2 minute read

Praticidade nos ambientes proporcionando bem-estar através da arquitetura

O Arquiteto Ot Vio Fumache Comenta Sobre O Planejamento De Espa Os E Os Benef Cios Para O Cotidiano

Temos muitas tarefas para realizar na nossa vida cotidiana: fazer o café da manhã, trabalhar, se exercitar, estudar, dentre muitas outras. Planejar e organizar estas tarefas é o primeiro passo para termos um ritmo de vida mais prático e agradável.

Advertisement

A arquitetura e interiores podem auxiliar as pessoas nesses afazeres, pois elas planejam e organizam os ambientes onde as tarefas irão acontecer. Um ambiente planejado de acordo com seu uso irá auxiliar na dinâmica e bem-estar daqueles que desfrutarão daquele espaço.

Existem muitas formas de garantir a praticidade e funcionalidade dos ambientes que ocupamos, seja através de uma circulação funcional, da distribuição e uso dos espaços, da disposição dos móveis, entre outros meios. Não podemos planejar e organizar todos os ambientes que utilizamos ao longo do dia, então vamos mostrar alguns exemplos daquele espaço que temos total, ou quase total, controle; nossa casa.

Na primeira foto conferimos uma área gourmet Todeschini, onde podemos observar que ela a setorização conforme os diferentes usos do espaço. Tem-se uma área reservada para a área de trabalho (pia) e apoio à churrasqueira. A churrasqueira e o cooktop estão centralizados no espaço como peças principais circundados por uma parede revestida com pedras, o que destaca o principal uso do espaço. Na outra lateral tem-se uma área reservada para o bar e itens relacionados. A ilha no centro também setoriza o ambiente, separando a área de trabalho com a área social do espaço gourmet, inte - grando todas as atividades.

A materialidade é um artifício utilizado pela arquitetura para auxiliar nessa setorização, assim o revestimento de pedra destaca o principal uso do espaço (churrasqueira e cooktop). O revestimento de madeira se repete nos armários, trazendo a sensação de aconchego. O granito preto é utilizado na ilha, nas bancadas e nas paredes, finalizando a composição do espaço. Importante lembrar que além do aspecto estético, a escolha dos materiais corretos é essencial para a praticidade do uso.

Já no escritório Azul Todeschi foi utilizada a disposição e design dos móveis para garantir conforto e praticidade para todos os usos necessários. Neste caso, o projeto e detalhamento do mobiliário foi a maneira de alcançar o objetivo proposto. Vê-se que em um espaço limitado foi possível criar a sala de reunião, manter uma boa circulação de pessoas, armários para armazenamento e espaços decorativos, que trazem a identidade do escritório. Os painéis nas paredes setorizam o espaço, uma vez que estão com a mesma cor dos móveis além de trazer personalidade para o espaço.

Planejar ambientes que facilitem e aprimorem as tarefas do cotidiano irá proporcionar praticidade e conforto no dia a dia. Seja através da disposição dos espaços, mobiliários, objetos e outros elementos, a arquitetura é um dos meios de promover o bem-estar físico e emocional das pessoas.

This article is from: