Jornal Notícias da Vila - Fevereiro

Page 1

PROJETO BID: PAVIMENTAÇÃO E CALÇADAS DE 56 RUAS NO VILA NOVA.

PÁGINA 6

NotíciasdaVila FEVEREIRO DE 2022 l

ANO XII - Nº 126 l

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DISTRIBUIÇÃO

GRATUITA

FOTO: RODRIGO BERTOLDI

LIMPEZA DO ÁGUAS VERMELHAS Manutenção do rio e das valas de drenagem tem ajudado a evitar alagamentos na região nos últimos anos. Página 5


2/3 - NOTÍCIAS DA VILA - JOINVILLE, FEVEREIRO DE 2022

Circulando na Vila ADILSON GIRARDI

DIVULGAÇÃO CELESC

ÁREAS DE LAZER As duas áreas de lazer mapeadas para serem implantadas no bairro dentro do projeto do BID estão localizadas no Parque XV de Novembro. Uma delas ao lado da Escola Karin Barkemeyer, onde já existia um campo de futebol e a outra no terreno localizado ao lado da base da Polícia Militar. A Prefeitura já lançou o edital para contratar a empresa que vai fiscalizar as obras (uma exigência do BID por se tratar de financiamento internacional). Próximo passo é licitar a empresa que vai executar as demais obras.

RUA DOS SUÍÇOS

PONTO TURÍSTICO

Inaugurado pela Celesc junto à cachoeira do Piraí atrai visitantes de toda cidade

OBRAS DO BID NO VILA NOVA

F

inanciamento iniciado em 2014 pela Prefeitura agora chega na reta final e vai contemplar diretamente ruas do bairro Vila Nova com drenagens, pavimentações, calçadas e implantação de duas áreas de lazer. O empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) se destina também à macrodrenagem no rio Itaum-açu, na zona Sul da cidade. No total, serão 56 ruas que receberão obras, num trecho entre as laterais da rua Bento Torquato da Rocha até o final do Parque XV de Novembro. O governo pretende realizar reunião no bairro no mês de fevereiro para explicar para a comunidade como serão desenvolvidas as ações, seu início, prazos e condições.

A pavimentação da rua dos Suíços, entre o Vila Nova e Costa e Silva, está dividida em duas etapas. A primeira delas, que inicia na rua Ivorã e vai até o viaduto na BR 101, já está licitada desde 2020, com empresa vencedora, mas aguarda decisão judicial, já que uma segunda empresa recorreu do resultado da licitação. A segunda etapa, da BR 101 até a rua Jacob, no Costa e Silva, está em processo licitatório e deve definir durante o mês de fevereiro a empresa vencedora.

VOLTAMOS É muito bom poder voltar a escrever para o Notícias da Vila, depois de mais de um ano sem edições impressas em função da pandemia. Esperamos seu contato, sua contribuição com sugestões e ideias, pelo e-mail adilsonlgirardi@gmail. com ou whatsapp 99158-4664.


E_mail: adilsonlgirardi@gmail.com

“Deus protege os que tratam os outros com justiça e guarda os que lhe obedecem”. (Provérbios 2.8)

ACESSOS À UBSF Em dezembro de 2021 o prefeito Adriano Silva e equipe de secretários esteve no bairro a convite do vereador Adilson Girardi para falar sobre as pavimentações das ruas no entorno da UBSF Vila Nova 1. Um grupo de mais ou menos 40 moradores das ruas Sebastião Jonck, Alberto Vinci, Sérgio Geraldo Rieper, Tereza Wegner e Arthur Hille ouviu do prefeito que as vias têm grande chance de serem incluídas nas obras previstas pela Prefeitura em 2022, uma vez que servem linhas de ônibus e são acesso a equipamento público. O prefeito ficou de retornar em março na comunidade para trazer a resposta definitiva sobre as pavimentações.

PAVIMENTAÇÃO Um projeto que deu certo no bairro, com mais de 100 ruas executadas, a pavimentação comunitária deve voltar a ser executada a partir deste ano. A Prefeitura está com edital de credenciamento aberto para empreiteiras que queiram participar do processo. Moradores de ruas que desejarem iniciar os procedimentos de adesão devem procurar a Subprefeitura para mais informações. Na pavimentação comunitária a Prefeitura entra com a drenagem e preparação da via e os moradores pagam as lajotas e a mão de obra. O pavimento pode ser tanto com lajotas como com asfalto, nos mesmos moldes, mas com diferença de preço.

www.instagram.com/adilsongirardivereador www.facebook.com/adilsongirardivereador

ESPORTES SESC O Sesc Comunidade no Vila Nova está com algumas atividades liberadas para o ano de 2022. Já estão acontecendo aulas de Capoeira, Ginástica Funcional, Caratê, Passinhos e Xadrez. Podem participar os alunos que estavam com matrículas ativas até 31/12/2021. Estes devem entrar em contato com o Sesc pelo whatsapp 3434-6991 para agendar as rematrículas. As demais atividades e vagas novas ocorrem após o início das atividades pela Secretaria de Esportes do Município.

MANUTENÇÃO DE VIAS Equipe da Subprefeitura Oeste, liderada pelo gerente Juliano Batista, fazendo um ótimo trabalho na manutenção de estradas urbanas e rurais. Poderá fazer mais a partir da liberação dos contratos em diversas áreas, como de roçadas e de saibro, que dependem de licitação e devem começar em março/abril. A limpeza de valas e rios é outro destaque da Subprefeitura. Durante o mês de janeiro a manutenção foi realizada ao longo do Águas Vermelhas, principal rio que corta o Vila Nova e provoca alagamentos se não estiver desassoreado.

ESTRADA DO SUL E BLUMENAU Para este ano de 2022 a principal bandeira de luta da Associação de Moradores da Estrada do Sul e Blumenau será ainda a construção da ponte de concreto sobre o rio Piraí, na Estrada Blumenau. Os moradores querem que a ponte seja colocada no lugar da estrutura de madeira existente hoje. A diretoria está tentando audiência com o prefeito Adriano para cobrar esta e outras ações do município, como a manutenção da Academia da Melhor Idade e a execução dos projetos para a construção da nova Unidade de Saúde Vila Nova Rural.

ESTRADA DOS MORROS Já na Associação de Moradores da Estrada dos Morros (AMEM), os desafios começam pela melhoria da sinalização das estradas rurais e a fiscalização nos finais de semana, quando centenas de banhistas se deslocam para os locais de banho. Há problemas de estacionamentos fora de locais permitidos, alta velocidade, invasão de propriedades particulares, acúmulo de lixo junto aos rios, entre outros.

ANABURGO Na Associação de Moradores do Anaburgo a cobrança mais forte é pela revitalização da Estrada Anaburgo, principal via de acesso ao bairro Distrito Industrial Norte. Além disso, os moradores também reivindicam uma área de lazer, pavimentação de vias laterais, construção de um Centro de Educação Infantil e uma melhoria na sinalização das vias. Uma das obras previstas para a região é a pavimentação de trecho da rua dos Portugueses, para acesso aos equipamentos de lazer localizados na Estrada Motucas.

BAIXE O APP AILOS, ABRA SUA CONTA E CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE SER UM COOPERADO!

acredi.coop.br


4/5 - NOTÍCIAS DA VILA - JOINVILLE, FEVEREIRO DE 2022

EDITORIAL

INFORMAÇÃO É PODER

A

frase do título, escrita pela primeira vez pelo filósofo Thomas Hobbes, em 1668, continua atualíssima, mesmo quase 500 anos depois. Poder é a capacidade de deliberar arbitrariamente, agir, mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, o império. Poder tem também uma relação direta com capacidade de se realizar algo, aquilo que se “pode” ou que se tem o “poder” de realizar ou fazer. Em nosso contexto poder-se-ia dizer que a informação verdadeira nos traz a capacidade de decidir correndo os menores riscos de errar. “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. O texto bíblico também nos ensina a buscar a informação isenta. Vivemos tempos de redes sociais. Infelizmente parece que lá tudo pode. Uma mentira jogada ao vento toma proporções inimagináveis. Mesmo com o recurso da justiça, difícil recuperar reputações, apagar mentiras. O jornal Notícias da Vila preza pela informação correta. Nosso papel é o de levar a informação da forma como os fatos aconteceram. A verdade. Com ela, teremos poder. Poder para influenciar, para decidir, para escolher. Desejamos aos nossos leitores um ótimo ano de 2022, com boas reflexões!

