4 minute read

Assembleia Municipal de Loures celebra 49º aniversário do 25 de Abril

não tens publicidade institucional… de 2013 a 2021 soube bem o que é isso.

A Justiça

Advertisement

Tens direito a um advogado nomeado pelo Tribunal mas se tiveres bom dinheiro podes ter acesso a um Super Advogado que te consegue um adiamento e outro adiamento até à prescrição final.

Em resumo

A Assembleia Municipal de Loures assinalou o 49.º aniversário do 25 de abril, com uma sessão solene comemorativa desta data histórica para a democracia em Portugal.

A sessão solene comemorativa dos 49 anos do 25 de Abril ficou ainda marcada por diversos momentos culturais protagonizados pelo Quinteto de Saxofones do Conservatório “ARTALLIS” e um Bucelas de Honra.

Plano De Recupera O

E RESILIÊNCIA - Câmara de Loures apoia parceiros na preparação de candidaturas 7

Contrato para planeamento da segunda alteração do Plano de Pormenor da Quinta do Correio Mor 8

Investimento municipal na habitação destacado em reunião do Conselho Metropolitano de Lisboa 9

O Concelho de Odivelas e as suas contas relativas ao ano de 2022 10

Confiança nas Organizações em Tempos de Mudança 11

A CULTURA 12/13

Fim dos Vistos Gold. Nem tudo está bem quando acaba bem 14

TEATRARTES 2023 | TIL - Teatro Independente de Loures de 5 a 28 de Maio 15

MAIORIAS ABSOLUTAS EM PORTUGAL 16/17

Comissão Europeia está a marcar passo para banir os químicos mais tóxicos 18

Lula da Silva no Parlamento, não. 19

Aprovada Unidade de Execução da Quinta da Ramada 19

« 6 - O Estado apoia a criação de estruturas de verificação de factos por órgãos de comunicação social devidamente registados e incentiva a atribuição de selos de qualidade por entidades fidedignas dotadas do estatuto de utilidade pública».

Aliás recomendo a leitura de todo o artigo 6º desta Lei.

Muitos de nós aguardamos pelo surgimento das citadas estruturas de verificação de factos… Um dia destes espero não ter a triste notícia da entrada em vigor desta Lei…

A Liberdade de Expressão.

É negada a muitos e, em determinados contextos, nem a simpatia esquerda/direita pode transparecer sob pena de consequentes represálias.

Liberdade de Opinião.

Em muitos contextos a Opinião é construída de cima para baixo e partilhada abundantemente pelas “bases”. Ter Opinião diferente é passaporte para uma viagem ao exterior sobre um par de patins.

Liberdade de Associação.

Depende… com quem te queres associar?

Censura.

Podes publicar o que quiseres mas a tua linha editorial vai muitas vezes condicionar se tens ou

Não há Liberdade a sério e todos sabemos isso mas gostamos de celebrar e fingir que está tudo bem.

A iniciativa teve início com a atuação da Banda de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loures que, ao som de “A Portuguesa”, deu o mote para o hastear das bandeiras no exterior do Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures.

Antes da sessão solene ter início, teve lugar uma visita à exposição “Ler a História de Abril”, de Miguel Ferreira, patente no edifício da Assembleia Municipal, e a distribuição de cravos. De seguida decorreram as intervenções dos representantes eleitos pelas diferentes forças políticas com assento na Assembleia Municipal e da presidente do órgão deliberativo do Município.

Susana Amador deu as boas-vindas à ‘casa da democracia’ para “celebrarmos a força libertadora de Abril e honrarmos o seu legado” e, referindo-se a este facto histórico, sublinhou que “há revoluções que não envelhecem, porque os seus valores permanecem sempre novos, essenciais na nossa vida coletiva”.

Para a Presidente da Assembleia Municipal de Loures, “por muitas imperfeiçoes e limitações que tenham os sistemas democráticos, a verdade é que só em democracia temos a liberdade de querer mais”.

“Só em liberdade podemos ter mais igualdade de oportunidades. Só a democracia nos concede esta ambição. E esta é uma ambição que Abril proporciona”, notou a presidente.

“Nesta Assembleia Municipal somos todos Abril, porque sem a revolução não teríamos sido eleitos, não teríamos liberdade de expressão, não haveria pluralidade, participação política das mulheres, nem escrutínio ao Executivo”, lembrou Susana Amador.

[o espaço em branco é prepositado]

António Tavares, diretor Editorial

Ficha Técnica Noticias LX - Diretor: António Tavares - Editor e Redação: Alameda Salgueiro Maia, Lote 4, 1º andar – Gab 8, 2660-329 Santo António dos Cavaleiros | NoticiasLx@sapo.pt

Colunistas: Oliveira Dias, Paulo Bernardo e Sousa, Ricardo Henriques, Nuno Miguel Botelho, Fernando Pedroso, Ricardo Andrade, Maria Máxima Vaz, David Pinheiro, Filomena Francisco, Vitor Manuel Adrião, Pedro Almeida, João Calado, José Maria Pignatelli, Filipe Martins, Ricardo Helena.

Inscrição na ERC: 127230

Periodicidade: Semanal

Estatuto editorial: https://noticiaslx.pt/estatuto-editorial/

Regras editoriais: https://noticiaslx.pt/regras-editoriais/

NoticiasLx: https://NoticiasLx.pt

NoticiasLx, 29 de Abril de 2023

Ciclo Loures Educa+ 2023

A“Mente, cérebro, família e escola: Dos melhores métodos para aprender ao papel da família e da escola”

“Como motivar os filhos para o sucesso”

A Escola Básica do Prior Velho recebe, no dia 22 de março, a ação “Mente, cérebro, família e escola: Dos melhores métodos para aprender ao papel da família e da escola”. No dia 23 de março é a vez da Escola Secundária de São João da Talha receber a ação “Como motivar os filhos para o sucesso”.

Integradas na iniciativa “Ciclo Loures Educa +”, as ações contarão, respetivamente, com a participação da psicóloga da educação Joana

Rato e do professor Jorge Rio Cardoso. Ambas as ações terão início às 18h30.

O “Ciclo Loures Educa +” trata-se de um conjunto de debates, ações (in)formativas e oficinas, realizado em parceria com Associações de Pais e Encarregados de Educação, Agrupamentos de Escolas, Centro de Formação de Associação de Escolas CENFORES e Centro de Formação de Associação de Escolas da Zona Oriental do Concelho de Loures. É dirigido a pais e encarregados de educação, professores e outros profissionais da área educativa.

Pretende-se com esta iniciativa proporcionar a partilha de conhecimentos para a discussão e reflexão em torno das grandes temáticas da Educação e das questões essenciais nas áreas da Infância e da Adolescência, contando-se, para o efeito, com a participação de duas dezenas de alguns dos mais reputados especialistas nacionais.

Mais se informa que estas ações são reconhecidas pelo Centro de Formação de Associação de Escolas CENFORES e pelo Centro de Formação de Associação de Escolas da Zona Oriental do Concelho de Loures e a sua participação confere a qualidade de Ação de Curta Duração (ACD).

This article is from: