala de aula com 29 alunos brancos, enfrentei o preconceito, o negacionismo da nossa história nos livros escolares, quando completei 35 anos parei para pensar em tudo e resolver essa situação. Passei a entender muitas coisas e decidi buscar pelas minhas origens. Lutar pelas mulheres negras é lutar por mim. Mas a minha luta vai além disso, luto por toda comunidade negra.

também é designer e produtora cultural. Como essas formações

influenciam a estética e a divulgação do seu trabalho artístico?

Clarisse: Eu sempre gostei de aprender, comecei fazendo um curso de secretariado quando eu estava no ensino fundamental, depois no colegial trabalhei na “Escola Estadual Básica Professor José Brasilício”. Entre conhecimento e aprendizado, as artes sempre fizeram parte da minha vida. Eu faço artesanato e artes digitais com a técnica da colagem.

Para mim a arte também é poesia, tem alma e expressividade. E tudo que tem expressividade faz parte da minha alma cultural, aquela que desenvolve projetos como “Mulheres da Resistência” e “Africanidade e Lutas” pela Editora Contos Livres.

O FRESCOR DAS ESTRELAS

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.