OPINIÃO

Os riscos da desinformação JEAN BALBINOTTI

jean.balbinotti@gmail.com Quase todos os dias, recebemos, via aplicativos de mensagens, uma enxurrada de notícias versando sobre os efeitos da vacina contra a Covid-19 e o risco que ela supostamente oferece à população em geral. Invariavelmente, essas notícias são falsas, colocam medo nas pessoas e impedem o fechamento do ciclo de imunização no país. A pergunta que fica é: qual a razão disso? Sinceramente, não sei. E creio que muita gente também não saiba. Recentemente, entrevistei o médico pediatra Fernando Marques Pereira, um profissional com mais de 36 anos de experiência e que admiro pela sua conduta e qualificação. Ex-diretor da Maternidade Darcy Vargas em Joinville, o doutor Fernando disse não entender por que algumas pessoas questionam tanto a eficácia da vacina contra a Covid-19, em especial agora, que foi liberada para crianças de 5 a 11 anos. Na avaliação dele, os imunizantes aprovados para essa faixa etária pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - Pfizer e Coronavac - contam com o aval da Sociedade Brasileira de Pediatria e foram testados exaustivamente antes de serem liberados. Apesar disso, relatos de complicações por causa da vacina são disseminados por meio das chamadas fake news e isso, infelizmente,

EXPEDIENTE

atrapalha o processo. O mais curioso nessa história toda é que apenas a vacina contra a Covid provoca tantos questionamentos e dúvidas. Poucas pessoas ou quase nenhuma coloca em xeque a utilidade ou eficácia das vacinas contra o sarampo, a meningite, a poliomielite, a hepatite ou a varicela. Para essas enfermidades específicas, todos buscam o suporte do sistema de saúde a fim de garantir a imunidade das crianças. Mas com a Covid é diferente. E a razão disso continua sendo uma incógnita. O que precisamos entender é que a vacina é uma aliada no combate à pandemia e que, para erradicar este vírus tão contagioso e letal

do convívio social, o único meio é a imunização em massa. Talvez três doses não sejam suficientes, talvez seja preciso aplicar mais doses de reforço, mas isso não pode ser visto como algo ruim ou prejudicial. A vacina protege sim e minimiza os efeitos da doença. Eu sou diabético, peguei Covid-19 após ter tomado duas doses da vacina e, se não tive complicações, é porque fui imunizado com antecedência. É claro que as pessoas têm a opção de escolher, tomar ou não a vacina, mas disseminar notícias falsas e alarmistas é o mesmo que jogar contra o patrimônio. Por isso, muita sabedoria e calma nessas horas, além de sabedoria para fazer a escolha certa.

Jornal Notícias da Vila é um informativo para o Vila Nova e região Oeste de Joinville. Diretor Comercial: Elpídio Zimmermann. Projeto Gráfico e Editoração: Paulo Roberto de Oliveira. Jornalista Responsável: Adilson Girardi (DRT SC 1986 JP). Redação: noticiasdavila@hotmail.com. Distribuição Gratuita. ANÚNCIOS: 99191-8009.


informações Gerais ELPÍDIO ZIMMERMANN

FOTO: RODRIGO BERTOLDI

SAFRA DE ARROZ

Agricultores da região rural do Vila Nova prevêem boa produtividade para a safra deste ano

LIMPEZA DO ÁGUAS VERMELHAS

A

limpeza do rio Águas Vermelhas e seus afluentes vai continuar sendo realizada pelo menos semestralmente, como ocorre nos últimos cinco anos no Vila Nova. A ação tem evitado alagamentos nas regiões próximas ao curso d’água, principalmente em algumas laterais da rua XV de Novembro e da Bento Torquato da Rocha. Neste início de ano as máquinas da Secretaria de Infraestrutura e Subprefeitura estão em campo para garantir a manutenção. No início de 2021, em sua primeira visita ao Vila Nova depois de eleito, o prefeito Adriano Silva garantiu ao vereador Adilson Girardi a continuidade dos trabalhos. “Conheço bem os problemas causados pelas enchentes no Águas Vermelhas, pois no passado realizei alguns atendimentos como bombeiro voluntário na região”, disse Adriano. Outros rios da região também devem receber os mesmos cuidados, como o Motucas e o Piraizinho, além das diversas valas de drenagem que contribuem para alagamentos no bairro. Segundo o gerente da Subprefeitura, engenheiro Juliano, estes trabalhos foram incluídos na programação permanente da Prefeitura e passam a fazer parte da rotina de serviços do setor.

