2 minute read

A OBRA

O morcego sem asas

(de Fernanda Emediato)

Advertisement

O morcego sem asas é uma história sobre persistência e empatia. O morcego nasceu sem asas e isso o impedia de realizar seu maior sonho: voar. Para conquistar seus objetivos, ele tenta diversos recursos para superar sua deficiência. Fracassa em todos, mas não desiste, até achar uma inesperada solução. Nesta obra, as crianças descobrem a importância de ter sonhos e jamais desistir deles.

QUEM ESCREVEU

© Tiago Bastos Lopes Fernanda Emediato é paulistana, escritora, editora, produtora e empresária. Escreveu seu primeiro livro, A menina perdida, aos nove anos de idade em uma agenda infantil. O livro foi publicado em 2013 pela Geração Editorial e fala sobre não julgar as pessoas sem antes conhecê-las. Seu segundo livro, A menina sem cor, publicado em 2020 pela editora Troinha, fala de forma sensível e cuidadosa sobre o racismo e autoaceitação.

Como ativista, desde 2013 participa de iniciativas pelos direitos infantis, integrando grupos que visitam escolas da capital de São Paulo e outras cidades, com o objetivo de enfatizar a importância da leitura na construção da personalidade. Em 2017, participou de um projeto com atividades

SU MÁ RIO

voltadas para as crianças com deficiência visual atendidas pela Fundação Dorina Nowill, usando como tema seu livro A menina sem cor. Entre outras ações, em 2015 criou a campanha social “Você faz, você pode”, na qual arrecadou dinheiro por meio de crowdfunding para a aquisição de brinquedos que foram distribuídos na periferia de São Paulo e também na Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP).

DESIGNER

Samy © Alan Maia, um conceituado designer baiano, formou-se em publicidade na Universidade FIAM-FAAM. Começou a se dedicar à área editorial em 1992, e já produziu mais de 500 capas e projetos gráficos, publicados por grandes editoras. Para cada livro, ele faz, com muita criatividade, projetos gráficos exclusivos, mesclando o aspecto visual da obra (layout, cores, tipografia, design etc.) atentando para a parte editorial (textos, linguagem e conteúdo).

USO

Para ser lido pelo(a) professor(a).

CATEGORIA

01 (1o ao 3o ano do Ensino Fundamental).

TEMAS

Descoberta de si; O mundo natural e social.

SU MÁ RIO

GÊNERO

Conto: o texto literário apresenta uma narrativa curta que relata algo ao leitor. Por isso, é considerado um texto do gênero narrativo, pois possui como principal função justamente o ato de contar uma história. Esse é um gênero amplamente conhecido e utilizado na literatura mundial, seja para o leitor infantil ou adulto.

SU MÁ RIO

This article is from: