Revista TI-ES 06

Page 22

//iNFONEWS

Semana Estadual de Ciência e Tecnologia reúne mais de mil atividades diversificadas Projetos e invenções têm objetivo de auxiliar a comunidade onde as escolas estão inseridas

F

oi realizada a 11ª Semana de Ciência e Tecnologia, entre os dias 12 e 15 de novembro, promovida pela primeira vez no campo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A mudança do local ocorreu após convite da universidade, que completa 60 anos. O evento reuniu mais de 100 mil visitantes durantes os seus quatro dias, oferecendo exposições de projetos inovadores, palestras de empreendedorismo, oficinas de engenharia, feira de ciências, simpósios e mostras, totalizando mais de mil atividades diferentes. A iniciativa é coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), em parceria com a Secretaria de Educação. Um ambiente para alunos, professores, inventores, empreendedores e investidores, cujo objetivo principal é a popularização da ciência, a descoberta de novos talentos e a abertura um espaço de troca de experiências e contato com a sociedade. Muitos dos projetos deste ano tiveram foco no desenvolvimento social e na preservação ambiental. Um dos grandes destaques da Semana é a Feira de Ciência e Engenharia (Feicieng), que já está em sua terceira edição. Foram selecionados 60 projetos para serem expostos aos visitantes e avaliados por professores, mestres e doutores. O 1º lugar do ensino fundamental ficou com a Escola Pedro Milaneze Altoé, de Vargem Alta, com o “Banalcool”. No experimento, os alunos produzem álcool a partir dos resíduos orgânicos de cascas de banana. O projeto chamou a atenção pelo seu forte apelo social, já que na região existem diversas fábricas que descartam esses materiais e causam transtorno a população.

22

// Cão robô é exposto em Feira da China Um projeto apresentado na 9º Semana de Ciência e Tecnologia, do ano de 2012, continua a ganhar prêmios e destaque na mídia nacional e internacional. O “Cão-Guia Robô” foi desenvolvido pelos alunos da Escola Estadual Clóvis Borges Miguel, do município da Serra, sob a orientação da professora Nedinalva de Araújo Sellin. Em 2014, os alunos foram convidados a expor o trabalho na Feira Internacional de Invenções de Kunshan, na China, recebendo Medalha de Bronze na ocasião. O Cão-Guia é capaz de identificar obstáculos através de sensores instalados, o que auxilia deficientes visuais nos trajetos do dia a dia.

Enquanto isso, o 1º lugar do ensino médio ficou com o projeto “Lixo x Sustentabilidade: a destinação correta dos resíduos orgânicos”, da Escola Fiorante Caliman, de Venda Nova do Imigrante. A ideia da inovação é dar um destino correto a esses materiais, tendo em consideração a Lei Nacional dos Resíduos Sólidos. O experimento consiste em uma máquina capaz de triturar matéria orgânica em decomposição e empregar fungos ao processo, para otimizar o tempo de compostagem. Os visitantes também puderam conferir a exposição de inventores independentes, do 18º Salão do Inventor, do Instituto Brasileiro de Inovação, o Espaço Sebrae, com atividades de startup e rodada de negócios, além de inovações sociais do InnovaSocial, do InnovaAtiva e do InnovaWorld, o Simpósio Abipir de Inovação, que traz o tema “Água como fator de integração e inclusão social”, e exposição e oficinas de robótica no Espaço Gótica.

TI ES // FEVEREIRO 2015

TI-06.indb 22

27/02/2015 08:24:25


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.