Page 1

IMPRESSO ESPECIAL

ANOS

A N O 1 0 . N º 3 1 . JU L H O . A G O S T O . S E T E M B R O . 2 0 1 1 FA C U L D A D E N O V O S H O R I Z O N T E S BELO HORIZONTE . MG . www.unihorizontes.br

9912271257 DR/MG

A Novos Horizontes está entre as 10 melhores IES Privadas de MG, de acordo com o MEC

D

e acordo com os dados divulgados pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) referentes à última avaliação do ensino superior do país, que compõe o Índice Geral de Cursos (IGC) de todas as instituições de ensino superior do país, a Faculdade Novos Horizontes obteve IGC 4, o que a coloca entre as 10 melhores Instituições de Ensino Superior Privadas de Minas Gerais, oferecendo os cursos mais bem avaliados das áreas. Leia mais nas páginas 03 e 04.

Novos Horizontes tem aprovação Comunidade acadêmica comemora superior a 70% no I Exame do CFC os 10 anos da Novos Horizontes

N

o dia 29 de abril, a Faculdade Novos Horizontes comemorou os 10 anos de atividades com o tradicional baile de aniversário. Neste ano, a festa foi realizada na AABB – Associação Atlética Banco do Brasil com a presença de mais de 700 pessoas, entre alunos, professores, funcionários, alunos egressos e familiares. Leia mais na página 05.

A

Faculdade Novos Horizontes teve uma aprovação de cerca de 72% no I Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), realizado no 1º Semestre de 2011. A aprovação no Exame do CFC passou a ser obrigatória para a prática da profissão do contador. Leia mais na página 02.

Comece no 2º Semestre seu curso de Mestrado Acadêmico em Administração

E

stão abertas as inscrições para o Mestrado Acadêmico em Administração da Faculdade Novos Horizontes, recomendado pela CAPES. Essa é a oportunidade que você precisava para se destacar no mercado de trabalho e realizar seu mestrado em uma das melhores Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais. Leia mais na página 06.

Inscrições abertas para Obtenção de Novo Título e Transferência Página 08

Confira a edição online do jornal no site www.unihorizontes.br e indique para os amigos


Pensamento Acadêmico

Prof. Tueli Rodrigues Tavares Vice-Diretor e Diretor de Graduação da Faculdade Novos Horizontes

O

tema “Qualidade do Ensino Superior no Brasil” tem sido muito destacado ultimamente. O Plano Nacional de Educação para o Decênio 2011-2020, em seu artigo 2º apresenta, entre outras diretrizes, a melhoria da Qualidade do Ensino Brasileiro. Outra evidência da importância deste assunto pode ser constatada na fala do atual Ministro da Educação, Fernando Haddad, durante a posse de seis membros da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), realizada no início deste ano, onde a tônica do discurso foi o zelo pela qualidade do Ensino Superior do Brasil. De acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei 10.861, em 2004, o Índice Geral de Cursos (IGC) é o indicador de Qualidade das Instituições de Ensino Superior e seu resultado pode ser lido em faixas que vão de 1 (conceito mínimo) a 5 (conceito máximo). Com esse modelo de avaliação os conceitos 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o conceito 3 é satisfatório e os conceitos 4 e 5, muito bons. De acordo com os últimos dados do MEC/INEP, publicados no início deste ano, um a cada três cursos é de baixa qualidade, ou seja, quase 34% dos 6.804 avaliados tiveram conceitos 1 ou 2. A maioria dos cursos, aproximadamente 51,5% obteve conceito 3 e somente 14,5% das Instituições avaliadas tiveram conceito 4 ou 5. Analisando estes dados temos muito orgulho de ver a Faculdade Novos Horizontes neste seleto grupo de Instituições com conceito 4 ou 5. Recentemente, o MEC suspendeu cerca de 11 mil vagas de 136 cursos de Direito no Brasil. Em Minas Gerais a redução atingiu 20 cursos e fechou 1314 vagas. Já em Belo Horizonte a suspensão afetou sete Instituições tradicionais, sendo 03 Universidades e 04 Faculdades.

EXPEDIENTE O Jornal Novos Horizontes é uma publicação da Faculdade Novos Horizontes Presidente do Instituto Novos Horizontes: Professor Alfredo Alves de Oliveira Melo Diretora Geral da FNH: Professora Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo Diretora de Pós-graduação e Pesquisas Professora Talita Ribeiro da Luz Vice-Diretor e Diretor de Graduação: Professor Tueli Rodrigues Tavares Diretor Administrativo Professor Walter Coelho Morais Produção Editorial: Assessoria de Comunicação da Faculdade Novos Horizontes comunicacao@unihorizontes.br Jornalista Responsável: Felipe Cassiano Impressão Gráfica 101 Tiragem: 6.000 exemplares Endereços: Unidade Santo Agostinho Rua Alvarenga Peixoto, 1.270 Santo Agostinho CEP:30180-121 3293-7000 Unidade Barreiro Av. Sinfrônio Brochado, 1281 Barreiro CEP:30640-000 Informações: 0800 283 7001 www.unihorizontes.br

O motivo da suspensão foi devido ao conceito preliminar de curso (CPC) insatisfatório (1 ou 2) que estes cursos obtiveram na avaliação realizada em 2009. Essa foi a primeira atitude da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior criada recentemente.

