Jornal Notícias da Vila - Junho de 2020

Page 1

NotíciasdaVila NotíciasdaVila JUNHO DE 2019 l JUNHO DE 2020 l

ANO X - Nº 111 l DISTRIBUIÇÃO GRATUITA ANO XI - Nº 120 l DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DISTRIBUIÇÃO ATTRUIIBUTAIÇÃO GRDIS

GRATUITA

GRUPOS DE FLASHBACK SE MULTIPLICAM OBRAS QUE SAEM DO PAPEL

FOTO JÚLIO SAVADIL

FOTO: RODRIGO BERTOLDI

REVITALIZAÇÃO DA RUA XV DE NOVEMBRO E PAVIMENTAÇÃO DAS DANÇAS QUE RELEMBRAM RUAS CATHARINA BAUMER E EUGÊNIO MÚSICAS DOS ANOS 80 GUDIN ERAM PROMESSAS DO GOVERNO TRAZEM DIVERSÃO, 9 E 8 PÁGINAS . MUNICIPAL INTEGRAÇÃO E SAÚDE. PÁGINAS 8 E 9

MELHORIAS VILA NOVA 153potável ANOS para a região Rede de água Veja são as candidatas ruralquem de Joinville. Página 6 a rainha do bairro. Página 7

INSTITUTO CULTURAL ICVN desenvolve atividades no Vila Nova. Página 6

CACHOEIRA Comportas da cachoeira do Piraí são controladas na Capital. Página 10

BARBEARIA GENERAL sinuca free p/ clientes

(47) 99185-5641

R: xv de novembro, 5630 (anexo ao posto ipiranga) (ao lado da nso borrachas)


2/3 - Notícias da Vilada- JOINVILLE, JUNHOJUNHO DE 2020 2/3 - Notícias Vila - JOINVILLE, DE 2019

Circulando Vila Circulando nana Vila Adilson Girardi

“Portanto, aquele que se t esta criança, esse é o mai (Mt 18.4)

TERMINAL

ÁGUA REVITALIZAÇÃO DA RUA XV

FOTO: RODRIGO BERTOLDI

Pais de alunos que estudam na Escola Valentim João da lançamento do edital pela Companhia Águas de Joinville para Rocha e no CEI Sigelfrid Poffo om praticamente meses de serviço das condições de extensão da dois rede de água para a Rodoviaadiantado, do Arroz, comunidadereclamam do No período das obras na rua XV, é estrutura no terreno nos fundos do a empreiteira Adrimar segue firme nos trabalhos deprocesso de Santo Antônio, é resultado de um longo e complicado normal pequenos transtornos no terminal de ônibus do Vila Nova.que haja Aproveite esse e todos os benefícios revitalização rua XV de Novembro. projeto de mobilização da da comunidade, representada pelaO Associação de Moradores Com a abertura de espaço para trânsito. Éda impossível mexer das Acredicoop. Sejanuma um cooperado. da Estrada do serviços Sul e Blumenau. Uma luta iniciada Macoppi, mais revitalização prevê de drenagem (trocapela de família tubos), passagem de alguns veículos, a ruas da cidade sem que haja principais tarde incorporada pela AMESB e agora formalizada através de Termo alargamento da pista, implantação de meio fio, preparação paradecalçada existente ficou danificada, imprevistos ou algum tipo de incômodo. Ajustamento de Conduta entre a CAJ, Prefeitura e Ministério Público. No pavimentação dos acessos, remoção do asfalto antigo, por o gramado se transformou em cronograma do TAC, a água deve chegar em 2020. Mesmo assim a equipe de obras da acredi.coop.br poças de lama e a segurança

CO

TRANSTORNOS próximo. Relacionamento

fresagem, implantação de duas camadas de asfalto, intercaladas empreiteira tem mantido contato diário de pedestres, principalmente com material para evitar o espelhamento das pedras de com os gestores da Subprefeitura Oeste paralelepípedo. Tudo isso no trecho entre a saída do binário e o crianças, está prejudicada. Há necessidade urgente de resolver problemas pontuais. Em para entroncamento com a rua Eugênio Gudin. reurbanização daquelepouco espaço.tempo tudo termina e o bairro Em mais uma reunião na Prefeitura A Prefeitura de Joinville vai incluir para tratar do tema, o vereador Adilson as obras de drenagem na licitação recebe uma rua com novo pavimento, com FOTO: RODRIGO BERTOLDI Girardi cobrou do Executivo a utilização para recapeamento da rua XV de três pistas mais a ciclofaixa.

MAESTRO

OBRAS

da Escola Estadual Maestro Francisco Manoel da Silva. Desativada em 2018 e cedida para a Prefeitura para um período de 10 anos, a escola conta com 11 salas de aula, espaço para biblioteca, sala de informática e ginásio recémconstruído. Como o projeto inicial de transferir a Guarda Municipal e Agentes de Trânsito foi descartado, Girardi sugere que o espaço seja usado para educação e cultura.

Novembro. Segundo a Subprefeitura, há um trecho de pelo menos 500 Os moradores da região rural do Vila Nova metros que precisa ter a tubulação estão Ação promovida pelo Institutopreocupados com a segurança. Em reunião substituída. As ruas Catharina e Cultural Vila Nova mensal (ICVN) realizada pela Associação de Moradores Baumer e Eugênio GudinSocial também Os moradores da rua Catharina da Estrada dos Morros, os presentes reclamaram grupos passam por processo detrouxe avaliação da da banda mirim do Baumer já estão livres da poeira e de uma presença mais constante de policiamento. de Bombeiros Voluntários drenagem. As três obrasCorpo constam no Segundo os diretores da AMEM, a falta foi de dabairro. lama. A pavimentação asfáltica Joinville financiamento de R$ 61 de milhões da a escolas do estrutura de comunicação, como telefonia e As Brasil. primeiras realizada no final de maio, numa extensão Prefeitura com o Banco do A apresentações internet, e pontos sem iluminação pública, acabam Músicos da está banda nas escolasde 380 metros. Agora previsão de obras é paraocorreram o segundo a empreiteira facilitando a ação de marginais. Bernardo Tank, Anaburgo, Arinor semestre. mirim Corpo finalizando a implantação dosdo meios fios de Vogelsanger e Valentim João da e a confecção das bocas de lobo. Depois Bombeiros se FOTO ADILSON GIRAR Rocha. Além das músicas, os Prefeitura, atravésapresentaram do Departamento deem bombeiros deram umaaaula sobre cada instrumento musical utilizadoentra com a sinalização. A obra Trânsito, escolas do bairro e passaram informações de e uma espera de muitos anos que agora acesso à banda. Crianças partir estáa concretizada. de 10 anos podem se inscrever em fevereiro, sem custos e sem necessidade de ter o instrumento.

MEIO AMBIENTE Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, uma imagem do rio Piraí, no Vila Nova

SEGURANÇA BANDA MIRIM RUA CATHARINA BAUMER

MÚSICA

RUA EUGÊNIO GUDIN A rua Eugênio Gudin, que integra a ANABURGO mesma licitação da rua Catharina Baumer, Depois de uma espera recebe neste período uma nova rede de de décadas, os moradores LUTERANOS

últimas laterais drenagem. umduas pouco mais A comunidade luterana do Vila O trecho é das da Estrada Anaburgo complexo, Nova promoveu nos dias 25 e 26 pois depende de tubulação agora podem contar com de maio a 22ª Assembleia Sinodal mais pesada em alguns trechos. Mas a os nomes das ruas. O que do Sínodo Norte Catarinense. previsão da empreiteira que executa a possibilitou a denominação O evento, Pavimentação da com participação obra de é de que a pavimentação ocorra foi o processo de nos aproximadamente 400 pessoas, regularização fundiária, das com rua Catharina Baumer foi realizado no galpãopróximos da Igreja 60 dias. A pavimentação o parcelamento já aprovado duas vias faz parte do pacote de obras tira do papel Católica uma Medianeira, que cedeu pela Prefeitura e agora em o espaço para o congresso. com financiamento do Banco do Brasil. promessa antiga análise pelo judiciário. Os Nos dois dias, foram tratados de de um ano, o prefeito Udo Há cerca moradores escolheram os aos moradores assuntos relativos aosDöhler trabalhosesteve em reunião na rua e se nomes Samuel Wendelmayer da igreja nos diversos segmentos. e Antonio Eleutério Machado comprometeu com a pavimentação. Parabéns aos responsáveis pela para as ótima organização.

DRENAGEM

Posto Vila Nova

Lubrificação - Lavação - Abastecimento (47)

3439-5250

Rua XV de Novembro, 8.400 - Vila Nova


Adilson Girardi

“Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!” Tiago 3:10

adilson.girardi@terra.com.br http://www.facebook.com/adilsongirardi @adilsongirardi FOTO: ADILSON GIRARDI

REVITALIZADO Casarão histórico da família Baumer é revitalizado e volta a ser utilizado para fins comerciais.

RUA FRANCISCO MOSER Em parceria realizada com os moradores, a Subprefeitura concluiu em maio a pavimentação asfáltica da rua Francisco Moser, uma das mais antigas do bairro. No processo, a Subprefeitura e a Secretaria de Infraestrutura entraram com os serviços de drenagem, preparação das bocas de lobo e implantação da base e sub-base para o pavimento. Os moradores pagaram a capa asfáltica.

MAIS PAVIMENTAÇÕES

Além das ruas XV de Novembro, Catharina Baumer e Eugênio Gudin, a Prefeitura deve pavimentar outras ruas no bairro Vila Nova. O critério adotado foi as ruas por onde passam linhas de ônibus, no perímetro urbano. Assim, devem ser relacionadas para licitação as ruas Heinz Zietz, trecho da Dante Nazatto, Sebastião Jonck, Alberto Vinci, Arthur Hille, Sérgio Geraldo Rieper, Rudolf Baumer, Jacob Felthaus, Ivorã e Suíços (trecho do ônibus). Por serem obras que dependem de licitação, não há prazo definido para início das obras.

ÁGUA PARA REGIÃO RURAL

Uma conquista da comunidade rural, a extensão da rede de água para os moradores da Rodovia do Arroz, está saindo do papel. Luta iniciada pela família Macoppi, o assunto tomou corpo e se transformou em uma das bandeiras da Associação de Moradores da Estrada do Sul e Blumenau – AMESB, tendo à frente o presidente Marcos Trapp e a secretária Vanessa Macoppi. O apoio da Companhia Águas de Joinville também foi indispensável no processo, através da diretora Luana Siewert.

DENGUE

Os casos de dengue em Joinville se espalham de forma assustadora. Por enquanto bairros da região Leste da cidade se destacam no número de pessoas infectadas. No Vila Nova, até o último levantamento havia 15 casos confirmados. Não há tratamento específico e a orientação é o repouso e o consumo de líquidos. A prevenção ainda é o melhor remédio, com a limpeza de terrenos baldios e a eliminação de focos do mosquito.

AÇÕES DO ICVN

Durante o período de pandemia, o Instituto Social e Cultural Vila Nova – ICVN, se destacou com o atendimento a famílias carentes. Através do serviço voluntário de uma equipe de mulheres, foram confeccionadas mais de mil máscaras de proteção. As máscaras serviram para a campanha Troque uma Máscara por um kg de alimento. No total, mais de 4,5 toneladas de alimentos foram arrecadados e transformados em cestas básicas, para distribuição a famílias necessitadas. Agora o ICVN entra em outras duas campanhas, uma do agasalho, em parceria do o Hipermais, e outra também de alimentos, com a Academia Dffit.

ÁGUAS VERMELHAS

O vereador Adilson Girardi encaminhou moção da Câmara de Vereadores apelando ao Executivo Municipal para que inicie a limpeza do rio Águas Vermelhas e seus afluentes. Nesse período de estiagem é possível fazer um trabalho de prevenção às enchentes, que geralmente ocorrem nos finais de ano. “O trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos nos rios e valas até agora evitou alagamentos. Por isso importante continuar esta ação”, justificou.


OPINIÃO

EDITORIAL 4/5 - Notícias da Vila - JOINVILLE, JUNHO DE 2020

SEGURANÇA NA UT MEIO AMBIENTE E OPINIÃO EDITORIAL RESPONSABILIDADE S TIPOS NOTÍCIAS VILA OS o mês de maioDA comemoramos do Dia Mundial do Meio Ambiente. Também em maio, dia 23, foi NA ERA DIGIT@L QUE APARECEM comemorado o dia da Apicultura. Duas datas que RICHARD HARRISON vereador em Joinville

N

A

pandemia do Novo Coronavírus atingiu a nos fazem refletir sobre algumas ações que acompanhamos

todos. Cada um com duas especificidades. em nossa região. Encontros e reuniões restritas, aulas suspensas, para as famílias. Uma de lixo em A primeira delasquarentena sobre o depósito desordenado mudança de vida que ninguém desta geração havia terrenosexperimentado. baldios, alguns deles às margens de rios, como no O comércio, indústria,qualquer os prestadores de vazio serve caso do Piraí. Na áreaa urbana, espaço serviços, todos foram atingidos de uma forma ou de para que entulhos sejam descartados e em alguns casos outra. Foi assim com o Jornal Notícias da Vila, que jogadosdeixou diretamente nosderios. Materiais com asdas chuvas de circular forma impressaque em função dificuldades distribuição. têm como destino aderede de drenagem pluvial. Praticamente 70% dos 5 mil exemplares mensais Outra questão estánas relacionada coma as queimadas de eram entregues escolas. Com ausência de aulas, a principal confecção do jornal, colmeias de abelhas e etapa o usoda indiscriminado de agrotóxicos. que é a sua distribuição aos leitores, ficou também Responsáveis pela polinização da maioria das plantas de prejudicada. Por isso, partir deste mês de junho,além o Notícias da nossa natureza, asaabelhas proporcionam, do mel, Vila volta a circular, mas de forma digital. O alcance importante equilíbrio para o meio ambiente. Neste ano, no através das redes sociais atinge mais de 50 mil Brasil, foram 50demilhões de abelhas mortasvisualizar por causa do uso pessoas forma direta. Será possível as reportagens pelode Facebook, de agrotóxicos antes edoartigos período florescimento da soja. Whatsapp, Instagram, Twitter e no Blog Circulando Fatos preocupam, diante da irresponsabilidade nacomo Vila – estes www.adilsongirardi.blogspot.com ). Quem preferir receber a edição em seu e-mail, de pessoas. Nosso papel, como comunidade, é estar atentos também pode solicitar pelo endereço para evitar que tragédias, desde as locais, como enchentes noticiasdavila@gmail.com

ocasionadas pelo lixo nos rios, até a extinção de abelhas, tão Acreditamos que em breve toda esta situação importantes para a sobrevivência humana. Fica a reflexão. há de ser superada e, então, retomaremos nossas edições impressas. Agradecemos sua compreensão!

EXPEDIENTE Notícias da Vila é um informativo mensal para a região oeste de Joinville. TIRAGEM: 5 mil exemplares. Diretor: Elpídio Zimmermann. Impressão: Gráfica Uma; Distribuição Gratuita. Contato Comercial: 3439-0288 ; 99191-8009, com Elpídio Zimmermann (e-mail: elpidiozim@gmail.com)

www.facebook.com/jornalnoticiasdavila

noticiasdavila@hotmail.com

egurança, educação e saúde, quando se trata de política essas três áreas são as mais lembradas. Inevitavelmente ausência ou precariedade de um dos serviços, os outros sofrem reflexos. Porém, o sentimento de insegurança talvez seja o ma em nosso dia a dia. Pois, algumas pessoas conseguem buscar alternativos para a educação de seus filhos ou então para aten médico, mas todos ficamos expostos à insegurança; afinal, vive em comunidade, frequentamos diferentes lugares e podemos s ADILSON GIRARDI, vereador surpreendidos. Não culpo os agentes de segurança por essa re Nossa população é cada dia maior e, em matemática contrária no eleitoral é sempre a mesma história. A cada recursos humanos e materiais de nossa polícia são reduzidos. quatro anos, nos três ou quatro meses que Tenho defendido, em cada oportunidade, para que entidade antecedem o pleito, começam a aparecer os e comunidade joinvilense demonstrem sua força e união, cobra salvadores da pátria. Pessoas que ninguém conhecia, direitos. Não podemos ser considerados “grandes” apenas em totalmente ausentes das reuniões comunitárias, a pujança se reverter em maiores investimentos dos assuntosdeve de relevância para a comunidade. E ée projeto do governo Estado. Por exemplo, há tipos o compromisso possível aqui do descrever alguns destes que se da rea concursopara para conseguir a contratação mais agentes alvoroçam umdelugarzinho ao de sol.segurança. Q dos selecionados virão para Joinville? Se não nos mobilizarmo novamente será aAqueles quinta roda recebendo uma qua Há os iludidos. quedasecarroça, destacam de alguma profissionais muito aquém da demanda. forma por sua condição financeira ou por sua atividade estápor na UTI. Porém, o antídoto laboralNossa e sãosegurança convidados velhas raposas para encontrapolíticas uma públicas, no acesso à educação de qualidade, para qu completar nominata de pré-candidatos. Recebem humano não ache sua “oportunidade” na vida do crime. diversos elogios e se iludem acreditando que podem Infelizm solução ainda distante, pois os municípios, os poucos representar umaestá comunidade. Sem propostas,com falam ficamtentar limitados em investimentos. Afinal, de cad malque dospossuem, outros para aparecer. Normalmente acabam traídos língua.R$ 17 permanecem, o rest produzidos empela uma própria cidade, apenas (a maior parte) é destinado às esferas Federal e estadual. Na f Os oportunistas. Estes são aqueles que, sem o sistem políticas públicas, aumenta a criminalidade e incha-se credibilidade ou trabalho Nos primeiros dias docomunitário, mês de junhotem nos consciência deparamos com a de total que do não vão alcançar a eleição. Mas querem fazer Presídio Regional de Joinville, devido sua superlotação qualquer votação paraestruturais. serem escolhidos a ocupar precárias condições Assim, ninguém mais pode ser algum cargo público. É fácil identificar estes tipos. pessoas s à unidade. Se a criminalidade cresce e, diariamente, Basta uma breve pesquisa nas últimas três oupara quatro o que fazer? O prédio de Joinville foi projetado abrigar 611 eleições e verificar que quase sempre repetem a e 53 mulheres. Porém, quando de sua interdição, chegou-se a votação, homenssem e 86progresso. mulheres. Como não têm nada a perder, geralmente atiram osdelados. Em nosso Paíspara não todos há pena morte e nem prisão perpétu em algum momento falhamos no atendimento ao ser humano e Uma categoria comum é formada pelos políticas públicas, precisamos reparar as consequências no sis interesseiros. São aqueles que buscam na eleição prisional. Inchá-lo de internos e deixá-los ociosos, não recupera uma compensação financeira. Para estes, pouco nem ninguém. Educação, cultura e trabalho devem ser oferecid importam as propostas ou bandeiras partidárias, prédios. Para quando a pessoa for liberta, enxergar para além desde que o partido lhe repasse os recursos do crime, encontrar trabalho e têm seguirdificuldades em frente. Assim, uma mi de campanha. Normalmente, o sistema de retornaria concorrerpara mais de umaprisional, vez, pordiferentemente conta da da média na que atualmente de 80% dede reincidência. irregularidade naéprestação contas. Inclusive, enquanto Penitenciária Industrial de Joinville, pude vivenciar o poder tran para o serque humano quando em prática essas É óbvio também há posto pessoas honestas e atividades; unidade, de cadaa 100 pessoas apenas 19 voltavam a preparadas para eleição. Maslibertas, são casos cada Aguardamos para que vozes se levantem, vez mais raros. Por isso é mais importante que o eleitorentendam a e capacidade que os municípios e façam umaNão reforma par pesquise, conheça a história do têm, pré-candidato. maior parte de nossos impostos permaneçam nas cidades e po a história de três ou quatro meses, mas dos últimos geridos conforme a realidade local,boas não por meio de esobras de anos. É fácil identificar quem tem intenções e decisões tomadas em Brasília. para representá-lo. quem está realmente preparado

A


Informações Gerais

FESTA DO VILA NOVA

F

Elpídio Zimmermann elpidiozim@gmail.com

AGENDA

AUDIOVISUAIS ACREDICOOP

JUNHO 2019

03 – (segunda) Reunião Associação de Moradores oram enviados ofícios ao Prefeito e à banda do CBVJ Mirim, para abertura da festa no dia 6 de Vila Nova, 19:30h, no Colégio Liselott Trinks. julho às 9h. Associações de Moradores, como Vila Nova, Nova Vila, Amigos do Irineu e amigos 04– (terça) Reunião do Conselho de Saúde, Na do Anaburgo já se manifestaram para da festa na Gastronomia. Escolas e outras Histórias, contos e lendas sãoparticipar importantes formas de contribuir com o desenvolvimento da Escola Valentim João da Rocha, 19:00h, na Rua XV de novembro. entidades estão preparando várias apresentações. Interessadas devem se inscrever no SESC, criatividade das crianças e com a formação de valores que devem ser fortalecidos na sociedade. 05 – (quarta) Reunião Associação Moradores Nova com Vanderlei (996710421). Comércio interessado em patrocínio entrar em contato com Júlio Vila,e 19:30h, na Sede, Rua João Miers, 410. Das 21 histórias, 10 foram preparadas para atender ao público de Educação Infantil (até 5 anos) (984627769). A contrapartida será propaganda gratuita durante a festa. 07 – (Sexta) Reunião Associação Moradores 11 para alunos da primeira fase do Ensino Fundamental (até 11 anos). “Queremos contribuir com Anaburgo, 19:30h, na Escola Municipal. Moradores “ Vocês têm sido conteúdo de qualidadj10e para apoiar os professores nas estratégias de educação à distância07e– (Sexta) Reunião Associação Estrada dos Morros, 20h, na Residência rebeldes contradoo sr. também contribuir para proporcionar um momento de lazer e de aproximação entre pais e filhos, Acácio Schroeder. desde que eos INGREDIENTES: 08 – (Sábado) Feira deSenhor Artesanatos, Brechós enriquecendo o repertório cultural das crianças”, destaca Ivan Roberto de Borba, diretor Executivo 1 xícara de chá de farinha de trigo (160 gramas) Gastronomia ao lado conheço. do Terminal de ônibus do Vila Acredicoop. Para acessar os conteúdos audiovisuais e ouvir uma história com seu filho, acesse o 1 colher dedacafé de fermento químico Nova das 10h às 16h, Fiquei com apresentações prostrado culturais 1 pitada decanal sal da Ailos no Youtube ou a plataforma Progrid no www.progrid.coop.br . Nas primeiras semanas e espaços para crianças. perante o Senhor 60 gramas de manteiga sal em temperatura 11 – (Terça) Reunião do Conselho de Segurança, desem veiculação, os vídeos do “Ailos Conta” tiveram mais de 16 mil visualizações. durante aqueles ambiente (um terço de xícara de chá) Na Escola Valentim João da Rocha, 19:30h, na Rua quarenta dias e 100 gramas de queijo muçarela ralado fino (1 xícara XV de novembro. de chá) noites 13 – (quinta) Reunião quarenta AMESB 19:30h, na Estação 3 colheres de sopa de água gelada (45 mililitros) da Saúde (André Inmentzsberger). porque o Senhor 1 clara batida 19 – (Segunda) Reunião Cavin e comissão tinha dito que ia para organizar a Festa dos 153 anos do bairro destruí-los. OPÇÕES DE COBERTURA 24 – (Segunda) Reunião AMAR XV na Escola Sal, páprica picante ou gergelim preto Bernardo Tank, 19:30hFoi quando orei ao 27 – (quinta) Reunião Senhor, Conselho dizendo: Rural de Saúde, Ó 14h, na Estação da Saúde (André Soberano Inmentzsberger). Senhor, MODO DE PREPARAR: No processador, coloque não destruas o teu 1 xícara de chá de farinha de trigo, 1 colher de café de povo, a tua própria fermento químico, 1 pitada de sal e pulse rapidamente. JULHO 2019 herança! Tu o Junte 60 gramas de manteiga sem sal em temperatura 01– (segunda) Reunião Associação de Moradores ambiente, 100 gramas de queijo muçarela ralado fino e redimiste com a tua Vila Nova, 19:30h, no Colégio Liselott Trinks. processe por 1 minuto despejando aos poucos 3 colheres grandeza e o tiraste a folha de papel manteiga que está em cima da massa 02 – (terça) Reunião do Conselho de Saúde, Na de sopa de água gelada (ou até ficar uma farofa levementerra do Egito e com uma faca corte retângulos de 4 centímetros x 3 Escola Valentim Joãoda da Rocha, 19:00h, na Rua XV te úmida). centímetros. Distribua os retângulos de massa em uma de novembro. com mão poderosa.” assadeira, pincele 1 clara batida, salpique uma das op03 – (quarta) Reunião Associação Moradores Nova Transfira a farofa para uma folha de papel manteiga, ções de cobertura e leve ao forno preaquecido 180° C por Vila, 19:30h, na Sede, Rua João Miers, 410. aperte a farofa com as mãos para que junte e fique uma (Deuteronômio, 25 minutos ou até dourar. 05 – (Sexta) Reunião Associação Moradores massa compacta. Coloque outra folha de papel manteiga Anaburgo, 19:30h, na9:24-26) Escola Municipal. por cima e passe um rolo até que a massa fique com 4 05/06/07 (Fim de semana) Festa do Colono na milímetros de espessura. Leve à geladeira por 30 minuSociedade Piraí, Salão Jacob, Estrada Comprida. tos, depois desse tempo, retire da geladeira, descarte RETIRE DO FORNO, DEIXE ESFRIAR E SIRVA. 09 – (Terça) Reunião do Conselho de Segurança, Na Escola Valentim João da Rocha, 19:30h, na Rua XV de novembro. 11 – (quinta) Reunião AMESB 19:30h, na Estação da Saúde (André Inmentzsberger). LOCAL: RUA RICARDO BAUMER 53 - VILA NOVA 12 – (Sexta) Reunião Associação Moradores Estrada dos Morros, 20h, na Residência do sr. Acácio Schroeder com paella a 25,00 reais por Estamos fechando uma loja que trabalhava com aluguel de roupa de noivas e daminhas. VENDENDO ESTOQUE, COM ÓTIMOS PREÇOS. Na semana queESTAMOS passou partiu de mudança para Campinas, São Paulo, Esta colunapessoa. não poderia deixar de registrar dois 13 – (Sábado) Feira de Artesanatos, Brechós e Vestidos de daminha: único 90,00/vestido pagamento em dinheiro umn casal de uma das maispreço tradicionais famílias do-Vila Nova. Falo de aniversários, decorridos em junho. de Diaônibus 28 dedo Vila Gastronomia ao maio lado doeTerminal n Vestidos de noiva: de 600 até 3.000 reais - pagamento emsábado dinheirodia Dionisio e Joraia Trapp.preço Os dois partiram de mudança no último maio parabenizamos o 10h sr. Acácio Schroeder, grande Nova das às 16h, com apresentações culturais n junho. Sapatos: 15.00 o par - pagamento em dinheiro 6 de A decisão da mudança já fazia parte de muitos estudos do casal amigo da estrada dos morros, que muito contribui e espaços para crianças. n sua Biju,filha coroas, brinco, que bracelete: partir de 10fixa reaisdesde - pagamento em dinheiro com Francielle lá tema residência seu casamento, 25 – (quinta) Rural de com melhoramentos para Reunião aquelaConselho região junto a Saúde, 14h, na Estação da Saúde (André Inmentzsberger). UMexerce WHATS PARA 88038751 E AGENDE UM se HORÁRIO PARA VER AS PEÇAS. e ondeENVIE também suas funções advocatícias. A isso somou muito associação de moradores local. Já em junho o grande – (Segunda) Reunião AMAR XV na Escola *ATENDIMENTO COM HORA MARCADA o amor pela pequena Liz, a neta que poucas SÓ vezes o casal podia vê-la. aniversariante é29 Cassiano Miquelute, marcante Bernardo Tank, 19:30h

RECEITA / BISCOITINHO DE QUEIJO MUSSARELA

CARLA MERKLE

IMPULSO DIVINO

DE MUDANÇAS PARA CAMPINAS

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Desejamos que os novos ares tragam muitas felicidades, a eles. Com certeza deixa saudades na família que fica. Forte abraço amigo Dionisio, muita saúde e que Deus abençoe a todos.

comerciante na linha de materiais de construção, que dia 29 de junho completará mais um ano de vida. Parabéns a ambos, muita saúde, bênçãos e felicidades.

Relacionamento próximo. Aproveite esse e todos os benefícios da Acredicoop. Seja um cooperado.

acredi.coop.br


6/7 - Notícias da Vila - JOINVILLE, JUNHO DE 2020 FOTO: VANESSA MACOPPI.

Águas de Joinville leva água para região rural do Vila Nova A Companhia Águas de Joinville iniciou a implantação da uma extensão de rede de água na rodovia SC 108 (Rodovia do Arroz). A obra beneficiará a população da área rural do Vila Nova, sem acesso à água tratada. Serão aproximadamente 10 km de rede instalada. O investimento é de R$ 3,21 milhões. A luta para contar com água tratada é antiga entre os moradores da região rural, principalmente na comunidade Santo Antônio, ao longo da Ro-

dovia do Arroz. A Associação de Moradores da Estrada do Sul e Blumenau - Amesb, sob o comando de Marcos Trapp e Vanessa Macoppi, em parceria com a Companhia Águas de Joinville, comunidade e apoio do vereador Adilson Girardi, realizaram diversas audiências para encontrar uma solução para um problema que afetava diretamente mais de 100 famílias. O último embate foi com o Estado, que insistia em querer cobrar uma taxa de comodato

pelo uso do espaço da rodovia para passagem da tubulação. Em ação judicial, a Companhia Águas de Joinville conseguiu suspender liminarmente a cobrança, permitindo o início das obras. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos ao longo dos próximos meses e vai permitir que agricultores, como os da família de Ordival Macoppi, incansável neste embate, consigam finalmente ter água nas torneiras. Uma vitória da persistência.

FOTO: RODRIGO BERTOLDI

RUA ANABURGO A Subprefeitura do Vila Nova realizou trabalho de recomposição dos acostamentos na rua Anaburgo, na Zona Industrial Norte. Além da recuperação nos dois lados da via, também foram executadas roçadas e limpezas de bocas de lobo. Segundo o secretário João Tadeu Moreira, a intenção é conseguir instalar os meios fios ao longo da pista, para que os moradores possam construir suas calçadas, melhorando o aspecto geral da via.


FOTO: FERNANDO CONSTANTINO

PAVIMENTAÇÃO DA RUA FRANCISCO MOSER Os moradores da rua Francisco Moser, entre a rua XV de Novembro e o binário do Vila Nova, finalmente podem comemorar. Nos últimos três anos eles vêm se organizando para conseguir a pavimentação da via. Numa parceria realizada com a Prefeitura, a obra aconteceu no final do mês de maio. A Subprefeitura e a Secretaria de Infraestrutura realizaram a drenagem, a base e a sub-base, a preparação das bocas de lobo e a implantação dos meios fios. Os moradores pagaram a capa asfáltica.


8/9 - Notícias da Vila - JOINVILLE, JUNHO DE 2020

OBRAS QUE SA

XV DE NOVEMBRO FOTOS ADILSON GIRARDI

Revitalização da rua XV de Novembro, pavimentação das ruas Eugênio Gudin e Catharina Baumer A Prefeitura iniciou no mês de abril três obras que a comunidade aguardava há muitos anos no Vila Nova. A principal delas, a revitalização da rua XV de Novembro, numa extensão de 3,8 km, entre a saída

do binário e o entroncamento com a rua Eugênio Gudin, após a Escola Bernardo Tank. Outras duas vias que recebem o pavimento são a Catharina Baumer e a Eugênio Gudin. Há cerca de um ano, o prefeito esteve reunido com moradores e se comprometeu com as obras, que agora saem do papel. A obra de revitalização da rua XV de Novembro consiste na remoção de todo o asfalto antigo, pelo processo de fresagem, alargamento da pista, instalação dos meios fios, preparação dos acessos laterais, implantação das bocas de lobo, revisão da rede de drenagem, com instalação de nova tubulação em alguns trechos e a nova pavimentação. Segundo os técnicos da empreiteira Adrimar, o asfalto novo será aplicado em duas camadas. A

primeira, com espessura de 6 cm já está em execução. A segunda camada, com mais 4 cm, será intercalada com material para evitar o espelhamento das pedras de paralelepípedo. Após o processo de recapeamento, a Prefeitura vai executar nova sinalização vertical e horizontal. Segundo técnicos da Secretaria de Planejamento – Sepud, a via terá três pistas e mais o espaço da ciclofaixa, que deve permanecer no lado direito da rua. A previsão é de que em alguns pontos da via sejam implantadas faixas elevadas, para garantir mais segurança. A obra na XV tem prazo de 18 meses, mas deve ser concluída antes deste tempo. Por enquanto, há um ganho de duas semanas, e se o tempo continuar estável sem chuvas a conclusão deve ocorrer neste ano.


AEM DO PAPEL RUA OTTO ALBANO

XV DE NOVEMBRO

XV DE NOVEMBRO

RUA CATHARINA BAUMER

RUA CATHARINA BAUMER


10/11 - Notícias da Vila - JOINVILLE, JUNHO DE 2020

COMPORTAS DA CACHOEIRA DO PIRAÍ são controladas na Capital do Estado

FOTOS DIVULGAÇÃO

E

e fr a

A

cachoeira do Piraí, um dos símbolos do bairro Vila Nova e de Joinville, seguramente é um dos maiores atrativos de quem passeia pela região rural. Chegando no bairro, pela rua XV de Novembro, já é possível avistar o véu branco formado pela queda das águas. Mas nos últimos tempos esta paisagem ficou bastante prejudicada, a ponto de muitos comentários afirmarem que a cachoeira secou. Não é bem assim. Localizada no final da Estrada do Salto 1, a cachoeira do Piraí tem aos seus pés a Usina do Piraí, a primeira construída em Santa Catarina, em 1909, e uma das poucas do estado a gerar energia de forma contínua. Os equipamentos da usina foram importados da Alemanha e chegaram a Joinville de trem. Do centro até o local foram transportados em carroções. Ao ser instalada, com capacidade de 400 whats de energia instalada, a usina fornecia iluminação para prédios públicos e para a iluminação pública no centro da cidade, substituindo os velhos lampiões. Em 1925 a usina passou a atender também a demanda de São Francisco do Sul. Em 1950, as máquinas foram adaptadas para trabalhar em conjunto com a usina do Bracinho, localizada mais ao norte, no município de Schroeder. O cenário que circunda o salto é espeta-

cular. Além das belezas naturais da mata exuberante existente no trajeto até a usina, a água cristalina despenca de uma altura de mais de 100 metros, deslizando quase perpendicularmente em um paredão rochoso escuro, proporcionando uma vista de emudecer. O que poucas pessoas sabem é que uma comporta, instalada logo acima da cascata, controla o fluxo da água que desce. Até pouco tempo atrás, essa comporta era aberta ou fechada de forma manual, por um funcionário que trabalhava na usina. Com a aposentadoria deste trabalhador, a Celesc, que controla a Usina, instalou um mecanismo remoto e a comporta abre ou fecha mediante controle instalado na empresa, em Florianópolis. Por esta razão, quanto o fluxo de água é menor na região, e há necessidade de acumular água nos pontos acima, a comporta é fechada ou tem sua vazão reduzida. Quem olha do bairro e não enxerga o véu branco formado pelo vapor tem a impressão que a água secou. Na região da cachoeira do Piraí há vários saltos d’água. Acima da cascata principal encontra-se o quinto salto. Olhando de frente pra queda ao lado direito em direção a Campo Alegre, os saltos vão em número crescente até o oitavo salto. Na mesma posição de frente para a queda ao lado esquerdo vão em número decrescente até Schroeder.

Volume de água da cascata mais charmosa de Joinville pode ser visto no Vila Nova


Panorama Rural EA

Onévio Antônio Zabot Onévio.zabot@terra.com.br Onévio.zabot@terra.com.br

DO PIRAÍ VILAGABIÕES NOVA DOS JARDINS

Arrozeiras e chuva céu. – um Jardim Botânico particular -, captação entrava pronta; agora, apenasem dez”.colapso. Daí Paulo, na no Plantarum m visitarrozeiras. à FECAPLANT – Feira Catarinense água, eis uma associação Mais tarde, no projeto Rondon, a necessidade de melhoramentos. No momento, o mercado está em crise, mesmo mesmo assim conserva sólidas raízes com a sua Hansa de Flores e Plantas Ornamentais -, na vizinha assim leva adiante o projeto. Enfático pondera: “É o que Humboldt, comodo era Norte, conhecidaGoiás, Corupá em priscas eras. Obras Corupá,secular. eis que me deparo com Ademir No oriente são em Estrela o drama de contenção. Tornaram-se sei fazer”.os Emprega dezoito Prefeitura colaboradores. A floricultura A presença da floricultura Possamai no evento, Possamai. Num os beloreservatórios stand exibe plantas célebres e ornamentais sistemas do cerrado. Janeiro sem chuva. Arroz célebres mutirões. tem disso: é intensiva em capital, mão de obra e em certo sentido, Zero não surpreende; pois, competência, produzidas no sítio daPoucas família – Floricultura -, de irrigação. plantas Possamai se cacheando. de produção. Aquilo e agricultores, unindo-se, tecnologia; daí sua apenas social, mas dedicação e capricho é marca registrada da família. na estrada Piraí. desenvolvem em áreas alagadas. marcou-me sobremaneira. recuperavam osimportância, gabiões.não Trabalho sobretudo econômica. E porque não Lembro-me bem de Delírio Possamai, o patriarca. A FECAPLANT consolidou-se como uma das Neste aspecto o arroz se destaca. Ao estudar a cultura, no árduo, porém, gratificante. ambiental?! A cadeia da floricultura movimenta negócios dentro Arrozeiro, conduzia as lavouras com esmero, mais importantes feiras de paisagismo no sul do Brasil. Pelas folhas supre a necessidade entanto, informação preciosa do Gabiões são cestas aramadas e fora da porteira. À montante: a demanda por insumos, alcançando excelente produtividade. Convivemos nos Espécie de oásis de plantas ornamentais. Diferente, de oxigênio demandada pela planta; professor Mussoi, célebre mestre, que, preenchidas com pedras miúdas, máquinas, equipamentos e instalações, e à jusante: bons tempos da ACARESC, década de 1980. Havia um portanto, da Festa das Flores - mais tradicional -, que conhecido como tesouro dos chama a atenção: posicionados, elevam embalagens, utilitários, sementes e mudas, projetos temdaí comoser carro-chefe as orquídeas. grupo de arrozeiros na comunidade da Anaburgo e Piraí. e devidamente pântanos. Impressionante, nas cheias, como se plantar o nível das águas barrá-las, o exigem de paisagismo. Além deao implantar-se, jardins O local de realização: Seminário Sagrado Além –deNão Delíriohá destacavam-se: Eugênio Backmann, há espécies selvagens que crescem arroz Menestrina, sem antes armazenar aumenta a vazão dos canais manutenção. Amanhos constantes, portanto.de Coração de Jesus, sem dúvida, um monumento à fé Antenor José Silvio Kurtz, oágua. Juca, e Osmar, que n Na série de visitas realizadas pelo vereador Adilson Girardi a empresários da região, conforme sobem as águas. Uma vez No caso, açudagem. Todos os irrigação. Organizados, através da Ressalte-se: a arte e à técnica da jardinagem João Giosalle, Faustino Buzzi entre outros. Alguns dos imigrantes, engrandece o evento. Surpreende os em maio foi adomesticado, vezEquivale da empresa Sementes Macoppi. Localizada na outros Rodovia doouArroz, rural do uma bairro Vila Nova,deade empresa familiar tem à e, gradativamente, alunos exercitavam um projeto de região Sociedade de Distribuição Água Gera envolve plêiade significativa protagonistas. continuam na ativa, desistiram mudaram de visitantes. ao que há de melhor na Europa. emprego. E exige, sobretudo,do qualificação. da família Possamai. De outro lado, Corupá, preserva raízesehistóricas selecionado disseminou-se mundoclientesramo, açudagem. E, do no caso dode arroz, o Catarina (SODAG), osestados agricultores, não apenas rente o agricultor Ordival Macoppi, atende de caso Joinville, Estado Santa e alguns Brasil. Em outubro deste Obviamente, um belo jardim faz a diferença. Tive o privilégio de acompanhar a floricultura associadas à floricultura. Ali, a família Seidel, tornouafora. Hoje, centros internacionais número era taxativo: 20 mil metros contribuíam para a manutenção do ano, a Sementes Macoppi completa 30 anos de atuação e será homenageada com Sessão Especial na Câmara de Vereadores.Eleva o ânimo das pessoas. A origem da palavra tudo; na largada. de Beloáguia dia conversávamos sobre plantas se referência mundial.sementes Há uma espécie orquídea armazenam de de milhares cúbicos armazenados por sistema, mas especialmente paradiz que provém do hebraico – gam (acolher,cota proteger) ornamentais, nicho de mercado. Os desafios. A batizada com o nome Reservas do comendador Alvino Seidel, o de espécies. estratégicas. hectare cultivado. todos recebessem a devida de e éden (delícia, propriedade, grande parte de várzea, as arrozeiras. água patriarca. Em suabancos época percorreu o Brasil inteiro à caça Célebres de germoplasma. Tradicionalmente, o Rio daí Grande emprazer). tempo hábil. A família Possamai, portanto, a exemplo de Mesmo assim ousam. Iniciam a produção na parte de orquídeas. Daí a preciosidade da coleção preservada No litoral catarinense, na vertente do Sul sempre se destacou como Ressalte-se, todo este sistema foi outras que se dedicam à produção de flores e plantas alta. Drenam a baixada. O aprendizado: Ademir pela família. Donato, herdeiro, à frente. atlântica, em torno de 150 mil hectares produtor de arroz. Por lá - o projetado lá atrás – década de 1950 -, reconhece isso, foi algo permanente: - “Depois de ornamentais, contribui não só para o bem-estar das Também de Corupá projetou-se Harri Lorenzi, são cultivados. A dos produção ultrapassa Instituto do Arrozafirma com napessoas, gestãomas, dosobretudo prefeitopara a proteção da natureza. vinte e dois Riograndense anos ainda estou aprendendo, Engenheiro Agrônomo, um mais notáveis botânicos hum (01)referência milhãoemdepublicações toneladas. coordena asCita políticas Baltazar Buschle, cuja dos liderança a(IRGA) modéstia–que lhe é própria”. a grama de preta anã, Mãe natureza - bem comum povos -, bem comum da atualidade, sobreAlta flores e produtividade, portanto. Crescente, apoio, destacando-se pelo quadro marcou época. especialidade. “Antes levava até 18 meses para estar de toda a terra. Alvissaras! plantas ornamentais. Radicado em Nova Odessa, São

