
1 minute read
Sistemas Mecanizados na Endodontia
O AVANÇO DA TECNOLOGIA PROMOVENDO BEM-ESTAR E CONFORTO NA ODONTOLOGIA
Ao longo dos anos, a etapa de instrumentação, no tratamento endodôntico, passou por uma grande evolução, trazendo mais comodidade para pacientes e profissionais.
Advertisement

A instrumentação dos condutos é o processo mecânico que visa, por meio de utilização de limas endodônticas, remover detritos, dar forma, esculpir e alisar as paredes do canal radicular.
Antigamente, essas limas eram utilizadas apenas de forma manual, porém com o passar dos anos, novos materiais surgiram.
Hoje existem limas para uso em motores elétricos (silenciosos), que podem ser utilizadas em movimentos rotatórios e reciprocantes.
Essas limas trazem mais segurança e rapidez ao tratamento, consequentemente mais conforto ao paciente que passa menos tempo na cadeira odontológica para conclusão do tratamento.
A evolução dos equipamentos também nos trouxe os localizadores apicais, aparelhos utilizados para a medição dos canais radiculares, diminuindo assim o número de tomadas radiográficas durante o atendimento.
Se antes precisávamos de três, quatro sessões, de 60 a 90 minutos, chegando alguns casos até a cinco sessões de atendimento para a conclusão do tratamento, hoje em dia, a grande maioria dos casos conseguimos finalizar em sessão única, ficando o paciente na cadeira por volta de 90 minutos. Excepcionalmente em alguns casos, como presença de abcessos e canais atrésicos/calcificados, pode haver necessidade de mais de uma sessão para a finalização do caso.