Em contrapartida, o MEC está adotando a política de valorização dos cursos que apresentaram resultados muito bons, ou seja, que tiveram conceito 4 ou 5. Para estes cursos será autorizado o aumento de vagas como forma de reconhecimento à qualidade apresentada. O objetivo dessa política é substituir as vagas “ruins” das Instituições com baixo desempenho por vagas “boas” em Instituições bem avaliadas. Como Educador e entusiasta deste modelo de avaliação proposto na Lei dos SINAES, espero que no atual governo essa política continue sendo bastante valorizada e que os cursos de baixa qualidade tenham suas vagas cortadas para que nas próximas avaliações do MEC tenhamos um maior percentual de Instituições com notas 4 ou 5. Consequentemente, teremos uma melhor formação para os futuros egressos do Ensino Superior Brasileiro. Neste contexto de educação de qualidade, a cada ano que se passa a FNH se consolida ainda mais como uma das melhores instituições de ensino da Região Metropolitana de Belo Horizonte e também de Minas Gerais. Prova disso são os resultados divulgados em janeiro de 2011 pelo MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) referentes ao Índice Geral de Cursos (IGC) de 2009. De acordo com essa última avaliação, a Faculdade Novos Horizontes obteve nota 4, numa escala que vai de 1 a 5, ficando entre melhores Instituições de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, atrás somente de poucas universidades públicas. Vale ressaltar que, em um universo de 1.793 faculdades, centros universitários e universidades apenas 6,92% das instituições avaliadas em todo o país ficaram com IGC 4. Alcançar o IGC 4 é resultado de um trabalho desenvolvido com muita competência pelos professores, funcionários e alunos da FNH. Parabéns a Faculdade Novos Horizontes!

FNH aprova 72 por cento no Exame do CFC

N

o ano em que o curso de Ciências Contábeis da Faculdade Novos Horizontes é reconhecido pelo MEC como o 2º melhor curso de todo o Estado de Minas Gerais, entre Faculdades, Centros Universitários e Universidades Públicas e Privadas, ficando atrás apenas da UFMG, os professores, alunos e toda a comunidade acadêmica tem mais um motivo para se orgulhar. A Novos Horizontes teve uma aprovação de 72% no 1º Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), realizado dia 27/03/2011. O índice de aprovação da Faculdade Novos Horizontes foi o dobro da média nacional. De acordo com a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim, o índice de aprovação nos

exames foi de 30,83% para bacharel em ciências contábeis e 24,93% para técnico em contabilidade. O edital com a lista completa dos aprovados pode ser conferido no site www.unihorizontes.br. Confira abaixo os alunos egressos da Faculdade Novos Horizontes que foram aprovados: Adeli Mateus Campos Lima, André Francisco Pereira, Claudia Elizabete da Silva Barbosa, Cristiana Urbano de Carvalho, Eduardo Cristiano Ferreira Prado, Elisabete de Souza Martins, Eli Alves da Silva, Franck Arcanjo da Silva, Gizele Izidoro de Moura, Jacqueline Santos Franco Lopes Almeida, Leonardo Lima Castelo Franco, Ricardo Humberto Antônio Sousa, Silvanei Fernandes Silva. A Faculdade Novos Horizonte parabéniza todos os novos profissionais!

Alunos da Novos Horizontes visitam a MMX

N

o dia 27 de Maio, alunos dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Tecnólogos Gestão da Qualidade, sob a supervisão dos professores Márcio de Souza e Silva e Rogério Naves Rezende, fizeram uma visita técnica ao Complexo Serra Azul, na companhia MMX Mineração e Metálicos S/A, em Igarapé-MG. O objetivo dessa visita técnica foi buscar o conhecimento prático, demonstrando aos alunos os procedimentos utilizados no meio empresarial, promovendo a interligação da teoria com a prática. De acordo com o coordenador do curso de Ciências Contábeis, o Prof. Márcio de Souza e Silva, atualmente se percebe a importância da visita técnica como forma de rever os conceitos teóricometodológicos e expressar o diálogo produzido em sala de aula, através da visualização dos processos e procedimentos adotados dentro de um ambiente empresarial. “A construção intelectual do aluno é reforçada a partir de observações, troca de experiências e debates diretamente com os profissionais que fazem parte desse processo, possibilitando, assim, que o aluno desenvolva o

2 FACULDADE NOVOS HORIZONTES

conhecimento técnico-científico, alentado pelo método da visita técnica”, afirma. Nessa visita os alunos tiveram a oportunidade de ter contato com a operacionalização da MMX Mineração e Metálico que explora a região conhecida como Serra Azul, onde a capacidade instalada atual é de 8,7 milhões de toneladas de extração do minério de ferro ao ano.

Alunos da Novos Horizontes durante a visita técnica na MMX


Eventos

FNH entre as 10 melhores IES Privadas de MG

O

MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgaram os dados referentes ao Índice Geral de Cursos (IGC) de 2009, de todas as instituições de ensino do país. De acordo com essa avaliação, a Faculdade Novos Horizontes obteve IGC 4, ficando entre as 10 melhores Instituições de Ensino Superior privadas do Estado de Minas Gerais, atrás somente de poucas universidades públicas. Na região metropolitana de Belo Horizonte, a Faculdade Novos Horizontes é a melhor Instituição de Ensino Privada, junto com a IBMEC que também atingiu o conceito 4, atrás apenas da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, única IES privada de Minas Gerais que atingiu conceito 5. Esses dados oficiais do MEC colocam a Faculdade Novos Horizontes entre as melhores Faculdades do país, de acordo com o IGC 2009. Apenas 6,9% das instituições avaliadas em todo o país ficaram com IGC 4 e 5. Apenas 25 Instituições de Ensino Superior em todo o país obtiveram nota 5 no IGC, em um universo de 1.793 faculdades, centros universitários e universidades. A escala do IGC vai de 1 a 5.

FNH oferece os cursos mais bem avaliados das áreas Os 03 cursos da FNH que foram avaliados – Ciências Contábeis, Administração e Direito – tiveram também um ótimo desempenho separadamente. O Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Novos Horizontes foi avaliado como o melhor curso entre as faculdades, centro universitários e universidades privadas de Minas Gerais, de acordo com os dados do INEP/MEC. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, entre IES públicas e privadas, o curso de Ciências Contábeis da FNH ficou atrás apenas da UFMG. O curso de Direito da Novos Horizontes foi avaliado como o melhor curso entre os centros universitários e as faculdades privadas da região metropolitana de Belo Horizonte, superando tradicionais instituições de ensino superior. E o curso de Administração da FNH foi avaliado como o segundo melhor entre as faculdades da região metropolitana de BH, também de acordo com dados oficiais do INEP/MEC.

Ação social da FNH Novos Horizontes comemora o Dia do Assistente Social no bairro Jardim Alvorada

N

o dia 09 de abril a Faculdade Novos Horizontes, em uma ação conjunta entre o seu Núcleo de Assistência Jurídica e o curso de Serviço Social, promoveu uma ação social na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Damião de Molokai, no bairro Jardim Alvorada. Durante quatro horas os alunos da Faculdade ofereceram atendimento jurídico e de serviço social à população carente do bairro Jardim Alvorada e Vila São José. É através de projetos como esse que a Novos Horizontes possibilita ao seu aluno vivenciar na prática o exercício de sua profissão, complementando assim a teoria vista em sala de aula, além da prática da responsabilidade social. Essas atividades são de extrema importância como ressalta um dos voluntários nesta ação, o aluno do 6º período de Direito, Robson Itamar. “Foi um momento importante no nosso processo de formação acadêmica, não apenas do ponto de vista técnico, mas também sobre a valoração da relevância social do trabalho advocatício junto a população carente, propiciando a esses cidadãos na prática o exercício do seu direito subjetivo, o que nem sempre é possível por razões distintas, o que torna de singular importância essa política educacional da Novos Horizontes, com enfoque na técnica, ética e cidadania”, afirma.

E

m comemoração ao dia do Assistente Social, a Faculdade Novos Horizontes realizou no dia 23 de maio, uma programação especial para discutir diversos temas ligados à prática da profissão, contando com a participação especial do Deputado Estadual André Quintão (PT). O deputado, que é Assistente Social e Sociólogo, abordou em sua apresentação as “Perspectivas de inclusão social e o Sistema Único de Assistência Social – SUAS”. O objetivo foi contextualizar as multifaces da pobreza, apresentando dados nacionais e estaduais, dialogar sobre os desafios e perspectivas de inclusão social por meio das políticas públicas, em especial do Sistema Único de Assistência Social. O deputado estadual André Quintão (PT) é presidente da Comissão de Participação Popular, coordenador da Frente Parlamentar dos Direitos da Criança e do Adolescente e membro das Comissões de Constituição e Justiça e de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de MG. Em seguida foi realizada uma mesa redonda com os temas “Perspectivas de Inclusão pelo Trabalho das Associações”, com Alfredo de Souza Matos (INDIO), representando a ASMARE, e “Inclusão das pessoas com deficiência”, com Gilmara Costa de Morais Castro, Coordenadora Projeto de Mercado de Trabalho Inclusivo PROMETI - GEINP – PBH. A íntegra da palestra do Deputado André Quintão poderá ser c o n f e r i d a n o s i t e d a Fa c u l d a d e N o v o s H o r i z o n t e s www.unihorizontes.br ou no canal da FNH no youtube: www.youtube.com/novoshorizontesmg.

Nossa Gente Alunas fazem atendimento jurídico para moradora da comunidade do Jardim Alvorada

Curso de Gestão Comercial recebe comissão do MEC para reconhecimento

O

s alunos e professores do curso Tecnólogo em Gestão de Comercial podem comemorar. A Faculdade Novos Horizontes vai receber duas comissões de avaliadores do INEP/MEC o reconhecimento do curso de Gestão Comercial. Uma das comissões estará presente na Unidade Santo Agostinho entre os dias 1 e 3 de agosto e a outra estará na Unidade Barreiro de 19 a 22 de setembro. As comissões realizarão uma visita in loco nas dependências das duas unidades da FNH, conversarão com professores, alunos e funcionários, observando todas as dimensões que estão presentes na avaliação das Instituições de Ensino Superior do país. Pelo grande êxito que a FNH obteve com as últimas comissões (o curso de Direito foi reconhecido com a nota 4 e o curso de Gestão de Cooperativas com a nota máxima, ou seja, 5), a expectativa é que o reconhecimento do curso de Gestão Comercial receba também uma grande nota.

Q

uem está na coluna “Nossa Gente” desta edição é Marina Fernandes dos Santos, aluna e funcionária da Novos Horizontes. Marina começou a trabalhar na FNH no início de 2007 e começou a estudar Administração em agosto deste mesmo ano quando foi aprovada no vestibular. Muito próativa e envolvida com o trabalho na instituição, Marina está no Telemarketing, na Assessoria de Marketing da FNH. “Tenho uma grande gratidão pela FNH que me proporcionou, além do meu emprego, a possibilidade de fazer um curso superior que dificilmente teria como fazer”, afirma. Além da maratona de trabalho e estudos, nas horas vagas Marina gosta de sair com seu marido Carlos e encontrar os amigos.

FACULDADE

NOVOS HORIZONTES 3


Ciências Contábeis

Melhor Curso

Entre as Faculdades, Centros Universitários e Universidades Privadas de Minas Gerais.

Direito

Melhor Curso

Entre as Faculdades e Centros Universitários Privados da Região Metropolitana de BH.

Administração

2º Melhor Curso

Entre as Faculdades Privadas da Região Metropolitana de BH. Fonte: MEC/INEP

Cursos Bacharelado Cursos Tecnólogos em apenas 02 anos! -Administração -Ciências Contábeis -Direito -Serviço Social

-Tecnólogo -Tecnólogo -Tecnólogo -Tecnólogo

em em em em

Gestão Gestão Gestão Gestão

Comercial de Cooperativas da Qualidade da Segurança Privada

20% de desconto no 1º Semestre* *Conforme o regulamento

Modalidades de Ingresso -Vestibular - dia 13 de julho -Processo Seletivo Agendado -Análise de Currículo -Aproveitamento da Nota do Enem -Obtenção de Novo Título -Transferência de outra Instituição de Ensino

Locais de inscrição Unidade Santo Agostinho R. Alvarenga Peixoto, 1270 De seg. a sexta-feira de 09h às 21h. Unidade Barreiro Av. Sinfrônio Brochado, 1281 De seg. a sexta-feira de 13h às 21h. Internet No site www.unihorizontes.br