MANGIAPAROLE Década de 80. Verão. O calor parecido com os da última semana. A patota procurando um jeito de se refrescar. Opções não faltavam: rio Motucas, Águas Vermelhas (naquele tempo mais ou menos limpo). Mas o sonho era as águas limpas e geladas do Piraí. Oito quilômetros pra ir. De bicicleta dava uns 30 minutos. Mas fazia muito calor mesmo. Daí vem a grande ideia. Vamos de carro, disse o nosso personagem principal. Mas carro de quem? Indagou um deles. - A Variant do meu pai. Ele deixa sempre na garagem e vai trabalhar de lambreta. Só temos que dar um jeito de não aparecer a quilometragem, porque ele sempre anota e confere. Depois de muito pensar, a solução: Vamos até o Piraí e depois voltamos de ré, que a quilometragem diminui. Dito e feito. O dono nunca soube da história. É verdade!

AGENDA DE FEVEREIRO 14/02 – (segunda) Reunião do Conselho de Segurança, Na Escola Valentim João da Rocha, 19:30h, na Rua XV de novembro. 17/02 – Eleição nova diretoria da AMESB, na Escola Padre Carlos, Estrada Blumenau, bairro Vila Nova às 19h. 28/02 – (segunda) Reunião AMAR XV, às 19:30h, Rua XV de Novembro, 8715, em frente Estação das Frutas. 01/03 – (terça) Reunião do Conselho de Saúde, Na Escola Valentim João da Rocha, 19:00h, na Rua XV de novembro. 04/03 – (sexta) Reunião Associação Moradores Estrada dos Morros, 20h, na Residência do sr. Acácio Schroeder. 07/03 – (segunda) Reunião Associação de Moradores Vila Nova, 19:30h, na EEM Bailarina Liselott Trinks, Rua Rudolf Baumer s/n.


6/7 - NOTÍCIAS DA VILA - JOINVILLE, FEVEREIRO DE 2022

Projeto BID será explicado aos moradores em reunião com Prefeitura Ações envolvem drenagem, pavimentação e calçadas de 56 ruas no bairro Vila Nova

Compre Online, pelo direct e whatSapp (47)992886484

A Prefeitura de Joinville pretende realizar reunião no início de 2022 para explicar à comunidade do Vila Nova detalhes do projeto microdrenagem e pavimentação financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A intenção foi manifestada pelo prefeito Adriano Silva durante reunião com moradores na rua Heinz Zietz, no ínicio de dezembro. O projeto do BID é um financiamento internacional que tem como objetivos realizar obras de macrodrenagem do rio Itaumaçu e microdrenagem e pavimentação em ruas do bairro Vila Nova. Trata-se de um conjunto de 56 ruas que vão receber obras de drenagem, execução de calçadas e pavimento. O processo agora está em fase de licitação para contratar a empresa que vai supervisionar as obras. Segundo o prefeito, é importante informar os moradores das ruas que vão sofrer intervenção para que evitem realizar obras de calçadas ou pavimentação comunitária, porque depois estas benfeitorias terão de ser removidas para dar lugar ao novo sistema. Além das pavimentações, o projeto prevê também a construção de duas praças de lazer, uma ao lado da Escola Karin Barkemeyer e outra ao lado da base da Polícia Militar. O fator determinante para que o bairro tenha sido escolhido para receber as obras foi a implantação da rede de esgoto sanitário, item indispensável para que o BID realize investimentos de infraestrutura. A previsão da Prefeitura é realizar as licitações durante o ano de 2022.

