
1 minute read
e a contabilidade
A GESTÃO DE DADOS HOJE NO BRASIL ESTÁ UNIFICADA NO SISTEMA E-SOCIAL QUE DESBUROCRATIZA A ASSESSORIA CONTÁBIL
Atransformação digital tem mudado todo o comportamento do setor corporativo, seja qual for o segmento.
Advertisement
A chegada da indústria 4.0, que pode ser definida pela integração e automação de procedimentos através da tecnologia, trouxe uma série de novas questões para o mercado, o que inclui os processos internos das empresas, que também fazem parte de uma atualização sistêmica impulsionada por esse processo de digitalização e, por vezes, potencializada pela necessidade humana de desburocratização e agilidade. É o caso da adoção do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) por todos os agentes envolvidos nestes setores. “O programa é um projeto federal que tem o objetivo de unificar todos os processos e informações que concernem ao colaborador e, também, à própria organização”, explica Carlos César, diretor da Contabilidade Real de Bragança Paulista.
A alteração do sistema revolucionou o trabalho desenvolvido por profissionais relacionados ao tratamento de dados de recursos humanos em todo o país. “O eSocial engloba diferentes órgãos de foro nacional, como a Receita Federal, o Ministério do Trabalho e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)”, pontua, o que, de acordo com ele, facilitou o cruzamento de qualquer material lançado sobre uma pessoa, seja ela física ou jurídica.
A mudança veio com o objetivo de desburocratizar os processos, já que reúne todas as informações em apenas uma plataforma. “Hoje, o contador possui mais responsabilidade no compartilhamento de dados, mas a alteração também permitiu a ele ter maior controle, autonomia e praticidade no dia-a-dia de suas operações”.

Com a digitalização e unificação desses processos, que envolvem tanto os colaboradores quanto a empresa empregadora, o sistema se torna mais diligente e atento quanto a possíveis erros e transgressões. Como no caso da Declaração de Imposto de Renda, por exemplo, tornou-se mais fácil para os órgãos reguladores detectarem o descumprimento de alguma obrigação legal do contribuinte.

Neste sentido, o contador detém um papel ainda mais estratégico para as empresas dos mais diversos ramos, porque é o seu trabalho que garante a seguridade dos dados enviados ao governo. Assim, esse profissional torna-se essencial para as constantes atualizações e emissões de tais conteúdos com mais confiança e estando menos sujeitas à violação ou infração. “Com a expansão do eSocial, atualmente é possível que a contabilidade ofereça serviços de assessoria completa na gestão dos procedimentos que envolvem o ambiente corporativo, bem como nos que concernem à pessoa física”, finaliza.
