Jornal Novos Horizontes - Ed 31

Page 2

Pensamento Acadêmico

Prof. Tueli Rodrigues Tavares Vice-Diretor e Diretor de Graduação da Faculdade Novos Horizontes

O

tema “Qualidade do Ensino Superior no Brasil” tem sido muito destacado ultimamente. O Plano Nacional de Educação para o Decênio 2011-2020, em seu artigo 2º apresenta, entre outras diretrizes, a melhoria da Qualidade do Ensino Brasileiro. Outra evidência da importância deste assunto pode ser constatada na fala do atual Ministro da Educação, Fernando Haddad, durante a posse de seis membros da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), realizada no início deste ano, onde a tônica do discurso foi o zelo pela qualidade do Ensino Superior do Brasil. De acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei 10.861, em 2004, o Índice Geral de Cursos (IGC) é o indicador de Qualidade das Instituições de Ensino Superior e seu resultado pode ser lido em faixas que vão de 1 (conceito mínimo) a 5 (conceito máximo). Com esse modelo de avaliação os conceitos 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o conceito 3 é satisfatório e os conceitos 4 e 5, muito bons. De acordo com os últimos dados do MEC/INEP, publicados no início deste ano, um a cada três cursos é de baixa qualidade, ou seja, quase 34% dos 6.804 avaliados tiveram conceitos 1 ou 2. A maioria dos cursos, aproximadamente 51,5% obteve conceito 3 e somente 14,5% das Instituições avaliadas tiveram conceito 4 ou 5. Analisando estes dados temos muito orgulho de ver a Faculdade Novos Horizontes neste seleto grupo de Instituições com conceito 4 ou 5. Recentemente, o MEC suspendeu cerca de 11 mil vagas de 136 cursos de Direito no Brasil. Em Minas Gerais a redução atingiu 20 cursos e fechou 1314 vagas. Já em Belo Horizonte a suspensão afetou sete Instituições tradicionais, sendo 03 Universidades e 04 Faculdades.

EXPEDIENTE O Jornal Novos Horizontes é uma publicação da Faculdade Novos Horizontes Presidente do Instituto Novos Horizontes: Professor Alfredo Alves de Oliveira Melo Diretora Geral da FNH: Professora Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo Diretora de Pós-graduação e Pesquisas Professora Talita Ribeiro da Luz Vice-Diretor e Diretor de Graduação: Professor Tueli Rodrigues Tavares Diretor Administrativo Professor Walter Coelho Morais Produção Editorial: Assessoria de Comunicação da Faculdade Novos Horizontes comunicacao@unihorizontes.br Jornalista Responsável: Felipe Cassiano Impressão Gráfica 101 Tiragem: 6.000 exemplares Endereços: Unidade Santo Agostinho Rua Alvarenga Peixoto, 1.270 Santo Agostinho CEP:30180-121 3293-7000 Unidade Barreiro Av. Sinfrônio Brochado, 1281 Barreiro CEP:30640-000 Informações: 0800 283 7001 www.unihorizontes.br

O motivo da suspensão foi devido ao conceito preliminar de curso (CPC) insatisfatório (1 ou 2) que estes cursos obtiveram na avaliação realizada em 2009. Essa foi a primeira atitude da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior criada recentemente.

