(R)Manual_SubMódulo 3.1 – COMUNICAÇÃO E COMPORTAMENTO RELACIONAL: PNL

Page 7

Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Programação Neurolinguística

varia é o software. Assim, a programação é a nossa capacidade de criar e reproduzir programas de comportamento. Neuro… porque a capacidade de nos programarmos depende da nossa atividade neurológica. Somos capazes de pensar, sentir e selecionar comportamentos, porque possuímos um cérebro e um sistema nervoso. A palavra Neuro diz respeito às perceções sensoriais que constroem a nossa experiência subjetiva da realidade e que determinam os nossos estados internos (sentimentos, emoções). No fundo, tem a ver com o facto de o nosso comportamento derivar do sentido que damos aos processos neurológicos de ver, ouvir, cheirar, gostar e sentir. Linguística… porque a nossa linguagem (verbal e não verbal) traduz a nossa forma de pensar e agir. A palavra LINGUÍSTICA refere-se aos modos verbais e não verbais que utilizamos para comunicar com os outros, refletindo simultaneamente o modo como nos organizamos a nível interno. Em conclusão, a PNL envolve tudo aquilo que é utilizado no processo de comunicação.

PRESSUPOSTOS FUNDAMENTAIS PARA A EFICÁCIA DA COMUNICAÇÃO Depois de estudarem diversos Comunicadores de Sucesso e verificarem o que tinham em comum, Grinder e Bandler, de uma forma muito sumária, vêm afirmar que para a comunicação se processar de forma eficaz, é necessário que o emissor tenha o domínio de três aspetos: - Objetivos bem claros - Saber observar - Saber adaptar-se

7 www.nova-etapa.pt


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.