Entregas via motoboy em Joinville. Enviamos para todo Brasil HORÁRIO

SEGUNDA A SÁBADO

9:00 até 21:30 Sem fechar para almoço

ENDEREÇO Rua Quinze de Novembro, 8507. Anexo ao Hipermais Joinville

Parcelamos suas compras em 10x sem juros (nos cartões)

FAMÍLIAS DO ANABURGO RECEBEM TÍTULOS DE PROPRIEDADE DE IMÓVEIS Depois de um processo que se arrastou por quase 10 anos, 97 famílias da região do Anaburgo, no bairro Distrito Industrial Norte, receberam os títulos de propriedade de seus imóveis. A solenidade de entrega da documentação foi realizada em dezembro, no galpão da igreja católica Divino Espírito Santo, na rua dos Portugueses. Participaram do evento o vereador Adilson Girardi, que iniciou os procedimentos em 2011, diretores da empresa Versal Engenharia, que realizou os projetos do loteamento, representante da Secretaria de Habitação, lideranças comunitárias e mais de 100 moradores. O processo foi encaminhado através do Programa Lar Legal.


Panorama Rural ONÉVIO ANTÔNIO ZABOT

Alpes Vilanovenses Adentrar à estrada Comprida, região da Vila Nova, Joinville, é deparar-se com a esplêndida cordilheira, palavras de George Vogelsanger de saudosa memória. Assim, deslumbrados com os encantos da serra do Mar, reportavamse à região os imigrantes suíços. Nada mais verdadeiro: píncaros alcantilados, cascatas e o vasto manto verde a perder de vista a oeste. Ao alto, sobranceiro, sobressai o pico do Jurapê. Alpes vilanovenses, talvez. Por que não?! Evocação ancestral da Europa central. Reminiscências. Nada mais autêntico que isso. Poucos se dão por conta, mas a imigração de Joinville, lá no começo, 1851, teve uma leva significativa de imigrantes suíços. Todos embarcavam em Hamburguer. Alemães por isso, mas não de origem. E cá aportando muitos deles adentraram rumo à serra do Mar. Instinto de ribanceiras. Foram, porém, contidos apenas pela exuberância da mata Atlântica acolchoada nos paredões rochosos. Um dos acessos refere-se a este avanço: a estrada dos Suiços. Verdade seja dita: há Suíça alemã, a italiana e a francesa. E a Suíça propriamente dita. Está pertence ao mundo. Confesso que, como extensionista rural da ACARESC, a região instigava-me, pois fugia aos padrões vilanovenses, rendilhado de arrozeiras. Por lá, não. Destacavam-se pastagens e capineiras. Gado de leite. Malhas de cana-de-açúcar. Verduras. Fruteiras. E o líder comunitário, o senhor Jacob, dono de Salão de Festas, afável e cortês,

porém reservado. Sem sua benção, nada feito. Fornecia insumos para o rebanho leiteiro, e o salão de festas para diversão da comunidade. Afinal, ali, embora recatados, percebia-se que ninguém era de ferro. A região notabilizou-se, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento de Joinville. Primeiro com a usina hidrelétrica do Piraí, idos de 1909; depois com a adutora do rio Motucas, 1916. Outra curiosidade, a granja Alpina da família Bohem - Panificadora e Confeitaria Brunkow -, uma das mais tradicionais da Joinville. Ali, uma coleção de frutíferas e de plantas aromáticas procedentes de várias regiões do Brasil e do Sudeste asiático, tornou-se referência e, em consequência, atração turística. Serrarias proliferaram na região. A mais celebre, da família Vogelsanger, fundada pelos irmãos Jacob e Michael. Notabilizou-se pelo sistema operacional movido a força hidráulica. E também por cortar somente árvores apropriadas à utilização. Nada de desperdício. Nesta toada, em 1979, fizemos os primeiros contatos como extensionista da ACARESC, apresentando-nos aos agricultores. Obviamente com o aval do senhor Jacob. Prestativo informa sobre as produções da região, com destaque para gado leiteiro. Nesta época havia em Joinville, a Uleica, usina de beneficiamento de leite que recolhia e beneficiava a produção local. A

