2 minute read

especial saúde & bem-estar saudável

V Eja Quais S O Os Cuidados E Benef Cios Que Devem Ser Considerados Ao Iniciar Nas Atividades

Não é novidade que a prática de exercícios é de grande importância para a nossa saúde. Para aqueles que ainda não a praticam, Renan Guerra, doutor em Ciências, acadêmico em Ciências Médicas e Bacharel em Educação Física, esclarece alguns pontos que devem ser considerados antes de iniciá-las, além dos benefícios que a mesma proporciona. Confira a seguir. Como a prática de exercícios físicos contribui para a prevenção de doenças cardíacas?

Advertisement

Eles têm papel importante tanto na prevenção quanto na recuperação de pessoas que sofreram esses danos. Isso porque o exercício auxilia na redução da pressão arterial, diminui o colesterol e os níveis glicêmicos, além de contribuir para a perda de peso. É importante também que a pessoa tenha uma alimentação saudável. Além da parte física, quais são os outros benefícios proporcionados?

Nos aspectos sociais, contribui para diminuir a timidez, aumentar a autoestima e promover a socialização. Também ajuda no combate aos transtornos mentais, como ansiedade e depressão, que são considerados os males do século XXI.

Se uma pessoa tem algum tipo de doença e/ou fatores de risco cardiovasculares, ela pode fazer atividade física?

Independente de ter algum tipo de doença e/ou disfunção, antes de iniciar qualquer atividade, a pessoa deve passar por uma avaliação, preferencialmente com um cardiologista, para saber se tem algum fator de risco, visto que muitos deles são assintomáticos, como a própria hipertensão arterial. Com qual idade é possível iniciar as atividades físicas? Há algum limite?

Elas podem ser feitas já no início da vida, pois auxiliam no desenvolvimento e nas funções neuropsicomotoras. As crianças e adolescentes também devem realizá-las, adquirindo o hábito desde novos, o que diminui o risco de se tornarem adultos e idosos sedentários. Possuir hábitos mais saudáveis, como melhorar a alimentação e iniciar um programa de exercícios, contribuirá na prevenção de muitas doenças. Também não existe limite de idade para a prática, visto que quanto mais idoso, maior a necessidade de atividades para evitar processos degenerativos. Mas cabe ressaltar que, se ao longo da vida a pessoa não teve o hábito, dificilmente fará com mais idade.

Como saber qual atividade é melhor para as diferentes faixas etárias?

Um profissional de Educa - ção Física é o mais adequado para realizar essa orientação, porém, enfatizo que, para aqueles que não têm nenhum tipo de distúrbio e/ ou lesões, a melhor atividade é aquela em que o indivíduo sente prazer em realizar.

Quais são os lugares públicos em Bragança Paulista que você indicaria para a prática de atividades físicas?

A cidade oferece diversas opções, como o Lago do Taboão; Lago do Orfeu; quadras; as aca - demias ao ar livre; as ciclovias; e inclusive nas UBS (Unidade Básica de Saúde), que oferecem programas de exercícios prescritos por profissionais, direcionados para pessoas que buscam prevenção e tratamento para diversas doenças. Quais os conselhos que você daria para pessoas que ainda não fazem atividades físicas e não possuem hábitos alimentares saudáveis?

A prática deve ser iniciada aos poucos, com moderação e proporcionando momentos de prazer. Consultar-se com um cardiologista é importante para que o mesmo possa fazer as avaliações necessárias, e para que o profissional de Educação Física prescreva os exercícios fundamentados nas avaliações e exames, tornando a prescrição individualizada. Já o nutricionista exerce um papel de destaque, organizando e planejando uma nova rotina, contribuindo principalmente para uma reeducação alimentar.

This article is from: