1 minute read

Associação Humanitária de Bombeiros

Voluntários de Camarate celebra 86º aniversário

Advertisement

Tiveram lugar as comemorações do 86.º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Camarate, fundada a 25 de abril de 1937, que contaram com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão.

Na ocasião, o autarca salientou que tem acompanhado “o trabalho magnífico da direção e do comando desta associação” e que quer “testemunhar aquilo que tem sido o crescimento desta corporação de bombeiros”.

“Quando tomei posse tínhamos um orçamento municipal para as setes associações de bombeiros que rondava os dois milhões de euros e havia três Equipas de Intervenção Permanente (EIP). Hoje, passado um ano e meio, o orçamento transferido para as corporações já ascende os três milhões de euros e passámos de três para 14 EIP no nosso concelho”, lembrou Ricardo Leão.

“Não são só as transferências financeiras que fazemos que importam, mas também as respostas positivas que damos às solicitações que as associações nos fazem. Os nossos bombeiros são sempre a prioridade das prioridades”, notou o presidente da Câmara Municipal, deixando a sua palavra de compromisso para com esta corporação, ao atribuir um apoio extraordinário de 40 mil euros para cobrir as necessidades da associação, proporcionando assim maior dignidade ao seu corpo de bombeiros.

“Quero que saibam que poderão sempre contar com o meu apoio para estar ao lado dos nossos bombeiros”, salientou Ricardo Leão, dirigindo-se ao presidente da direção e ao comandante da corporação de bombeiros de Camarate.

A iniciativa ficou ainda marcada pela formatura e hastear das bandeiras, desfile da fanfarra, inauguração de um Veículo Florestal de

Combate a Incêndios (VFCI) e de um Veículo Especial de Combate a Incêndios (VECI) e pela entrega de várias condecorações aos bombeiros desta corporação.

Durante a sessão solene foi igualmente assinado um protocolo de colaboração com o IRA – Intervenção e Resgate Animal, para a implementação da primeira ambulância de socorro a animais no Município de Loures. Marcaram também presença na sessão o presidente da Junta de Freguesia de Camarate, Unhos e Apelação, e presidente da direção daquela associação de bombeiros, Renato Alves, o respetivo comandante, Luís Martins, bem como diversos representantes das entidades de Segurança e da Proteção Civil.

This article is from: