XIX bienal internacional arte cerveira

Page 296

A PAISAGEM NO ACERVO US U

U ICI A

CA I

A

THE LANDSCAPE IN THE COLLECTION U ICI A

-

US U

O CA I

A

T A paisagem serve de mote a estes iálogos no Acervo! As obras e postas prop em diversas narrativas, provocadas pela linguagem utilizada e pelo grau de comple idade de cada uma umas vezes de forma descritiva ou metaf rica, outras de forma emblemática e simb lica. A mostra inclui um con unto de paisagens onde o observador pode via ar segundo a sua imagina o e sensibilidade. A hist ria da arte relata ue ao longo dos tempos, os artistas desenvolveram várias técnicas, e perimentaram diversos materiais plásticos, produziram in meras obras de arte e, conse uentemente, neste percurso também enfatizaram muitas temáticas ue combinassem com as suas produ es e com uma determinada época. o con unto de temas disponíveis um dos mais apreciados e conhecidos é a paisagem. A paisagem foi reconhecida como género artístico por volta do século II. as a representa o deste tema na arte e mais

concretamente na pintura teve um repert rio apro imado de mais de seiscentos anos sec. ao sec. até ue ocorreu a supress o com a abstrac o e o abandono do suporte bidimensional. ais tarde o percurso da cena paisagística sofre profundas transforma es á introduzidas pela ruptura provocada pela arte moderna e acaba de certa forma, ressurgindo sob outra perspectiva na arte contempor nea. Através da inclus o e e perimenta o de novos suportes a representa o do tema parte para a pr pria ocupa o do espa o servindo para o diálogo da interven o. esta forma surgem novas concep es, possibilidades e m ltiplas propostas. A concep o visual passa a seguir o mesmo caminho da evolu o tecnol gica ue altera factores e modifica constantemente o nosso olhar para o mundo e inevitavelmente para a arte.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.