Graduação

Festa e homenagens nos 10 Anos da FNH

N

o dia 29 de abril, a Faculdade Novos Horizontes comemorou os 10 anos de atividades com o tradicional baile de aniversário. Neste ano, a festa foi realizada na AABB – Associação Atlética Banco do Brasil com a presença de mais de 700 pessoas, entre alunos, professores, funcionários, alunos egressos e familiares. O aile foi o melhor já realizado pela FNH, de acordo com o público presente que dançou ao som da banda Super Som C&A Plus até pouco depois das cinco horas da manhã. As fotos do baile podem ser conferidas no site da Faculdade Novos Horizontes o no perfil da FNH no facebook. No 2º semestre de 2011 a programação de comemoração dos 10 anos da Novos Horizontes continua. Acompanhe a programação no site da FNH. Homenagem aos professores e funcionários Neste ano, a Faculdade Novos Horizontes passou a homenagear todos os professores e funcionários que completarem 10 anos de casa. No baile, os primeiros professores e funcionários da FNH receberam placas em homenagem a uma década de dedicação, acompanhando e contribuindo para a construção da Novos Horizontes, dos primeiros dias de aula até hoje. A partir de agora, todos os professores e funcionários que completarem 10 anos de FNH receberão a honraria.

“Lembro-me exatamente de como tudo começou. Em 2001, a Faculdade Novos Horizontes abriu suas portas para aquela que, na ocasião, era uma doutoranda, ávida pela prática da docência. Logo na entrevista com as Professoras Marlene e Talita, pude perceber que estava no lugar certo, junto a pessoas que, como eu, acreditavam na educação e na transformação que ela pode provocar. Até hoje, sinto que a confiança é recíproca e a homenagem pelos 10 anos de trabalho fez com que eu me sentisse lisonjeada por pertencer a um grupo de professores tão seleto e especial. À Faculdade, desejo mais mil anos de trabalho profícuo e recompensador! Meu muito obrigada a todos que mantêm esse grupo unido e fortalecido.” Profa. Patrícia Tanuri Baptista “Relembrar esses 10 anos de FNH é uma satisfação. Receber uma homenagem é receber o reconhecimento de um trabalho. Trabalho este que é de toda uma equipe de funcionários, professores e alunos. Muita coisa foi feita. Muitos erros. Muitos acertos. É importante destacar o interesse de sempre melhorar. Na parte acadêmica, vimos cursos surgir e depois serem reconhecidos pelo MEC e pelo mercado, tendo os primeiros alunos formados. A criação do mestrado é outro marco importante na FNH. Destaco também o processo de implantação do vestibular feito pela própria FNH que foi outro desafio do qual participei. O projeto interdisciplinar é o maior expoente desse processo. Por último, quero destacar uma frase que ouvi do Prof. Alfredo uma vez, que sintetiza esse sentimento de sempre procurar o melhor: fazemos as coisas nos preocupando com os detalhes, mas sem perder o foco de onde queremos chegar". Prof. Maurício Antônio de Castro Lima

Confira os homenageados deste ano: Professores: Prof. Dr. Alfredo Alves de Oliveira Melo, Prof. Eduardo Amat Silva, Profa. Dra. Kely César Martins de Paiva, Prof. Dr. Luiz Carlos Honório, Profa. Dra. Maria Cristina Duarte Rios, Profa. Dra. Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, Prof. Maurício Antônio de Castro Lima, Profa. Dra. Patrícia Tanuri Baptista, Profa. Dra. Talita Ribeiro da Luz. Funcionários: Sr. Edis de Oliveira Carvalho e Miriam Fernandes Amaral. O Dr. Rubens Alves de Oliveira Melo também recebeu a homenagem da FNH pela sua importante contribuição na criação da Instituição.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

Confira alguns depoimentos dos professores homenageados "Hoje, trabalhar em uma organização por esse tempo todo é algo raro. Mas o projeto da Faculdade me interessou mesmo antes de sair do papel. Sendo assim, quando olho para trás, vejo que muitas coisas se concretizaram, outras perderam seu sentido e outras, ainda, precisam ser revistas. Sem dúvida, é motivo de satisfação ter participado disso tudo, ter sido alvo de homenagens de alunos e, agora, da própria Instituição. Também são estimulantes as perspectivas futuras, assim como as relações afetivas e profissionais que desenvolvi a partir do meu trabalho aqui." Profa Kely César Martins de Paiva "O trabalho é algo muito importante na vida de qualquer pessoa, faz parte, principalmente quando este trabalho é acadêmico. Estar na FNH desde o seu início, das poucas turmas na Serra até as duas unidades da Faculdade, é motivo de orgulho participar do seu crescimento, do seu desenvolvimento.Ver alunos entrarem e se formarem é um trabalho gratificante, mostra a contribuição que você deu neste processo. O reconhecimento da Faculdade pelo meu trabalho acaba sendo motivo de orgulho, me motivando a sempre ser melhor tanto como professor, como pessoa.” Prof. Eduardo Amat Silva

Homenageados: 1. Profa. Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo; 2. Prof. Alfredo Alves de Oliveira Melo; 3. Prof. Maurício Antônio de Castro Lima; 4. Profa. Kely César Martins de Paiva; 5. Profa. Patrícia Tanuri Baptista; 6. Profa. Talita Ribeiro da Luz; 7. Prof. Eduardo Amat Silva; 8. Miriam Fernandes Amaral; 9. Dr. Rubens Alves de Oliveira Melo.

Temas atuais estão presentes Sarau promove diálogo de nos Debates Contemporâneos obras literárias com os cursos

O

s Debates Contemporâneos promovidos pela Coordenação de Cursos de Graduação da Faculdade Novos Horizontes traz à discussão acadêmica importantes temas da atualidade. Neste semestre foram realizados dois debates com os temas “Direitos Humanos e Cidadania: verdade e história dos mortos e desaparecidos políticos no período da ditadura militar”, com a palestrantes: Heloisa Greco, Doutora em História pela UFMG e Coordenadora do Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania, e “Bullying nas instituições de ensino”, com Maria Lúcia Scarpelli, vereadora e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Realizado no dia 11 de junho, a palestra “Bullying nas instituições de ensino”, abordou o tema que está em discussão em toda a sociedade, no Brasil e no exterior. Entenda o que é o Bullying: Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder. (Fonte: http://www.brasilescola.com).

A

Faculdade Novos Horizontes amplia a formação de seus alunos realizando diversas atividades extracurriculares complementares às disciplinas ministradas em salas de aula. Entre essas atividades, destacam-se o Sarau de Administração e o Sarau Jurídico que abordam obras clássicas da literatura fazendo uma transposição para cada área do conhecimento. No 1º semestre deste ano, o Sarau de Administração abordou a obra “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo, e o Sarau Jurídico a obra “O Crime do Padre Amaro”, de Eça de Queiroz. De acordo com a Profa. Lívia Guimarães, que participou dos dois eventos, as obras dialogam intensamente com cada curso. “Será um crime o de Amaro, a busca pelo gozo que todo homem deseja ou a cobiça que o impele à insanidade? Aqui desenha-se o cenário de um julgamento”, afirma a professora. “O juiz? Deixamos para o aluno do curso de Direito resolver,” afirma. A Profa. Lívia diz que tanto um texto, quanto o outro, buscam elencar semelhanças que possam possibilitar leituras mais atuais, leituras das nossas profissões, das nossas carreiras, das nossas vidas. “O Crime não é só de um Padre, eu diria. E Cortiços? Estamos cercados deles, entretanto com outros nomes – favelas, aglomerados, comunidades. A escolha serve mesmo para fornecer uma mirada mais ampla do que espera o profissional. Nem tudo é ficção, mas ouso plagiar o popular para dizer que a arte pode imitar a vida”, finaliza.

FACULDADE

NOVOS HORIZONTES 5


Pós-Graduação

Inscrições abertas para o Mestrado em Administração da FNH

Faculdade Novos Horizontes oferece 09 novos cursos de MBAs

E

Faculdade Novos Horizontes irá ofertar novos cursos de Pósgraduação no próximo semestre, além do MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito, realizado em parceria com o Sicoob Central Cecremge e que já está em sua quarta turma.

stão abertas até o dia 15 de julho as inscrições para o Mestrado Acadêmico em Administração da Faculdade Novos Horizontes. Recomendado pela CAPES, o Mestrado em Administração da FNH foi criado por um grupo de professores provenientes da UFMG, com larga experiência acadêmica, possuindo um corpo docente altamente qualificado, comprometido com a excelência na formação de seus mestres. O Programa de Mestrado da FNH forma profissionais para o exercício da pesquisa, docência e para atuarem em organizações de diferentes naturezas. Mais informações, formulários e a relação de documentos para inscrição estão disponíveis no site www.unihorizontes.br ou através do 31 32939215. As provas serão realizadas no dia 16 de julho. Área de Concentração: Organização e Estratégia. Linhas de Pesquisa - Relações de poder e dinâmica das organizações Áreas de pesquisa: relações de poder e gênero; relações de trabalho; gestão de pessoas; o gerente e a função gerencial; liderança; formas de participação nas organizações; análise das organizações como um sistema social regulado pela performance econômica e como um sistema de ação coletiva de desenvolvimento social. - Tecnologias de gestão e competitividade Áreas de pesquisa: as mudanças e inovações no sistema produtivo; modelos de gestão e novas arquiteturas organizacionais, determinantes estratégicos, sociais e organizacionais da competitividade, implementação de estratégias, relacionamento com o mercado e o desenvolvimento econômico-financeiro, empreendedorismo nas suas diversas modalidades.

A

Os nove novos cursos que passarão a ser ofertados no 2º semestre de 2011 buscam atender demandas atuais do mercado de trabalho, proporcionando a qualificação dos profissionais que querem se destacar na suas áreas de atuação. Os cursos serão ofertados nas Unidades Santo Agostinho e Barreiro (confira em breve no site onde cada curso será ofertado). Acompanhe a divulgação das inscrições e mais informações no www.unihorizontes.br. Conheça os novos MBAs oferecidos pela Faculdade Novos Horizontes 1. MBA em Inteligência e Segurança Estratégica 2. MBA em Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMS) 3. MBA em Direito Constitucional Eleitoral 4. MBA em Residência Jurídica 5. MBA em Logística Empresarial 6. MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria Contábil 7. MBA em Gestão Tributária com Ênfase em SPED 8. MBA em Avaliação e Perícia Empresarial 9. MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Formação de Lideranças

ARTIGO

Mulheres Gerentes entre o Empoderamento e o Teto de Vidro

P

ara as feministas, o empoderamento “compreende a alteração radical dos processos e estruturas que reduzem a posição de subordinada das mulheres como gênero. As mulheres tornam-se empoderadas por meio da tomada de decisões coletivas e de mudanças individuais” (COSTA, 2004, p. 7). Assim, empoderamento possui significados distintos, em algumas situações o termo expressa sentido de emancipação, controle e busca de poder social ou político, em outras percebe-se pessoas obtendo controle sobre suas próprias vidas e planejando seu futuro, como forma de mudança desejada e planejada. O termo teto de vidro surgiu na década de 80 nos Estados Unidos para conceituar uma barreira que impede o alcance de algumas mulheres ao topo da hierarquia organizacional. Desta forma, os cargos mais importantes se tornam inatingíveis ao gênero feminino, não pela capacidade, dedicação e competências femininas, mas pelo fato de ser mulher. Esse artigo buscou analisar o processo de empoderamento de mulheres gerentes nos setores bancário, industrial e de informática localizadas em Belo Horizonte-MG, na percepção das entrevistadas. A análise contemplou cinco fatores que nos pareceu os mais adequados para compreender o seu empoderamento gerencial, quais sejam: fator cognitivo analítico, fator político, fator econômico, fator social e o fator cultural. Por meio do componente cognitivo, observou-se que as mulheres estão procurando melhor qualificação profissional em termos de capacitação, formação contínua, além de um conhecimento mais profundo da organização na qual estão inseridas, pretendendo, dessa forma, concorrer com o gênero masculino em condições de igualdade. Observou-se também que as gerentes consideram a dedicação à carreira, o saber lidar com pressão e cobrança, e o trabalho incessante como um diferencial para o empoderamento da mulher no cargo gerencial. Na perspectiva de gênero, as gerentes, em sua maioria, criticam as diferenças nas oportunidades, exigências e formas de ascensão ao ingressar na função gerencial. Essas diferenças são percebidas em alguns setores, em relação ao nível hierárquico disponibilizado para as mulheres e, principalmente, a faixa salarial. Com relação ao componente político, observou-se que o relacionamento das gerentes com os seus pares acontece de forma bastante tranquila, respeitosa e sem discriminação na percepção da maioria das entrevistadas. Dentro de um contexto global, o componente econômico externo contribuiu para a inserção da mulher no mercado de trabalho, impactando positivamente na vida profissional das mulheres, principalmente no que diz respeito à independência financeira, configurando-se como fator importante para as gerentes entrevistadas, em sua totalidade. Na percepção da maioria das gerentes, o crescimento econômico favorece e oferece oportunidades e obriga a mulher a buscar mais conhecimento,

6 FACULDADE NOVOS HORIZONTES

Profa. Dra. Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo

dedicação e comprometimento, uma vez que o mercado torna-se mais competitivo. O componente social permitiu analisar a percepção das gerentes no que diz respeito às relações patriarcais e matriarcais. A maioria das gerentes entrevistadas relatou que vivenciou uma relação de subordinação familiar da mulher na sua juventude. Nota-se, entretanto, que mesmo na situação de patriarcalismo ou matriarcalismo o papel da família, em particular, o do pai na percepção das entrevistadas, foi decisivo para a trajetória gerencial. No fator cultural, percebeu-se que o fortalecimento da mão de obra feminina vem provocando significativas mudanças culturais. Com isso, o patriarcalismo vem perdendo sua força e as mulheres começam a atuar ativamente em atividades antes só território dos homens. Os dados da pesquisa sucitaram análises diferenciadas do contexto de empoderamento gerencial das mulheres. Os primeiros estudos sobre empoderamento feminino apresentam como requisito a conscientização da situação de desigualdade e de dominação masculina. Outros mostram estratégias como retirar o empoderamento das questões pessoais (SHEPPARD, 1989), ou o empoderamento mais em função das expectativas que os outros projetam sobre elas (BELLE, 1993), ou ainda o empoderamento de características femininas para o exercício diferenciado de função gerencial em um contexto de reestruturação do sistema capitalista (MELO, 2002). Além de possíveis ilusões de igualdade de oportunidades apontadas por Junqueira (1999) os fatos indicam novas situações, como o aumento de mulheres em cargos gerenciais em todos os níveis, o afrouxamento do sistema patriarcal, o desejo e a aspiração pessoal das mulheres pela carreira e a busca de condições objetivas para obtê-la. O estudo partiu também de um pressuposto que o empoderamento atingia apenas até certo nível gerencial, o que ainda é verdade, mas não se constitui em situação generalizada e não confirmado a limitação do empoderamento pelo teto de vidro. O empoderamento das mulheres, assim, representa um desafio às relações patriarcais nos espaços sócio-institucionais, em especial dentro da família, ao poder dominante do homem e a manutenção dos seus privilégios de gênero. Significa uma mudança na dominação tradicional dos homens sobre as mulheres, garantindo-lhes a autonomia no que se refere ao controle dos seus corpos, da sua sexualidade, do seu direito de ir e vir, bem como um rechaço ao abuso físico e a violação sem castigo, o abandono e as decisões unilaterais masculinas que afeta a família, a organização e a sociedade. Leia o artigo completo em: FREITAS, M. E. de; DANTAS, M. (Org.). Diversidade sexual e trabalho. São Paulo: CNL - CENGAGE/NACIONAL, 2011. 384 p.


Pós-Graduação

Professora e alunos do Mestrado participam de XI Conferência Ibero-Americana de Educação em Enfermagem, em Portugal

A

Profa. Dra. Kely César Martins de Paiva e Arthur Leite de Araújo e Welinton Jesus Santos Junior, ambos alunos do Mestrado em Administração da Faculdade Novos Horizontes, tiveram dois trabalhos aprovados na XI Conferência IberoAmericana de Educação em Enfermagem que será realizado na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, em Portugal. O evento de periodicidade bianual é organizado pela Associação LatinoAmericana de Escolas de Faculdades de Enfermagem (ALADEFE, www.aladefe.org), um organismo de caráter internacional não governamental, fundado em Cuba em 1986, que busca integração de interesses e objetivos solidários, coerentes com as necessidades de saúde das sociedades.

realizadas no projeto financiado pela FAPEMIG intitulado “Competências Profissionais e Gestão de Competências em Profissões na Área De Saúde: Um Estudo com Médicos e Enfermeiros em Minas Gerais”, aprovado no EDITAL 21/2008 - PPP – Programa Primeiros Projetos. De acordo com a Profa. Dra. Kely “a participação no evento é fundamental para divulgação desses dados, além da abrir possibilidade para estabelecimento e fortalecimento de redes dos autores”. Confira uma síntese desse artigo na coluna “Resultado de Pesquisa”, nesta mesma página.