EMPRESA FAMILIAR

haja vista melhoramentos genéticos. Seleção de cultivares de arquitetura apropriada para captar a energia solar, transformando-a através da fotossíntese em biomassa. Tivemos o privilégio de estudar ciências agrárias na Universidade Federal de Santa Maria, terra das arrozeiras. E por lá aprendemos a importância da água na produção de arroz. Antes disso presenciamos a apreensão de rizicultores que o cultivavam no sequeiro. Qualquer estiagem, e nada de produção. Panículas choças. Cena estarrecedora: caçar nuvens de

de profissionais que o compõem, extremamente qualificados. Ao atuar em Joinville, verificamos que a lavoura de arroz estava consolidada, com extensa área de cultivada na bacia do rio Piraí. Tivemos o privilégio de introduzir cultivares mais produtivos, o que elevou a produtividade. Chamava atenção, no entanto, o sistema de irrigação, por gravidade. Água captada no rio Piraí e conduzida por canais até as lavouras. Sete canais com cerca de 70 quilômetros de extensão. Malha respeitável. Vez por outra o sistema de

O CRAVO E A ROSA Alunos da Escola Municipal Emílio Stock Júnior realizaram trabalhos de arte e demonstraram sua criatividade com cartolina, papel, seda e muitas cores. Intitulado O Cravo e a Rosa, o trabalho dos alunos fez sucesso na escola.

Sobre os gabiões do Piraí, não há como não citar a participação da prefeitura, especialmente da administração da Vila Nova, à época dirigida por Manoel Mendonça e seu fiel escudeiro, o fiscal Berkemeier, e também da Fundação 25 de Julho, órgão municipal de apoio ao setor rural. Nos dias atuais, em função da legislação, esses mutirões inviabilizaram-se. Uma pena, pois era uma forma de reduzir custos, e fortalecer parcerias, especialmente entre o setor público e a comunidade rural.

FOTOS DIVULGAÇÃO


12/13 - Notícias da Vila - JOINVILLE, JUNHO DE 2019 12/13 - Notícias da Vila - JOINVILLE, JUNHO DE 2020

Giro Máximo

FOTOS DIVULGAÇÃO

JEAN BALBINOTTI

FOTO ADILSON GIRARDI

jean.balbinotti@gmail.com

A INVASÃO DOS HÍBRIDOS

O

conceito não chega a ser uma novidade, mas a profusão dele por parte da indústria automobilística tem sido cada vez maior e revela um cenário desafiador para os carros híbridos. Para quem desconhece o significado, híbrido é o modelo de carro que funciona com duas fontes de força em vez de uma, como se vê nos carros convencionais. Além do motor a combustão, que pode ser a gasolina, etanol ou diesel, o carro tem outro propulsor, que é elétrico e funciona com bateria recarregável. Lançado no Japão há 22 anos, o Toyota Prius foi o primeiro veículo híbrido produzido em larga escala no mundo. Mudou percepções e o status dos carros movidos a energia alternativa. Mais do que isso, virou protagonista e hoje faz muitas pessoas considerarem a eficiência energética de um automóvel como parte fundamental em suas decisões de compra. Presente no Brasil desde 2013, o Prius está em sua 4ª geração. Além da Toyota, as fabricantes de veículos BMW, Renault, Ford, Mercedes-Benz e Mitsubishi também oferecem opções de modelos híbridos no mercado nacional. O grande problema ainda é o custo elevado, o que acaba afastando o consumidor de menor poder aquisitivo de uma eventual compra. Pelo menos, há um movimento da sociedade no sentido de dar suporte aos proprietários veículos ecologicamente sustentáveis.

NOVO RAV4 ECONOMIA DE ÁGUA CORREDOR ELÉTRICO

Com o objetivo de avaliar os impactos do abastecimento A Toyota do Brasil anunciou no último mês a chegada da quinta geração do RAV4, de veículos elétricos sistema de energia emSegundo Santa Catarina, O início do ano mais em Joinville foimundo. diferente já ocorreu. pandemia dononovo Coronavírus. considerado o SUV vendido no Alémdedatudo novaque arquitetura globalPrimeiro pela a Celesc, em parceria com aintensidade Fundação Certi,incapaz já instaloudesete pelo período de estiagem. Nosauto últimos três meses foram bem poucos dias de chuva. E numa Toyotalongo (TNGA), traz motorização híbrida recarregável; sistema de tração eletropostos no Estado. O trecho coberto por abastecimento repor o nível dos dois principais de de Joinville, o Cubatão, queSafety abastece 70% da cidade, e o nosso Piraí, responsável por inteligente nas quatro rodas (AWD); e rios sistema segurança ativa “Toyota 100% elétrico da Celesc tem cerca de 300 km de extensão e está cerca de 30%Odo abastecimento. Nestes tempos a conscientização da população para a economia do nosso bem Sense”(TSS). modelo está disponível em toda a rede édeimportante concessionárias Toyota entre os maiores em operação no Brasil. mais precioso, a água. como o reaproveitamento da água para lavar calçadas e outros equipamentos podem fazer no Brasil a partir do dia 13 Medidas de junho nas versões S Hybrid e SX Hybrid. Os preços O corredor é formado três postoscortes de abastecimento asão diferença. A instalação de caixas d’água é outra ação para que ninguém seja tomado deelétrico surpresa compor possíveis de R$ 165.990,00 e R$ 179.990,00, respectivamente. rápido — com unidades em Florianópolis, Porto Belo e Araquari

temporários do abastecimento. Na imagem do dia 8 de junho, o leito do rio Piraí, na ponte da Estrada Blumenau. —, além de quatro estações semirrápidas, localizadas em Joinville, Blumenau e nas sedes da Certi e da Celesc. As bases permitem que um motorista percorra cerca de 300 quilômetros de estradas com abastecimento exclusivamente elétrico.