produção entrará em franca decadência. Mais adiante viemos a saber as razões, mas já era tarde, a usina encerrará suas atividades. Na cidade ficará apenas o orgulho de ter abrigado a maior bacia leiteira de Santa Catarina. No ápice, final da década de 1970, atingira a produção de 50 mil litros por dia. Ordenha manual. Um suplício. E o trato? À base de ração, inviabilizou a produção. Custos elevados demais. Outros utilizavam capineiras, porém cortavam o capim, picavam e ofereciam, no cocho. O sistema de pastoreio rotativo não vingou. E a raça de gado, o holandês não se adaptou ao clima quente e úmido da região. A industrialização pós-guerra gera milhares de empregos, fato que atraiu a juventude rural. Fogem os jovens das duras jornadas rurais e da garra familiar. E o sonho da renda própria, mesmo que acanhado, propícia independência. A região rapidamente se transforma. A dupla jornada: parte na indústria e parte no campo, agrega renda. Oportunidades, portanto. No final do século XX surge a opção turística. A paisagem, os rios, os cafés coloniais, e outras atratividades dão novo fôlego às populações remanescentes. O Salão do Jacob vira Sociedade do Piraí; abriga a tradicional Festa do Colono. A Usina hidrelétrica do Piraí abre as portas aos visitantes. Novos tempos, novos cenários. Atratividades à vista portanto, nos Alpes Vilanovenses.


8 - NOTÍCIAS DA VILA - JOINVILLE, FEVEREIRO DE 2022

Vida&Saúde ALCINÉIA LEITZKE

Alimentos podem aumentar o risco de câncer? determinará nossa saúde no futuro. A primeira classe de alimentos que pode aumentar as chances de desenvolver câncer são as carnes processadas e embutidos, como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela e peito de peru (isso mesmo, até o peito de peru!). Os conservantes presentes nestes alimentos (como os nitritos e nitratos) podem provocar o surgimento de câncer de intestino. Desta forma, se você consome diariamente pelo menos um destes alimentos, reveja sua alimentação. As carnes grelhadas, fritas ou assadas em churrasqueira também podem aumentar a chance de desenvolver câncer. Dê preferência para as carnes

assadas, cozidas ou ensopadas. O consumo de carne vermelha em grandes quantidades também está relacionado. Por isso, limite o consumo de carne de boi e porco a menos de 300 gramas por semana. O consumo frequente de adoçantes artificiais (seja adicionados a bebidas e alimentos ou presentes em produtos light, diet ou zero) pode causar algumas doenças, sendo o câncer uma delas. Por sua vez, o consumo de bebidas alcoólicas (em qualquer tipo ou quantidade) também contribui para o risco de desenvolver câncer. Diante destes fatos, considera-se que para prevenir o câncer é preciso ter uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados (como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer, bebidas açucaradas, salgadinhos, biscoitos, entre outros). Tenha uma alimentação adequada e viva com mais saúde!

FOTO DIVULGAÇÃO

Nunca é demais falar sobre a prevenção do câncer, ainda mais quando estamos em tempos de outubro rosa e novembro azul. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o termo câncer abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças. Ele surge a partir de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. O processo de formação do câncer em geral acontece lentamente, podendo levar vários anos. Não tem uma causa única, mas sabe-se que 80% a 90% dos casos estão associados a causas externas e somente 10 a 20% vem de causas genéticas. A alimentação tem sido associada com o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, principalmente os de mama, intestino, próstata, esôfago e estômago. Ter uma boa alimentação, manterse dentro do peso adequado e praticar atividades físicas regularmente podem prevenir o câncer. Sabemos que não existe um alimento único que pode desencadear a doença ou proteger-nos dela, mas é o conjunto do que comemos em nosso dia a dia que

PARABÉNS

NOSSOS PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE FEVEREIRO

03 – Cristiane Fischer Masson

07 – Guilherme Schulz

09 – Priscila Klein Blaska

15 – Irmã Noêmia

23 – Ana Carolina Rabsinski

04 – Edson Luis Hoppe

08 – Beatriz Berckendorf

10 – Joao Matheus Ohf

18 – Marcio Gerard Beckert

24 – Thaís Marlise Zeferino

06 – Célio José Alves

08 – Waldemar Block

10 – Ingobert Altrach

19 – Dirceu Trapp

25 – Neusa Maria Girardi

06 – Andressa Schulz

09 – Luciano Girardi

10 – Gabriela dos Santos

19 – Bruno Klein Sartortt

27 – Alanis Ladwig

07 – Emerson Mandel

09 – Julio Zimmermann

12 – Rosângela do Amaral Cardoso

20 – Caio Henrique Zimmermann

28 – Maiara Borges

07 – Rosane Verle

09 – Ademir Fischer

13 – Dilson Trapp (Tili)

21 – Gustavo Miquelute

28 – Daniele dos Santos


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.