Os artigos aprovados foram “Estresse ocupacional de enfermeiros de uma unidade intensiva neonatal de um hospital-maternidade brasileiro”, dos autores Profa. Dra. Kely César Martins de Paiva e do aluno Arthur Leite de Araújo, e o artigo “Competências Profissionais de Enfermeiros: um estudo em um hospital filantrópico brasileiro”, também da profa. Dra. Kely César e do aluno Welinton Jesus Santos Junior. Esse último é fruto de parte das atividades de pesquisa

Resultado de Pesquisa Competências Profissionais de Enfermeiros: um estudo em um hospital filantrópico brasileiro

Autores: Profa. Dra. Kely César Martins de Paiva Welinton Jesus Santos Junior

s mudanças que vêm ocorrendo no Brasil e no mundo, e em especial nos hospitais, estudos sobre competências profissionais têm despertado interesse na academia e também nas próprias organizações, uma vez que essas competências terão impacto direto nos resultados produzidos. Os hospitais possuem um contexto multidisciplinar, exigindo um trabalho conjunto e integrado de diversos profissionais, dentre eles o enfermeiro, cujas competências são formadas e desenvolvidas de modo peculiar e contínuo, indo além da formação acadêmica em curso superior. Nesse cenário e com todas as dificuldades que estão inseridas no processo de gestão de competências – que inclui diversos atores –, o objetivo da pesquisa foi analisar como se configuram e são geridas as competências profissionais de enfermeiros de um hospital filantrópico, localizado no interior do estado de Minas Gerais (Brasil), na percepção deles próprios e de outros membros da equipe de enfermagem.

A

experiência diária, principalmente voltada para o lidar com pessoas, necessária para a apresentação de tais competências. No entanto, as competências observadas no cotidiano dos enfermeiros relacionam-se à realização de procedimentos e à coordenação da equipe, denotando maior preocupação com aspectos assistenciais que com gerenciais, os quais são típicos da profissão no contexto abordado. Segundo os entrevistados, o próprio enfermeiro que desempenha a gestão de competências, principalmente por meio de cursos de atualização e pelo exercício prático da função dentro do hospital, indicando o caráter individualizado dessa gestão. A falta de cursos e de infra-estrutura da organização foi apontada como aspectos dificultadores da gestão de competências, implicando fragilidade institucional no processo, sendo potencializada pela tímida participação do conselho profissional e dos sindicatos, percebidos pela maioria como atores omissos no referido processo.

A pesquisa de campo foi caracterizada como descritiva, com abordagem qualitativa, nos moldes de um estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas, que incluíram a aplicação de uma técnica projetiva de associação de figuras. Participara da pesquisa 5 enfermeiros e 10 membros da equipe de enfermagem do hospital (dois auxiliares e oito técnicos) que foram entrevistados e os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo.

Os enfermeiros, assim como os membros de suas equipes dentro do hospital, enfatizam as faces cognitiva, funcional, comportamental ética e política no exercício competente das atividades dos primeiros, tendo os enfermeiros muitas dificuldades na gestão de suas competências, realizando-a de modo solitário, em descompasso com o aspecto multidisciplinar que é característico da prática de seu trabalho. Diante dos dados e das limitações de ter-se abordado apenas um hospital, sugere-se ampliar a pesquisa para outras unidades de saúde, públicas e privadas, de modo a avançar no campo de pesquisa e contribuir para a gestão de competências dos profissionais enfermeiros nas suas diversas frentes de trabalho.

Nos dois grupos investigados foram semelhantes as competências profissionais identificadas como requeridas do enfermeiro, tendo sido listados o conhecimento teórico e técnico atualizado e o trabalho em equipe. Os dois grupos apontaram a

Graduação

FIES agora sem fiador na Faculdade Novos Horizontes

O

aluno que tem encontrado dificuldades financeiras para a realização do seu curso superior tem agora na Faculdade Novos Horizontes uma opção mais fácil para solicitar o financiamento de seus estudos. A Novos Horizontes, por meio de sua Mantenedora, assinou um convênio com Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGDUC) para poder ofertar o financiamento estudantil FIES sem a necessidade de apresentar fiadores. Os estudantes que optarem por solicitar o FIES por meio do FGDUC precisam ter renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio ou serem bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) e façam a inscrição no Fies no mesmo curso em que são beneficiários da bolsa. Para maiores informações, procure o Setor Financeiro da FNH ou acesse o site: http://sisfiesportal.mec.gov.br. Os estudantes com renda acima de um salário mínimo e meio podem solicitar o FIES mas precisam apresentar fiadores. Vale lembrar que o estudante pode solicitar o FIES a qualquer momento desde que ele esteja regularmente matriculado na instituição. Uma outra novidade é que a partir de agora somente os estudantes que concluíram o 2º Grau de 2010 em diante que precisam ter participado do ENEM para solicitar o FIES.

PEAG do 2º semestre tem como foco a leitura e interpretação

O

PEAG – Programa de Excelência Acadêmica para a Graduação para o 2º Semestre de 2011 terá como tema norteador a “Leitura e a interpretação na graduação”. Para a composição de ações do PEAG para o próximo semestre, a Coordenação de Graduação e a Diretoria da Faculdade Novos Horizontes estão desenvolvendo ações e atividades relacionadas ao tema buscando aprimorar a capacidade de interpretação dos alunos de graduação e o estímulo a leitura. Com essa ação, o PEAG busca fortalecer nos alunos uma visão crítica e contextualizada dos conhecimentos adquiridos na sala de aula e nas atividades extracurriculares, a partir do aprimoramento da leitura, da escrita e da interpretação, competências requeridas aos profissionais de todas as áreas. O Programa de Excelência Acadêmica para a Graduação – PEAG foi criado em 2008 com o objetivo de potencializar as ações acadêmicas e pedagógicas dos cursos de graduação e graduação tecnológica da Instituição, proporcionando uma melhoria do desempenho dos alunos através de diversas atividades e novos mecanismos para compartilhar o conhecimento. Desde sua implantação, o PEAG contribuiu para diversos resultados positivos da instituição tais como o Índice Geral de Cursos (IGC) 4 obtido na última avaliação do MEC/INEP, na qual a Faculdade Novos Horizontes está entre as 10 melhore Instituições de Ensino Superior Privadas de Minas Gerais.

FACULDADE

NOVOS HORIZONTES 7


Notas

Notícias de Professores Notícias dos Conselhos A Profa. Cíntia Moreira Gonçalves, professora do curso de Direito da Faculdade Novos Horizontes, foi nomeada a nova Presidente da Comissão de Bioética e Biodireito da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB/MG). O professor do Curso de Direito da FNH e Juiz de Direito, Prof. Alexandre Quintino Santiago, tomou posse como Diretor Executivo da Escola Judiciária Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. A Profa. Dra. Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo é autora do artigo “Mulheres gerentes entre o empoderamento e o teto de vidro” publicado no livro “Diversidade Sexual e Trabalho”, organizado por Maria Ester de Freitas e Marcelo Dantas - Editora Cengage Learning . O Prof. Dr. Luiz Carlos Honório teve o artigo “Determinantes Motivacionais e Estratégicos do Comportamento Exportador de uma Empresa Mineira do Setor Alimentício” aprovado na revista “Organizações Rurais e Agroindustriais - DAE/UFLA”, Volume 13, n. 2, Mai./Ago. de 2011. O Prof. Dr. Ernani Viana Saraiva recebeu o prêmio UFMG destinado as melhores teses defendidas em 2009. Também teve um artigo aprovado no congresso 3Es de Estratégia, um artigo aprovado no Enecult 2011 e um artigo aceito para publicação na RAC. O Prof. João Batista Correia ministrou a Palestra “Recuperação de Clientes nos Serviços Logísticos para Vender Mais” no 30º Encontro Nacional da ABM – Associação Brasileira de Metalurgia e Mineração, em Vitória – ES. O Prof. Walter Coelho Morais, professor do curso de Ciências Contábeis e Diretor Administrativo da Faculdade Novos Horizontes, assumiu a cadeira de Nº 61 da Academia Mineira de Ciências Contábeis (AMCC). A posse aconteceu no dia 9 de março, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MG). Também na AMCC, o professor foi eleito 2º Secretário.

CRAMG - CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO Interessados em participar do Prêmio Belmiro Siqueira de Administração 2011 e concorrer a até R$7,5 mil em premiações podem inscrever seus trabalhos nas sedes dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs) ou em suas representações até o dia 31 de agosto. Neste ano, eles serão avaliados nas categorias Livro, Artigo Acadêmico e Empresa Cidadão. Outras informações podem ser obtidas no site do CFA (http://www.cfa.org.br/), no regulamento do concurso ou ainda pelo e-mail formacao@cramg.org.br. www.cramg.org.br OABMG - ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL Foi lançada oficialmente no dia 21 de junho a rede social ADv5, criada pela Comissão de Tecnologia e Inovação, presidida pelo advogado Tito Lívio. A ADv5 foi criada para ser um canal de troca de informações, textos, dúvidas e experiências entre os advogados. Pensando no meio jurídico, o próprio nome faz referência ao artigo 5º da Constituição que apresenta direitos, garantias, isonomia, lazer e políticas públicas aos cidadãos. www.oabmg.org.br CRCMG - CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE Será realizada a VIII Convenção de Contabilidade de Minas Gerais entre os dias 28 e 30 de setembro no Minascentro sobre o tema “Contabilidade e Sustentabilidade: um novo conceito a ser c u l t i va d o ”. A s i n s c r i ç õ e s d e ve m s e r f e i t a s n o s i t e http://www.crcmg.org.br/8convencao até o dia 15 de setembro. www.crcmg.com.br. OCEMG - SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS O Sistema Ocemg/Sescoop-MG promove diversos cursos e treinamentos para os cooperados. Acesse o site da Ocemg e confira a programação para o mês de julho. www.ocemg.org.br CRESSMG - Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais A Nova edição do Código de Ética Profissional do assistente social já está disponível no site do Conselho Regional de Serviço Social de MG. Acesse e faça o download. www.cress-mg.org.br

Alunos de Gestão da Segurança Privada da FNH participam de visita técnica

O

s alunos do Curso Tecnólogo em Gestão de Segurança Privada visitaram a área de segurança do Minas Shopping para conhecer a realidade e os desafios de um gestor de segurança privada. A área de segurança privada está em plena expansão e a demanda por profissionais qualificados cresce a cada dia, exigindo uma formação superior na área para que o profissional tenha competências necessárias para a gestão de projetos de segurança.

O Prof. Walter Coelho Morais durante sua posse na AMCC.

Alunos transferidos para a Novos Horizontes têm 20% de desconto

A

Faculdade Novos Horizontes abre inscrições para receber transferências de estudantes que estejam realizando sua graduação em outra Instituição de ensino. O estudante transferido para a Novos Horizontes também participa da política de descontos para novos alunos, recebendo até 20% de desconto nas parcelas do primeiro semestre, podendo continuar com o desconto nos demais semestre participando das campanhas de indicação. Confira o regulamento da Faculdade Novos Horizontes. Os alunos de outras instituições interessados em transferir-se para Faculdade Novos Horizontes deverão procurar a Secretaria de Ensino em uma das unidades FNH para preencher o requerimento, efetuar o pagamento de uma taxa de R$ 30,00 e apresentar os seguintes documentos: Declaração do Sistema de Avaliação, Histórico Escolar atualizado, Programa das disciplinas cursadas (Ementa), Comprovante de reconhecimento ou autorização do curso, Currículo Pleno do Curso de origem. As aulas começam dia 01 de agosto.

8 FACULDADE NOVOS HORIZONTES

De acordo com a aluna do Curso de Gestão de Segurança Privada da Faculdade Novos Horizontes, Vanessa Cristina, as visitas técnicas realizadas pela Faculdade Novos Horizontes são de grande importância para aprender na prática os conteúdos ministrados durante o curso. “As visitas são vínculos importantes que nos permitem vivenciar um pouco da área por intermédio das experiências e desafios dos gestores de segurança privada no exercício da profissão”, afirma.

Os alunos do Curso Tecnólogo em Gestão da Segurança Privada durante a visita técnica no Minas Shopping.

Jornal Novos Horizontes - Ed 31  

Jornal Institucional da Faculdade Novos Horizontes - Ed. 31 - Julho, Agosto, Setembro de 2011

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you