Em contrapartida, o MEC está adotando a política de valorização dos cursos que apresentaram resultados muito bons, ou seja, que tiveram conceito 4 ou 5. Para estes cursos será autorizado o aumento de vagas como forma de reconhecimento à qualidade apresentada. O objetivo dessa política é substituir as vagas “ruins” das Instituições com baixo desempenho por vagas “boas” em Instituições bem avaliadas. Como Educador e entusiasta deste modelo de avaliação proposto na Lei dos SINAES, espero que no atual governo essa política continue sendo bastante valorizada e que os cursos de baixa qualidade tenham suas vagas cortadas para que nas próximas avaliações do MEC tenhamos um maior percentual de Instituições com notas 4 ou 5. Consequentemente, teremos uma melhor formação para os futuros egressos do Ensino Superior Brasileiro. Neste contexto de educação de qualidade, a cada ano que se passa a FNH se consolida ainda mais como uma das melhores instituições de ensino da Região Metropolitana de Belo Horizonte e também de Minas Gerais. Prova disso são os resultados divulgados em janeiro de 2011 pelo MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) referentes ao Índice Geral de Cursos (IGC) de 2009. De acordo com essa última avaliação, a Faculdade Novos Horizontes obteve nota 4, numa escala que vai de 1 a 5, ficando entre melhores Instituições de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, atrás somente de poucas universidades públicas. Vale ressaltar que, em um universo de 1.793 faculdades, centros universitários e universidades apenas 6,92% das instituições avaliadas em todo o país ficaram com IGC 4. Alcançar o IGC 4 é resultado de um trabalho desenvolvido com muita competência pelos professores, funcionários e alunos da FNH. Parabéns a Faculdade Novos Horizontes!

FNH aprova 72 por cento no Exame do CFC

N

o ano em que o curso de Ciências Contábeis da Faculdade Novos Horizontes é reconhecido pelo MEC como o 2º melhor curso de todo o Estado de Minas Gerais, entre Faculdades, Centros Universitários e Universidades Públicas e Privadas, ficando atrás apenas da UFMG, os professores, alunos e toda a comunidade acadêmica tem mais um motivo para se orgulhar. A Novos Horizontes teve uma aprovação de 72% no 1º Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), realizado dia 27/03/2011. O índice de aprovação da Faculdade Novos Horizontes foi o dobro da média nacional. De acordo com a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim, o índice de aprovação nos

exames foi de 30,83% para bacharel em ciências contábeis e 24,93% para técnico em contabilidade. O edital com a lista completa dos aprovados pode ser conferido no site www.unihorizontes.br. Confira abaixo os alunos egressos da Faculdade Novos Horizontes que foram aprovados: Adeli Mateus Campos Lima, André Francisco Pereira, Claudia Elizabete da Silva Barbosa, Cristiana Urbano de Carvalho, Eduardo Cristiano Ferreira Prado, Elisabete de Souza Martins, Eli Alves da Silva, Franck Arcanjo da Silva, Gizele Izidoro de Moura, Jacqueline Santos Franco Lopes Almeida, Leonardo Lima Castelo Franco, Ricardo Humberto Antônio Sousa, Silvanei Fernandes Silva. A Faculdade Novos Horizonte parabéniza todos os novos profissionais!

Alunos da Novos Horizontes visitam a MMX

N

o dia 27 de Maio, alunos dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Tecnólogos Gestão da Qualidade, sob a supervisão dos professores Márcio de Souza e Silva e Rogério Naves Rezende, fizeram uma visita técnica ao Complexo Serra Azul, na companhia MMX Mineração e Metálicos S/A, em Igarapé-MG. O objetivo dessa visita técnica foi buscar o conhecimento prático, demonstrando aos alunos os procedimentos utilizados no meio empresarial, promovendo a interligação da teoria com a prática. De acordo com o coordenador do curso de Ciências Contábeis, o Prof. Márcio de Souza e Silva, atualmente se percebe a importância da visita técnica como forma de rever os conceitos teóricometodológicos e expressar o diálogo produzido em sala de aula, através da visualização dos processos e procedimentos adotados dentro de um ambiente empresarial. “A construção intelectual do aluno é reforçada a partir de observações, troca de experiências e debates diretamente com os profissionais que fazem parte desse processo, possibilitando, assim, que o aluno desenvolva o

2 FACULDADE NOVOS HORIZONTES

conhecimento técnico-científico, alentado pelo método da visita técnica”, afirma. Nessa visita os alunos tiveram a oportunidade de ter contato com a operacionalização da MMX Mineração e Metálico que explora a região conhecida como Serra Azul, onde a capacidade instalada atual é de 8,7 milhões de toneladas de extração do minério de ferro ao ano.

Alunos da Novos Horizontes durante a visita técnica na MMX


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.