FIQUE LIGADO

Quando comparado a um veículo convencional, o híbrido Toyota Prius emite cerca de 40% menos CO2 (gás carbônico), enquanto a economia de combustível do modelo, se confrontado com um carro de mesmo porte movido a gasolina, é de até 52% na cidade e 42% na estrada.

LEXUS A Lexus anunciou, no ano passado, que será a primeira marca a ter um portfólio composto por carros 100% híbridos no Brasil. O portfólio da marca já contempla os modelos CT 200h, LS 500h, NX 300h e o recém-lançado UX 250h, todos equipados com motorização híbrida.


VEREADOR

ADILSON GIRARDI Projetos de pavimentação O vereador Adilson Girardi esteve na Secretaria de Infraestrutura para cobrar a execução de projetos de pavimentação para ruas do Vila Nova. Além das ruas XV de Novembro, Eugênio Gudin e Catharina Baumer, Girardi pediu para que fossem incluídas as demais ruas que servem linhas de ônibus nos processos de pavimentação com recursos do financiamento com o Banco do Brasil.

Fiscalização de ações do Executivo Durante o mês de maio Adilson Girardi realizou o acompanhamento e fiscalização das obras em execução pela Prefeitura. Esteve diversas vezes nas ruas XV de Novembro, Francisco Moser, Catharina Baumer e Eugênio Gudin, conversando com funcionários e com os moradores.

Atendimento à comunidade Mesmo com o período de pandemia pelo Coronavírus, com todos os cuidados e respeitando medidas de higiene, o vereador Adilson Girardi tem atendido moradores para resolução de problemas e compartilhamento de ideias. Na foto, reunião com um grupo de moradores da rua Jacob Moser, no Vila Nova.

Vereador de Joinville Apesar de residir no Vila Nova, o vereador Adilson Girardi tem consciência que deve trabalhar por Joinville. Por isso, em diversas ocasiões esteve em secretarias municipais acompanhando as solicitações de contribuintes. Na foto ao lado, o Girardi conversando com a secretária da Subprefeitura Centro Norte e com moradores do bairro Glória.

Apoio à Apicultura No mês de maio, semana que inclui o dia 22, Joinville comemora a Semana Municipal da Apicultura e Meloponicultura (abelhas nativas). A lei é de autoria do vereador Adilson Girardi. Neste ano, para marcar a data, Girardi visitou um dos principais produtores de mel da região, o apicultor Amarildo Jacobi.


O C O F #

14/15 - Notícias da Vila - JOINVILLE, JUNHO DE 2020


EM JULHO SEM TAXA DE MATRÍCULA VILA NOVA - 3043-0297 UNIDADE PIRABEIRABA - 3424-0935

SEGUNDA A SEXTA DAS 6 À MEIA NOITE - SÁBADO 10 ÀS 12 - 13 ÀS 16 HORAS


16- Notícias Notíciasdada daVila Vila- JOINVILLE, JOINVILLE,JUNHO JUNHODEDE DE2019 2020 -- Notícias Vila -- JOINVILLE, JUNHO 2019 1616

Vida&Saúde Vida&Saúde

PARABÉNS PARABÉNS PARABÉNS

AlcinéiaLeitzke Leitzke Alcinéia

NOSSOS NOSSOSPARABÉNS PARABÉNS NOSSOS PARABÉNS AOS AOSANIVERSARIANTES ANIVERSARIANTES AOS ANIVERSARIANTES

@alcineianutri @alcineianutri alcinutri@gmail.com alcinutri@gmail.com

MAIO JUNHO 01 – Diva Possamai 01 – Diva Possamai

01 – Nilton Vogelsanger (Nico) 01 – Diva Possamai 01––Daniel Daniel Passero 02 –01 Indiamara BorgesPassero 01 – Daniel Passero Simone RodrianePassero Passero 0202de––Moraes Rodriane 02 – Rodriane Passero Alice Gonçalves 02 – Leticia Escarpare 02 – Leticia Escarpare 02 – Leticia Escarpare Crista Vogelsanger

02––Pensky ThyfaniAndréia AndréiaPape Pape Thyfani 03 –02 Crista 02 – Thyfani Andréia Pape

VanessaCristina Cristina VicenteCristina Vicente Dilson0505 Lafim 05 –Vicente Vanessa ––Vanessa Silvino05 Campestrini CacildaZimmermann Zimmermann 05 – Cacilda Zimmermann 05 ––Cacilda 04 – Dayane Vidal 05 – Thaize Wolf 05 – Thaize Wolf Thaize Wolf 05 –05 Celso– Walz

05 – José Valdir Carlesso 05 – José Valdir Carlesso Arcenio 05Mayrink – José Valdir Carlesso Juliano07 Campregher Paulo Sergio Moreira – André Felipe Zimmermann

07 – André Felipe Zimmermann 07 – André Felipe Zimmermann 09 – Mara Lúcia Alves – Mara Lúcia Alves 06 –09 Rayssa Anacleto 10 –Laube Kamilly Leite 09 – Mara Lúcia Alves 07 –10 Alzira – Kamilly Leite – Kamilly Leite 10 – Fabricio Leite Beninca10Zermiani 10 – Nadir 10 – Nadir Beninca Zermiani Robson Luis Beckert 10 – Nadir Beninca Zermiani 11 – Adriana K. Ladwig 11 – Adriana K. Ladwig Ivo Liermann 11 – Adriana K. Ladwig – Maria Leticia11 Maria Juttel Clara M. Pacher 11 – Maria Clara M. 11Pacher – Maria Clara M. Pacher Mario Debacher 13 – Vilson Pape 13 – Vilson Pape 13 – Vilson Pape 14 – Elzira Pensky 14 – Everton Henrique Altrack 14 –Altrack Everton Henrique Altrack 16 –14 Leni–Fátima FrancoHenrique Everton 15 – Imkardt Sthasun Altrack Valdir Landmann 15 Altrack – Imkardt Sthasun Altrack 15 – Imkardt Sthasun 11 – Maria 16 –Dolores Rita Moser Mara Cavaler 16 – Rita Mara Cavaler 16Beckert – Rita Mara Cavaler Werner 16 – Maurício Eduardo Coelho 16 – Maurício Eduardo Coelho 12 – 16 Adriana S. Zimmermann – Maurício Eduardo Coelho 19 – Cátia Vogelsanger Schulze 16 – José V. Passero (Zeco) 19 – Cátia Vogelsanger Schulze 19 – Cátia Vogelsanger Schulze 21 – Ana Paula Cemin 21 –Baumer Ana Paula Cemin 17 – Dorly 21 – Ana Paula Cemin 18 – Ana S. Negao 23Paula – Edson Ohf 23 – Edson Ohf Liamar Lafin 23 – Edson Ohf 24 – Eder Dorges 24 – Eder Dorges Alfredo Stuber 24 – Eder Dorges 24 – João Costa 24 –R.João Costa 19 – Sonia A. Zimmermann 24 – João Costa 25 – Dionisio Trapp 20 – Ido 25Cardoso – Dionisio Trapp 21 –25 Crislaine F. PereiraTrapp 25 – Clarice Dellai – Dionisio 25 – Clarice Dellai Honório dos Santos 25 – Clarice Dellai 26 – Odair Borges 26 – Sozin Odair Borges 23 – Isabela 26 – Odair Borges 26 – Zilda Colzani Thuane26Anacleto – Zilda Colzani 28 - Irineu Zimmermnn Caio26 Miranda Alcântara 28–-Zilda IrineuColzani Zimmermnn

O OO

O PODER DOS CHÁS

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL SAUDÁVEL ALIMENTAÇÃO

inverno está chegando e, flores (por exemplo: camomila, hortelã sendo excelentes para proteger nosso com as baixas temperaturas, ou hibisco) devemos fazer infusão, ou fígado. Se o objetivo é eliminar os geralmente buscamos por ele surgem seja, água fervente em um corpo, frio está chegando e com as adicionar gripes e os e refogada no óleo delíquidos coco, aexcessivos maçã podedovirar um hibisco mingaue alimentos que nos aquecem. Os chás recipiente contendo o chá e cobrir com cavalinha são excelentes diuréticos. frioresfriados está chegando e com ele surgem as gripes e os e refogada no óleo de coco, a maçã pode virar um mingau que prejudicam nossa produtividade. Para com aveia e o abacaxi pode ser assado. O que não podemos são ótimas opções deprejudicam bebida para umaque tampa, abafando por 10 minutos. Por último, sabugueiro eestá guaco resfriados que nossa produtividade. Para aveia e o abacaxi pode assado. O que nãofrio. podemos prevenir essas doenças, nada melhor melhorar a com é comer menos verduras e ser frutas só porque estes dias frios. Na verdade, muito Já a decocção é o método utilizado para possuem função expectorante, prevenir doenças, nada melhornaturais que melhorar a é comer menos e frutas porque está frio. imunidade, ouessas seja, aumentar as defesas do corpo. Além disso,verduras alimentos como só cebola, alho, gengibre, mais que nos aquecer, eles conferem fazer chá de cascas e raízes (como por facilitando a eliminação de secreções imunidade, ou seja, aumentar defesas naturais corpo. Além disso, alimentos como alho,alimentação. gengibre, Os principais nutrientes queas potencializam nossodosistema mel e própolis não podem faltarcebola, em nossa propriedades capazes de melhorar exemplo a canela e o gengibre). Neste das vias respiratórias. Osnossa principais nutrientes que potencializam nosso sistema ferver por mel e própolis não podem faltar em nossa alimentação. imunológico Estes possuem propriedades anti-inflamatórias saúde. são: vitamina C (encontrada principalmente caso, deve-seem 5 minutos e potentesConsiderando o potencial das e imunológico são: vitamina CE (encontrada em(manterEstes possuem propriedades e frutas cítricas), vitamina (presente emprincipalmente óleos vegetais), antimicrobianas, ajudando apara manter asanti-inflamatórias infecções bem O hábito de tomar chás remonta há depois abafar tampado) por potentes ervas nossa saúde, que tal longe. criar frutas cítricas), vitamina E (presente em óleos vegetais), antimicrobianas, ajudando a manter as infecções bem longe. zinco (muito encontrado nos frutos do mar) e selênio (cujas Só tenha cuidado para não abusar do mel, pois não podemos muitos séculos. A utilização de plantas mais 10 minutos. o hábito de consumir chás? Você pode castanhas são uma rica estes são zinco (muito encontrado nosfonte). frutosTodos do mar) e selênio (cujas que é um açúcar.em extrato própolis pode Sóesquecer tenha cuidado paratipo nãodeabusar doOmel, poisdenão podemos como medicamentos pela humanidade Aspotentes propriedades funcionais dos prepará-los recipientes próprios antioxidantes que protegem nossas células dos radicais livres. ser encontrado em farmácias ou loja de produtos naturais. A castanhas sãoquanto uma rica fonte). do Todos estes são potentes esquecer um tipo(como de açúcar. O extrato de própolis pode é tão antiga a história chás são incríveis. Por exemplo,que se ésua garrafas ou jarras infusoras), Sabemos que nesta época dode ano nossas preferências melhor forma de utilizá-lo é adicionando aos chás, mas não homem. E de fato elas são fontes digestão não vai bem,ser você pode utilizar mas não antioxidantes que protegem nossas células dos radicais livres. encontrado em farmácias ouprecisa loja de necessariamente produtos naturais. A fitoquímicos que agemAépoca em diversos chás digestivos às forma refeições, disso. Basta ter uma xícara ou chá alimentares mudam. vontade de comer alimentos crus e próximos precisa ser todos os dias. Procure sempre Sabemos que nesta do ano nossas preferências melhor de utilizá-lo é adicionando aostomar chás, um mas não órgãos dodiminui. nosso corpo. Para odepreparo como o caso daser camomila copo (de preferência em vidro), gelados Apesar de não podermos excluirécrus totalmente quentinho, variando os sabores asempre cada diatomar e revezando alimentares mudam. A vontade comer alimentos e da hortelã, precisa todos os dias. Procure um cháumcom o de chás podem ser utilizadas as folhas, e do funcho. Visando melhorar o recipiente para ferver a água e uma os alimentos crus da dieta (pois boa parte da vitamina C se uso da própolis e do mel. gelados diminui. Apesar de não podermos excluir totalmente quentinho, variando os sabores a cada dia e revezando com o os frutos, as flores, a casca ou as raízes sono, os chás calmantes são muito tampa para abafar o chá. É muito comcrus o cozimento), algumas mudanças na alimentação Enfim, coma alimentos os perde alimentos da dieta (pois boa parte da vitamina C se uso da própolis e do mel. de verdade (naturais e integrais) de uma planta. bem-vindos. Um chazinho deinverno, melissa,evitando simples eprontas, eficiente. Mas cuide com o podem feitas. Os legumes folhas podem ser utilizados neste molhos perde comser o cozimento), algumase mudanças na alimentação Enfim, coma alimentossopas de verdade (naturais eencorpados, integrais) Mas você sabe preparar um chá de angélica ou mulungu uma hora antes de excesso: tudo o que é demais não em sopas, em refogados ouemesmo assadosser com ervas no frituras e bebidas ricassopas em açúcares. Cuide deencorpados, sua saúdefaz podem feitas. Osmaneira legumes folhas utilizados neste inverno, evitando prontas, formaser correta? De geral, as podemdormir ajuda muito nestes casos. Boldo bem. Procure ummolhos nutricionista para forno. frutas também podem ser servidas quentinhas, nestaeépoca do ano, para chegar noCuide verãode desua bemsaúde com seu emformas sopas,Algumas em comuns refogados ervas no têm láfrituras bebidas em açúcares. mais sãooua mesmo infusão assados ea ecom carqueja não o melhor sabor, ricassaber a quantidade segura para você. como por exemplo: a banana pode ser salpicada com canela corpo e de bem com a vida. forno. Algumas frutasutilizamos também podem ser servidas quentinhas, época do ano, para chegar no verão bem com seu decocção. Quando folhas ou mas possuem funçãonesta hepatoprotetora, E você, já tomou seudechá hoje?

como por exemplo: a banana pode ser salpicada com canela

corpo e de bem com a vida.

FOTO DIVULGAÇÃO FOTO DIVULGAÇÃO

FOTO DIVULGAÇÃO

Salete Giovanella

25 – Tania Marli Bachtold

28 – Elaerte Brasil Miranda

2828- –Irineu ElarteZimmermnn Brasil Miranda 27 – Sanuel Silveira 29 – Cassiano Miquelute 2829C.––Salasario Elarte BrasilMiquelute Miranda Valdete Cassiano

29 - Rafael Kasten 28 –29 Marciano Beckert Miquelute – Cassiano 29 - Rafael Kasten 30 – Luana Trapp Eduardo Trapp 2930- –Rafael LuanaKasten Trapp 30 - Simone Cristina Brodbeck Acacio Schroeder

3030–Narciso Trapp -Luana Simone Cristina Brodbeck Matheus Cavaler 31 –30 Marluce Borges Cristina Brodbeck - Simone


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.