
1 minute read
Alimentação Funcional: a nutrição do século XXI
O M Todo Alimentar Que Visa O Bem Estar Do Corpo E Da Mente Vem Se Ampliando
Criada na década de 1990 pelo médico estadunidense, Jeffrey Bland, a nutrição funcional diferentemente daquelas dietas padronizadas que só tem como objetivo a perda ou ganho de peso, está focada no aumento da qualidade de vida de seus adeptos, trazendo um tratamento individualizado para cada organismo.
Advertisement
Normalmente, tratamos nosso corpo e nossa mente como sistemas que não se interligam. Dentro da alimentação funcional isso não acontece, pois o corpo é analisado como um único sistema, levando em consideração a bioquímica de cada um, aspectos físicos e emocionais com a intenção de corrigir os desequilíbrios do organismo que podem acarretar doenças, alergias e distúrbios psicológicos.
Trazendo um ar mais humano ao tratamento nutricional, a reeducação alimentar funcional oferece muitos benefícios para quem utiliza dela no seu dia -
-a-dia. O tratamento é baseado em um processo anti-inflamatório, pois quando nosso corpo está inflamado, está mais sujeito ao aparecimento de doenças. A abordagem é específica para cada pessoa, trabalhando o efeito de cada alimento no organismo e a melhor forma de consumi-lo. Como funciona?
O processo é em conjunto com o paciente, que vai comunicar ao médico se tem ou não sinais de estresse, ansiedade, depressão e se apresenta algum sintoma de doenças, sejam elas crônicas ou não. Em volta dessas respostas vai se criando um plano alimentar que contenha os nutrientes certos, que sejam capazes de prevenir e reduzir essas disfunções. Essas disfunções serão relacionadas ao excesso ou falta de alguns nutrientes presentes na alimentação. Desse modo, a alimentação funcional irá corrigir esses desequilíbrios nutricionais, inserindo alimentos que serão benéficos para o organismo.
Por ser um método personalizado que faz com que o paciente enxergue seu corpo, sua mente e os alimentos que ingere de uma forma totalmente interligada uma com a outra, a alimentação funcional está cada vez mais ganhando notoriedade. Essa reeducação alimentar não traz apenas os benefícios estéticos, ela ajuda na saúde integral do ser humano, ou seja, além da ausência de doenças se percebe a melhora do funcionamento dos sistemas físicos e emocionais.





